Contente
O mel de tomate Altai será uma dádiva de Deus para os amantes das variedades de frutos grandes. Existem duas variedades de híbridos, com cores diferentes. A variedade com frutos rosa foi cultivada na Ucrânia, e os frutos laranja na Rússia (série Siberiana). Cada um deles merece atenção e poderá ocupar o seu devido lugar nas camas. A descrição da variedade e comentários dos jardineiros ajudarão a avaliar o mel de tomate Altai.
Descrição da variedade de tomate mel Altai
Os tomates com mel de Altai são uma variedade de frutos grandes, alta, indeterminada e de meia temporada. O período desde a germinação até a maturidade varietal completa é de 105-110 dias. Adequado para cultivo interno e externo. Nas latitudes setentrionais, a variedade é recomendada para cultivo em estufas e abrigos de filme.
Descrição do tomate "mel Altai":
- altura do arbusto - 1,5-2,0 m;
- número de frutas em um pincel - 5-6 unidades;
- as folhas são grandes e verdes saturadas.
Descrição detalhada das frutas
Os tomates com mel Altai são adequados para fazer saladas e preparações de inverno (suco, suco de fruta, purê de batata, pasta de tomate, ketchup).
Cor de fruta | vermelho-rosa (laranja brilhante) |
A forma | cordato redondo, ligeiramente estriado |
Polpa | carnudo, suculento, densidade média |
Pele | denso |
Gosto | doce querida |
O peso | 300-650 g |
Sementes | uma pequena quantidade de |
Características do tomate mel Altai
Tomates O mel de Altai é uma variedade de alto rendimento com um longo período de frutificação. O período de colheita vai de julho a setembro. As plantas são caracterizadas pelo alto crescimento de arbustos, portanto, precisam de liga e formação. O período de frutificação vai de julho a setembro.
O híbrido é altamente resistente a uma variedade de doenças e pragas. Adequado para cultivo em todas as regiões climáticas. No sul, ao ar livre, em regiões com verões curtos e frescos, o cultivo em estufas é recomendado. O rendimento da variedade é de 2,5-4,0 kg de um arbusto.
Vantagens e desvantagens
As vantagens da variedade incluem:
- gosto excelente;
- resistência a doenças e pragas;
- transportabilidade;
- frutas não são propensas a rachar.
Desvantagens:
quando cultivados nas latitudes do norte (em terreno aberto), os frutos não têm tempo de amadurecer totalmente.
Regras de crescimento
Os tomates da variedade de mel Altai podem ser cultivados por semeadura direta no solo, mas o método de mudas será o mais eficaz.
Plantar sementes para mudas
Recomenda-se que a semeadura das mudas seja realizada no período de fevereiro a abril, em estufas, estufas ou recipientes especiais (recipientes de plástico, cassetes de mudas). Você pode usar qualquer solo universal ou uma mistura de turfa e areia em uma proporção de 1: 1. Não engrosse muito as plantações, caso contrário as mudas ficarão finas, fracas e alongadas. A profundidade de semeadura é de 1-1,5 cm.
Para o pleno desenvolvimento das plantas, é necessário fornecer:
- iluminação de alta qualidade;
- ventilação de ar;
- condições de temperatura estáveis e confortáveis.
Para a germinação rápida das sementes e o aparecimento de mudas amigáveis, é recomendado cobrir as lavouras com papel alumínio. A temperatura durante este período deve ser mantida a + 23 ° C.Quando aparecem os primeiros brotos, o filme deve ser retirado imediatamente para evitar o supercrescimento das mudas.
Desde os primeiros dias após a germinação das sementes, as mudas devem ser endurecidas por uma diminuição gradual da temperatura. Quando o primeiro par de folhas verdadeiras aparece, as mudas de tomate devem ser mergulhadas em vasos separados ou taças de turfa.
Transplante de mudas
Recomenda-se o transplante de mudas para campo aberto ao atingir a idade de 60-65 dias. As datas estimadas para transplante são de abril a junho. Esta variedade de tomate não necessita de muito espaço. Uma planta para um crescimento confortável é suficiente 40-50 cm2... 1 m2 3-4 arbustos podem ser colocados. A distância ideal entre as linhas é de 40 cm, entre as mudas - 40-50 cm. Os canteiros de tomate são mais bem colocados no lado ensolarado (sul, sudeste ou sudoeste).
Plantio passo a passo de mudas de tomate mel de Altai:
- Prepare covas de plantio.
- Despeje 1 litro de água nas fossas.
- Rasgue algumas folhas inferiores das mudas.
- Enterre as plantas no solo ao máximo (até ½ caule).
- Comprima bem a raiz com terra, certificando-se de que não dobra e fica na vertical.
- Rega as plantas.
- Polvilhe terra seca em cima do buraco.
- Instale o suporte.
Cuidado de tomate
O cultivo de tomates da variedade de mel Altai prevê medidas de cuidado como:
- afrouxando o solo;
- eliminação ervas daninhas;
- rega regular com água decantada;
- fertilização;
- a formação de arbustos;
- cobertura morta do solo com fibra preta ou materiais naturais (grama, feno, palha).
A rega dos tomates deve ser feita à tarde ou em dias nublados. A taxa de consumo de água por planta é de 0,7-1,0 litros. A rega é necessária durante o período de floração, antes de fertilizar e soltar o solo.
É necessário alimentar tomates com mel Altai várias vezes por temporada:
- A primeira alimentação é realizada com uma mistura de fertilizantes minerais e orgânicos, de 10 a 14 dias após o plantio das mudas no solo. Prepare uma solução de verbasco e água na proporção de 1: 9. Em seguida, 20 g de superfosfato são adicionados à mistura.
- Os próximos dois curativos são realizados com complexo de fertilizantes minerais (na forma seca), com intervalo de 14 dias. Com base em 20 g de superfosfato, 15 g de sal de potássio, 10 g de nitrato por 1 m2... Eles alimentam os arbustos para amontoar ou depois de soltar o solo.
O mel dos pés de tomate pode atingir uma altura bastante grande, crescendo até 2 m, portanto, as plantas precisam ser amarradas a um suporte ou latada. Devido ao grande peso dos frutos do cacho de tomate, o mel de Altai também é recomendado para ser apoiado adicionalmente para evitar danos ao caule central.
Ao cultivar tomates, o mel de Altai deve receber atenção especial à formação de arbustos. A remoção oportuna de enteados e beliscar o topo do rebento principal afeta diretamente a produção. Os melhores rendimentos podem ser alcançados cultivando arbustos em 1 haste, deixando no máximo 2-3 escovas.
Conclusão
O tomate mel de Altai é uma variedade despretensiosa destinada ao cultivo nas latitudes médias e sul. Difere em excelente sabor e excelentes características adaptativas. É popular por seu cuidado pouco exigente e resistência a doenças. O mel de Altai é um híbrido universal. Adequado para consumo fresco e preparações de inverno.