Contente
Talvez, qualquer pessoa de uma forma ou de outra relacionada com a jardinagem, não pudesse deixar de ouvir falar do polvo, a árvore milagrosa do tomate. Por várias décadas, uma grande variedade de rumores sobre esse tomate incrível excitou as mentes dos jardineiros. Ao longo dos anos, muitos já tentaram cultivar um tomate Octopus em suas parcelas, e as críticas às vezes são as mais polêmicas.
Muitos estão desapontados por não ter sido possível cultivar nem mesmo algo semelhante a uma planta única e extensa da foto, enquanto outros estão bastante satisfeitos com o poder de crescimento de seus arbustos plantados e consideram o polvo um híbrido indeterminado muito bom, que pode ambos saborear e rendimento, competem com muitos outros tomates. Até certo ponto, ambos estão certos, o próprio tomate Octopus é um híbrido comum, diferindo apenas em sua enorme força de crescimento.
A popularidade do tomate Octopus tem prestado um bom serviço - ele tem vários outros irmãos e agora os jardineiros podem escolher entre uma família inteira de polvos:
- Creme de polvo F1;
- Creme de Framboesa F1;
- Creme de laranja F1;
- Creme de chocolate F1;
- Polvo cereja F1;
- Polvo framboesa cereja F1.
Neste artigo você poderá conhecer os diferentes métodos de cultivo do híbrido de tomate Octopus e as características de suas novas variedades.
Descrição
O polvo de tomate foi criado provavelmente por criadores japoneses nas décadas de 70 e 80 do século passado. Pelo menos todos os experimentos iniciais com o cultivo de tomateiros ocorreram no Japão, que é famoso por suas descobertas e invenções inesperadas.
No início do século XXI, este híbrido foi inscrito no Registro do Estado da Rússia. A empresa agrícola "Sedek" tornou-se titular da patente, cujos especialistas desenvolveram uma tecnologia própria para o cultivo de tomateiros. O polvo de tomate possui as seguintes características:
- O híbrido pertence a tomates indeterminados e é caracterizado por um forte vigor de crescimento de rebentos laterais;
- Em termos de maturação, pode ser atribuída ao tomate de maturação tardia, ou seja, do aparecimento dos brotos inteiros até a maturação do tomate, decorrem pelo menos 120-130 dias;
- O rendimento quando cultivado em condições normais em terreno aberto é de cerca de 6-8 kg de tomates por arbusto;
- O híbrido pertence ao tipo carpal, 5-6 frutos são formados na escova, as próprias escovas aparecem a cada três folhas.
- O polvo é altamente resistente ao calor e à maioria das doenças comuns. Entre eles estão a podridão apical e da raiz, vírus do mosaico do tabaco, verticillium e oídio;
- Os frutos deste tomate têm um sabor excelente, são densos, sumarentos e carnudos. O peso médio de um tomate é de 120-130 gramas;
- A forma dos tomates é redonda, ligeiramente achatada. A cor é brilhante, vermelha;
- Os tomates polvo distinguem-se pela sua capacidade de armazenamento a longo prazo.
Se você mantiver em mente apenas as características listadas acima, será apresentado apenas um híbrido comum indeterminado de meio a tarde com bons indicadores de rendimento.
Tecnologias de cultivo especiais
Além das características acima, os fabricantes indicam a possibilidade de cultivo deste híbrido na forma de tomateiro. E então são dados números absolutamente incríveis, com os quais qualquer jardineiro ficará tonto de deleite. Que a árvore vai chegar a 5 metros de altura, que precisa ser cultivada por pelo menos um ano ou até dois, e que sua copa pode chegar a 50 metros quadrados. E o mais importante é que de uma dessas árvores você pode colher até 1.500 kg de tomates deliciosos.
O mais interessante é que todos esses números não são exageros, assim como os próprios tomateiros não podem ser chamados de mito ou ficção. Eles existem, mas para obter tais resultados, são necessárias condições especiais e adesão a uma tecnologia de cultivo especial.
Em primeiro lugar, esses tomateiros não podem ser cultivados em uma temporada de verão, mesmo nas regiões mais ao sul da Rússia. Portanto, é necessário ter uma estufa que será aquecida durante o período de frio. Além de aquecimento, iluminação adicional também será necessária no inverno.
Em segundo lugar, essas árvores não podem ser cultivadas em solo comum. O uso de hidroponia é necessário. No Japão, eles foram ainda mais longe e aplicaram uma tecnologia que tornou possível automatizar completamente o processo de fornecimento de oxigênio e nutrientes ao sistema radicular do tomate por meio de um computador.
Os especialistas da empresa agrícola "Sedek" desenvolveram uma tecnologia própria, o que permite, em princípio, obter o mesmo resultado, mas todas as medições e controlo das soluções terão de ser efectuados manualmente, o que aumenta a intensidade de trabalho do processo. É usada uma tecnologia de cultivo hidropônico padrão, que só pode ser realizada em um ambiente industrial, portanto, é improvável que seja do interesse da grande maioria dos residentes de verão e jardineiros.
Crescendo em estufas
Para a maioria dos jardineiros na Rússia, será mais interessante cultivar um tomate Octopus em policarbonato comum ou em estufas de filme. Na verdade, para as condições climáticas de terreno aberto na Rússia central, este híbrido não é adequado, como qualquer tomate de maturação tardia. Mas em uma estufa de um arbusto é perfeitamente possível cultivar cerca de 12-15 baldes de tomates polvo para toda a estação quente.
Para obter tais resultados, as sementes desse híbrido para mudas devem ser semeadas até janeiro, de forma ideal na segunda quinzena do mês. É bom usar solo desinfetado com alto teor de vermiculita e vermicomposto para a semeadura. Manter as condições de temperatura desde o momento da emergência dentro de + 20 ° + 25 ° С. Mas o mais importante é a luz. Deve haver muito disso. Portanto, a iluminação adicional para todo o período antes do plantio das mudas na estufa deve funcionar de 14 a 15 horas por dia.
Três semanas após o surgimento das mudas, as mudas de polvo mergulham em recipientes separados, cujo volume deve ser de pelo menos 1 litro. Isso é necessário para o desenvolvimento completo do sistema raiz.
A rega nesta fase deve ser moderada, mas uma vez a cada 10 dias, as mudas devem ser alimentadas com vermicomposto. É possível combinar este procedimento com a rega.
Já em meados de abril, mudas de tomate Octopus devem ser plantadas em uma estufa em cumes elevados e aquecidos com composto. Antes do transplante, é aconselhável retirar dois pares de folhas inferiores e aprofundar as plantas 15 cm no solo. Um punhado de húmus e cinzas de madeira é adicionado à cova de plantio.
Antes do início de um clima cada vez mais quente, é aconselhável cobrir as mudas de tomate plantado com material não tecido em arcos.
O segredo mais importante para obter grandes safras reside no fato de que as plantas de polvo não têm enteados.Ao contrário, todos os enteados formados com borlas e ovários são amarrados a fileiras de arame estendidas sob o teto da estufa. Assim, em meados do verão, forma-se um verdadeiro tomateiro Octopus com até dois metros de altura e uma copa que se espalha na mesma largura.
Além disso, com o início do clima quente de verão, o tomateiro precisa fornecer um bom fluxo de ar pelas aberturas e portas abertas.
A alimentação com matéria orgânica ou vermicomposto também é realizada regularmente, pelo menos uma vez por semana.
Se tudo for feito corretamente, os primeiros tomates começam a amadurecer já em meados de junho. E a frutificação vai durar até o outono, até a geada na rua.
Cultivando um híbrido ao ar livre
Em princípio, para o terreno aberto, todos os pontos principais de cultivo de um tomate Octopus permanecem os mesmos que para uma estufa. Deve-se apenas notar que é possível revelar todas as possibilidades deste híbrido apenas no campo aberto das regiões do sul, em uma latitude ao sul de Rostov-on-Don ou pelo menos Voronezh.
Caso contrário, nos canteiros, é muito importante construir uma treliça forte e volumosa para esses tomates, à qual amarrará regularmente todos os brotos em crescimento. Com o plantio precoce, é necessário proteger as mudas de tomate de polvo de possíveis ondas de frio noturnas. Alguma atenção deve ser dada à prevenção de doenças e pragas, uma vez que em campo aberto a probabilidade de sua ocorrência, via de regra, é maior do que em estufas. Embora o Octopus mostre alta resistência a vários problemas e, via de regra, lida com eles mesmo sem ajuda externa.
Outros polvos e críticas de jardineiros
Nos últimos anos, outros híbridos com o mesmo nome surgiram no mercado e se tornaram ainda mais populares.
A principal razão de sua popularidade entre as pessoas são os primeiros termos de seu amadurecimento. Tomate Polvo Creme F1 pode ser atribuída com segurança a tomates no meio do início, frutas maduras aparecem dentro de 100-110 dias após a germinação. Além disso, caracteriza-se por frutos muito bonitos, quase da mesma forma e tamanho, com casca brilhante, que ficam muito atraentes nos arbustos. O creme de polvo multicolorido mantém todas as mesmas características, diferindo apenas na cor da fruta.
O Tomato Octopus Cherry F1 foi até inscrito no Registro Estadual da Rússia em 2012. Ele também tem um período de maturação anterior. Além disso, é ainda mais produtivo do que o Octopus normal. Pelo menos quando cultivado em condições normais de estufa, até 9 kg de tomates podem ser obtidos de um arbusto.
Desde que, nos últimos anos, os jardineiros aparentemente aceitaram o fato de que é muito difícil cultivar um tomate de Octopus, as análises desses híbridos tornaram-se mais otimistas. Muitas pessoas ainda apreciam a produção, o sabor e o grande vigor dos pés de tomate.
Conclusão
O polvo de tomate permanecerá um mistério para muitos jardineiros por muito tempo, e sua imagem do tomateiro ajudará alguns deles a experimentarem constantemente e alcançarem resultados incomuns. Em geral, esse híbrido merece atenção, nem que seja pelo seu rendimento e resistência a doenças e pragas.