Contente
Os benefícios e malefícios do fruto da roseira solúvel são determinados pela sua composição química. O produto é obtido a base de bagas que se conservam muito tempo em água quente. Isso permite preservar uma parte significativa dos nutrientes, incluindo até 80% da vitamina C. É usado na forma de chá para a prevenção e tratamento de várias doenças.
O que é o Extrato Solúvel de Rosa Mosqueta
O extrato de Rosa Mosqueta é um pó de ervas naturais solúvel em água. Na aparência, é um pó seco com partículas finas. Dissolve-se bem na água. Tem um cheiro e sabor específicos de roseira brava.
O produto é muito rico em calorias - 160 kcal por 100 g, mas o pó é usado em pequenas quantidades. Por exemplo, 1-2 colheres de chá são suficientes para fazer chá. Valor nutricional por 100 g:
- proteínas - 1,7 g;
- gorduras - 0,6 g;
- carboidratos - 40 g.
O extrato de Rosa Mosqueta está disponível nas seguintes formas:
- pó fino;
- composição granular;
- xarope;
- manteiga.
Todos esses recursos são tomados por via oral, com exceção do óleo - é indicado para uso externo.
Como o extrato de rosa mosqueta é obtido
O extrato de rosa mosqueta seco é feito das bagas da planta. O processo tecnológico consiste em várias etapas:
- Seleção e remoção de frutos abaixo do padrão. Enxaguamento de Rosa Mosqueta.
- Moagem em um aparelho especial.
- Mistura com água e infusão em banho-maria.
- Extração e compressão.
- Secagem, obtendo-se um pó homogêneo e finamente disperso.
Todas as etapas descritas ocorrem no aparelho Infundir AI-300. A extração é realizada mantendo a matéria-prima em água quente. Em seguida, o recipiente é resfriado a uma temperatura de 20 graus, a mistura é filtrada e o bolo é removido.
O processo descrito permite preservar quase todas as substâncias úteis, inclusive a vitamina C. Ao mesmo tempo, algumas células vegetais não têm tempo de se aquecer até a temperatura necessária e não cedem suas substâncias ao extrato. Portanto, eles vão parcialmente para o lastro.
Composição de extrato de Rosa Mosqueta
O extrato contém os mesmos componentes dos frutos da planta. Os benefícios e danos do pó de rosa mosqueta instantâneo são determinados por sua composição:
- vitaminas - C, K, B1, B2, PP, E, P;
- carotenóides (caroteno, licopeno, violaxantina e outros);
- flavonóides (quercetina, tilirosídeo, rutina e outros);
- ácidos orgânicos (cítrico, linoléico, málico, oleico);
- lipídios;
- carboidratos (açúcares simples, polissacarídeos);
- taninos;
- pectina;
- esteróides;
- antocianinas;
- fitoncidas;
- óleos essenciais e outros.
Benefícios do Extrato Solúvel de Rosa Mosqueta
Os benefícios da roseira solúvel para o corpo foram comprovados pela medicina oficial. O extrato contém vitaminas vitais e outras substâncias ativas. Eles fortalecem o sistema imunológico, têm um efeito tônico, inibem os processos inflamatórios e agem como um agente colerético. Os componentes do extrato também promovem a cicatrização de feridas, fortalecem os vasos sanguíneos e normalizam a pressão arterial.
Pó de Rosa Mosqueta é amplamente utilizado. O extrato é usado para a prevenção e tratamento de doenças e distúrbios:
- infecções, inclusive crônicas;
- doença hepática (hepatite, colangite, colecistite, intoxicação por álcool);
- hemofilia;
- hemorragia interna (uterina, pulmonar);
- hipertireoidismo;
- para eliminar sinais de uma overdose de anticoágulos;
- deficiência de vitamina para vitamina C e P;
- deficiência de ferro (baixos níveis de hemoglobina);
- colite ulcerativa não específica (enemas);
- fissuras, escoriações, escaras, úlceras tróficas, dermatoses (uso externo).
Os benefícios da roseira solúvel para a saúde são bastante óbvios, mas não causam danos. Pode ser usado até mesmo para diabetes. Os componentes do extrato ajudam a baixar os níveis de açúcar no sangue, estimulando o trabalho do pâncreas.
Como fazer chá em pó
Fazer chá com pó de rosa mosqueta é bastante simples. Uma única dose é de 1-2 colheres de chá. um copo de água quente (não fervente). Mexa o pó até que esteja completamente dissolvido e deixe fermentar por alguns minutos. Para provar, você pode adicionar:
- açúcar;
- mel;
- geléia;
- suco de limão;
- Ruivo.
Os benefícios máximos do extrato em pó de rosa mosqueta só podem ser obtidos com o uso regular. A dosagem depende da forma do medicamento e dos objetivos do tratamento. A ferramenta é usada desta forma:
- Para uso interno, pegue um pó granulado na quantidade de 1,5 ge dissolva em água morna (50 ml). É tomado para tratamento 2 a 3 vezes ao dia, independentemente da ingestão de alimentos. Para fins de prevenção, você pode beber a solução uma vez ao dia.
- Para o tratamento da dermatose, o pó solúvel é tomado por via oral, duas vezes ao dia, uma colher de chá. Pode ser usado como chá ou simplesmente regado com água morna.
- Para uso externo, o óleo de rosa mosqueta é recomendado: é aplicado em um guardanapo e aplicado na área afetada. Com sua ajuda, escaras, mamilos rachados durante a lactação, úlceras tróficas são tratadas.
- O óleo é usado para eliminar a rinite fétida (ozenes). Para isso, eles são umedecidos com cotonetes e injetados nos seios da face.
- Outra opção de uso do óleo é para o tratamento da colite ulcerosa. É administrado através de um enema (volume 50 ml). Eles são dados 3-5 vezes ao dia (até 30 enemas no total).
- O extrato de pó de rosa mosqueta solúvel tem benefícios para o cabelo também. Para fazer isso, a composição do óleo é esfregada no cabelo e couro cabeludo e mantida por 20-25 minutos, após os quais é simplesmente lavada com água morna. Não é necessário usar tampa ou filme. Este produto nutre e fortalece os cabelos, que devolvem seu brilho natural. Adequado para todos os tipos de cabelo (exceto oleoso).
Antes do uso a longo prazo, é recomendável consultar um médico.
Contra-indicações
O extrato de rosa mosqueta solúvel tem propriedades benéficas e contra-indicações individuais. Todos eles são de natureza relativa - não existem proibições estritas.
Em alguns casos, não é recomendado o uso de pó sem consultar um médico:
- As crianças podem tomar o remédio apenas a partir dos três anos - esta é a única contra-indicação estrita.
- O uso do pó por mulheres grávidas só é permitido quando o tratamento é prescrito por um especialista. Durante a lactação, o uso do produto não só não é proibido, mas, ao contrário, é desejável. Os componentes das bagas estimulam a formação do leite materno.
- Reações alérgicas (coceira, vermelhidão e outras) associadas à intolerância individual a componentes individuais. Para quem sofre de alergia, é melhor tentar primeiro uma pequena dose do extrato, como um copo de chá. Depois disso, você precisa prestar atenção à reação do corpo.
- Gastrite com alta acidez, a presença de úlceras no estômago ou duodeno.Os ácidos orgânicos do extrato de rosa mosqueta podem agravar a doença.
- Predisposição hereditária ou adquirida ao aumento da coagulação sanguínea.
- Hipotensão (pressão arterial baixa). O pó de rosa mosqueta solúvel resulta em uma diminuição da pressão. Portanto, é necessário que pessoas com hipertensão façam uso.
- Doença de urolitíase. A vitamina C no extrato de pó de rosa mosqueta solúvel leva à formação de pedras, que podem piorar o curso da doença.
- Deve ser usado com cautela em idosos com prisão de ventre.
- O uso excessivo do pó pode danificar o esmalte dentário devido à alta proporção de ácidos orgânicos. Para evitar isso, recomenda-se tomar a bebida por um canudo.
Conclusão
Os benefícios e malefícios da roseira solúvel são bem conhecidos. Portanto, você pode usá-lo sem preocupações com a saúde. O remédio fortalece o sistema imunológico. O pó de Rosa Mosqueta é usado para fins médicos e cosméticos.
Avaliações sobre os benefícios e perigos do pó de rosa mosqueta solúvel