Como fermentar folhas de groselha em casa

A fermentação das folhas de groselha é uma das formas de se obter matéria-prima de alta qualidade para a preparação de uma bebida saudável para o corpo. O objetivo do procedimento é converter os tecidos insolúveis das placas foliares em solúveis, o que permitirá ao corpo assimilá-los facilmente.

É possível fermentar folhas de groselha

Ao escolher uma planta para o chá, é necessário focar na presença de taninos (taninos) nela. Sua presença é garantia de obtenção de saborosas matérias-primas para a bebida. Eles estão contidos em morangos, cerejas, groselhas.

A quantidade máxima de taninos encontra-se nas placas das folhas jovens, já nas folhas grossas o aporte dessas substâncias é muito menor.

Não há variedades específicas de groselhas recomendadas para o procedimento de fermentação, mas na maioria das vezes usam representantes de frutas pretas da cultura.

Benefícios das folhas fermentadas de groselha

Qualquer planta possui uma série de substâncias que podem ajudar o corpo humano a funcionar plenamente. A fermentação de folhas de groselha para chá permite que você aproveite as seguintes propriedades da cultura:

  • fortalecimento do sistema imunológico;
  • redução dos sinais de toxicose;
  • eliminação da insônia;
  • suporte da função renal e do trato urinário em várias condições patológicas;
  • normalização da digestão.

Freqüentemente, o chá de groselha é prescrito para mulheres grávidas durante o período de resfriados, quando outros métodos de tratamento são impraticáveis.

Importante! Deve-se recusar o chá de folhas de groselha após a fermentação com manifestação de reações alérgicas, tromboflebite e úlcera gástrica.

Preparando folhas de groselha para fermentação

O descumprimento das regras de aquisição de matéria-prima e a violação das etapas do seu processamento reduzem significativamente o sabor do produto acabado.

Inicialmente, para a fermentação, é necessário coletar a quantidade necessária de folhas de groselha. Para isso, em tempo de seca, pela manhã, devem ser cortadas as placas de folhas localizadas na sombra. Se estiverem sujos, é necessário lavá-los em água corrente. Na ausência de sinais evidentes de contaminação, não se deve enxaguar as folhas da groselha: elas contêm bactérias que contribuem favoravelmente para o processo de fermentação.

A lâmina foliar selecionada deve estar intacta, de tonalidade verde uniforme, sem sinais de danos: manchas vermelhas ou amarelas e outros defeitos externos.

A recolha de matérias-primas para fermentação é possível durante o verão: o chá das folhas da primavera acaba por ser mais delicado, com um aroma agradável e subtil. A quantidade máxima de nutrientes se acumula nas placas das folhas quando a planta começa a dar frutos. A colheita de outono é ineficaz: o processo de fermentação é mais difícil, a matéria-prima requer um processamento mais longo.

Como fermentar folhas de groselha em casa

Placas de folhas recém-colhidas devem ser murchas. Este procedimento facilita as etapas posteriores da fermentação da folha da groselha.

Importante! Graças ao murchamento, iniciam-se na matéria-prima processos que contribuem para a destruição da clorofila e de outros compostos, o que, por sua vez, confere à lâmina foliar um sabor e cheiro de ervas (há acúmulo de óleos essenciais).

A groselha crua coletada para a fermentação deve ser colocada sobre uma toalha de linho ou tecido de algodão com uma camada de 3-5 cm e deixada dentro de casa. É necessário agitar periodicamente as folhas para que elas murchem por igual. Evite a exposição à luz solar.

A duração do processo é de até 12 horas, varia em função da umidade e da temperatura ambiente. Nos dias quentes, a planta murcha mais rápido; no período das chuvas, a fase de fermentação dura vários dias. Os parâmetros ideais para o procedimento são temperatura ambiente + 20-24 ° С e umidade do ar de até 70%.

Para determinar o fim da etapa de fermentação, basta dobrar a folha da groselha ao meio: se houver uma "trituração", é necessário continuar a secar a matéria-prima. O prato folha pronto para a fermentação não deve endireitar quando comprimido em um caroço.

A próxima etapa de fermentação da folha de groselha preta é o congelamento. Ele é projetado para facilitar o pós-processamento. Com uma queda brusca de temperatura, a estrutura das membranas celulares é rompida, o que leva à liberação do suco.

Para isso, as placas de folhas são colocadas em um saco por 1-2 dias no freezer. Passado o tempo, devem ser retirados e espalhados em camada uniforme até que estejam completamente descongelados.

O objetivo da próxima etapa do processamento é destruir a estrutura da folha para que ela libere o máximo de suco com substâncias benéficas. Existem várias formas desta etapa do procedimento.

Torção manual da folha

Vários pratos de folha, 7-10 peças, são cuidadosamente enrolados entre as palmas em um "rolo" até que a massa escurece do suco emergente. Futuramente, corta-se a matéria-prima enrolada em tubo, o que possibilita a obtenção de chá de pequenas folhas.

Folha de groselha esmagadora

Externamente, o procedimento é semelhante a amassar a massa: as folhas são espremidas em uma tigela funda por 15-20 minutos com movimentos de compressão, até que apareça o suco liberado, que é necessário para posterior fermentação.

Importante! No processo, é necessário soltar os caroços resultantes para que todas as placas de folhas de groselha sejam processadas.

A utilização deste método permite, no futuro, obter chá de groselha de folhas grandes.

Torcendo em um moedor de carne

Para o procedimento, você pode usar tanto a ação mecânica quanto um dispositivo elétrico. As chapas devem ser passadas por uma grade grande. O chá granulado pode ser obtido a partir da massa triturada.

Importante! Em um picador de carne mecânico, o processo de torcer as folhas da groselha requer mais esforço físico, que deve ser levado em consideração na escolha do método de processamento de uma planta.

O sabor e a qualidade do produto acabado dependem da fermentação correta das folhas da groselha. É importante fornecer a temperatura e a umidade necessárias durante o procedimento.

Para isso, as folhas processadas são colocadas em 7 a 10 camadas em um recipiente plástico, coberto com pano de linho, sobre ele é colocado um objeto pesado, que irá substituir a prensa.

Em seguida, a louça deve ser transferida para local aquecido, verificando periodicamente para que o material não resseque. Para isso, é umedecido com água.

A duração do processo é individual: recomenda-se manter a temperatura ambiente + 22-26 ° С. Em taxas mais baixas, a fermentação da folha da groselha diminui ou pára. Temperaturas excessivamente altas aceleram o processo, mas a qualidade do chá acabado se deteriora significativamente.

Importante! A duração do processo de fermentação, desde que mantida a temperatura exigida, dura 6 a 8 horas. A prontidão é determinada pelo aparecimento de um odor pungente.

Chá de secagem

Se a matéria-prima foi torcida ou amassada antes da fermentação da folha da groselha, deve-se cortá-la em pedaços de até 0,5 cm para obter o aspecto folhoso do chá. A planta, picada com um moedor de carne, não precisa de processamento posterior.

A massa fermentada deve ser espalhada em assadeiras forradas com papel manteiga.

A secagem é realizada em estufa levemente aberta por 1-1,5 horas, com aquecimento uniforme a 100 ° C, então a temperatura deve ser reduzida para 50-60 ° C e continuar o procedimento até que a umidade tenha evaporado completamente. É importante misturar as matérias-primas regularmente. A folha de groselha acabada se quebra quando pressionada, em vez de esmagar.

Ao final do processo, o chá deve ser retirado do forno, resfriado e colocado em saquinhos de tecido.

Com a fermentação adequada das folhas de groselha e sua secagem, os grânulos apresentam um leve odor, fazendo um farfalhar se o saco de tecido for sacudido. Ter um aroma forte é sinal de comida mal cozida: existe um risco elevado de as folhas de chá ficarem bolorentas.

Usos de folha de groselha fermentada

O processo de fermentação não tem peculiaridades: a chaleira deve ser bem lavada, em seguida, a folha de groselha fermentada deve ser deitada nela, visto que 1 copo de água precisa de 1 a 2 colheres de chá. matéria prima.

Faça a fermentação das folhas de chá fermentadas com água a ferver, deixe em infusão durante 10-20 minutos, tendo previamente coberto com um pano quente. Antes de servir, despeje parte das folhas de chá em copos e ateste com água quente.

Termos e condições de armazenamento

Recomenda-se armazenar folhas de groselha fermentadas em recipientes de vidro ou plástico. As caixas de casca de bétula são adequadas como recipientes. O chá embalado deve ser transferido para um local escuro e seco. Recomenda-se renovar estoques de folhas de passa de Corinto anualmente.

Conclusão

A fermentação de folhas de groselha é um processo divertido e que exige paciência para produzir um produto de qualidade garantida. O chá fermentado é usado não apenas como uma bebida saborosa, mas também saudável.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção