Contente
Um dos segredos de uma jardinagem bem-sucedida é a seleção correta das plantas para compatibilidade umas com as outras. A lista de vegetais que podem ser plantados ao lado de ervilhas no mesmo canteiro não é muito extensa. É aconselhável familiarizar-se com eles antes de cultivar uma safra para garantir uma boa colheita.
Como a compatibilidade da cultura afeta os rendimentos
As culturas compatíveis são chamadas de culturas que, quando cultivadas no mesmo canteiro, não apenas não suprimem, mas também têm um efeito positivo umas sobre as outras, criando um microclima favorável que contribui para o desenvolvimento normal e aumento da produtividade.
A vizinhança correta torna possível:
- receba vegetais frescos desde o início da primavera até o final do outono;
- aumentar a produtividade das safras cultivadas em um número de;
- melhorar a qualidade dos vegetais e frutos silvestres;
- usar racionalmente a área útil do jardim;
- prevenir o desenvolvimento de doenças e pragas;
- atrair mais insetos polinizadores;
- aumentar a rentabilidade do local compactando plantações de hortaliças com diferentes períodos de maturação.
Além disso, o hábito de plantar safras compatíveis no mesmo canteiro ou em canteiros adjacentes, exigindo a mesma composição do solo e idênticos cuidados, possibilita o controle do teor de nutrientes do solo e a nutrição adequada das plantas.
Compatibilidade da ervilha com outras culturas
Você pode encontrar um local adequado para ervilhas, mesmo em uma área pequena. Este representante das leguminosas é dócil, não é agressivo e se dá bem com as plantas próximas.
Um poderoso sistema radicular solta bem o solo, proporcionando assim acesso de oxigênio às raízes de outras plantas, e as flores brancas ou roxas exalando um aroma agradável atraem insetos, que ao mesmo tempo polinizam as plantações que crescem com elas no mesmo canteiro.
As leguminosas se distinguem por sua capacidade de saturar o solo com nitrogênio, o que torna a vizinhança das ervilhas muito útil. Suas raízes longas permitem que extraiam nutrientes das camadas profundas do solo, deixando outras culturas mais próximas da superfície.
O plantio desta planta nas proximidades também é recomendado devido à presença de copas exuberantes, que não só evitam a evaporação da umidade do solo, permitindo reduzir a frequência de rega, mas também inibe o crescimento de ervas daninhas no jardim.
Com o que plantar ervilhas no mesmo jardim
A produção de ervilhas dependerá muito de quais vizinhos cultivam com ela na mesma cama.
Bons parceiros para esta cultura podem ser:
- Morango. O sistema radicular fibroso dos morangos localizado na camada superior do solo é tão pequeno que dificilmente será capaz de prejudicar as plantas vizinhas, e mais ainda as ervilhas, que conseguem penetrar nas camadas mais profundas do solo. Se este vegetal for plantado com morangos, você pode obter uma boa colheita de ambas as safras.
- Abobrinha, abóbora, abóbora e pepino. Todos esses vegetais consomem ativamente nitrogênio, que são totalmente fornecidos por um vizinho devidamente selecionado.E os insetos que chegam nas flores perfumadas das leguminosas também polinizam as espécies de abóbora.
- Repolho. Este bairro é bom para ela também. O representante das leguminosas vai afrouxar o solo com suas raízes e proteger o vizinho do apodrecimento. Os jardineiros recomendam o plantio de repolho à la Pequim, cujo sabor fica mais agradável e doce.
- Batatas. A tradição de semear ervilhas com este vegetal surgiu há muitos anos. E isso não é surpreendente, porque a presença de leguminosas ajuda a melhorar o rendimento das colheitas. Além disso, se você plantar ervilhas nas proximidades, isso afastará as pragas dos arbustos de batata, incluindo o besouro da batata do Colorado, que economiza em inseticidas.
- Cenoura. Os óleos essenciais contidos nas pontas das cenouras são capazes de repelir insetos nocivos. Se você plantar leguminosas ao lado da cenoura, poderá obter uma boa colheita de ambas as safras.
- Beterraba. Esses vizinhos se dão bem na mesma cama. Se você plantá-las juntas, as ervilhas não tirarão alimento da raiz, pois suas raízes são mais longas e as beterrabas que crescem nas proximidades servirão como um bom suporte para o vizinho, o que eliminará a necessidade de sua liga.
- Rabanete, daikon. Plantar legumes ao lado desses vegetais é uma boa opção. Percebe-se que tal vizinhança melhora não só o rendimento, mas também o sabor das raízes.
- Milho. Esta cultura se dá bem no mesmo canteiro ao lado da ervilha, que fornece nitrogênio integralmente e protege as raízes do superaquecimento. Quando plantado lado a lado, o milho alto é um bom suporte para trançar leguminosas.
- Mostarda. Absorvendo ativamente o nitrogênio necessário para seu crescimento, a cultura plantada nas proximidades fornece às ervilhas substâncias úteis que melhoram sua frutificação.
- Temperos. Os óleos essenciais encontrados em hortelã-pimenta, sálvia, alecrim e outras culturas de especiarias desse tipo ajudam a repelir insetos nocivos. Isso beneficia tanto as ervas quanto os vizinhos.
O que é melhor não plantar ervilhas
Apesar de suas propriedades benéficas, esse vegetal pode não ser um bom vizinho para todos. Não é recomendado plantá-lo no mesmo canteiro com as seguintes plantas:
- Cebola e alho. As raízes desses vegetais secretam fitoncidas - substâncias especiais que podem inibir o crescimento de leguminosas, portanto, essa vizinhança definitivamente não beneficiará as ervilhas.
- Tomates. Também é melhor não plantar tomates ao lado de ervilhas. Essa vizinhança pode não ser a melhor maneira de afetar a produção de ambos os vegetais.
- Funcho. É um agressor capaz de suprimir todas as plantas em crescimento próximas. Apenas o coentro e o coentro podem resistir à erva-doce. Mas você não deve plantar ervilhas com ele.
- Girassol. Ele também é um dos agressores capazes de oprimir os vizinhos, por isso é melhor não semear leguminosas com ele. Além disso, segundo os especialistas, o girassol ocupa quase o último lugar na rotação da cultura da ervilha, respectivamente, após esta cultura não é recomendável plantá-lo.
- Manjericão e absinto. A proximidade com ervas com aroma específico diminui a vitalidade da planta e confere ao fruto um sabor amargo.
Não deve ser plantado próximo a alfafa e trevo, ou à sombra de árvores e arbustos que se espalham.
Melhores precursores para ervilhas
A rotação de culturas ajudará a obter uma boa colheita e evitará o acúmulo de microrganismos patogênicos no solo, ou seja, o cultivo alternado de diferentes anuais no local.
Com um cronograma bem elaborado, as plantas previamente plantadas não só não empobrecem nem contaminam o solo, mas também ajudam a aumentar a produção de hortaliças e frutos no próximo ano. Ao mesmo tempo, cada safra subsequente deve repor o suprimento de nutrientes do solo, consumido por suas predecessoras.
Então, por exemplo, para obter uma boa safra de leguminosas, você precisa saber como plantar ervilhas em terreno aberto.
As leguminosas normalmente sentirão após muitas plantas, exceto por seus "parentes", isto é, representantes desta família.
Os predecessores ideais das ervilhas em uma rotação de culturas são: batata, repolho, pepino, abóbora, abobrinha, endro, milho. Você pode plantar depois de morangos, morangos e cenouras.
Mas em um local previamente semeado com cereais, é melhor colocar um legume, desde que os canteiros estejam bem limpos de palha e ervas daninhas.
É possível semear ervilhas depois de ervilhas
Solo saturado com nitrogênio (e é isso que se torna depois de legumes) é o menos adequado para o cultivo de vegetais. Por esta razão, você não pode plantar ervilhas depois de ervilhas no próximo ano. Em outra ocasião, as leguminosas nesta área não podem ser semeadas antes de quatro anos.
O que você pode plantar depois das ervilhas no próximo ano
As propriedades úteis das leguminosas possibilitam a utilização de representantes dessa família como adubo verde.
Incorporando topos de plantas no solo:
- ajuda a saturá-lo com substâncias úteis;
- melhora a estrutura do solo;
- fornece um ambiente favorável para o desenvolvimento de microrganismos benéficos.
Portanto, no próximo ano após as ervilhas, quase todas as plantas cultivadas podem ser plantadas, exceto as próprias leguminosas.
Conclusão
As plantas podem ser plantadas perto das ervilhas, o que não interfere no seu crescimento. A escolha correta das lavouras vizinhas ajudará não só a fazer uma boa safra, mas também a preservar a fertilidade do solo, muito importante em qualquer economia agrícola.