Contente
Em geral, o tomate é uma cultura termofílica que chegou a todos os continentes da América do Sul. O clima da Rússia está muito longe das condições em que nasceram os tomates, mas mesmo aqui os jardineiros cultivam muitas variedades deste delicioso vegetal. As condições adversas da Sibéria são muito inadequadas para os tomates termofílicos: aqui há verões muito curtos, horas diurnas limitadas e fortes flutuações de temperatura. Os criadores domésticos deram conta dessa tarefa - eles criaram várias variedades particularmente resistentes, entre as quais o tomate Orgulho da Sibéria ocupa um lugar de liderança.
Este artigo contará em detalhes sobre os tomates da variedade Orgulho da Sibéria, fornecerá fotos, avaliações e características deste famoso tomate. A partir daqui, você também pode aprender a cultivar esta variedade de tomate da Sibéria.
Orgulho dos tomates da Sibéria: características
Em primeiro lugar, deve-se notar que o tomate Orgulho da Sibéria é o mais frutífero de todas as variedades criadas para as regiões do norte. O peso de uma fruta pode chegar a cerca de 900 gramas, o que é um recorde para o tomate siberiano.
Claro, o Orgulho da Sibéria foi criado como um tomate de estufa, porque em um clima severo tomates são cultivados principalmente em estufas e em abrigos de filme. No entanto, esta variedade é bastante adequada para o cultivo em outras regiões da Rússia: em climas mais amenos, os tomates podem ser plantados diretamente nas camas.
Uma descrição mais detalhada da variedade:
- arbustos do tipo determinante, padrão;
- a altura dos tomates costuma atingir 150 cm;
- as plantas devem ser amarradas, pois o peso dos tomates é bastante grande - os galhos podem quebrar;
- tomate maduro precoce - os frutos amadurecem dentro de 85-90 dias após a germinação;
- O orgulho da Sibéria é uma variedade muito resistente: o tomate não tem medo de oscilações de temperatura, falta de sol, vírus e infecções mais comuns no tomate;
- o formato da fruta é em forma de abóbora - uma bola ligeiramente achatada no topo;
- a cor da casca e da polpa é vermelho-framboesa, saturado;
- o peso médio dos tomates é de 500-600 gramas;
- provar em Tomate siberiano muito agradável, a polpa é suculenta e aromática;
- frutas toleram bem o transporte, são adequadas para armazenamento de longo prazo;
- o rendimento de um tomate de frutos grandes é tal que um jardineiro pode coletar até 20 kg de frutos em um metro da estufa;
- recomenda-se plantar tomate de acordo com o esquema de 4-5 arbustos por metro quadrado - uma variedade de frutos grandes deve ter luz e nutrição suficientes.
Como você pode ver pela descrição, a variedade Orgulho da Sibéria tem muitas vantagens. Os jardineiros consideram como principais vantagens deste tomate o alto rendimento, belos frutos grandes, bom sabor, resistência a fatores externos e capacidade de transporte e armazenamento.
Como crescer
Conforme observado anteriormente, este tomate é destinado a estufas. Em campo aberto, o tomate se desenvolverá normalmente apenas em várias regiões do país (Território Krasnodar, Crimeia e Cáucaso do Norte). Isso significa que antes de comprar as sementes do Orgulho da Sibéria, é imprescindível construir uma estufa (ou preparar uma estufa existente no local para o plantio de tomates).
Não há diferenças especiais no cultivo de tomates siberianos.Como o resto dos tomates, eles são cultivados por meio de mudas. A seqüência de ações do jardineiro, neste caso, deve ser a seguinte:
- As sementes são preparadas para o plantio, primeiro desinfetando-as em solução de manganês ou em água quente. Você pode então germinar as sementes de tomate sob um pano úmido em um local quente.
- Mudas de tomate em estufa na Sibéria começam a crescer no final de março. É durante este período que você precisa semear sementes de tomate no solo.
- O solo da muda deve estar bem fertilizado, solto e quente. Seria bom desinfetar o solo derramando permanganato de potássio ou uma solução de sulfato de cobre.
- As sementes são espalhadas no solo em intervalos de alguns centímetros e polvilhadas com solo seco. Agora você precisa polvilhar o solo com água morna e cobrir o recipiente com tomates com papel alumínio. As mudas ainda estão sendo colhidas em um local quente (24-26 graus) e protegidas do sol.
- Quando os verdes eclodem, o abrigo é retirado, as mudas de tomate são colocadas no peitoril da janela ou sobre a mesa, providas de luz, umidade e calor (20-24 graus).
- No estágio de um par de folhas reais, os tomates são colocados em xícaras ou potes separados - eles mergulham. Assim, as raízes dos tomates se prepararão para o próximo transplante para a estufa, as plantas ficarão endurecidas e mais fortes.
- Tomates crescidos precisam ser alimentados. É melhor usar um fertilizante complexo especial, consistindo de microelementos necessários para mudas de tomate.
- Quando as mudas estão com 40-45 dias de idade, elas começam a endurecer. Potes e caixas são colocados perto da janela aberta e, em seguida, levados para a varanda ou para fora. O tempo de endurecimento é aumentado gradualmente - os tomates devem se adaptar rapidamente ao clima da estufa.
- Quando os tomates crescem de 6 a 7 folhas verdadeiras, eles podem ser transplantados para um local permanente. A estufa também é preparada com antecedência: a camada superior do solo é substituída, as paredes e todas as estruturas são lavadas com um desinfetante e a estufa é ventilada.
- Em um metro quadrado de solo, você não deve ter mais do que cinco arbustos da variedade Orgulho da Sibéria, já que os arbustos são bastante poderosos.
- Imediatamente, na fase de plantio das mudas, é inserida uma estaca próxima a cada planta, à qual o tomate será amarrado à medida que for crescendo.
- Nas primeiras semanas, os tomates não são regados - suas raízes agora são incapazes de absorver a umidade, todas as forças da planta são gastas na adaptação.
Essa é toda a plantação de tomates Orgulho da Sibéria. O jardineiro pode simplificar ainda mais sua tarefa se adquirir mudas de tomate prontas e imediatamente plantá-las na estufa.
Como cuidar
As críticas dos jardineiros sobre este tomate são, em sua maioria, positivas. A variedade é muito despretensiosa, no sentido de que raramente os tomates adoecem, não são atacados por pragas. Mas claro, é preciso cuidar de um tomate de frutos grandes, caso contrário o jardineiro não verá frutos bonitos e grandes.
Para que os tomates cresçam como na foto, é necessário um cuidado especial com eles:
- Embora o arbusto seja determinante, é absolutamente necessário forma... Recomenda-se cultivar o orgulho da Sibéria em uma ou duas hastes, caso contrário os frutos serão bem menores e seu número sofrerá visivelmente. Portanto, o jardineiro deve beliscar todos os outros brotos até que cresçam mais de três centímetros.
- É necessário monitorar constantemente a condição dos arbustos e atar brotos frágeis, escovas de frutas, caules.
- Para água O orgulho é necessário frequente e abundantemente - este tomate adora água. A água para irrigação deve ser morna. É melhor irrigar canteiros de tomate na Sibéria pela manhã, antes que os raios do sol se tornem intensos.
- Necessariamente necessário alimentando... Na estufa, estrume podre ou verbasco dissolvido em água, excrementos de pássaros são usados. Os complexos minerais ajudam muito. Na fase de formação do fruto, recomenda-se alimentar o tomate com potássio e fósforo, isso irá melhorar a qualidade e o sabor do tomate.
- Para prevenir podridão e requeima, a estufa é ventilada regularmente... Não permita o acúmulo de ar encharcado e condensação nas paredes da estufa.
- Se as frutas começarem a rachar, é preciso parar de regar e alimentar os pés de tomate com salitre.
- Em estufas, a mosca-branca comum torna-se um inimigo comum dos tomates, por isso a profilaxia deve ser realizada com preparações químicas contra essa praga (por exemplo, "Confidor").
- O período de maturação da variedade Pride of Siberia é muito precoce, por isso os frutos amadurecem quando ficam vermelhos e macios. Armazene a colheita em um local fresco e seco, empilhando os tomates em caixas de madeira ou de plástico limpas.
Comentários
Conclusão
O orgulho da Sibéria é uma excelente variedade para os jardineiros que sabem cultivar tomates em estufas. Este tomate tem muitas vantagens, sendo as principais delas a produção e belos frutos grandes, mas o cultivo de uma variedade de frutos grandes tem suas próprias nuances. O dono do sítio deve dedicar bastante tempo às suas próprias camas, caso contrário não verá uma boa colheita.
Sem querer, comprei as sementes desse tomate e agora não estou muito feliz - das grandes, só a nobre se iguala. muito feliz com a variedade! Não procuro mais outras variedades!