Contente
As propriedades curativas das folhas de marmelo e contra-indicações estão associadas à composição química da planta. Ele contém vitaminas, minerais e outros compostos benéficos. Portanto, as folhas são utilizadas para normalizar a pressão arterial, limpar os vasos sanguíneos, como um agente adicional no tratamento da asma e bronquite. O caldo também é usado para fins cosméticos - na forma de um banho de pés e um enxágue de cabelo.
Qual é a aparência de uma folha de marmelo
O marmelo é uma árvore que pode ser encontrada na Rússia, no território de Krasnodar, nas regiões do norte do Cáucaso e na Crimeia. É apreciado pelas frutas que se utilizam na culinária.
Externamente, as chapas têm uma forma bastante interessante. Eles são ovais, às vezes ovóides, não muito estreitos. Atingem 11–12 cm de comprimento e 6–7,5 cm de largura.O topo das folhas pode ser pontiagudo e obtuso. A cor é verde escuro saturado, o que indica prontidão para coleta e colheita. A parte inferior é ligeiramente acinzentada.
Composição química
Os benefícios das folhas de marmelo são determinados por sua rica composição química, que inclui as seguintes substâncias:
- Vitaminas B (B1, B2, B6);
- provitamina A;
- vitamina C;
- vitamina P;
- carboidratos (frutose, glicose);
- substâncias de pectina;
- ácidos orgânicos (tartrônico, cítrico, málico);
- componentes de bronzeamento;
- compostos minerais (potássio, fósforo, cálcio, cobre).
O valor especial das folhas de marmelo é que contém um composto tão raro como o glicosídeo amigdalina (vitamina B17). É uma substância biologicamente ativa que fortalece os vasos sanguíneos e o coração, e também ajuda a normalizar o metabolismo. Portanto, acredita-se que, em termos de composição vitamínica e mineral, as folhas de marmelo são ainda mais saudáveis que as frutas da maçã.
Outra substância valiosa é o ácido tartrônico. Promove a perda de peso, pois evita o acúmulo de gordura. Isso se deve ao fato de que a substância impede a conversão dos carboidratos dos alimentos em moléculas de gordura. Portanto, as folhas de marmelo podem ser usadas regularmente para fazer chá para aquelas pessoas que buscam perder peso e manter uma forma saudável.
Por que as folhas de marmelo são úteis para o corpo humano
Devido à sua rica composição química, as folhas de marmelo têm um efeito benéfico no corpo:
- anti-inflamatório;
- adstringente;
- expectorante;
- antimicrobiano;
- envelopando;
- hemostático;
- diurético;
- imunoestimulante.
Por que o chá feito de folhas de marmelo é útil?
A bebida é utilizada como um dos meios de prevenção e tratamento de doenças:
- diabetes;
- pressão alta;
- distúrbios hepáticos;
- patologia dos rins, ureter;
- asma, bronquite, tosse;
- ARVI;
- desordens digestivas;
- envenenamento;
- mal-estar, fraqueza;
- anemia;
- processos inflamatórios no pâncreas;
- correção de peso.
Se o paciente tiver uma doença crônica, o curso principal de tratamento deve ser seguido. O uso de folhas de marmelo deve ser combinado com seu médico.
Métodos de preparação e uso
A folhagem pode ser coletada por conta própria ou você pode comprar matéria-prima seca pronta na farmácia. É bastante conveniente - o medicamento está disponível e pode ser armazenado por 1–1,5 anos sem perder suas propriedades medicinais. Com base na matéria-prima triturada, prepara-se uma infusão, chá e tintura alcoólica.
Tintura
As proporções são as seguintes:
- matérias-primas trituradas - meio copo;
- vodka - 200 ml.
Instruções de cozimento:
- Você precisa tirar a matéria-prima, colocá-la em um pequeno recipiente.
- Encha com álcool.
- Feche a tampa e guarde em local escuro.
- Insista por 10 dias, mexendo ocasionalmente.
- Coe e tome como medicamento.
Esta tintura pode ser guardada por muito tempo na geladeira - o álcool preserva bem todos os componentes do medicamento.
Infusão
Junto com a infusão de álcool, você também pode preparar água. Nesse caso, você precisa agir assim:
- Pegue 100 g de folhas picadas.
- Despeje 1 litro de água morna (você pode 80 graus).
- Feche com uma tampa de cerâmica e deixe descansar por uma hora.
- Quando a infusão esfria, ela é filtrada.
Você também pode armazená-lo na geladeira, mas apenas por 7 a 10 dias.
Chá
Os benefícios e malefícios do chá feito com folhas de marmelo estão relacionados à sua composição química. É uma bebida vitamínica que pode ser preparada todos os dias e usada no lugar do chá ou café comum.
Algoritmo de ações:
- Tome 1 colher de sopa. eu. folhagem picada.
- Coloque água fervente em um copo.
- Fechar com tampa de cerâmica.
- Deixe fermentar por 40 minutos.
- Coe e divida em 3-4 porções (pode ser diluído com água fervente).
- Beba de preferência durante o dia.
Decocção em banho-maria
Para obter um extrato mais saturado de nutrientes, recomenda-se a preparação de uma decocção aquosa:
- Pegue uma colher de sopa de matéria-prima.
- Despeje um copo de água fervente.
- Coloque em banho-maria e deixe descansar por 15 minutos em fogo baixo.
- Em seguida, feche a tampa e deixe descansar por mais uma hora até que esfrie completamente.
- Tensão.
Salada de vitaminas
Folhas frescas bem picadas podem ser misturadas com mel, limão e nozes. É suficiente comer uma colher de sopa desta salada todos os dias para repor a necessidade de vitaminas B, bem como valiosos ácidos graxos poliinsaturados.
Aplicação na medicina tradicional
Na medicina popular, todas as receitas descritas são usadas - chá, caldo, infusão. Na maioria dos casos, eles são usados internamente, embora o uso externo também seja permitido para cicatrizar feridas e fortalecer o cabelo. O curso padrão de tratamento dura um mês, após o qual você pode fazer uma pausa de uma semana e repetir o ciclo. Via de regra, não há efeitos colaterais. Mas se o estado de saúde piorar, o tratamento deve ser interrompido e um médico deve ser consultado.
Quince sai para diarréia
A diarreia pode ser tratada com uma receita simples. Pegue uma colher de sopa de matéria-prima e despeje água fervente, e depois aqueça em banho-maria por 15 minutos, insista por mais uma hora. O remédio é tomado três vezes ao dia, duas colheres de sopa de caldo (sempre após as refeições).
Marmelo sai por pressão
A tintura de álcool é usada para normalizar a pressão alta. Para fazer isso, você precisa misturar 20 gotas da composição à base de plantas e 50 ml de água (um quarto de copo). Esta mistura é tomada duas vezes ao dia, 20-30 minutos antes do almoço.
Para o tratamento de bronquite e asma
Para o tratamento de bronquite e asma, é utilizada uma decocção das folhas em banho-maria.Tome quatro vezes ao dia entre as refeições (2 colheres de sopa. L.). O efeito já é perceptível nas primeiras 1-2 semanas. Os pacientes observam que os ataques de tosse dolorosa tornam-se significativamente menores.
Para fortalecer o cabelo
Para fortalecer os cabelos, é utilizada uma infusão aquosa, que deve ser preparada por pelo menos uma hora (até que esfrie completamente). Eles enxáguam os cabelos após o banho. Use três vezes por semana. Graças a isso, os folículos capilares são fortalecidos, a caspa desaparece. Nas avaliações, as pessoas observam que a infusão é capaz de pintar sobre cabelos grisalhos.
Banho de pé
Outra opção de uso externo é o escalda-pés. Para a sua preparação, vários componentes são tomados em quantidades iguais:
- folhas de marmelo - 2 colheres de sopa. eu .;
- urtiga - 2 colheres de sopa. eu .;
- sálvia - 2 colheres de sopa eu.
Eles são preparados com água fervente (1 litro) e infundidos por uma hora. Em seguida, filtre e adicione 3 colheres de sopa. eu. sal marinho, adicione um litro de água morna e faça um escalda-pés por 20-30 minutos. O procedimento é repetido todos os dias (de preferência antes de dormir).
Contra-indicações
Junto com as propriedades benéficas das folhas de marmelo, existem contra-indicações para seu uso:
- pleurisia;
- constipação crônica (especialmente em idosos);
- inflamação das cordas vocais;
- usar com antibióticos;
- gravidez e lactação (conforme acordado com o médico);
- crianças menores de 3 anos.
Antes de usar um remédio popular, você precisa testá-lo em pequenas doses. Se nenhuma reação alérgica ocorrer, a composição pode ser aplicada.
Coleta e aquisição
As folhas de marmelo são colhidas durante todo o período quente. É aconselhável fazer isso no verão e no início do outono. É melhor coletar em tempo seco, quando não há chuvas nem mesmo curtas. As folhas são colhidas manualmente, dispostas em uma camada sobre uma superfície plana e secas em ambiente ventilado ou ao ar livre. Neste caso, o acesso à luz solar direta deve ser evitado.
Outra forma é espalhar sobre uma assadeira e secar no forno a uma temperatura de no máximo 50 graus. Em seguida, a folhagem é triturada e armazenada em papel, sacola de pano ou em frasco bem fechado. Condições padrão - temperatura ambiente, baixa umidade (até 70%), local escuro. As matérias-primas podem ser mantidas sem perda de propriedades medicinais por um ano.
Conclusão
As propriedades medicinais das folhas de marmelo e as contra-indicações foram muito bem estudadas. Meios à base de matérias-primas secas (na forma de decocção aquosa ou tintura de álcool) praticamente não causam efeitos colaterais. Portanto, eles podem ser usados tanto interna quanto externamente.