Contente
O plantio de ervilhas em campo aberto na primavera permite uma colheita suculenta no meio do verão. Ao semear uma safra, é importante seguir as regras básicas e prestar atenção à composição do solo.
Quando plantar ervilhas ao ar livre
A cultura é resistente ao frio e germina em temperaturas ligeiramente acima de zero. Você pode semear ervilhas em terreno aberto imediatamente após a neve derreter. Na faixa do meio, o plantio costuma ser feito no início de abril, na Sibéria - no início de maio.
Ao escolher uma linha do tempo, é importante levar em consideração as condições climáticas específicas. Se geadas severas ainda são esperadas após o degelo, então é melhor esperar com o plantio em campo aberto.
É possível plantar ervilhas no outono antes do inverno
Teoricamente, você pode semear ervilhas antes do inverno, e não apenas na primavera. Neste caso, será endurecido em condições naturais e, com o início do calor, aumentará o mais cedo possível.
Ao mesmo tempo, apenas variedades especiais de inverno projetadas para exposição a temperaturas negativas são adequadas para o plantio de outono em campo aberto. A maioria das variedades é semeada em épocas tradicionais.
Como plantar ervilhas corretamente em terreno aberto na primavera
Plantar ervilhas ao ar livre não é particularmente difícil. No processo, é importante escolher o local certo para a colheita e pré-processar os grãos.
Preparação de sementes
Para o plantio adequado de ervilhas, é necessário preparar as sementes. Em primeiro lugar, você precisa selecionar o material da mais alta qualidade. Para fazer isso, as sementes devem ser despejadas em água salgada - os grãos de alta qualidade irão para o fundo e os defeituosos permanecerão flutuando no topo.
Recomenda-se também a germinação dos grãos antes do plantio em campo aberto. Para isso, eles são embrulhados em um pano úmido e removidos para um local quente por 3-6 dias.
Onde plantar ervilhas
A maioria das variedades de ervilha ao ar livre prefere áreas bem iluminadas e férteis. O local pode ser úmido, mas é impossível permitir a próxima ocorrência de água subterrânea. Quando plantado em tal lugar, as raízes começarão a apodrecer.
É possível cultivar ervilhas com sucesso no país em áreas onde as plantações de abóbora e erva-moura costumavam ser. Os tomates e a mostarda são bons vizinhos, assim como os pepinos, os nabos e as cenouras.
Preparação do solo e do leito
É necessário preparar um local para o plantio de primavera no outono. O procedimento é parecido com este:
- Eles escavam a terra na área selecionada.
- Contribua em 1 m2 solo 25 g de cloreto de potássio, 35 g de superfosfato e 5 kg de composto.
- Adicione 100 g de cinza de madeira com forte acidificação do solo.
Depois disso, o local precisa ser desenterrado novamente e regado adequadamente. Com o início da primavera, o terreno aberto em um local preparado é solto e canteiros elevados do comprimento necessário são formados.
Esquema de plantio de ervilha
A semeadura de ervilhas em campo aberto na primavera é realizada imediatamente após o estabelecimento do cio. O algoritmo é o seguinte:
- Nos canteiros preparados, fazem sulcos largos de até 8 cm de profundidade.
- Um pouco de cinza com composto é despejado nas trincheiras e, em seguida, é adicionada uma camada de terra, deixando cerca de 3 cm para as próprias sementes.
- Os grãos de ervilha embebidos e germinados são colocados em sulcos no campo aberto a uma distância de 10 cm um do outro e cobertos com terra.
- A terra é esmagada e compactada, e então os leitos são abundantemente regados.
Após o plantio, o local precisa ser coberto com filme plástico por dez dias. Após o surgimento dos brotos, ele é removido.
Como cuidar das ervilhas ao ar livre
A agrotecnologia de cultivo de ervilhas em campo aberto é simples, mas requer atenção do jardineiro. A cultura deve ser umedecida regularmente. Além disso, devem ser instalados suportes para a planta, as hastes das ervilhas estão acamadas, sem uma cerca próxima ou uma treliça especial, elas simplesmente irão afundar no chão.
Rega
A peculiaridade do cultivo de ervilhas é que, para um bom desenvolvimento em campo aberto após o plantio, necessita de rega frequente e abundante. Em climas quentes e secos, a planta é umedecida duas vezes por semana. Durante o período de floração, recomenda-se aplicar 10 litros de água para cada metro quadrado de solo a cada três dias.
As ervilhas percebem calmamente uma falta de umidade de curto prazo no campo aberto. Mas se a seca durar muito, a frutificação da safra diminuirá visivelmente.
Top curativo
As ervilhas mostram o rendimento máximo com fertilização oportuna. Pela primeira vez após o plantio, a planta em campo aberto é alimentada durante o período de ganho de massa verde. O solo é derramado com uma solução de verbasco ou infusão de urtiga, 3 litros por 1 m2.
Pela segunda vez, os fertilizantes são aplicados após a floração - 15 g de nitroammofoska são diluídos em 10 litros de água. Com o início do outono, durante a escavação de canteiros no outono, você pode adicionar minerais de fósforo e potássio ao solo.
Liga
O cultivo de ervilhas em campo aberto geralmente envolve a construção de suportes. A cultura tem talos de hospedagem. Se for deixado a rastejar ao longo do solo, o arbusto não será capaz de receber luz suficiente.
Treliça, redes especiais ou caseiras, arcos para uma estufa são usados para amarrar uma cultura. Você pode plantar ervilhas nas imediações da cerca e fixar suas hastes em estacas. A liga é realizada depois que os brotos atingem 10-15 cm de comprimento e não conseguem mais manter a posição vertical.
Cobertura
Os caules das ervilhas, dependendo da variedade, quando plantados em campo aberto, podem ter até 1-3 m de comprimento. Mas para aumentar o rendimento, os brotos podem ser beliscados no topo depois de atingirem os 20-25 cm. Neste caso, as ervilhas vão dar numerosos ramos laterais e, como resultado, vão trazer mais vagens.
Afrouxamento
Plantar e cuidar das ervilhas ao ar livre exige o monitoramento das condições do solo. Uma semana após o surgimento dos brotos, recomenda-se amontoar a cultura. Durante o cultivo, após cada rega, o solo nas raízes da ervilha é ligeiramente solto.
Ao mesmo tempo, é necessário remover as ervas daninhas, que inevitavelmente aparecem nos canteiros com leguminosas após o plantio em campo aberto. A proximidade de gramíneas com auto-semeadura prejudica as ervilhas, porque elas não recebem umidade e nutrientes suficientes.
Controle de pragas e doenças
As ervilhas são moderadamente resistentes a doenças e podem sofrer de certos fungos. Na maioria das vezes, ao plantar em terreno aberto, é atingido por:
- fusarium - primeiro as folhas inferiores ficam amarelas, o caule escurece e depois a planta seca completamente;
- ferrugem - aparecem pústulas marrom-avermelhadas nas folhas da cultura, que praticamente escurecem no final do verão, o crescimento do arbusto para e as placas aos poucos se desintegram;
- ascocite - doença fúngica que se manifesta com o aparecimento de manchas escuras e secas com pontos marrons, as ervilhas começam a murchar e a perder as folhas;
- oídio - você pode reconhecer o fungo pela flor seca cinza-esbranquiçada nas folhas e caules, com o tempo as manchas ficam marrons e o arbusto para de se desenvolver e começa a secar.
Aos primeiros sinais de doença, as plantações de ervilha a céu aberto são tratadas com preparações de cobre, enxofre coloidal e líquido bordalês. Os arbustos fortemente danificados são totalmente removidos dos canteiros - não é mais possível salvá-los, é necessário proteger os espécimes saudáveis da infecção.
Além dos fungos, algumas pragas representam um perigo para as ervilhas quando plantadas em terreno aberto. Especialmente frequentemente a cultura é atingida por:
- traça do feijão - lagartas verdes, avermelhadas ou pretas da praga roem as vagens e comem ervilhas;
- traça da ervilha - pequenas lagartas marrons deixam buracos nas vagens e se alimentam de feijão em desenvolvimento, também é possível reconhecer a praga pela teia de aranha preta nas sementes da cultura;
- gorgulho - um besouro preto com um padrão em forma de cruz no abdômen hiberna em restos de plantas e com o início do verão começa a se alimentar de ervilhas maduras;
- Umbelíferas - pequenos insetos dourados se alimentam de folhas de ervilha e podem deformar gravemente os arbustos, o que afetará negativamente a frutificação.
O controle de pragas em campo aberto é realizado com os medicamentos Zepellin, Accord, Sirocco. A fosfamida e o clorofos também têm um bom efeito. A pulverização é necessária 3-4 vezes por temporada. O último processamento é realizado no máximo 20 dias antes da colheita.
Cultivo de mudas de ervilha
A prática mais comum é o cultivo de ervilhas em campo aberto. Mas se desejar, as sementes podem ser usadas para mudas a fim de transferir as mudas já formadas para o jardim com o início do calor.
O algoritmo para o cultivo doméstico de ervilhas é semelhante a este:
- De acordo com o esquema tradicional, as sementes da cultura são separadas, calibradas e germinadas em um pano úmido por 3-7 dias na geladeira.
- Uma caixa rasa é preenchida com solo de jardim com adição de húmus, turfa e areia, a mistura de solo é umedecida e são feitos buracos de 2 cm de profundidade com um espaço livre de cerca de 3 cm entre eles.
- Uma ervilha é colocada em cada buraco, com seu broto para baixo.
- Polvilhe as depressões com o resto do solo e cubra a caixa com papel alumínio.
Durante duas semanas, as plantações de ervilha são ventiladas regularmente e umedecidas com um pulverizador. Após o surgimento dos primeiros brotos, o abrigo é removido e as mudas são alimentadas com uma solução de superfosfato. Quando os brotos adquirem duas folhas reais, podem ser mergulhados em uma caixa comum ou plantados em recipientes separados.
Cultivo de ervilhas em uma estufa
Você pode cultivar ervilhas não apenas em campo aberto, mas também em casa de vegetação - o método costuma ser usado para obter a colheita mais precoce da primavera. Além disso, uma cultura em estufa fechada pode ser semeada no final do verão, caso em que a frutificação virá pouco antes do tempo frio.
O algoritmo para plantar ervilhas em uma estufa como um todo não difere do esquema usual:
- O solo na estufa é escavado com antecedência e fertilizado com minerais de fósforo e potássio.
- São feitos pequenos sulcos no solo com uma distância de 25 cm entre as linhas, é necessário plantar ervilhas a uma profundidade de apenas 3 cm.
- O solo é regado e aguardado até que se assente, para então as sementes serem seladas em incrementos de pelo menos 5 cm.
- Polvilhe o material de plantio com terra e, após o surgimento dos rebentos, proceda com os cuidados habituais da cultura.
Tanto as sementes de ervilha embebidas quanto as secas podem ser semeadas no solo da estufa. No primeiro caso, a cultura germinará muito rapidamente. Na segunda, as mudas vão aparecer depois, mas os arbustos ficarão mais fortes e produtivos. Se houver mais de 25 cm entre as fileiras de ervilhas na estufa, você pode plantar rabanetes ou alfaces entre elas.
Conclusão
O plantio de ervilhas na primavera em campo aberto é feito de acordo com regras simples em abril ou maio, dependendo da região. A cultura é muito resistente, mas requer regas frequentes, instalação de suportes e afrouxamento regular do solo.