Como armazenar cenouras para o inverno

As cenouras são um dos principais tipos de vegetais cultivados em canteiros. Após a colheita, é necessário tomar as medidas necessárias para garantir sua segurança. Existem várias maneiras de como cenouras armazenadas... Primeiro você precisa preparar os vegetais, o que terá um efeito positivo na duração do seu armazenamento.

Preparando cenouras

Uma condição importante para o armazenamento a longo prazo de cenouras é a limpeza oportuna dos canteiros. O tempo de maturação deste vegetal depende da variedade e está indicado na embalagem das sementes.

Se você desenterrar as raízes antes do tempo, elas não terão tempo para acumular a quantidade necessária de açúcares, o que afetará negativamente o sabor.

Conselho! Você pode remover as cenouras depois que as folhas inferiores começarem a amarelar.

Antes da colheita, uma regra importante é observada: os canteiros não são regados. As cenouras devem ser aparadas imediatamente após a escavação, para que a parte superior não retire a umidade das raízes. Primeiro, apenas as pontas das cenouras são removidas; no entanto, no futuro, você precisará cortar a cabeça inteira junto com o ponto de crescimento. Isso ajudará a evitar o surgimento de cenouras no inverno.

Após a remoção das pontas das cenouras, os vegetais são deixados para secar por 2 horas ao sol. A cultura pode ser colocada sob uma cobertura para ventilação.

Em uma semana, as raízes são armazenadas a uma temperatura de 10 a 14 ° C. Durante este tempo, curam-se pequenos danos mecânicos, o que permite eliminar vegetais estragados.

Escolha de um local de armazenamento

Para a preservação das cenouras, é escolhida uma sala com temperatura adequada. O melhor local para armazenar cenouras é na adega ou no subsolo. A divisão deve cumprir duas condições principais de armazenamento: não congelar, manter uma temperatura constante e permanecer seca.

A preservação dos vegetais é garantida com certos níveis de umidade. Normalmente os jardineiros os mantinham na faixa de 90 a 95%.

Além disso, leve em consideração a temperatura de armazenamento das cenouras. Normalmente é 0-1 ° C. Quando a temperatura mudar alguns graus, as mudanças começarão nas raízes. Como resultado, os vegetais murcham, germinam ou se tornam um terreno fértil para microorganismos prejudiciais.

Melhores métodos de armazenamento

A escolha de como armazenar as cenouras depende do volume da safra e da disponibilidade de espaço de armazenamento. O uso de areia, serragem, musgo, cascas e outros materiais ajudará a estender a vida útil dos vegetais.

Uso de areia

Para o armazenamento, as cenouras são enviadas para caixas, que também requerem areia argilosa e água para serem preenchidas. Não é recomendado o uso de areia de rio para esses fins. Este método é adequado para jardineiros que possuem uma adega em uma casa ou garagem.

Devido à areia, os vegetais perdem umidade mais lentamente, e nas caixas é fornecida uma temperatura constante para o armazenamento das cenouras e não se propagam os processos de podridão.

Importante! Para um balde de areia, adicione 1 litro de água.

Depois de umedecida, a areia é despejada na caixa para obter uma camada de cerca de 5 cm de espessura e as cenouras são colocadas de forma que os vegetais individuais não se toquem. As raízes precisam ser cobertas com mais uma camada de areia, após o que as próximas raízes são colocadas.

Outra opção para o armazenamento de cenouras é a utilização de baldes e areia seca.

Uso de serragem

Uma maneira de armazenar cenouras é usando serragem de coníferas. Isso exigirá caixas ou outros recipientes.A serragem conífera contém fitoncidas que evitam a propagação de bactérias e fungos nocivos.

Armazenando cenouras em serragem organizado da mesma forma que na areia. O fundo da caixa é coberto com serragem, após o que os legumes são colocados. As raízes são colocadas em várias camadas, cobrindo cada uma delas com serragem até que o recipiente esteja completamente cheio.

Armazenamento em sacos plásticos

Este método requer sacolas plásticas ou sacos com capacidade de 5 a 30 kg. Os sacos de filme são deixados abertos em uma sala fria. O uso do saco permite manter a umidade em 97%, o que evita que as cenouras murchem.

Durante o armazenamento, as raízes emitem dióxido de carbono. Se os sacos estiverem abertos, sua quantidade é suficiente para evitar o processo de decomposição. Com um excesso de dióxido de carbono, os vegetais se deterioram rapidamente.

Se os sacos plásticos estiverem fechados, primeiro serão feitos orifícios neles. Com alta umidade, a condensação se acumula na superfície interna da bolsa. Nesse caso, você precisa espalhar cal virgem pela sala, que absorve o excesso de umidade. Nessas condições, um melhor armazenamento das cenouras é garantido.

Armazenamento em argila

Para o processamento adequado de vegetais, você precisará de:

  • caixas;
  • argila;
  • agua;
  • filme de polietileno;
  • alho.

As cenouras são armazenadas de uma das seguintes maneiras:

  • Derramando raízes vegetais... Neste caso, pega-se um balde, meio cheio de argila e cheio de água. Depois de um dia, a massa de argila é mexida e despejada novamente com água. Nos 3 dias seguintes, a argila fica sob uma camada de água de 2 cm de espessura, sendo necessário usar argila cuja consistência se assemelha ao creme de leite.

    Primeiro, lave as raízes, depois coloque um filme plástico no fundo das caixas e distribua as cenouras em uma camada. As culturas de raízes não devem estar em contato umas com as outras. Em seguida, a caixa é preenchida com argila. Quando secar, espalhe a próxima camada de vegetais. Isso preenche completamente a caixa.
  • Mergulhando cenouras... Ao usar este método, as cenouras não precisam ser lavadas. Primeiro, é mergulhado em uma massa de alho. Para prepará-lo, você precisa pular 1 xícara de alho em um moedor de carne. Em seguida, a massa resultante é diluída em 2 litros de água. Em seguida, os vegetais são mergulhados em argila, que tem a consistência de creme azedo espesso. Nesse caso, você precisa garantir que a massa de argila não drene das raízes. Após este tratamento, as cenouras devem ser armazenadas em um ambiente com boa circulação de ar. Pode ser um quarto no sótão, uma varanda, um galpão ao ar livre. Após a secagem, os vegetais são colocados em caixas ou caixotes.

Armazenamento em musgo

O musgo Sphagnum é uma planta perene que cresce em áreas pantanosas. O musgo é conhecido por suas propriedades antibacterianas e sua capacidade de resistir à cárie.

Importante! Você pode preparar o material antes do armazenamento a qualquer momento quando não houver cobertura de neve.

Após a coleta do esfagno, as regras para seu processamento são seguidas. O musgo precisa ser separado e seco. Em seguida, é colocado em sacos plásticos. Esta peça pode ser guardada em local fresco por 3 meses.

Os vegetais não lavados são levados para o armazenamento, basta secá-los bem ao sol. Em seguida, a colheita é enviada para um local fresco por um dia.

As cenouras são colocadas em caixas para formar várias camadas, entre as quais o musgo é colocado. Com sua ajuda, o dióxido de carbono é armazenado no recipiente. Comparado à areia e à argila, o musgo é leve e não pesa nas caixas com a colheita.

Armazenamento em panelas

Recomenda-se guardar as cenouras lavadas em frigideiras. Depois de aparados, os vegetais são deixados para secar ao sol.

As cenouras lavadas são colocadas na posição vertical em frigideiras esmaltadas. De cima, a colheita é coberta com um guardanapo e uma tampa. Os vegetais são mantidos em uma adega ou outra sala fria. Se essas condições forem atendidas, as cenouras são armazenadas até a próxima safra.

Usando casca

Outra opção de armazenamento adequado das cenouras é usar cascas de cebola ou alho, que possuem propriedades bactericidas. A presença de fitoncidas na casca contribui para o armazenamento de vegetais a longo prazo. Para esses fins, apenas o material seco é necessariamente usado.

As cenouras são colocadas em caixas em várias camadas. Entre cada um deles está uma camada de casca deixada após a casca da cebola ou do alho. A casca começa a ser preparada com antecedência, porém, a maior parte é obtida após a colheita dos vegetais.

Armazenamento no solo

As raízes podem ser deixadas no jardim e não colhidas. Armazenamento adequado de cenouras fornecerá abrigo especial. Na primavera, após o desaparecimento da cobertura de neve, as raízes são desenterradas. As raízes são bem preservadas mesmo em baixas temperaturas e não perdem o sabor.

Para colher na primavera, você precisa realizar certas atividades preparatórias no outono. Ao armazenar em um canteiro de jardim, as pontas das cenouras são cortadas. Em seguida, a superfície do solo é coberta com areia úmida. Para isso, a areia grossa é selecionada.

A cama com cenouras é coberta com papel alumínio. Serragem, folhas caídas, húmus e turfa são despejados no topo, após o que são cobertos com uma camada adicional de material de cobertura ou filme.

Outros métodos

Como economizar cenouras para o inverno, os seguintes métodos ajudarão:

  • Você pode criar um ambiente alcalino fraco com giz. Seu consumo é de 0,2 kg por 10 kg de vegetais. A presença de uma camada de giz impede a propagação do processo de decomposição.
  • Primeiro, os vegetais são lavados e depois embrulhados em filme plástico. Neste caso, as raízes não devem estar em contato umas com as outras. Em vez de filme, você pode usar jornais ou papel velho.
  • Uma infusão especial ajuda a estender a vida útil dos vegetais até a primavera. Para prepará-lo, você precisará de 100 g de cascas ou agulhas de cebola, que se juntam com 1 litro de água. Após 5 dias, você pode usar a infusão pulverizando as raízes.

Conclusão

A regra principal dos jardineiros é: guardo a colheita em local seco e fresco. Existem várias maneiras de armazenar cenouras para o inverno. O uso de areia, serragem, argila, cascas e outros materiais disponíveis ajudará a garantir a segurança dos vegetais. Prolonga a vida de prateleira das raízes, seu processamento correto após a escavação. Os vegetais podem ser deixados no jardim para serem desenterrados na primavera.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção