Contente
Antes de plantar tomates, todo jardineiro faz a pergunta: "Quais variedades precisam ser plantadas este ano?" Os objetivos e gostos de cada família são diferentes. Alguém só precisa plantar alguns arbustos para comer e enrolar algumas latas, e alguém quer usar a generosidade da Mãe Terra com força total e estocar todos os tipos de saladas, sucos, ketchups, molhos. Por isso, cada morador de verão escolhe as sementes de tomate com um cuidado especial, com base nas condições climáticas da região e nas preferências de todos os membros da família. Apresentamos a sua atenção o tomate Verlioka - um híbrido versátil que lhe permitirá realizar os seus desejos mais loucos.
O que é híbrido f1
Gostaria de destacar que o tomate "Verlioka F1", suas características e descrição da variedade, foto, sendo um híbrido de primeira geração, absorveu as melhores propriedades das plantas-mãe.
Mas, como todos os híbridos, os tomates Verlioka F1 têm uma desvantagem - as sementes de tomate não podem ser deixadas para o próximo ano. O material da semente retém as características varietais apenas na primeira geração (f1), que na subseqüente serão amplamente perdidas.
Portanto, todos os anos, no cultivo do tomate Verlioka, as sementes deverão ser adquiridas em lojas especializadas.
Características e descrição da variedade
A característica e descrição da variedade de tomate Verlioka deve-se principalmente à sua seleção. Ao criar uma variedade, os criadores definem uma série de tarefas para si mesmos:
- Alta produtividade;
- Imunidade a doenças tradicionais;
- Resistência a leves mudanças de temperatura;
- Sabor excelente;
- Condição comercializável;
- Amadurecimento precoce.
Quase todos os objetivos foram alcançados e os tomates Verlioka, de acordo com a descrição da variedade, apresentam todas as características declaradas. Segundo as críticas dos jardineiros que plantaram um tomate no seu sítio e conseguiram avaliar a qualidade e o rendimento da variedade, realmente merece crescer em cada jardim.
Descrição
O tomate "Verlioka" destina-se ao cultivo em estufa ou em película. Ele só pode ser cultivado ao ar livre nas regiões do sul da Rússia.
"Verlioka" é um fator determinante. A altura dos arbustos depende do cumprimento das regras de cuidado. Em média, varia entre 1,5-2 m.
A massa verde do tomate cresce lentamente. As folhas são de tamanho médio, com moderação.
"Verlioka F1" refere-se a tomates maduros precoces, porque a primeira colheita pode ser colhida dentro de 95-110 dias após o plantio das sementes.
Características da fruta
Os tomates "Verlioka F1" distinguem-se pela sua versatilidade. Uma rara variedade pode se orgulhar de que o campo de aplicação seja tão amplo.
Os frutos são amarrados principalmente em um cacho de 5-10 tomates. A formação dos ovários ocorre ativamente, ao mesmo tempo. O tamanho dos tomates é quase sempre do mesmo tamanho, o que tem uma grande vantagem.
Os frutos amadurecem uniformemente. A cor dos tomates é vermelho vivo, a forma é redonda. Devido ao seu formato arredondado e casca suficientemente densa, os tomates Verlioka f1 praticamente não racham durante o período de maturação. O sabor do tomate é rico, adocicado, com acidez quase imperceptível.
Cada fruta pesa 70-100 gramas. Com os devidos cuidados e aderência às normas recomendadas de tecnologia agrícola, o rendimento do tomate "Verlioka F1" de um arbusto pode chegar a 5 a 7 kg. Até 20-25 kg de tomates podem ser colhidos a partir de 1 m².
A peculiaridade do tomate é que os frutos verdes amadurecem rapidamente à temperatura ambiente, sem perder o excelente sabor e apresentação. Muito bem tolerado para transporte de longa distância.
A variedade de tomate "Verlioka F1" é perfeita tanto para pequenos negócios como para qualquer finalidade em qualquer cozinha.
Vantagens e desvantagens de um híbrido
Como todos os híbridos, o tomate Verlioka tem vários prós e contras. Entre as muitas vantagens, gostaria de observar o seguinte:
- Vencimento antecipado;
- Alta produtividade;
- Excelente germinação de sementes;
- Alta porcentagem de formação de ovário;
- Resistência a pequenas mudanças no microclima;
- Resistência às doenças típicas do tomate;
- Frutificação e maturação uniformes e estáveis;
- Tolera calmamente a falta de luz solar por um curto período;
- Versatilidade de aplicação;
- Os tomates amadurecem rapidamente em casa.
Mas essa variedade, infelizmente, tem várias desvantagens:
- Os tomates "Verlioka F1" são muito exigentes na composição do solo;
- É necessário formar adequadamente os arbustos para obter os maiores rendimentos;
- A vida útil dos tomates Verlioka é curta.
Mas com atenção e cuidado adequados, todas as desvantagens podem ser reduzidas a zero e você pode obter uma colheita abundante com custos físicos mínimos.
Regras de plantio e cuidados
O híbrido Verlioka f1 foi desenvolvido para cultivo principalmente em casa de vegetação. Portanto, o plantio de sementes para mudas deve ser feito do início a meados de março. O prazo máximo para o plantio de sementes é final de março - início de abril.
Antes do plantio, as sementes do tomate Verlioka, desde que adquiridas no ano em curso, não precisam ser desinfetadas. Se desejado, eles só podem ser embebidos em um promotor de crescimento para germinação rápida e melhor enraizamento.
O solo ideal para o plantio de mudas é uma mistura de solo especial para o cultivo de mudas. Está perfeitamente equilibrado. Você pode misturar a mistura de solo com solo comum do jardim em uma proporção de 1: 1.
No fundo do recipiente deve ser colocada uma camada de drenagem de 1,5-2 cm de espessura e encher o recipiente com terra. Não vale a pena aprofundar muito as sementes de tomate. A profundidade de plantio é de 1,5-2 cm, não mais. Não se esqueça de regar após o plantio.
A temperatura do ar ideal para uma germinação rápida e amigável das sementes é de + 23˚C + 25˚C. Quando aparecerem os primeiros brotos, mova o recipiente com as mudas para um local ensolarado. As plantas devem receber luz solar suficiente. Mas, ao mesmo tempo, certifique-se de que a luz do sol forte não estrague suas mudas.
Na falta de luz solar, é aconselhável iluminar os tomates com lâmpadas fluorescentes. As mudas crescem bem a uma temperatura de + 20˚C + 22˚C. Na fase de 2-3 folhas formadas, é necessário fazer uma escolha e alimentar os futuros tomates pela primeira vez.
Como fertilizante durante o crescimento das mudas, os seguintes são perfeitos:
- Cinzas;
- Fertilizantes à base de fósforo e potássio;
- Fertilizantes organominerais.
Você precisa regar as mudas apenas com água morna e estável. O tomate Verlioka não requer rega muito frequente. O aspecto da folhagem irá informá-lo sobre a falta de umidade, bem como sobre o seu excesso. Com a rega excessiva, os enteados e as folhas crescem e empalidecem muito rapidamente, a planta perde a resistência às doenças e pragas e, se insuficiente, a folhagem murcha.
Antes de transplantar mudas de tomate Verlioka F1 para a estufa, você precisa cuidar do solo com antecedência. O solo deve ser fértil, solto. Duas semanas antes de plantar tomates, você precisa cavar o solo, depois de adicionar cinzas, composto ou esterco podre ao solo.
No final de maio - início de junho, é o momento favorável para o transplante de mudas. A distância entre as plantas deve ser de no mínimo 35-40 cm, não se recomenda engrossar o plantio. O tomate Verlioka reage à falta de espaço e nutrientes com uma queda acentuada na produção.
Regue os tomates a cada 4-5 dias com água morna estabilizada. A rega muito abundante provocará o crescimento ativo dos enteados. "Verlioka" não tolera bem o calor, portanto, em altas temperaturas, a estufa deve ser constantemente ventilada. Durante a temporada de verão, muitos residentes de verão abrem a estufa pela manhã e a fecham apenas à noite.
Para formar tomates "Verlioka f1", de acordo com a descrição e comentários dos residentes de verão, você precisa de um ou dois talos.
Você aprenderá como formar adequadamente um arbusto de tomate com o vídeo:
Uma liga híbrida é obrigatória. Se houver muitos ovários, deve-se ter cuidado para garantir que as plantas não quebrem com o peso dos frutos.
Os fertilizantes com teor de nitrogênio no tomate Verlioka devem ser alimentados até o aparecimento dos primeiros pedúnculos. Posteriormente, você pode fertilizar os tomates 1-2 vezes com fertilizantes à base de fósforo e potássio.
Por outro lado, cuidar do tomate não é diferente das medidas tradicionais: capinar e soltar em tempo hábil.
Prevenção contra doenças
O híbrido Verlioka f1 é altamente resistente a muitas doenças virais e fúngicas inerentes à família Solanaceae:
- Requeima;
- Doença de Cladosporium;
- Mosaicos;
- Fusarium murchando.
Mas isso não significa que, após o transplante dos tomates Verlioka F1 para a estufa, eles não precisem de cuidados. Pelo contrário, a resistência à doença é mantida quando as recomendações de cuidados obrigatórias são seguidas:
- Não permitir a lixiviação do solo durante a rega;
- O afrouxamento regular e a remoção de ervas daninhas são obrigatórios;
- As ervas daninhas devem ser removidas da estufa após a remoção de ervas daninhas;
- Remova as folhas amareladas e enteados em tempo hábil, ventile a estufa.
Pelas características e críticas de quem plantou o tomate Verlioka, o híbrido é despretensioso no cuidado e apresenta alto rendimento. Portanto, há muito ele conquistou o reconhecimento dos jardineiros.
Versatilidade de tomate
A versatilidade do tomate "Verlioka F1" se deve ao fato de que as características de qualidade e sabor das frutas permitem sua utilização em quase todos os ambientes.
Os tomates suculentos e saborosos podem ser consumidos frescos, como ingrediente em saladas de vegetais ou para fatiar.
Frutas do mesmo formato e tamanho ficam ótimas em uma jarra quando preservadas inteiras. A casca densa favorece o facto de praticamente não rebentarem ao verter água a ferver sobre os tomates.
Devido à sua polpa suculenta e à ausência de vazios, os tomates Verlioka F1 são perfeitos para cozinhar:
- purê de batata;
- suco de tomate, pasta;
- ketchup;
- uma variedade de molhos;
- saladas e outras preparações para o inverno.
Durante o tratamento térmico, "Verlioka" conserva um aroma agradável e um sabor delicado. Adicione tomates a ensopados de vegetais, molhos, tomates recheados e muito mais.
Você pode congelar um tomate apenas em pequenas porções para aditivos ao preparar os segundos pratos ou em círculos de 2-3 mm para assar pizza.
As excelentes características dos frutos do tomate Verlioka permitem que as donas de casa preparem muitos tipos de pratos, não só no verão, mas também no inverno.
Conclusão
O cuidado despretensioso e o alto rendimento do tomate Verlioka, uma descrição da variedade, fotos e comentários são os principais motivos pelos quais você deve tentar cultivá-lo em seu site. E qualquer iniciante pode lidar com o cultivo de tomates. Uma colheita abundante de tomates saborosos e aromáticos será sua recompensa por seus esforços e cuidado.