Contente
A Rússia é um país de agricultura arriscada. Em algumas regiões, pode nevar em maio, dificultando o cultivo de hortaliças populares, especialmente quando se trata de campo aberto. Os residentes de verão começam a comprar sementes no inverno e quase todos os nossos cidadãos começam a cultivar pepinos e tomates populares. Vamos falar sobre sementes de tomate. Variedades no mercado Seleção holandesa já ganharam popularidade. Vamos descobrir qual deles pode ser considerado o melhor.
Variedades holandesas de tomate
Para escolher as sementes certas, você precisa determinar quais parâmetros são importantes para você:
- produzem;
- tamanho e sabor da fruta;
- tipo de crescimento do arbusto de tomate;
- resistência a doenças e vírus;
- uso de produtos;
- qualidades comerciais.
Durante o período soviético, problemas a partir de sementes no território do nosso país não foram. Os tomates sempre foram tidos em alta estima. Até agora, algumas variedades da época são plantadas em nossos talhões. Porém, com a queda da Cortina de Ferro, sementes importadas começaram a chegar à Rússia. Nem todos eram de boa qualidade, mas hoje a regulamentação do mercado está funcionando no nível adequado, portanto, um grande número de produtos de criadores holandeses têm uma demanda especial. Em geral, a participação de mercado entre as empresas é distribuída da seguinte forma:
- Empresas russas (até 80%);
- Empresas holandesas (até 15-17%);
- Francês e ucraniano (não mais de 3%);
- outras sementes (não mais do que 2%).
Qual é o segredo da popularidade das sementes da Holanda?
Os holandeses cultivam variedades de tomate há muito tempo. O tomate, por ser uma cultura termofílica e exigente ao sol, rapidamente se enraizou em um país chuvoso com um número mínimo de dias de sol por ano. É por isso que variedades e híbridos de tomate holandeses são considerados muito resistentes. Além disso, os especialistas têm feito um excelente trabalho de criação de híbridos resistentes a um grande número de doenças e vírus comuns no tomate.
Não se pode argumentar que as variedades holandesas são definitivamente melhores do que as nossas, criadas por empresas agrícolas locais. Na hora de comprar um ou outro pacote de sementes, é importante estar atento às peculiaridades do cultivo. Cada planta possui seu próprio esquema de plantio, regimes térmicos e de luz, características da formação de um arbusto. Tudo isso deve ser levado em consideração.
Deve-se notar que foram as empresas holandesas que tiveram sucesso no desenvolvimento de novas variedades de tomate de alto rendimento. Indo até a loja, preste atenção a eles.
Revisão das melhores variedades para terreno aberto
As melhores variedades de tomates da Holanda para cultivo em campo aberto foram selecionadas com base em sua persistência, rendimento e, claro, alto sabor.
Para consumo fresco e em saladas, os tomates são geralmente cultivados com classificações de "excelente" e "excelente".
Abaixo estão as variedades holandesas de tomates para campo aberto, cultivados com sucesso em nossas parcelas russas.
Estréia
Um híbrido denominado “Debut” é representado por frutos grandes com casca densa. O peso médio de cada tomate é de 200 gramas. O período de maturação é ultra precoce, o que significa que será do interesse dos jardineiros que vivem em áreas com verões curtos, por exemplo, a Sibéria e os Urais. O arbusto da planta é determinado, seu crescimento é limitado.
Resistente a doenças como requeima, alternária, verticilose, mancha cinzenta das folhas. Sabor excelente, bom para saladas frescas de verão. As qualidades comerciais são excelentes. Como o híbrido se destina a solo aberto e fechado, no caso de uma onda de frio precoce, arbustos baixos de mudas podem ser cobertos com uma película.
É representada no mercado russo pela Seminis.
Sultão
A empresa holandesa Bejo apresenta o tomate híbrido Sultan como um dos melhores para cultivo ao ar livre. É especialmente apreciado pelos residentes das regiões do sul, pois tolera o calor e a seca. O tomate é exigente quanto à introdução de fertilizantes minerais, especialmente superfosfato.
Os frutos do híbrido "Sultan" são carnudos, pertencem à chamada classe dos tomates bovinos. Determinante de arbusto fechado. O rendimento é alto, pelo menos 10 quilos por metro quadrado. O sabor é excelente, é utilizado in natura e para salgar os frutos pesam 150-200 gramas. A estação de cultivo é curta e dura apenas 73-76 dias.
Tarpan
O "Tarpan" híbrido é representado por belas frutas carnudas de excelente sabor. O fornecedor é a renomada empresa Nunhems. O tomate é destinado ao cultivo em terreno aberto e fechado, resistente ao calor, portanto é adequado para cultivo no Território de Krasnodar, Território de Stavropol, na Região do Volga, na Região da Terra Negra e na Região de Belgorod, bem como na Crimeia e outras regiões.
Período de amadurecimento 90-100 dias, arbusto de crescimento limitado do tipo determinante. O bom é que podem ser plantadas até 5 plantas por 1 metro quadrado sem afetar o rendimento. As frutas pesam 130-150 gramas e são usadas universalmente.
Tanya
Descrevendo as melhores variedades de tomates para campo aberto da Holanda, não se pode deixar de lembrar o híbrido Tanya da empresa Seminis. Esses tomates são muito famosos por sua alta comercialização, prazo de validade e transporte de longa distância.
O período de maturação é de 90 a 100 dias a partir do momento em que aparecem os primeiros brotos. Os frutos são muito bonitos, estão alinhados (200 gramas cada fruto), o rendimento é amigável. O sabor é excelente, os tomates Tanya têm o teor ideal de açúcares e ácidos equilibrados. Eles têm um aroma brilhante. A planta é compacta, não necessita de ser beliscada, o que não pode deixar de agradar aos jardineiros que preferem o tomate "para os preguiçosos". O uso é universal.
Super Red
O nome do híbrido é traduzido como "vermelho brilhante" porque sua pele tem uma tonalidade escarlate muito bonita. O híbrido Super Red é representado no mercado pela Seminis. Destina-se a crescer em campo aberto e em abrigos de filmes. O peso de uma fruta é de 160 a 200 gramas. O sabor é bom, a casca é densa, por isso os frutos do tomate não racham, ficam armazenados por muito tempo e podem ser transportados.
O rendimento é alto, de 13,5 quilos por metro quadrado. Resistente a doenças como murcha de fusarium, TMV, vírus do enrolamento da folha amarela, verticilose.
Halffast
A selecção holandesa híbrida "Halffast" da empresa Bejo destina-se exclusivamente ao terreno aberto. Amadurece em 86 a 91 dias e é representado por tomates carnudos de excelente sabor. É por essa qualidade que os jardineiros o amam. O híbrido é bem conhecido na Rússia, os frutos do tomate não racham, têm uma excelente apresentação, o peso de cada um é de 100-150 gramas. O rendimento chega a 6 quilos por metro quadrado.
O arbusto de tomate determinante, com apenas 60-65 centímetros de altura, não requer formação, é muito fácil de cuidar dessas plantas. Como o arbusto é bastante compacto, você pode plantar mudas com bastante força, por exemplo, 6 peças por metro quadrado. Utilizado em saladas, conservas, sucos e molhos.
nascer do sol
Este híbrido de tomate holandês de amadurecimento ultracuridão da Seminis foi projetado para cultivo em estufa e ao ar livre.O período de cultivo é muito curto (62-64 dias), o que é uma boa notícia para os habitantes dos Urais e da Sibéria. O rendimento é extremamente alto, até 4,5 quilos de frutos de tomate de alta qualidade podem ser colhidos em um arbusto e até 12,5 quilos em um metro quadrado.
Os frutos do tomate são de um vermelho vivo, grandes (240 gramas). O sabor é bom, comerciável - excelente. O prazo de validade é de pelo menos 7 dias. O arbusto da planta é compacto, pode ser plantado bem apertado. O uso é universal.
Elegro
Elegro é um tomate híbrido resistente a doenças e vírus com um curto período de cultivo. A partir do momento em que aparecem os primeiros brotos e até a maturação do tomate, decorrem 72 dias. O híbrido é destinado ao cultivo ao ar livre. A resistência às seguintes doenças é garantida pela empresa pelo produtor de sementes: yellow leaf curl virus, TMV, fusarium, murcha de verticillium. Quase nada ameaça a cultura durante o período de crescimento.
O arbusto é compacto, determinado, de crescimento limitado. A folhagem média da planta permite o plantio de mudas de 4 a 6 peças por metro quadrado. Ao mesmo tempo, o rendimento não é prejudicado, até 4,5 quilos de tomates excelentes podem ser colhidos do mato. Os frutos do híbrido são densos, redondos, não quebram. Bom gosto. É lucrativo crescer em grandes quantidades para venda.
Gina
Ao descrever as melhores variedades de tomates holandeses, geralmente descrevemos os híbridos. O tomate Gina é uma variedade, o que é uma raridade para os produtos da Holanda. A variedade é famosa por seu alto rendimento, vigor de crescimento, facilidade de tratamento e excelente sabor de frutas.
O arbusto da variedade "Gina" é compacto e subdimensionado. Ela atinge uma altura de apenas 30-60 centímetros, não precisa ser fixada e modelada. O tomate está a meio da maturação, durante 110 dias da época de cultivo, os frutos têm tempo para absorver a quantidade ideal de açúcares e ácidos, o que torna o tomate muito saboroso. Os tomates são grandes, pesando até 280 gramas. O rendimento é alto, cerca de 10 quilos de tomate podem ser obtidos em um metro quadrado. Ideal para cultivo industrial. Adequado para consumo in natura e enlatamento.
Benito
O híbrido Benito foi criado para quem gosta de tomates pequenos e com alta resistência a temperaturas extremas. Este é um tomate maduro precocemente, a estação de crescimento é de apenas 70 dias, o peso de cada fruta não ultrapassa 120 gramas. Os tomates são alinhados, vermelhos brilhantes e têm um sabor excelente. Apesar de os frutos serem pequenos, a planta dá frutos em abundância. Esta é uma grande vantagem. Por isso, o híbrido é recomendado para cultivo em escala industrial com o objetivo de comercializá-lo. O rendimento chega a 22 quilos por metro quadrado.
De 7 a 9 frutos são formados em um pincel, a planta precisa ser amarrada e modelada. A resistência à murcha de verticillium e fusarium é uma vantagem. Alta qualidade comercial, segurança no transporte.
Benefícios da tecnologia da Holanda
A principal vantagem de qualquer variedade ou híbrido é considerada um alto rendimento com um mínimo de energia e custo. Muitos de nós enfrentamos um problema quando as mudas plantadas em terreno aberto de repente começam a doer. A luta pela sobrevivência começa, não pela produtividade. Cada vez, em tal momento, você deseja que não aconteça novamente.
A resistência das plantas a um complexo de doenças é o que distingue as mais novas variedades holandesas de tomate.
O cumprimento estrito das instruções é essencial. Às vezes é aconselhável formar um arbusto de tomate em um caule, às vezes em dois. Tudo isso, inclusive o esquema de plantio das mudas, afeta muito a produtividade. Os tomates da Holanda não são diferentes das nossas sementes russas em termos de demanda crescente.
O solo é preparado desde a queda, cavando-o e processando-o após a colheita. Na primavera, antes de plantar as mudas, eles desinfetam, adicionam superfosfato.Quanto aos fertilizantes minerais, os tomates holandeses não são menos exigentes em sua aplicação durante o período de floração e frutificação. Ao mesmo tempo, os tomates holandeses exigem espaço, não toleram o plantio de mudas em grandes quantidades em pequenas áreas. Isso afetará o rendimento de variedades e híbridos.
Dicas adicionais para o cultivo de tomates ao ar livre são apresentadas no vídeo abaixo:
Em geral, eles ajudam os jardineiros a determinar o plano de trabalho para a estação. Isso garantirá altos rendimentos para todas as variedades e híbridos selecionados para o plantio.