Grão de bico e ervilha: qual a diferença, o que é mais saudável, o que é melhor

O grão de bico, também conhecido como ervilha turca ou carneiro, foi recentemente percebido pelos compradores russos como um produto oriental exótico. Hoje ela pode ser encontrada nas prateleiras ao lado das “leguminosas” de muitas lojas. Apesar de pertencer à mesma família e de alguma semelhança externa, o grão-de-bico difere da ervilha comum, desde a zona de cultivo ao método de preparação.

Ambos os tipos de leguminosas diferem em sabor, valor nutricional e composição química.

Qual é a diferença entre ervilhas e grão de bico

A ervilha comum e o grão-de-bico são representantes de uma família, mas a segunda tem uma superioridade significativa sobre sua leguminosa “parente” em termos de composição de qualidade. Ao mesmo tempo, é inferior na quantidade de conteúdo protéico.

Aparência

Visualmente, o grão-de-bico é muito diferente das ervilhas comuns. É maior, o diâmetro médio de uma ervilha seca pode chegar a 1 cm. A superfície é irregular, irregular. O grão-de-bico seco é muito mais duro do que as ervilhas, portanto, eles requerem manipulações preparatórias antes do cozimento (imersão prolongada). Na forma acabada, sua polpa é macia aveludada, agradável, com sabor de noz.

O grão-de-bico em si é uma planta anual que forma pequenas vagens com 2-4 grãos dentro. Atinge 70 cm de altura, tem caule ereto com folhagem estranhamente pinada.

Atenção! Dependendo do local de crescimento, a cor dos grãos do grão-de-bico pode variar de amarelo a marrom-esverdeado. Apenas a variedade com sementes brancas é adequada para a alimentação.

As ervilhas comuns também são anuais, mas as vagens são mais longas, com quatro a dez grãos. O caule é ramificado, pode atingir 2,5 m, as folhas são estranhamente pinadas, de forma complexa, com gavinhas curtas nas pontas para apoiar o arbusto na posição vertical.

As ervilhas normais são redondas e de cor verde, mas podem variar ligeiramente dependendo do local onde são cultivadas.

As ervilhas novas são muito macias e macias e podem ser comidas cruas, ao contrário do grão-de-bico

Composição química

A composição química entre o grão de bico e a ervilha comum também faz diferença. E se partirmos dos indicadores médios, então na competição tácita ganha primeiro. É famoso por seu alto teor de proteínas vegetais, o que o torna perfeitamente digerível para o corpo. O grão de bico também contém vitaminas A, C, E, K, grupo B e beta-caroteno. Juntos, eles fazem ervilhas muito benéficas para os humanos. Esse produto também é rico em macro e microelementos: cálcio, magnésio, ferro, fósforo, sódio, potássio, zinco, cobre, manganês. Uma lista semelhante de nutrientes pode ser atribuída às ervilhas comuns, mas a diferença estará na quantidade.

Vitaminas e minerais

Grão de bico

Ervilhas

UMA

15 mcg

2 μg

Vitamina B grupo

B1 - 0,08 mg, B2 - 0,212 mg, B4 - 95 mg, B5 - 1,58 mg, B6 - 0,535 mg, B9 - 557 mg

B1 - 0,81 mg, B2 - 0,15 mg, B4 - 200 mg, B5 - 2,2 mg, B6 - 0,27 mg, B9 - 16 mg

C

4 μg

0,8 μg

Potássio (K)

968 mg

873 mg

Cálcio (Ca)

193 mg

115 mg

Magnésio (Mg)

126 mg

107 mg

Ferro (Fe)

2,6 mg

6,8 mg

Conteúdo calórico

O conteúdo calórico do grão-de-bico é de apenas 364 kcal. As ervilhas normais são "mais leves" de acordo com este indicador, porque contêm apenas 297 kcal por 100 g. Os dois tipos de leguminosas são valorizados pelo fato de conterem muita proteína vegetal, enquanto sua quantidade de acordo com a tabela BJU na composição do grão-de-bico e ervilha é quase a mesma - aproximadamente 19-20 g. são equiparados à carne de frango.

A quantidade de carboidratos, como proteínas, tem uma pequena diferença. Em 100 g de grão de bico contêm cerca de 60 g, em ervilhas - 50 g.

O conteúdo calórico do grão-de-bico é maior do que o da ervilha devido ao alto teor de ácidos graxos mono e poliinsaturados ômega-3 e ômega-6.É por isso que as ervilhas de carneiro são mais valiosas para vegetarianos e adeptos de um estilo de vida saudável.

Métodos de cozimento e duração

O grão-de-bico e a ervilha são cada vez mais usados ​​na culinária de pratos simples e mais complexos. As leguminosas são fervidas, cozidas, guarnecidas e adicionadas às sopas. Também assado, frito e amassado. Algumas donas de casa moem o grão-de-bico e as ervilhas em farinha para usar na panificação.

Mas, independentemente do método de preparação, o grão-de-bico e as ervilhas definitivamente precisam de uma preparação preliminar. Para cada um desses tipos, existe um método específico:

  1. As ervilhas são muito duras, por isso precisam ser deixadas de molho por um longo tempo antes de cozinhar, muitas vezes 5-6 horas são suficientes para que o tempo de cozimento seja de 30-40 minutos.
  2. O grão-de-bico também precisa de molho antes de ferver, mas ao contrário da ervilha, isso leva menos tempo, pois absorve água, o que pode afetar o sabor final do produto. O ideal é deixar de molho por 3-4 horas, o tempo de cozimento depois disso será de 30-40 minutos.

Se você ferver o grão-de-bico seco, levará 90 minutos para o cozimento completo e 60 minutos para as ervilhas secas.

Recursos benéficos

Graças ao seu alto teor de proteínas, o grão-de-bico e a ervilha são considerados alguns dos alimentos mais saudáveis. Essas leguminosas podem substituir a carne bovina e, portanto, são recomendadas por muitos nutricionistas. Além disso, os efeitos positivos no corpo incluem:

  • baixar os níveis de colesterol e normalizar a pressão arterial;
  • regular o trabalho do aparelho digestivo;
  • ajudam a melhorar o estado dos ossos e do tecido muscular;
  • controlar a quantidade de açúcar no sangue;
  • afetam positivamente o funcionamento do cérebro e do sistema nervoso;
  • reduzir o risco de excesso de peso.
Atenção! Vários estudos têm demonstrado que o uso do grão-de-bico retarda o processo de envelhecimento do corpo, torna a pele lisa e elástica.

Devido à ampla gama de propriedades úteis, o grão-de-bico e a ervilha são utilizados como um dos principais componentes da dieta terapêutica. Além disso, essas leguminosas enchem bastante, então não contribuem para comer demais.

Prejuízo

Quase todos os representantes das leguminosas aumentam a formação de gases no corpo, portanto, é indesejável para pessoas com um trato gastrointestinal fraco consumir grão-de-bico e ervilhas, bem como aqueles que sofrem de gota, úlceras de bexiga e tromboflebite. No entanto, as ervilhas normais tendem a ser mais inchadas do que o grão-de-bico.

O grão de bico e a ervilha provocam um aumento dos níveis de ácido úrico e contribuem para a acumulação de sais, pois, com o tónus intestinal baixo, doenças do aparelho urinário e rins, a sua utilização pode originar complicações ou recaídas.

Atenção! As ervilhas, devido ao aumento da produção de gás, não devem ser consumidas por mulheres grávidas e lactantes. O grão de bico é permitido durante a lactação, pois contribui para a adição de leite e o enriquecimento do organismo com ferro.

Regiões em crescimento

Basicamente, o grão-de-bico cresce nos trópicos e subtrópicos, freqüentemente encontrados na Austrália. Sua pátria é a Ásia Central, mas esta cultura também é cultivada na Índia, Europa Oriental e África e até na América. Muitos jardineiros russos que vivem em regiões quentes do país cultivam grão-de-bico em seus campos.

As ervilhas comuns crescem principalmente na Índia, China, EUA. O Canadá é considerado o líder na produção de ervilhas secas. Em escala industrial, além de para uso próprio, também é cultivada no território da Rússia. A pátria desta cultura é o Oriente Médio.

O que é mais saudável: ervilhas ou grão de bico

É impossível dizer exatamente o que é mais saudável, grão de bico ou ervilha. Afinal, cada produto tem um efeito diferente. Além disso, o efeito da utilidade reside na reação individual do corpo humano. Isso pode ser devido às preferências de sabor, o estado do trato gastrointestinal, microflora intestinal e outras características.

Por exemplo, as ervilhas lideram em quantidade de proteína vegetal, por isso não são indicadas para pessoas com má absorção da substância e para quem tem doenças da bexiga. Se falamos de grão de bico, então é menos preferível para quem está tentando acompanhar sua figura, porque seu conteúdo calórico é maior.

Quando usados ​​corretamente, o grão-de-bico e a ervilha são igualmente úteis, portanto, a escolha deve ser feita com base em suas próprias preferências.

Onde são aplicados

As leguminosas encontraram sua aplicação não apenas na culinária, mas também na cosmetologia. Afinal, as propriedades benéficas dessas culturas permitem que você mantenha o funcionamento correto de muitos sistemas do corpo.

Na cozinha

Legumes turcos e comuns foram recentemente ingredientes da cozinha oriental, mas hoje são usados ​​para preparar uma grande variedade de pratos em muitos países ao redor do mundo. Eles são usados ​​para fazer acompanhamentos e lanches. As leguminosas são especialmente populares na dieta de vegetarianos, substituindo a carne.

O prato de grão de bico mais popular é o homus (grão de bico amassado com especiarias e óleo). As sopas também têm um gosto bom. Por exemplo, o primeiro prato com tomate é preparado com grão de bico, e ervilhas são usadas para preparar o primeiro com carnes defumadas.

Em cosmetologia

Os amantes de cosméticos naturais há muito dominam o uso de legumes. Ervilhas e grão-de-bico são excelentes ajudantes anti-envelhecimento, eles melhoram a cor da pele e reduzem a inflamação. Para tanto, são utilizadas várias máscaras, que são preparadas à base de grãos moídos com adição de outros componentes (mel, suco de limão, óleos vegetais).

Conclusão

O grão de bico é diferente das ervilhas normais, mas ambos devem ser incluídos na sua dieta. Eles são boas fontes de proteína vegetal, ferro e muitos outros nutrientes. Além disso, têm bom gosto e podem ser utilizados na confecção de uma grande variedade de pratos.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção