Contente
- 1 Quando desenterrar alcachofra de Jerusalém
- 2 Métodos de armazenamento de alcachofra de Jerusalém
- 3 Preparando alcachofra de Jerusalém para armazenamento no inverno
- 4 Como armazenar alcachofra de Jerusalém no inverno em uma adega
- 5 Como armazenar alcachofra de Jerusalém em casa no inverno
- 6 Como manter alcachofra de Jerusalém na geladeira
- 7 É possível congelar alcachofra de Jerusalém
- 8 Como congelar alcachofra de Jerusalém
- 9 Como armazenar alcachofra de Jerusalém antes de plantar
- 10 Conclusão
Existem várias maneiras de armazenar alcachofra de Jerusalém no inverno. A principal condição é criar o microclima necessário para os tubérculos. Se houver alta temperatura e umidade mínima no ambiente, a raiz vai secar, perder sua apresentação e sabor, e o prazo de validade será significativamente reduzido.
Quando desenterrar alcachofra de Jerusalém
A alcachofra de Jerusalém ("pêra de barro", "raiz do sol", "alcachofra de Jerusalém") é uma planta perene com alto índice de resistência à geada. Os tubérculos maduros extraídos do solo não ficam armazenados por muito tempo, sua casca é muito fina, como a raiz amadurece, ela não fica grossa, portanto, a raiz fica praticamente sem proteção contra o apodrecimento e o ressecamento. Para alimentação, a alcachofra de Jerusalém é desenterrada em pequena quantidade e imediatamente incluída na dieta, após 3 dias os tubérculos não são mais adequados para alimentação.
O acúmulo de carboidratos e nutrientes ocorre no final do outono, dependendo da região de crescimento - em setembro ou outubro. Os tubérculos retêm sua composição química até a primavera. Na época da vegetação e da formação de novas raízes, a alcachofra perde seu sabor e valor energético. No solo, a alcachofra de Jerusalém tolera bem as baixas temperaturas, sem perder sua composição e apresentação. Para armazenamento, uma pêra de barro é colhida no outono, na época da primeira geada; para comer, é desenterrada na primavera ou no outono.
14 dias antes da colheita, os caules da alcachofra de Jerusalém destinados à escavação são cortados para armazenamento. Deixe um broto de 25 centímetros de comprimento acima do solo. Os nutrientes serão usados para formar a cultura da raiz, a pêra de terra irá rapidamente acumular a composição química necessária e amadurecer.
Métodos de armazenamento de alcachofra de Jerusalém
A raiz do sol é colhida na quantidade necessária para a nutrição da família. O produto é extravagante no armazenamento e requer o cumprimento de certas condições. Opções de armazenamento para alcachofra de Jerusalém no inverno:
- na geladeira;
- congelador:
- porão;
- por imersão em parafina;
- na varanda ou loggia;
- em uma trincheira no local.
Preparando alcachofra de Jerusalém para armazenamento no inverno
Para armazenar alcachofra de Jerusalém em casa no inverno, é necessário extrair adequadamente o vegetal do solo. A tecnologia é semelhante à colheita de batatas. O sistema radicular da pêra de barro é superficial, a formação de raízes ocorre a uma profundidade de 20–25 cm, a largura de crescimento é de cerca de 30 cm. Ao remover a raiz do solo, evita-se o dano mecânico aos tubérculos. Vários frutos são deixados no solo, eles se tornarão o início do crescimento de um novo arbusto.
Você pode cavar a raiz do sol com uma pá, neste caso não há garantia de que os frutos não serão danificados durante o trabalho. A melhor opção é usar garfos com dentes largos. O arbusto é cuidadosamente cavado de todos os lados e removido do solo para os restos do caule.
A alcachofra de Jerusalém é separada do arbusto, não é recomendável cortar o talo, essa manipulação encurtará o prazo de validade. Deixe uma raiz de 10-15 cm de comprimento, desta forma os frutos reterão mais oligoelementos e nutrientes. Se o espaço de armazenamento permitir, os tubérculos são deixados no arbusto, apenas a massa da raiz do solo é removida.Quando separada da raiz, a alcachofra de Jerusalém é cuidadosamente limpa do solo, colocada em um recipiente e colocada em uma sala com boa ventilação para secar. Os vegetais não são deixados em locais abertos à luz solar; a exposição à radiação ultravioleta destrói a maior parte da composição biológica.
Antes do armazenamento, a alcachofra de Jerusalém é examinada, apenas frutas de alta qualidade podem durar até a primavera. Requisitos necessários para um vegetal:
- Na forma, os tubérculos são de tamanhos diferentes, raramente os mesmos aparecem externamente.
- A cor da casca é amarela, vermelha escura, marrom, esta gama de cores pode ser observada em uma planta-mãe.
- A consistência dos vegetais é firme, elástica, a lembrar batata, os frutos moles não são adequados para armazenamento.
- Solavancos e solavancos são normais.
- Se houver danos mecânicos, manchas, falta de densidade, vegetais de má qualidade na superfície, eles são descartados.
Um pré-requisito no trabalho preparatório é que a alcachofra de Jerusalém não seja lavada antes do armazenamento.
Como armazenar alcachofra de Jerusalém no inverno em uma adega
É melhor desenterrar alcachofra de Jerusalém no outono, se o volume da safra colhida for grande, a maneira mais fácil de armazená-la é colocá-la no porão.
Dentro de casa, você pode facilmente manter uma temperatura constante de +40 C e umidade do ar 85%. Estas são as condições ideais para uma pêra de barro. A área permite que os tubérculos sejam colocados junto com o arbusto, ao invés de separadamente. Existem várias maneiras, cada uma delas produtiva, de escolher à vontade:
- Eles são colocados em um recipiente com areia junto com as cenouras, os requisitos para as condições são os mesmos.
- Os tubérculos são cobertos com uma camada de argila, colocados em caixas de madeira ou recipientes de plástico e firmemente cobertos com material escuro por cima.
- A alcachofra de Jerusalém é distribuída em recipientes, cobertos com musgo, turfa ou serragem na parte superior.
- Coloque os tubérculos em um saco plástico, solte o ar e amarre bem. Os pacotes são colocados em um saco, borrifado com terra.
A iluminação tem um efeito prejudicial na raiz do sol, a sala deve ser escura. Se isso não for possível, o recipiente e a embalagem não devem transmitir luz.
Você pode guardar alcachofra de Jerusalém para o inverno usando o método de depilação:
- o vegetal é cuidadosamente limpo de terra;
- derreta comida ou parafina de vela;
- cada fruta é mergulhada na substância por alguns segundos, removida;
- colocado em caixas e baixado para a adega.
O procedimento é realizado em câmara fria para resfriar rapidamente os tubérculos. A alcachofra de Jerusalém é indesejável para exposição térmica prolongada. O método é trabalhoso, mas o mais eficaz. Nesse estado, o vegetal é armazenado por mais de 3 meses.
Após a postura, os tubérculos são periodicamente examinados quanto à deterioração. Os vegetais estragados são colhidos para evitar que a infecção bacteriana infecte os tubérculos próximos.
Como armazenar alcachofra de Jerusalém em casa no inverno
No outono, a safra colhida na casa de campo, que não tem porão, é transportada para as residências. No inverno, para armazenar alcachofra de Jerusalém em casa, você pode pendurar um saco de tubérculos do lado de fora da janela para a rua. Este método é usado antes do início de geadas severas. Se possível, os tubérculos da caixa são borrifados com areia e colocados no local, tapados com uma tábua e ramos de abeto por cima. No inverno, eles cobrem a neve na forma de um monte de neve. O design é conveniente porque você pode tirar os vegetais da caixa a qualquer momento.
Como armazenar alcachofra de Jerusalém em um apartamento
A alcachofra de Jerusalém é colhida no outono, e a alcachofra de Jerusalém é armazenada no inverno em um apartamento em uma varanda ou loggia. Os vegetais devem ser recém-colhidos e não comprados em lojas de varejo. Os tubérculos adquiridos são mal armazenados.
O armazenamento é diferente na varanda envidraçada e aberta. Os vegetais são colocados em uma loggia fechada de acordo com o seguinte esquema:
- uma camada de turfa é colocada no fundo da caixa ou recipiente;
- uma pêra de barro é colocada em cima;
- adicionar turfa, os tubérculos devem estar completamente fechados;
- uma camada de serragem completa o abrigo;
- cubra o recipiente com um material opaco;
- limpo até a varanda.
Se a loggia não for esmaltada, os tubérculos são colocados em um saco, liberados ao ar, bem amarrados. As sacolas são colocadas em uma sacola de lona de acordo com o esquema: uma camada de terra, vegetais e coberta com terra por cima. A bolsa é amarrada, coberta com um cobertor ou jaquetas velhas. Se as frutas congelarem, não é assustador, elas retêm completamente o sabor e os nutrientes. Em seu ambiente natural, a alcachofra de Jerusalém inverte com segurança a -45 0C.
Como manter alcachofra de Jerusalém na geladeira
Se a colheita da pêra de barro for insignificante ou comprada para o inverno em pequenas quantidades e ocupar pouco espaço, guarde-a na geladeira. Os vegetais refrigerados não podem ser usados por mais de 25 dias. Algoritmo de ações:
- Separe a fruta do arbusto.
- Fragmentos de solo são removidos da superfície.
- Limpe com um pano seco sem pressionar.
- Umedeça o tecido, embrulhe as frutas, pode usar um recipiente com tampa.
- Colocado na seção vegetal inferior.
- Mantenha o tecido úmido.
É possível congelar alcachofra de Jerusalém
A planta resistente ao frio retém bem sua composição biológica e qualidades energéticas por 2,5 meses após o congelamento. É uma forma garantida de conservar a alcachofra de Jerusalém para o inverno, quando as frutas não se deterioram. Não há necessidade de se preocupar com a integridade da casca. O método é limpo e não trabalhoso, antes de colocar a raiz solar é bem lavado em água corrente. A desvantagem do congelamento é o pequeno volume do freezer, o que não permite armazenar grande quantidade do produto.
Como congelar alcachofra de Jerusalém
Para congelar uma pêra de barro, são adequados os frutos danificados durante a escavação, na superfície dos quais existem pequenas manchas. A principal condição é que os vegetais sejam frescos. Recomenda-se congelar em porções, não a granel. Sequência de trabalho:
- Os caules e áreas danificadas são removidos dos tubérculos limpos.
- Cortado em cubos ou pratos, a forma do corte é irrelevante.
- Coloque na embalagem, solte o ar, amarre bem.
Colocado em um freezer. Recipientes pequenos podem ser usados em vez de sacos. Descongele o produto aos poucos, retire primeiro uma porção e coloque na prateleira da geladeira por 2 horas, depois em água fria.
Como armazenar alcachofra de Jerusalém antes de plantar
Não há necessidade de escavar especialmente a alcachofra de Jerusalém no outono para plantá-la na primavera. A cultura é cultivada em outubro por meio da divisão da mata-mãe, método também adequado para o plantio em maio. O material retém a possibilidade de vegetação por apenas 14 dias, após o término do prazo a pera não germina. Se os tubérculos foram adquiridos no mercado ou de amigos e a época do plantio ainda não se aproximou, a melhor forma de manter a germinação é colocar o material em um pano úmido e colocar na geladeira (não no freezer).
Conclusão
Existem várias maneiras de armazenar alcachofra de Jerusalém no inverno, o principal é criar o microclima necessário para os tubérculos. Fatores importantes: umidade e falta de luz. O regime de temperatura não deve exceder +40 C. A vida útil mais longa é de 3 meses no freezer e 25 dias na prateleira da geladeira. Na cave e na varanda, os vegetais são armazenados até 60 dias.