Contente
É possível guardar daikon em casa por muito tempo, mesmo em um apartamento na cidade. É importante seguir as regras de colheita de tubérculos de grande porte e preparação para armazenamento para o inverno. Os vegetais preservam melhor suas propriedades benéficas em caves e caves com alta umidade ou na geladeira.
Quando remover daikon do jardim no outono
O rabanete japonês é uma cultura termofílica. Portanto, todos os jardineiros e residentes de verão devem seguir de perto a previsão do tempo de longo prazo, porque apenas uma colheita de alta qualidade pode ser armazenada. Com a ameaça de geada precoce, o daikon é colhido ainda imaturo de acordo com os termos indicados na embalagem. A maioria das variedades são raízes que se projetam bem acima da superfície do solo, que não toleram temperaturas abaixo de 0 ° C. As amostras afetadas pelo gelo não podem ser armazenadas, pois se deterioram rapidamente. Com base no clima de sua região, todos decidem quando colher os vegetais: em setembro ou outubro.
Um rabanete não amargo terá um sabor melhor quando estiver totalmente maduro. Este fator também afeta a manutenção da qualidade. Se a temperatura cair muito cedo e por um curto período de tempo, um abrigo tipo spunbond é construído para os vegetais que serão armazenados no inverno. Durante o dia, o material é retirado para que a planta absorva o calor do sol.
Cave o daikon para armazenamento em clima frio e seco. Os corredores são soltos profundamente para que os vegetais possam ser mais facilmente liberados do solo. As raízes que crescem em um substrato leve e solto saem livremente do solo se forem puxadas pela parte superior e pela parte superior do próprio vegetal. Primeiro, eles tentam balançá-lo no chão de um lado para o outro ou no sentido horário. Se a raiz cede, mais esforço é feito e puxado para fora do ninho. Em solo compactado, eles cavam com um forcado ou pá para não danificar a estrutura suculenta e frágil da polpa ao ser arrancada.
Quando limpar o daikon nos subúrbios
Rabanete doce em regiões onde a temperatura cai cedo, às vezes você tem que desenterrá-lo antes que esteja totalmente maduro. Mas é melhor colher o daikon com uma colheita um pouco menor do que aqueles afetados pela geada. As raízes não terão o tamanho declarado, mas se armazenadas adequadamente, durarão vários meses. Ao mesmo tempo, o sabor e as qualidades úteis não mudam radicalmente. Se as geadas forem de curta duração, a cama é coberta com agrotêxtil ou folha com isolamento.
Essas instâncias não podem ser armazenadas. Se os vegetais não estiverem podres, podem ser usados imediatamente na cozinha.
Regras para armazenar daikon para o inverno
A boa qualidade de conservação do rabanete japonês depende da qualidade da colheita. As raízes desenterradas, que ficarão armazenadas por vários meses, são deixadas no jardim por 4-5 horas para que a terra sobre a pele seque. Se o dia estiver quente e ensolarado, transfira os vegetais para um local à sombra para secar. Em seguida, o solo é sacudido suavemente e removido, mas não com uma ferramenta afiada. Melhor limpar com um pano. Os topos são cortados, deixando os topos com até 2,5 cm de comprimento. As culturas de raízes que atendem aos seguintes requisitos são armazenadas:
- elástico, não flácido - a densidade da estrutura é sentida;
- a pele é naturalmente branca, de cor creme esverdeada ou tingida de rosa em algumas variedades.
Instâncias com manchas escuras ou danos mecânicos não são adequadas para armazenamento de longo prazo.
Mergulhar os vegetais no recipiente deve ser feito com cuidado para manter a polpa em boas condições. O Daikon para armazenamento de inverno não deve ser lavado. Primeiro, as raízes são submetidas à superexposição por 2-3 dias. Durante este período, danos ocultos aparecerão. Esses espécimes são deixados para alimentação, eles podem permanecer por até 3 semanas sem maiores sinais de deterioração. Rabanete japonês é colocado:
- em porões;
- nas caves;
- em uma loggia ou varanda isolada;
- na geladeira.
Como armazenar um daikon para o inverno em uma adega
As raízes são colocadas em fileiras em caixas de areia ou serragem, que são umedecidas à medida que secam. Caso contrário, esses materiais irão puxar a umidade da fruta. De vez em quando, ao armazenar o daikon na adega, as raízes são revisadas e os espécimes são retirados com sinais de podridão para que não infectem o resto da cultura. As caixas são cobertas com material denso para que o ar permaneça disponível. Você pode guardar qualitativamente o daikon para o inverno na adega, onde a umidade do ar é de 70-90%.
Como armazenar daikon no porão
As raízes adequadamente escavadas e secas, intactas e sem danos, ficam bem no porão. O rabanete japonês é armazenado junto com a beterraba e a cenoura, também é possível em grandes caixas que são preenchidas com areia. Se possível, cubra as caixas com musgo. Um bom armazenamento requer 70-90% de umidade e uma temperatura não superior a + 5 ° C. A areia é pulverizada se secar.
Como manter um daikon para o inverno em casa
Na ausência de depósitos subterrâneos, o rabanete japonês também é colocado em edifícios residenciais, apartamentos comuns, onde há um local com temperatura não superior a + 7 ° C. Várias raízes podem ser embrulhadas em sacos plásticos e colocadas na prateleira inferior da geladeira. Até geadas severas, abaixo de -15 ° C, armazenar daikon para o inverno em casa é possível, mesmo em um celeiro sem aquecimento. As frutas são colocadas em uma sacola de lona ou embrulhadas em um pano e colocadas em uma caixa, que é coberta com uma manta velha.
Em edifícios residenciais privados, os armários são equipados sem aquecimento, onde são armazenados vegetais e frutas. Entre eles há um lugar para uma caixa com rabanete japonês, que com sua composição vitamínica vai sustentar a família no final do outono e início do inverno.
Como armazenar um daikon em um apartamento na cidade
Se houver varanda ou loggia, as raízes são colocadas nestas salas, tendo organizado um bom isolamento das caixas com a colheita. Os vegetais são armazenados em recipientes para uso em feltro, isolamento de edifícios modernos ou poliestireno. Cada raiz é cuidadosamente colocada em uma caixa, que também é cuidadosamente fechada por cima. Em tais condições, é improvável que seja possível conservar o daikon por muito tempo no inverno, mas em temperaturas abaixo de -10 ° C, pode-se esperar que os vegetais não sejam afetados. Além disso, você pode proteger o daikon da geada envolvendo cada vegetal em papel alumínio, filme plástico ou filme plástico. Eles usam roupas de inverno velhas e cobertores como abrigo. Com o início de geadas severas, as raízes remanescentes são transferidas para a geladeira. Na varanda isolada, eles devem ser armazenados por um longo tempo.
O vegetal é cortado em rodelas e passado por uma secadora. O produto acabado é armazenado em potes de vidro bem fechados. Usado para sopas.
Como guardar daikon na geladeira
Se você for armazenar as raízes em uma geladeira doméstica, elas também não serão lavadas. O rabanete japonês é deixado por 4-5 horas para secar os pedaços de terra, que são então sacudidos à mão ou limpos com um material macio. As raízes preparadas são colocadas em sacos plásticos perfurados para garantir a circulação do ar.
Armazenar daikon na geladeira dura até 3 meses. As raízes devem ser removidas periodicamente do saco e analisadas quanto a sinais de podridão.A cópia danificada é removida. Mesmo um daikon plantado na primavera é mantido na geladeira por um mês ou um mês e meio, embora sua polpa seja geralmente mais macia na estrutura e mais vulnerável.
É possível congelar daikon para o inverno
Uma forma de prolongar o prazer do verão comendo um rabanete doce com suas propriedades benéficas é congelar o produto rapidamente. O método permite que você armazene o daikon para o inverno sem perda significativa de vitaminas e elementos minerais valiosos.
Como congelar um daikon para o inverno
Após a descongelação, os tubérculos mudam ligeiramente de sabor e são adequados para serem utilizados como componentes de sopas. Ao preparar para congelar, a melhor solução é ralar o rabanete. Algumas donas de casa aconselham cortar em pedaços pequenos. Opcionalmente, você pode tentar as duas opções.
Preparação para armazenar daikon no congelamento:
- lave bem a cultura da raiz;
- enxágue em água corrente;
- cortar os pecíolos;
- seque o daikon antes de moê-lo;
- descasca;
- rale em frações médias;
- porção em sacos ou pequenos recipientes.
O Daikon é disposto em pequenos pedaços, pois é impossível realizar o congelamento secundário do produto. Com esse armazenamento, ele finalmente perderá suas propriedades úteis.
Preciso lavar o daikon antes de armazenar
Antes de congelar, o rabanete japonês deve ser lavado. Ao colocar as raízes para guardar na geladeira, porão ou varanda, elas não podem ser lavadas. Gotículas de água remanescentes após a secagem podem causar o início de processos de decomposição.
Quanto daikon é armazenado
Em um freezer com temperatura de - 18 ° C, o período de armazenamento do daikon é longo - até 10-12 meses. Na geladeira, as raízes do rabanete japonês ficam por 2 a 3 meses sem perda de sabor, cheiro e propriedades úteis. O mesmo período para armazenamento de raízes no porão, armário refrigerado ou em caixas isoladas com plástico de espuma na loggia, varanda.
Onde é o melhor lugar para armazenar daikon
De acordo com os jardineiros, a melhor opção para armazenar rabanete japonês são os quartos livres de gelo:
- celeiro isolado;
- adega ou porão com alta umidade;
- geladeira doméstica.
Conclusão
Não é difícil armazenar daikon em casa. Respeitando as regras de limpeza, nas quais as raízes não são danificadas, pode ter a certeza que um novo petisco para a salada de vitaminas aparecerá na mesa não só durante o outono, mas também nos meses de inverno.