Contente
O desenvolvimento de novas variedades de tomate não perde sua relevância, pois a cada ano mais e mais pessoas começam a plantar esta safra em suas roças. Hoje, existem sementes de tomate à venda que podem crescer na Sibéria, suportar o calor e a seca com calma e dar frutos originais ou excepcionalmente grandes. Dentre toda a variedade de variedades, destaca-se o tomate Pêssego, cuja casca é revestida por uma fina flor aveludada, e os frutos podem ter tonalidade vermelha, rosa ou dourada.
Com este artigo você poderá conhecer o tomate Pêssego, conhecer as características e a descrição da variedade, ver fotos de frutas multicoloridas e ler as críticas dos jardineiros que já plantaram este tomate incomum.
Características da variedade
A descrição da variedade de tomate Pêssego depende muito da cor da fruta. Mas todos os subgrupos desta variedade têm uma série de qualidades comuns:
- plantas de tipo indeterminado, não padronizado - os arbustos terão que ser formados e pinçados;
- a altura dos tomates é de 150 a 180 cm;
- os caules são poderosos e fortes, as folhas são verde-escuras, tipo batata;
- o sistema radicular é bem ramificado, penetra profundamente no subsolo;
- o primeiro ovário da flor é formado por 7-8 folhas, depois a cada 1-2 folhas;
- cada escova contém 5-6 tomates;
- o talo do tomate é forte, não se esfarelam do arbusto;
- a taxa de amadurecimento da variedade é média;
- o rendimento também fornece indicadores médios - cerca de 6 kg por metro quadrado;
- os tomates são arredondados, não há nervuras nas frutas;
- a casca de diferentes subespécies pode ser fortemente pubescente ou com vilosidades quase imperceptíveis;
- a cor do fruto depende da variedade: tomate Golden Peach, Peach Red ou Pink F1;
- os tomates são amarrados em todas as condições meteorológicas;
- os tamanhos das frutas são médios - cerca de 100-150 gramas;
- o sabor da variedade Pêssego é muito doce, praticamente sem ácido;
- há poucas substâncias secas nas frutas, as câmaras dentro dos tomates estão cheias de sementes e suco;
- Os tomates pêssego são bem armazenados, podem ser transportados;
- a variedade é conhecida por sua resistência a doenças e pragas: não tem medo de podridão, phytophthora, câncer de caule e folha, oídio, o tomate não tem medo de urso, vermes, pulgões e carrapatos;
- Tomates pêssego são considerados sobremesa, são adequados para alimentação infantil e diet;
- os tomates podem ser processados em purê de batata ou sucos, transformados em saladas brilhantes e enlatados inteiros.
Características de diferentes tipos de pêssego
Nos jardins do país, é possível encontrar tomates pêssego de diferentes tonalidades: amarelo pêssego, rosa, vermelho, branco ou dourado. Mas as mais populares são essas três variedades da variedade:
-
Pêssego Vermelho Possui frutos vermelhos cereja e tamanho médio. Uma pequena penugem na forma de uma flor esbranquiçada é claramente visível nos tomates. Esses tomates amadurecem por volta do 115º dia, se forem cultivados no jardim. A variedade é adequada tanto para estufas quanto para áreas abertas ou abrigos temporários.
-
Rosa F1 agrada com maior resistência a doenças e praticamente não interessa às pragas. A variedade híbrida também tem o maior rendimento, porque até 12 frutos amadurecem em um cacho de tomate rosa, em vez do 5-6 padrão.A tonalidade dos tomates é cereja clara, eles são cobertos com penugem branca.
-
Pêssego Amarelo dá às frutas, ao contrário, um tom cremoso. Os tomates são pequenos, púberes. A variedade também é resistente a doenças e pragas, agrada com bons rendimentos.
Os criadores nacionais criaram o tomate Pêssego em 2002, a variedade inclusive está registrada no Registro Estadual. Este tomate incomum está agora difundido na Rússia, Moldávia, Bielo-Rússia e Ucrânia.
Pontos fortes e fracos da variedade
Em princípio, o tomate Pêssego não tem desvantagens como tal. É que alguns jardineiros esperam muito dele: na verdade, o pêssego pertence a variedades de rendimento médio com frutos de tamanho médio. Portanto, de cada arbusto, mesmo com bom cuidado, será possível colher no máximo 2,5-3 quilos.
Mas Peach tem várias vantagens inegáveis:
- aparência incomum de um tomate - frutas fofas brilhantes definitivamente não passarão despercebidas e decorarão qualquer jardim;
- bom gosto que certamente as crianças vão gostar;
- despretensão da planta;
- boa resistência ao frio;
- forte resistência à maioria das doenças;
- a possibilidade de crescer em qualquer região;
- frutificação estável sob diferentes condições ambientais.
Como crescer
Não há nada particularmente difícil no cultivo de tomates do tipo pêssego - eles são cultivados como qualquer outra variedade.
Um algoritmo de instrução curto ajudará um jardineiro novato:
- As sementes são pré-embebidas em solução de manganês ou outro desinfetante. As sementes de tomate zeta devem ser germinadas em um pires sob um pano úmido.
- Após a bicada, as sementes são plantadas no solo. Você pode comprar uma mistura de solo pronta para mudas de tomate e pimentão, ou prepará-la você mesmo com grama, húmus e areia. As sementes de tomate não são enterradas profundamente no solo - no máximo 1 cm.
-
Regue os tomates com cuidado para que a água não entre nas folhas e no caule. Eles levam água quente para irrigação.
- O tomate de mergulho Pêssego deve estar no estágio de um par de folhas. Esta etapa é muito importante porque o transplante estimula o sistema radicular e o força a se ramificar.
- Quando as mudas crescem de 7 a 8 folhas verdadeiras, elas podem ser plantadas no solo ou em uma estufa. Os tomates têm geralmente de 50 a 60 dias nessa época.
- O esquema de plantio de pêssego é usual para determinantes - 3-4 arbustos por metro quadrado. É melhor plantar os arbustos em um padrão xadrez, deixando um intervalo de cerca de 40 cm entre os tomates adjacentes. Nos espaçamentos entre linhas, restam 70-80 cm - para facilitar o cuidado e a rega dos tomates.
-
Fertilizantes minerais, húmus, composto ou verbasco são colocados em cada buraco antes do plantio. Polvilhe fertilizante com uma camada de terra, regue e transfira as mudas.
- Se o solo ainda não estiver quente o suficiente (mais frio do que 15 graus), você precisará usar um abrigo de filme. O filme é retirado aos poucos para que o tomate se acostume com a temperatura do ar.
- Você só pode regar os tomates plantados depois de uma semana, quando eles ficam mais fortes.
O melhor local para o plantio de tomate Pêssego será aquele onde cresceram cenouras, legumes, abobrinhas ou pepinos no ano passado. Não plante mudas onde havia tomates ou batatas.
É melhor escolher um dia nublado para o plantio de mudas, ou colher os tomates no final da tarde, quando o sol não está mais forte.
Cuidado de tomate
O pêssego é uma variedade despretensiosa, mas ainda é necessário um cuidado mínimo com esses tomates. No processo de desenvolvimento cultural, você precisará de:
- Rega abundante, mas não frequente. A água deve ser despejada pela raiz para não molhar as folhas do tomate. Regue o tomate de manhã cedo ou após o pôr-do-sol.
- A estufa deve ser ventilada e as bordas devem ser elevadas no abrigo temporário.
- A cada uma e meia a duas semanas, o solo sob os tomates é fertilizado com complexos minerais ou matéria orgânica. Pare de alimentar durante o período de formação dos frutos.
- O arbusto é formado em um caule, no futuro, os enteados não se partem.
-
Se houver muitos frutos e eles estiverem concentrados em um lado do arbusto, você terá que amarrar o tomate a um suporte ou a uma treliça. Normalmente tomate Pêssego não precisa ser amarrado.
- Embora a variedade seja resistente a doenças, é melhor fazer um tratamento preventivo dos arbustos. Isso é feito antes da fase de amadurecimento dos frutos.
- É melhor cobrir o solo entre os arbustos, para que a umidade no solo persista por muito mais tempo.
A primeira colheita de pêssegos multicoloridos é colhida no final de julho, a frutificação do tomate continua até meados do outono (se o tempo permitir). Nas regiões do sul ou em uma estufa, até mesmo duas gerações desta variedade de tomate podem ser cultivadas.
Comentários
descobertas
Tomate Peach é uma ótima opção para quem está começando a se interessar pela horta e está tentando cultivar seus próprios vegetais. Este tomate incomum também é adequado para os jardineiros que procuram algo original e imbatível. É claro, tomate O pêssego não é a variedade com a qual toda a parcela é plantada, bastam uma dezena de arbustos para desfrutar de frutos inusitados. Aqueles que cultivam tomates para venda definitivamente valem a pena experimentar Peach também - as frutas incomuns certamente irão interessar os compradores.