Contente
O tomate Duchess of F1 flavour é uma nova variedade de tomate desenvolvida pela agro-firma "Partner" apenas em 2017. Ao mesmo tempo, já se espalhou entre os residentes de verão russos. Os tomates da variedade se distinguem por sua doçura e alto rendimento, resistência a doenças e insetos nocivos. O jardineiro é obrigado a cumprir as regras de cuidado e cultivo das safras.
Descrição do tomate Duquesa do gosto
Tomate híbrido Duquesa do gosto - variedade de maturação precoce. Os primeiros frutos aparecem em 85 - 90 dias, podem ser colhidos em outros 10 - 15 dias. Em uma safra, até três safras são obtidas em um plantio. Os arbustos da variedade são determinantes, o que significa baixo crescimento. Em média, os caules atingem uma altura de 60 - 70 cm, em casa de vegetação - menos. As folhas são alongadas, oblongas, tipo - tomate.
O sistema radicular da cultivar é um caule principal com boa ramificação e uma profundidade máxima de crescimento de até 1,5 metros. As inflorescências da variedade são simples, partem da sexta folha, formam até 5 flores amarelas. A ramificação do caule é simpodial, ou seja, o caule termina com uma inflorescência, e a continuação do crescimento ocorre a partir da axila da folha inferior.
O tomate Duquesa do Sabor é um híbrido criado artificialmente que tem muitas vantagens:
- resistência à alta temperatura, calor;
- tolerância de solo excessivamente ácido;
- não apodrece com alta umidade do solo.
A variedade híbrida é despretensiosa. É cultivado em áreas abertas e em condições fechadas (sob uma película, em estufas). Em estufas, os arbustos são plantados em 3 por 1 sq. m e 2 sq. m. - cerca de 5 - 7 peças. Eles são plantados com menos frequência ao ar livre - não mais do que 5 arbustos por 2 m². m. A altura dos híbridos pode ser ligeiramente inferior ao padrão, mas o número de frutos é preservado.
Descrição das frutas
Os frutos da Duquesa do Gosto são pequenos, seu peso médio é de cerca de 130-150 gramas. A forma dos tomates maduros é esférica, ligeiramente achatada. Os tomates maduros têm uma cor rosada uniforme e rica, a polpa é densa. Eles são perfeitamente transportados, não racham, permanecem bem durante o armazenamento de longo prazo. Segundo as avaliações, a variedade de tomate Duquesa do Gosto dá uma grande colheita de frutas em pequenas áreas.
Os tomates do sabor Duchess tipo F1 contêm uma grande quantidade de glicose, o que torna o sabor da fruta doce, eles contêm até quatro pequenas câmaras para sementes. Os tomates são mais adequados para saladas e uso fresco.
Características do sabor do tomate Duquesa
O sabor da variedade híbrida Duchess F1 é uma cultura inicial subdimensionada. Os residentes de verão e os jardineiros observam algumas características especiais que distinguem os tomates Duquesa F1 de outras variedades:
- alto rendimento - cerca de 14 - 16 kg de frutos são colhidos de um metro quadrado em solo aberto, em estufas - até 18 kg (tal colheita é possível com boa rega abundante, garantindo as condições certas para manter), os primeiros tomates são colhido após 80 - 90 dias;
- o sabor da casta distingue-se pela baixa acidez da polpa com elevado teor de açúcar, o que confere um sabor suave e adocicado (por isso recomenda-se que o tomate seja consumido fresco);
- os frutos têm casca fina com casca densa e miolo grande com polpa mole; os ninhos das sementes são pequenos: máximo quatro por fruto;
- resistência a pragas e doenças - a criação artificial da variedade permitiu aumentar a resistência dos arbustos a bactérias e insetos nocivos conhecidos.
Um cuidado bem planejado com a planta renderá uma boa colheita com altos valores de doçura.
Vantagens e desvantagens
Apesar de a variedade de tomate Duchess F1 ter sido introduzida pela empresa Parceira apenas em 2017, este híbrido de tomate conseguiu obter notas altas entre os jardineiros devido às seguintes vantagens:
- rendimento estável - os frutos são igualmente rosados, suculentos, de tamanho médio para o mato;
- a imunidade aumentada artificialmente protege as plantas de muitas doenças (fitosporose, mosaico do tabaco, verticillium, alternaria);
- o melhor desempenho da variedade permite que os arbustos tolerem bem as condições climáticas adversas - calor excessivo, salinidade do solo, alta umidade;
- duração do armazenamento em sua forma original;
- o cultivo é possível em muitas regiões do país, em algumas, várias safras são colhidas por temporada.
O melhor de tudo, as qualidades gustativas do tomate Duchess F1 se manifestam em saladas frescas, também é bom preparar molhos a partir das frutas, para conservá-las inteiras. A única desvantagem da duquesa é a variedade do sabor, alguns consideram a artificialidade de sua criação: você tem que comprar novas sementes híbridas anualmente, você não pode cultivar uma planta a partir das sementes dos frutos obtidos. Não existem variedades puras de tomates com características semelhantes.
Regras de plantio e cuidados
Ao cultivar um tomate Duquesa de sabor F1, é importante se familiarizar com as regras da tecnologia agrícola. Para obter uma colheita plena de cada arbusto, o jardineiro precisa dar à Duquesa do Gosto condições adequadas, alimentação complementar, rega - traçar um plano agronômico e segui-lo. O processo começa com a preparação e plantio das sementes de tomate para a Duquesa do Gosto.
Semeando sementes para mudas
Para o cultivo de tomates, duquesa do sabor F1, utilizam exclusivamente o método de mudas. O preparo das mudas começa 50 - 60 dias antes do plantio no solo.
Para semear as sementes da Duquesa do Gosto F1, eles levam pequenos recipientes, que devem ser desinfetados com vapor quente ou água fervente - potes de plástico, cassetes de mudas, assim. O solo deve ser permeável ao ar e à umidade, fértil. Você pode comprar um substrato universal pronto ou misturar uma composição dos seguintes ingredientes em partes iguais:
- húmus;
- território;
- areia.
A mistura é peneirada em uma peneira - não deve haver pedras grandes ou detritos deixados. Em seguida, é cozido no vapor por duas horas em banho-maria. Para alimentar as mudas, acrescente cinzas e cascas de ovos finamente moídas (para 10 litros de solo, 200 e 100 gramas, respectivamente).
No momento do plantio, as sementes são colocadas em cima do solo, aspergidas sobre 1,5 cm, os recipientes são cobertos com uma película até o surgimento dos brotos e transferidos para um local aquecido e escuro. Para o cultivo em pastilhas de turfa, 1 - 2 sementes são colocadas em cada.
Quanto mais alta a temperatura do ar, mais rápido aparecem os brotos. O filme deve ser revirado periodicamente para remover a condensação formada. As mudas geralmente aparecem após 10 - 14 dias.
Depois que o revestimento é removido e reorganizado à luz do sol - no parapeito de uma janela ou sob fitolampos. As mudas devem ficar sob a luz pelo menos 14 horas por dia.
Os tomates mergulham após o aparecimento de duas folhas verdadeiras. 14 a 17 dias antes do plantio em solo permanente em casa de vegetação ou em solo aberto, as mudas são endurecidas - são levadas para a rua ou varanda aberta, a partir de duas horas e aumentando gradativamente o tempo.
Transplante de mudas
As mudas estão prontas para o plantio se a espessura do caule principal for superior a 5 mm, e a altura das plantas for de 25 cm, o número de folhas formadas deve ser de 5 pedaços, às vezes já aparecem os primeiros ovários dos botões.
As mudas acabadas são plantadas em estufa ou em solo aberto. Eles escolhem um lugar ensolarado: os tomates não gostam de sombra. O solo é solto, fertilizado e ligeiramente umedecido antes do plantio.
A composição da ração (com base em 1 m² de solo):
- aditivos de potássio 25 - 30 g;
- nitrogênio - 35 - 40 g;
- superfosfatos - 35 - 40 g.
As mudas são colocadas no solo imediatamente após serem retiradas dos recipientes de mudas. Muitas vezes é impossível plantar arbustos, a distância mínima entre as mudas deve ser de 30 cm, para espaçamento entre linhas - 70 cm Direção de plantio - de norte a sul. O plantio é realizado em tempo nublado e quente; se as condições climáticas não forem adequadas, as plantas precisam ser sombreadas por vários dias.
Regue as mudas à noite, em abundância, evitando partes vegetativas. Após a irrigação, o solo é solto, livre de ervas daninhas: então o sistema radicular é enriquecido com oxigênio, água. Além disso, você pode realizar cobertura morta - cubra o solo ao redor das mudas (por exemplo, com agulhas de abeto). O procedimento permitirá que você retenha mais umidade e nutra o solo com microelementos úteis.
Cuidado de tomate
Os tomates são cuidados pela Duquesa do sabor F1 regando oportunamente, cobrindo com cobertura morta, soltando a terra, adicionando o revestimento de cobertura. A prevenção de doenças e pragas é imprescindível: é muito mais fácil prevenir o desenvolvimento de bactérias nocivas do que tratar ou destruir arbustos infectados.
Afrouxar o solo é necessário no corredor e ao redor dos arbustos. O procedimento é realizado a cada 9 a 12 dias. Certifique-se de cavar no solo pelo menos 6 - 7 vezes por temporada. Se o solo estiver pesado, na primeira vez é preciso soltá-lo já duas semanas após o plantio das mudas. O afrouxamento satura o solo com oxigênio, permite que o sistema radicular "respire" e absorva melhor os nutrientes. As ervas daninhas são removidas ao mesmo tempo.
A amontoa é feita a cada 2 - 3 semanas. Pela primeira vez - após 10 - 12 dias, então com menos frequência. Antes do procedimento, o solo é umedecido: isso acelera a formação e o crescimento de novas raízes.
É necessário regar a Duquesa de tomates de gosto regularmente, períodos especialmente importantes - a floração das duas primeiras escovas. Um arbusto deve ter cerca de 0,8 a 1 litro de água limpa. A rega é melhor feita em tempo nublado e frio, após o almoço. A umidade excessiva do solo não deve ser permitida: manchas marrons ou requeima podem aparecer nas plantas.
Durante a temporada, os tomates da duquesa do gosto são alimentados pelo menos três vezes a partir do momento do plantio. A primeira vez - 9 - 11 dias após o pouso em terreno aberto. Certifique-se de misturar fertilizantes orgânicos e minerais, por exemplo:
- primeira alimentação: 10 litros de verbasco diluído (o fertilizante é diluído com água na proporção de 1: 8) é misturado com 25 g de superfosfatos;
- segundo e terceiro: fertilizantes minerais secos são aplicados após o afrouxamento com um intervalo de 14 dias: por metro quadrado é necessário tomar sal de potássio - 15 g, nitrato de amônio - 10 g, superfosfato 10 g.
A formação dos arbustos de tomate Duquesa do Gosto é uma obrigação. Apertar e beliscar oportunamente pode aumentar o rendimento geral.
Jardineiros e jardineiros experientes deixam o caule e 3 escovas. Para ajudar a planta a reter os frutos, os tomates são amarrados a suportes. As estacas são instaladas a norte a uma distância de cerca de 10 cm e são reforçadas em três acessos: após o desembarque e à medida que crescem.
Conclusão
O tomate Duquesa de sabor F1 surgiu há relativamente pouco tempo, e os jardineiros estão começando a se familiarizar com essa variedade, porém, alto rendimento, cuidado despretensioso, resistência a pragas e doenças e frutas doces distinguem favoravelmente o híbrido de outras espécies. Neste momento, as sementes são fornecidas pela empresa agrícola “Parceira”, que realiza constantemente vários concursos e dias promocionais. Avaliações positivas de jardineiros que já cultivaram o sabor Duchess Hybrid da F1 nos permitem tirar conclusões sobre as vantagens indiscutíveis da variedade para aqueles que estão apenas planejando plantar este tomate.