Contente
Cada variedade de tomate tem suas próprias características distintas e nuances de cultivo. Alguns tomates prosperam em campo aberto, enquanto outros produzem colheitas apenas em condições de estufa. A escolha de um ou outro método de cultivo, assim como as variedades, fica por trás do jardineiro. Este artigo se concentrará no tomate Iceberg, destinado ao cultivo direto no jardim.
Descrição
O tomate Iceberg pertence a variedades de maturação precoce. A planta praticamente não precisa de pinças e é destinada ao plantio em campo aberto. O arbusto é subdimensionado, forte, até 80 cm de altura.
Os frutos maduros são bastante grandes, carnudos, suculentos, de cor vermelha brilhante. O peso de um vegetal pode chegar a 200 gramas. O rendimento é alto. Com os devidos cuidados, até 4 kg de tomates podem ser colhidos de um arbusto.
Na culinária, os tomates dessa variedade são usados para fazer sucos, saladas de vegetais e enlatados.
Benefícios
As vantagens indiscutíveis da variedade incluem:
- boa resistência a mudanças bruscas de temperatura e boa tolerância à geada, resistência ao frio;
- alta densidade de frutos de tomate maduro;
- cultivo despretensioso e ausência de necessidade urgente de beliscar e formar um arbusto;
- excelente apresentação e excelente sabor.
A capacidade da variedade de tolerar bem as variações de temperatura e frio confere-lhe uma grande vantagem entre os seus congéneres, ampliando assim a geografia do plantio, disponibilizando a reprodução do tomate mesmo nas regiões mais setentrionais.
Como você pode ver pela descrição, os tomates iceberg não têm medo de baixas temperaturas e são bem-sucedidos na deriva nas vastas regiões do norte com um curto período de calor de verão e noites rigorosas e geladas.