Contente
Uma boa colheita de qualquer safra começa com as sementes. Os tomates não são exceção. Jardineiros experientes há muito compilam uma lista de suas variedades favoritas e as plantam ano após ano. Há entusiastas que a cada ano experimentam algo novo, escolhendo para si aquele tomate muito saboroso, frutífero e despretensioso. Existem muitas variedades desta cultura. Só no Cadastro Estadual de Conquistas Genuínos há mais de mil delas, e também há variedades amadoras que não foram testadas, mas que se distinguem pelo excelente sabor e excelente rendimento.
Variedades ou híbridos - o que é melhor
Os tomates, como nenhuma outra cultura, são famosos por sua diversidade. Que tipo de frutas você não encontrará entre eles! E os próprios arbustos são muito diferentes no tipo de crescimento, tempo de maturação e produção. Essa variedade dá espaço para seleção. E a capacidade de criar híbridos que combinem as melhores propriedades de ambos os pais e tenham uma vitalidade tremenda permitiu que os criadores alcançassem um novo nível.
Os méritos dos híbridos
- grande vitalidade, suas mudas estão prontas para o plantio mais rápido, em campo aberto e em estufas, as plantas se desenvolvem mais rápido, todos os arbustos são nivelados, bem frondosos;
- os híbridos se adaptam perfeitamente a qualquer condição de cultivo, toleram bem os extremos de temperatura, calor e seca, são resistentes ao estresse;
- os frutos dos híbridos são do mesmo tamanho e formato, sendo a maioria apta para a colheita mecanizada;
- Os tomates híbridos são transportados de forma excelente e têm uma boa apresentação.
Fazendeiros estrangeiros há muito dominam as melhores variedades híbridas e plantam apenas elas. Para muitos de nossos jardineiros e agricultores, os híbridos de tomate não são tão populares. Há várias razões para isso:
- sementes de tomate híbrido não são baratas; a obtenção de híbridos é uma operação trabalhosa, pois todo o processo é feito manualmente;
- a incapacidade de coletar sementes de híbridos para plantar no próximo ano, e a questão não é que não haja nenhuma: as plantas de sementes coletadas não repetirão os sinais de um híbrido e darão uma colheita insuficiente;
- o sabor dos híbridos é freqüentemente inferior ao das variedades.
Os primeiros tomates híbridos, de fato, diferiam em sabor das variedades para pior. Mas a seleção não pára. A última geração de híbridos está fazendo as pazes. Muitos deles, sem perder todas as vantagens das variedades híbridas, tornaram-se muito mais saborosos. O mesmo é verdade para o híbrido Asterix f1 da empresa suíça Syngenta, que ocupa a 3ª posição mundial entre as empresas de sementes. O híbrido Asterix f1 foi desenvolvido por sua filial localizada na Holanda. Para entender todas as vantagens deste tomate híbrido, daremos uma descrição completa e características, olharemos a foto e leremos as avaliações dos consumidores sobre ele.
Descrição e características do híbrido
O Tomato Asterix f1 foi incluído no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução em 2008. O híbrido é zoneado para a região do Cáucaso Norte.
O Tomato Asterix f1 destina-se a agricultores, uma vez que é adequado para a produção comercial. Mas para crescer em um canteiro de jardim, o Asterix f1 também é bastante adequado. Nas regiões do norte, seu potencial de rendimento será totalmente revelado apenas em estufas e viveiros.
Em termos de amadurecimento, o híbrido Asterix f1 pertence ao meio-precoce. Quando semeados em campo aberto, os primeiros frutos são colhidos dentro de 100 dias após a germinação. Isso é possível nas regiões do sul - onde deve crescer. Ao norte, não se pode prescindir do cultivo de mudas. Do plantio aos primeiros frutos, você terá que esperar cerca de 70 dias.
Asterix f1 refere-se a tomates determinados. A planta é poderosa, bem frondosa.Frutos cobertos com folhas não sofrerão queimaduras solares. O padrão de aterrissagem é 50x50cm, ou seja, para 1 sq. m vai caber 4 plantas. No sul, o tomate Asterix f1 cresce em campo aberto, em outras regiões, em terreno fechado é preferível.
O híbrido Asterix f1 tem um potencial de rendimento muito alto. Com bom atendimento a partir de 1 sq. plantações m você pode obter até 10 kg de tomates. A colheita dá a volta juntos.
Os frutos do híbrido Asterix f1 não são muito grandes - de 60 a 80 g, lindo formato oval-cúbico. Existem apenas três câmaras de sementes, existem poucas sementes nelas. O fruto do híbrido Asterix f1 tem uma cor vermelha profunda e não há nenhuma mancha branca no pedúnculo. Os tomates são muito densos, o teor de matéria seca chega a 6,5%, por isso obtém-se deles uma pasta de tomate de alta qualidade. Eles podem ser perfeitamente preservados - a casca densa não racha ao mesmo tempo e mantém bem o formato da fruta em potes.
A alta vitalidade do híbrido heterótico Asterix f1 conferiu-lhe resistência a muitas doenças virais e bacterianas do tomate: bacteriose, fusarium e murcha verticilar. O nemátodo da galha também não o afeta.
Hybrid Asterix f1 adapta-se bem a qualquer condição de cultivo, mas apresentará rendimento máximo com bom cuidado. Este tomate tolera facilmente altas temperaturas e falta de umidade, especialmente se semeado diretamente no solo.
O híbrido Asterix f1 é perfeito para fazendas.
Para obter o rendimento máximo de tomates Asterix f1, você precisa saber como cultivar este híbrido corretamente.
Recursos de cuidados híbridos
Ao semear sementes de tomate Asterix f1 em terreno aberto, é importante determinar corretamente o momento. Antes que a terra aqueça até 15 graus Celsius, ela não pode ser semeada. Normalmente para as regiões do sul, este é o final de abril, início de maio.
Para facilitar a mecanização do cuidado e da colheita do tomate, é semeado com fitas: 90x50 cm, 100x40 cm ou 180x30 cm, sendo o primeiro número a distância entre as fitas e o segundo entre os arbustos enfileirados. É preferível semear com distância de 180 cm entre as correias - mais comodidade para a passagem do equipamento, é mais fácil e barato estabelecer a irrigação por gotejamento.
Para uma colheita precoce no sul e para o plantio em estufas e estufas no norte, são cultivadas mudas do híbrido Asterix f1.
Como cultivar mudas
O know-how da Syngenta é o tratamento de pré-semeadura de sementes com a ajuda de temperos especiais e estimulantes. Estão totalmente prontos para a semeadura e dispensam a imersão. Quando comparadas com o grupo de controle, as mudas das sementes de tomate Syngenta eram mais fortes, surgiram vários dias antes.
Nessas condições, as sementes têm a garantia de permanecer viáveis por 22 meses.
Mudas de tomate Asterix f1 devem se desenvolver a uma temperatura de 19 graus durante o dia e 17 à noite.
Nas fazendas, são utilizadas câmaras de germinação para isso, nas fazendas particulares, um recipiente com as sementes é colocado em um saco plástico e mantido em local aquecido.
Assim que as mudas de tomate Asterix f1 tiverem 2 folhas verdadeiras, elas serão colocadas em cassetes separadas. Nos primeiros dias, as mudas cortadas são protegidas do sol.Ao cultivar mudas, um ponto importante é a iluminação adequada. Se não bastasse, as mudas são complementadas com lâmpadas especiais.
Mudas de tomate Asterix f1 estão prontas para o plantio em 35 dias. No sul, é plantada no final de abril, na faixa do meio e no norte - as datas de desembarque dependem das condições climáticas.
Mais cuidados
Uma boa colheita de tomates Asterix f1 pode ser obtida apenas com irrigação por gotejamento, que é combinada a cada 10 dias com cobertura com um fertilizante complexo completo contendo oligoelementos. Os tomates Asterix f1 precisam especialmente de cálcio, boro e iodo. No primeiro estágio de desenvolvimento, os tomates precisam de mais fósforo e potássio, conforme o arbusto cresce, a necessidade de nitrogênio aumenta e, antes da frutificação, mais potássio é necessário.
Os tomates Asterix f1 são formados e as folhas são removidas sob os pincéis formados apenas na faixa do meio e ao norte. Nessas regiões, o híbrido Asterix f1 é conduzido em 2 hastes, deixando o enteado sob o primeiro cacho de flores. A planta não deve ter mais do que 7 escovas, o resto dos brotos são pinçados após 2-3 folhas da última escova. Com essa formação, a maior parte da safra vai amadurecer no mato.
O cultivo de tomates em todos os detalhes é mostrado no vídeo:
O híbrido Asterix f1 é uma excelente escolha para agricultores e jardineiros amadores. O empenho no cuidado desse tomate vai garantir uma grande produção de frutas com bom gosto e versatilidade.