Óleo de Rosa Mosqueta: benefícios e malefícios, instruções de uso

As propriedades e usos do óleo de rosa mosqueta são muito diversos. O produto é utilizado na culinária e na medicina, para o cuidado da pele e dos cabelos. É interessante estudar as características da ferramenta e seu valor.

Como a composição do óleo de rosa mosqueta é feita

O óleo de Rosa Mosqueta para uso medicinal e cosmético é obtido dos frutos maduros da planta, ou seja, das sementes. Um produto valioso é isolado de duas maneiras:

  • prensagem a frio - as sementes são simplesmente espremidas sob tremenda pressão e o óleo puro é extraído por condensação;
  • extração a quente - primeiro as frutas são secas em máquinas especiais e, em seguida, o bagaço é obtido com solvente natural.

O produto final apresenta um ligeiro amargor e notas tangíveis amadeiradas no paladar e no aroma.

O mais valioso é o óleo obtido por prensagem - mais nutrientes permanecem nele.

O uso de bagaço de rosa mosqueta se deve à sua rica composição. O produto contém:

  • ácidos orgânicos e graxos;
  • ferro e magnésio;
  • manganês, cálcio e molibdênio;
  • vitamina C;
  • vitaminas K e F;
  • cobre e fósforo;
  • betacaroteno;
  • vitamina A.

Existem 284 calorias por 100 g do produto. Ao mesmo tempo, os nutrientes são representados apenas por gorduras no volume de 12,5 ge não há proteínas e carboidratos em sua composição.

O que é útil e para que é usado o óleo de rosa mosqueta?

As propriedades benéficas do óleo de rosa mosqueta são usadas principalmente na medicina popular. Em particular, o remédio:

  • alivia a inflamação e restaura a integridade das membranas mucosas;
  • fortalece as paredes dos vasos sanguíneos e capilares;
  • promove a produção de suco gástrico e bile;
  • previne o desenvolvimento de aterosclerose;
  • reduz o nível de colesterol ruim;
  • tem um efeito benéfico no sistema nervoso e ajuda no tratamento da depressão;
  • alivia a insônia;
  • tem um efeito tônico;
  • fortalece o sistema imunológico e protege contra vírus e resfriados;
  • melhora a visão;
  • ajuda com sinusite e resfriados;
  • promove a cura das gengivas com estomatite e gengivite.

O uso do produto em cosmetologia é muito procurado. A ferramenta combate as primeiras rugas, evita a queda de cabelo. Ele pode ser usado para curar feridas e queimaduras.

O óleo de Rosa Mosqueta ajuda a desinfetar suavemente os danos

Propriedades curativas do óleo de rosa mosqueta para a pele

O uso de bagaço beneficia principalmente a pele seca e escamosa.A Rosa Mosqueta suaviza a epiderme e restaura sua nutrição, tornando-a macia e elástica. O squeeze é usado para eliminar rachaduras, calosidades, cicatrizes e outros defeitos, o produto alisa bem a pele.

As propriedades anti-sépticas da droga ajudam com dermatite e psoríase, eczema. o uso do produto é indicado para acne, pois não só ajudará na limpeza da pele, mas também prevenirá erupções repetidas.

Por que o óleo de rosa mosqueta é útil para crianças

O produto contém substâncias que podem causar alergias ou irritação nas mucosas do estômago. Portanto, o óleo de rosa mosqueta para uso interno é contra-indicado em crianças menores de 12 anos de idade.

No entanto, bebês e adolescentes podem ser tratados externamente com o produto. O aperto é bom para instilar o nariz escorrendo, pois não apenas libera a respiração, mas também fortalece o sistema imunológico. Seu uso é indicado no tratamento de lesões cutâneas e erupções cutâneas em adolescentes.

Atenção! O produto tem contra-indicações estritas. Antes de oferecê-lo a uma criança de qualquer forma, é necessário consultar um pediatra.

Aplicação na medicina tradicional

As receitas caseiras de saúde usam principalmente bagaço de rosa mosqueta para aliviar a inflamação e resfriados. Existem vários algoritmos de aplicativos populares.

Óleo de Rosa Mosqueta para garganta, com faringite

O uso de óleo de rosa mosqueta em doenças otorrinolaringológicas é especialmente popular. A vitamina C e outras substâncias com propriedades anti-sépticas na composição ajudam a combater os processos inflamatórios e bacterianos. Com faringite, tosse e dor de garganta, você pode simplesmente lubrificar as áreas avermelhadas das membranas mucosas com um aperto. Um cotonete é mergulhado em um produto limpo e as áreas problemáticas são tratadas pontualmente.

Óleo de Rosa Mosqueta em odontologia, para gengivas, para estomatite da cavidade oral

O uso de bagaço útil alivia bem a inflamação na cavidade oral. Para estomatite e gengivite, é necessário diluir três gotas do remédio em 200 ml de água morna. Em seguida, enxágue bem a boca com a solução. Não é recomendado engolir a droga, é preciso cuspir.

É permitido enxaguar com óleo de rosa mosqueta duas vezes ao dia.

Óleo de Rosa Mosqueta para o nariz para adultos, crianças

As propriedades antiinflamatórias e de limpeza do produto aliviam a congestão e ajudam a combater processos purulentos nos seios da face com sinusite. O óleo de Rosa Mosqueta pode ser instilado no nariz - três gotas são aplicadas em cada narina. O procedimento é permitido até quatro vezes ao dia.

Conselho! Em vez de instilação, você pode usar um tamponamento - na ferramenta, flagelos de algodão são umedecidos e inseridos nas vias nasais por 10-15 minutos.

Como tomar óleo de rosa mosqueta para o estômago para gastrite

O óleo de Rosa Mosqueta para administração oral é recomendado para gastrite e irritação do estômago. Mas os volumes devem ser muito pequenos. Para fins medicinais, 5 ml do produto são consumidos três vezes ao dia com o estômago vazio, o agente deve primeiro ser diluído em um copo de água morna. No total, o tratamento é continuado por dez dias, depois eles fazem uma pausa.

Óleo de Rosa Mosqueta para hemorróidas

Um produto útil alivia a inflamação, promove a reabsorção de hemorróidas e cura fissuras. O esquema do aplicativo é parecido com este:

  • três vezes ao dia, são consumidos 5 ml do medicamento diluídos em 200 ml de água;
  • faça compressas com óleo de rosa mosqueta - um cotonete é umedecido na preparação e aplicado no ânus.

O uso de aplicações com um produto útil pode ser repetido em até quatro vezes ao dia, e dentro do squeeze é consumido por até um mês.

Outro método sugere misturar 10 ml da droga com cera derretida ou gordura de porco e refrigerar até endurecer. Em seguida, supositórios retais são feitos a partir dos fundos resultantes e inseridos no ânus durante toda a noite.

Óleo de Rosa Mosqueta em Ginecologia

O uso de óleo de rosa mosqueta está em demanda para erosão cervical e doenças infecciosas.Para o tratamento, são utilizadas aplicações - um cotonete é umedecido em um aperto e injetado no corpo durante toda a noite. É necessário continuar o procedimento até que o quadro melhore, mas não por mais de uma semana.

Óleo de Rosa Mosqueta para queimaduras

As substâncias benéficas na composição do produto contribuem para a rápida restauração da epiderme e previnem processos inflamatórios em caso de lesão tecidual. Com um remédio à base de Rosa Mosqueta, a cicatrização de queimaduras pode ser tratada, caso em que não haverá nem mesmo cicatrizes perceptíveis na pele. A aplicação é muito simples, um chumaço de algodão é umedecido no aperto e a área afetada é enxugada ou aplicada uma mini-compressa.

Demora cerca de meia hora para manter uma compressa com óleo de rosa mosqueta para queimaduras.

Importante! É estritamente proibido tratar uma queimadura recente com óleo de rosa mosqueta. Isso danificará a pele e os tecidos e agravará a gravidade dos danos.

Com colite

O uso de óleo de rosa mosqueta é indicado para colite ulcerosa e dores nos intestinos. Para fins medicinais, enemas são usados, e eles são feitos assim:

  • limpe o reto com uma infusão de camomila medicinal;
  • encher a seringa com um cateter com 50 ml de bagaço de rosa mosqueta;
  • o agente é injetado no ânus.

Após o enema, você deve deitar-se calmamente sobre o lado esquerdo por meia hora. Com a exacerbação da colite, o procedimento é realizado todos os dias durante um mês, com curso tranquilo da doença - a cada dois dias durante o mesmo período.

Para imunidade

As vitaminas do bagaço de rosa mosqueta fortalecem o sistema imunológico e aumentam a resistência aos resfriados. No período outono-inverno, recomenda-se o uso do medicamento como medida preventiva. As instruções para usar o óleo de rosa mosqueta são as seguintes - a droga é bebida a 10 ml por copo de água duas vezes ao dia, de manhã e à noite, de preferência com o estômago vazio.

Com dermatite

As propriedades valiosas do óleo de rosa mosqueta ajudam no tratamento de dermatites, eczema e psoríase. O tratamento é realizado com compressas. Um guardanapo de gaze deve ser umedecido abundantemente no preparo e fixado na área afetada com um curativo. O procedimento é repetido até três vezes ao dia.

O uso externo do produto para dermatite é útil para combinar com o uso interno. O medicamento é tomado duas vezes ao dia em uma colher pequena, tradicionalmente diluindo o medicamento em um copo de água. No total, a terapia deve ser continuada por dois meses.

Óleo de Rosa Mosqueta em Cosmetologia

O óleo de Rosa Mosqueta é amplamente utilizado em cosméticos. É usado para fins de rejuvenescimento, para tratamento de cabelo e amaciamento de pele, para um bom crescimento de sobrancelhas e cílios.

Como usar óleo de rosa mosqueta para cabelo

As propriedades emolientes do óleo de rosa mosqueta são usadas para tratar cabelos secos e enfraquecidos. A maneira mais fácil de usar é esfregar uma pequena quantidade do produto na raiz dos cachos e em toda a extensão, e depois deixar meia hora embaixo de uma toalha. Em seguida, os cabelos devem ser enxaguados com xampu neutro e secos sem o uso de secador.

O óleo de Rosa Mosqueta ajuda a eliminar a caspa causada por couro cabeludo seco

Uma máscara terapêutica também traz benefícios, que é feita de acordo com esta receita:

  • 15 ml de óleo são misturados com duas gemas de ovo;
  • distribuir a composição aos cachos por meia hora;
  • isole a cabeça com um filme e uma toalha grossa;
  • após o término do período, os fios são lavados.

O uso de óleo de rosa mosqueta para cabelos é feito pelo menos três vezes por semana. Nesse caso, ajudará a restaurar rapidamente a força e a beleza dos cachos.

Óleo de Rosa Mosqueta para estrias, para o peito

Com flutuações bruscas de peso, as estrias costumam aparecer na pele e são difíceis de se livrar. Em especial, as mulheres grávidas enfrentam o problema.

As propriedades do óleo cosmético de rosa mosqueta aumentam a elasticidade da epiderme e ajudam a restaurar sua atratividade anterior. No combate às estrias, recomenda-se a massagem. O remédio à base de rosa mosqueta é usado em sua forma pura, esfregando as áreas problemáticas com movimentos cuidadosos, mas fortes, por 7 a 10 minutos.Você também pode misturar o bagaço com outros óleos, como alecrim ou éter de petitgrain.

O uso do medicamento é indicado para estrias no peito e para fissuras nos mamilos em mães que amamentam. Antes de usar o bagaço, as glândulas mamárias são primeiro massageadas com muito cuidado, sem apertar, e depois esfregadas na pele com óleo de rosa mosqueta. Para os mamilos, você pode fazer uma compressa médica - dilua o medicamento com água, aplique em um guardanapo e aplique em locais rachados por meia hora.

O tratamento de fissuras nos mamilos com óleo de rosa mosqueta é realizado por cinco dias

Importante! Durante a lactação, o bagaço de rosa mosqueta deve ser completamente removido da mama antes de amamentar o bebê.

Óleo de Rosa Mosqueta para a pele do corpo

O óleo de Rosa Mosqueta para o corpo é usado não apenas para estrias, mas também para celulite e flacidez da pele. Em particular, dois métodos são recomendados para uso:

  1. Fricção. É necessário tomar um banho morno e, em seguida, secar com uma toalha e aplicar o squeeze sobre a pele limpa por 15-20 minutos. Após a absorção do produto, seus resíduos são lavados no banho com sabonete ou gel.
  2. Wraps. Em caso de celulite perceptível, recomenda-se aquecer uma pequena quantidade de óleo a 36-40 ° C e, em seguida, tratar abundantemente as áreas problemáticas e envolvê-las com filme plástico por 40 minutos. No final do período, os restos do bagaço também são lavados no chuveiro.
Atenção! É necessário o uso regular de rosa mosqueta para o corpo. Um único aplicativo não dá o resultado desejado.

Óleo de Rosa Mosqueta para rosto, pele oleosa, olhos, sobrancelhas e cílios

O aperto de Rosa Mosqueta é usado ativamente para cuidados faciais. Nomeadamente:

  • trate a acne e a irritação com um remédio para aliviar a inflamação;
  • lubrifique as sobrancelhas para um crescimento rápido do cabelo e bom volume;
  • aplicado nos cílios com uma escova de rímel limpa.

O produto pode ser usado na pele sensível ao redor dos olhos para prevenir rugas.

Ao redor dos olhos, o óleo de rosa mosqueta é aplicado em pequenos volumes - não mais do que uma gota

Óleo de rosa mosqueta para unhas

As substâncias benéficas do bagaço de rosa mosqueta ajudam a fortalecer as unhas, dando-lhes um brilho saudável e uma estrutura suave. Para fins medicinais, você só precisa esfregar 1-2 gotas de óleo todos os dias nas placas e cutículas.

Você também pode adicionar squeeze ao creme para as mãos e aplicá-lo nos dedos à noite ou antes de sair de casa. Em ambos os casos, depois de algumas semanas, a roseira dará os primeiros resultados e melhorará a aparência e a saúde das placas ungueais.

Óleo de Rosa Mosqueta para pigmentação

As manchas pigmentadas podem aparecer não apenas durante o processo de envelhecimento, mas também no contexto de distúrbios hormonais, doenças ou durante a gravidez. O extrato de Rosa Mosqueta ajuda a uniformizar o tom da pele.

Quando aparecem manchas senis, basta umedecer um cotonete no preparo e limpar as áreas problemáticas. O procedimento é repetido três vezes ao dia. Após cerca de 2-3 semanas, o tom da pele deve melhorar e tornar-se uniforme.

O uso de óleo de rosa mosqueta para massagem

O remédio de Rosa Mosqueta é ótimo para massagear celulite nas coxas e abdômen, falta de elasticidade da pele e estrias. Além disso, melhora a circulação sanguínea, acelera o metabolismo celular e melhora a elasticidade e suavidade da epiderme.

O óleo é normalmente usado como óleo base na quantidade de 2 a 3 colheres pequenas. Se desejar, o produto pode ser misturado com éter aromático ou com outra base emoliente - azeitona, pêssego, amêndoa.

Como fazer óleo de rosa mosqueta em casa

O produto pode ser comprado em uma loja especializada ou você pode fazer óleo de rosa mosqueta em casa. O algoritmo é parecido com este:

  • os frutos secos da planta são moídos em um pó fino com um liquidificador;
  • preencher as matérias-primas com qualquer óleo vegetal na proporção de 1:10;
  • cozinhe por cerca de 15 minutos em banho-maria ou em fogo baixo do fogão, não deixando ferver;
  • derramado em um recipiente de vidro e removido para um local escuro por 10-14 dias.

Decorrido o tempo, a compressão deve ser filtrada com gaze dobrada do sedimento.

Antes de preparar o óleo, frutos de rosa secos são separados e frutas de baixa qualidade são removidas

Em termos de propriedades, o produto doméstico é inferior ao adquirido e contém substâncias menos valiosas. Mas também é recomendado para uso médico ou cosmético e tem um efeito muito benéfico no corpo.

Contra-indicações para o uso de óleo de rosa mosqueta

Nem sempre é possível ingerir óleo de rosa mosqueta com seus benefícios e malefícios. Em particular, você não pode usar o bagaço dentro de:

  • com alergias individuais;
  • com gastrite aguda e úlceras estomacais;
  • com endocardite e insuficiência cardíaca;
  • na presença de pedras na bílis ou na bexiga;
  • com pancreatite na fase de exacerbação.

É proibido o uso do produto externamente para processos infecciosos agudos na pele, epiderme muito oleosa e freqüentes abcessos e cravos pretos. É necessário que as mulheres grávidas abram mão do uso interno.

Conclusão

As propriedades e o uso do óleo de rosa mosqueta merecem atenção - o remédio ajuda com resfriados e melhora a condição da pele. Pode-se usar bagaço até para uso interno, mas em pequenas dosagens.

Avaliações sobre o uso de óleo de rosa mosqueta no interior e para o cabelo

Petrova Daria Vladimirovna, 38 anos, Rostov-on-Don
Há oito anos sofro de gastrite crônica, mas não gosto de usar remédios. Aos primeiros sinais de exacerbação, tento lidar com remédios populares. O óleo de Rosa Mosqueta ajuda bem, em grandes doses é mais provável que prejudique, mas em pequenas doses alivia a azia e acalma o estômago. Diluo o produto com água e tomo por no máximo uma semana consecutiva. Os sintomas geralmente diminuem no terceiro dia.
Tikhonova Irina Sergeevna, 29 anos, Moscou
O óleo de Rosa Mosqueta é um dos remédios mais eficazes para o meu cabelo enfraquecido. Eu adoro tingi-los, mas claro, isso não é bom para os cachos. Por isso, uma vez por semana faço uma máscara com óleo de rosa mosqueta e gema de ovo - é uma boa mistura nutritiva e suavizante. Após a aplicação, os cabelos ficam muito macios, maleáveis ​​e ganham um volume saudável.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção