Goji berry: plantio e cuidados, variedades com descrições, uso em paisagismo

Goji berry - nos últimos anos, todo mundo já ouviu essa combinação. Mesmo para quem está longe da jardinagem. E nem todos percebem que a planta aparentemente exótica vive calmamente na natureza na vastidão da Rússia, embora principalmente nas regiões do sul. A planta não é particularmente caprichosa, então plantar e cuidar de goji berries em campo aberto na maioria das regiões da Rússia é bastante acessível, mesmo para jardineiros não muito experientes.

Descrição geral do arbusto

Essas famosas bagas de goji têm um nome botânico real e bastante comum - dereza. O gênero Dereza faz parte da família Solanaceae, que também inclui muitas culturas de jardim conhecidas: tomate, batata, pimentão, physalis. Existem dois tipos principais de wolfberry ou goji berry: chinesa e comum.

A chinesa Dereza é originária do Tibete, que atualmente é uma região autônoma da China. Lá, ela cresce nas condições bastante adversas do planalto tibetano.

Atenção! É esta espécie, devido à sua origem, que deu origem a muitas lendas sobre monges que viveram por várias centenas de anos graças ao uso regular de goji berries.

Se você pronunciar a palavra "dereza" em chinês, o resultado será algo mais consoante com a palavra "goji". É daí que vem o agora popular nome desta planta. Mais adiante no artigo, será possível não apenas encontrar uma descrição do arbusto goji berry, mas também descobrir as características de plantar e cuidar dele.

Outra espécie - wolfberry comum, em suas propriedades, de fato, não é muito inferior à sua irmã chinesa. Mas tem uma área de distribuição muito mais ampla. É onipresente em toda a China e em outros países do Sudeste Asiático, bem como na Ásia Central, Ucrânia, Primorye e no Cáucaso.

Dereza é um arbusto bastante alto que pode crescer até 3-3,5 m de altura. Os galhos crescem retos no início, mas pendem muito rapidamente. Nos brotos dos espinhos das árvores, as folhas são pequenas, alongadas longitudinalmente. Na face superior, a folhagem apresenta uma cor verde claro, na face posterior - uma tonalidade azulada. As folhas caem para o inverno.

As plantas de bagas de Goji têm um forte sistema radicular que pode crescer a distâncias consideráveis ​​e formar muitos rebentos de raiz. Portanto, nas regiões do sul, dereza, também é uma baga de goji, é considerada uma erva daninha maléfica se entrar no território do jardim.A copa também pode crescer bem em largura, formando com o tempo matagais de até 5 m de diâmetro.

Goji berry tem muitos nomes populares relacionados: bérberis tibetana, nêspera vermelha, wolfberry chinesa e até wolfberry. Todos esses nomes apareceram, muito provavelmente, devido ao formato e cor das bagas. Eles realmente se assemelham a bagas de bérberis, de forma oval-oblonga e na maioria das vezes na cor coral. Embora os tons de diferentes variedades possam ser diferentes. Em comprimento, os maiores bagos podem atingir 12-14 mm. Via de regra, eles cercam os brotos em colocadores inteiros.

Atenção! Apesar dos rumores sobre a possível toxicidade das bagas de goji, todos eles são muito exagerados. As bagas não são apenas completamente comestíveis, mas também têm um efeito tônico no corpo.

Dependendo da variedade e das condições climáticas da região, as bagas de goji amadurecem de maio a outubro. Na China, nessa época, eles conseguem colher até 13 safras. É verdade que as bagas mais valiosas amadurecem em agosto-setembro.

Como o goji floresce

O arbusto de goji é capaz de florescer em condições favoráveis ​​já em maio e o período de floração vai até outubro. No entanto, na faixa do meio, a floração geralmente não começa antes de junho. Em vez de flores murchas, as bagas logo se formam, mas novos e novos botões se formam nos brotos ao mesmo tempo.

As flores de bagas de Goji são pequenas (1-2 cm de diâmetro), plantadas individualmente ou 2-5 de uma vez nas axilas das folhas. Suas cores são violeta-púrpura, a forma lembra um sino aberto ou um asterisco. As flores são caracterizadas por um aroma delicado e agradável. As abelhas gostam de visitá-los, coletando pólen e néctar.

O uso de goji em paisagismo

As plantas de bagas de goji, é claro, ficam lindas no jardim, mas dificilmente são decorativas o suficiente para atrair a atenção de todos. Eles ficarão bem em uma cerca viva que circunda o local, ou servirá como uma divisão do jardim em zonas.

No entanto, com a ajuda de cortes de cabelo regulares, os jardineiros profissionais conseguem até mesmo crescer e formar árvores comuns a partir de plantas, que parecem muito elegantes até como tênias.

Usando a forma oscilante dos brotos, as bagas de goji podem ser cultivadas na forma de uma videira lenhosa, da mesma forma que as uvas. Neste caso, no momento do plantio, as plantas devem ser fornecidas com um suporte estável e periodicamente amarrados brotos a ele. Também é importante podá-los corretamente, dando-lhes a direção correta de crescimento.

Devido ao seu forte sistema radicular, as plantas de goji são boas para crescer para fortalecer encostas, se houver, no jardim. Mas não plante perto do jardim, para que depois você não tenha que lidar com brotos de raiz abundantes.

Tipos e variedades de goji

Existem nada menos que 40 variedades diferentes de bagas de goji no Tibete e na China. Desde a crescente popularidade desta planta, os criadores europeus também têm feito muito na obtenção de novas variedades interessantes de bagas de goji. As variedades a seguir são as mais despretensiosas para o cultivo e merecem a atenção dos jardineiros russos.

Novo Grande

Esta variedade é fruto da criação de criadores da Polónia. As plantas são capazes de dar seus primeiros frutos literalmente no primeiro ano após o plantio. A variedade distingue-se pelo forte vigor de crescimento, podendo os seus rebentos atingirem em apenas uma época um metro de comprimento. Uma vantagem adicional da variedade é o pequeno número de espinhos.

New Big é muito resistente às condições ambientais adversas: tolera bem ventos fortes, calor e poluição do ar. É fácil cultivar até na cidade. Também é resistente ao gelo - pode suportar até - 30-33 ° С.

Os bagos são doces e grandes (até 1 cm de largura e até 2 cm de comprimento), apresentam uma tonalidade vermelha ígnea. Amadurecem a partir de meados de agosto. Em regiões mais ao norte, o período de amadurecimento das novas bagas de goji grandes pode mudar para setembro-outubro.

Lhasa

Essa variedade, originária da China, também difere nos primeiros termos de entrada na frutificação.Uma colheita bastante tangível pode ser obtida já no segundo ano após o plantio de uma muda. Os arbustos atingem uma altura de 300 cm, bastante espinhosos. Os frutos são grandes, doces e azedos com um amargor quase imperceptível no final de boca, de cor laranja rica. De uma planta, você pode obter de 3,5 a 4 kg de bagas por temporada.

Gigante do açúcar

Essa variedade tem o maior tamanho de fruto, até 2,4 cm de comprimento. É verdade que eles são formados apenas 3-4 anos após o plantio. Os arbustos também se distinguem pelo significativo vigor de crescimento, crescem bem tanto em altura como em largura. O rendimento é impressionante - até 5 kg de bagas por planta por temporada. Os frutos amadurecem relativamente tarde, do final de agosto a outubro. Os frutos silvestres têm um sabor muito agradável, doce com ligeiro azedume. É esta variedade que é mais frequentemente chamada de bérberis tibetana. Também é bastante resistente à geada, os brotos podem tolerar até -30 ° C sem congelamento.

Doce âmbar

Uma variedade relativamente nova de goji berries, criada na China apenas em 2016. Os bagos distinguem-se por um tom especial âmbar translúcido e um sabor quase mel. Os frutos aparecem 2 ou 3 anos após o plantio, amadurecem em agosto-setembro. As plantas em si não são muito grandes, atingindo em média 2,5 m de altura. A variedade é particularmente exigente para iluminação. O sabor de sobremesa dos frutos silvestres é garantido apenas em áreas iluminadas pelo sol. Caso contrário, cultivá-lo é tão fácil quanto outras variedades de goji.

Superalimento

Bagas vermelhas brilhantes, bastante grandes, aparecem em ramos fortemente folhosos e poucos ramos espinhosos por cerca de 3 anos após a muda ser plantada em um local permanente. A variedade foi obtida no Tibete. Os arbustos atingem uma altura média de 300 cm, são resistentes à geada, mas exigem bastante luz solar.

Como o goji se reproduz

A planta de goji pode ser propagada facilmente de quase todas as formas conhecidas:

  1. O método de sementes é o mais popular devido ao seu baixo custo relativo. Mas as plantas começam a dar frutos apenas 4-5 anos após a semeadura e nem sempre retêm as propriedades da planta-mãe.
  2. As plantas de Goji que atingiram a idade de 3-4 anos são propagadas por camadas, de preferência após a primeira frutificação. No verão, basta cavar uma parte do ramo lateral e no outono a nova planta pode ser transplantada para um local de crescimento permanente.
  3. Também é fácil cultivar goji a partir de mudas. Isso requer seções de brotos de 15 a 20 cm de comprimento, com pelo menos 3-4 botões. Eles são enraizados em uma estufa ou sob uma garrafa e plantados em um local permanente na próxima temporada.
  4. A maneira mais fácil é propagar por meio de brotos de raiz. Para fazer isso, no final da primavera, eles simplesmente desenterram um dos brotos que crescem perto da planta-mãe.

Como plantar bagas de goji

As bagas de Goji não são nada exigentes no local de crescimento e cuidado. Apenas plantas jovens recém-plantadas requerem alguma atenção. É mais importante restringir regularmente o crescimento dos brotos por poda e o crescimento do sistema radicular.

Quando plantar mudas de goji: primavera ou outono

Em regiões com clima relativamente ameno, onde o outono é quente e durável, é melhor planejar o plantio das bagas de goji nos meses de outono. Na faixa do meio e nas regiões mais ao norte, é mais sensato plantar mudas nos meses de primavera, para que as plantas tenham tempo de se enraizar melhor em um novo lugar.

Seleção do local e preparação do solo

A maioria das espécies de wolfberry selvagem não são exigentes na escolha do local de crescimento. Claro, eles preferem um local ensolarado, mas irão facilmente tolerar um pouco de sombra durante o dia. É verdade que é aconselhável cultivar certas variedades exclusivamente em áreas ensolaradas.

Dado o poderoso sistema de raízes do goji, não os plante perto de plantas com raízes delicadas. Com o tempo, o goji é capaz de esmagá-los facilmente com seu poder. É melhor cavar imediatamente em ardósia ou restrições de ferro no solo para que as raízes possam se espalhar por uma grande área. Ou escolha um lugar onde o goji não interfira com ninguém.Afinal, seus requisitos para a composição do solo são mínimos - as plantas podem se sentir bem mesmo em solos pedregosos e muito pobres. A acidez do solo pode ser qualquer. Embora o goji cresça melhor em solos neutros ou ligeiramente alcalinos.

Comente! Um recuo de pelo menos 50 cm deve ser feito em paredes ou plantas próximas.

As plantas toleram bem as condições secas. Os espécimes adultos são capazes de crescer com pouca ou nenhuma irrigação. Mas o goji realmente não gosta da ocorrência próxima de águas subterrâneas. Nestes casos, é necessário criar uma boa camada de drenagem durante o plantio.

Preparando mudas para o plantio

As mudas de Goji são frequentemente oferecidas para plantio com sistema de raiz fechado. Nesse caso, eles não requerem nenhum treinamento especial. A menos que o solo nos recipientes seja muito seco. Nesse caso, toda a panela deve ser mergulhada em um recipiente com água por 30 minutos.

Se as raízes da planta estão nuas e cobertas apenas com papel e polietileno, então antes do plantio elas devem ser embebidas por várias horas em água em temperatura ambiente.

Como plantar bagas de goji

Normalmente, o próprio processo de plantio de mudas de goji em terreno aberto é bastante tradicional. Poucos dias antes do plantio, é preparada uma cova, com cerca de 30 x 40 cm de tamanho. Se houver estagnação de água no local, é necessário criar uma camada de drenagem de cascalho ou fragmentos de tijolo com altura de no mínimo 15 cm no fundo do poço.

Em seguida, uma mistura de plantio é preparada com solo de jardim e areia em quantidades iguais com a adição de húmus, cinza de madeira e um punhado de superfosfato duplo. Metade do volume da mistura de plantio é despejada em um buraco, uma muda é colocada dentro e o restante do solo é adicionado. É permitido que uma muda de goji se aprofunde ligeiramente durante o plantio.

Após o plantio, o arbusto de goji é derramado moderadamente e coberto com uma pequena quantidade de turfa ou palha picada.

Conselho! Você pode tomar cuidado com antecedência para limitar o crescimento do sistema radicular do goji em largura cavando pedaços de ardósia ao redor do perímetro da cova a uma profundidade de 50-70 cm.

Como cultivar bagas de goji

Para o cultivo bem-sucedido de árvores de goji berry, recomenda-se que apenas as regras de cuidados mais básicos sejam seguidas.

Horário de rega

As plantas jovens de goji são mais sensíveis à irrigação no primeiro ano após o plantio. Eles não devem ser enchidos demais. E durante o período de chuvas fortes ou prolongadas, recomenda-se até proteger a zona radicular com um pedaço de polietileno. Se não chover por um longo período, as mudas, é claro, precisam de rega, mas não com mais frequência 2 a 3 vezes por semana. No segundo ano, o goji só pode ser regado regularmente no clima mais quente e seco. As plantas maduras geralmente requerem pouca ou nenhuma rega.

Quando e o que alimentar

O Goji é uma planta muito despretensiosa e cresce e dá frutos com sucesso, mesmo sem alimentação adicional. Mas se você deseja obter um crescimento especialmente exuberante e uma colheita abundante, então na primavera você pode alimentar os arbustos com fertilizantes complexos com microelementos.

Afrouxamento e cobertura morta do solo

O afrouxamento permite aumentar o acesso de oxigênio às raízes e, ao mesmo tempo, liberar a área da raiz das ervas daninhas. Isso é especialmente verdadeiro para plantas jovens. Mas a cobertura morta desempenha um papel ainda maior, adicionalmente retendo a umidade e evitando que o sol superaqueça o solo perto das raízes.

Podando arbustos de goji

Ao cultivar e cuidar de uma baga de goji, a poda pode desempenhar um papel especial para não fazer crescer o que aconteceu na foto.

Desde os primeiros meses e até semanas de vida, os brotos de goji devem ser pelo menos beliscados para que comecem a se arbustos ativamente. A partir deles, você pode formar uma árvore padrão e um cipó densamente se contorcendo.

No primeiro caso, a poda do goji começa na primavera, no segundo ano após o plantio, imediatamente após a floração. É necessário cortar todos os brotos no broto central até 1 m de altura. Em seguida, o caule central é cortado para parar o crescimento a uma altura de cerca de 1,5-2 m. Todos os outros ramos são periodicamente encurtados para uma ramificação mais intensa.

No segundo caso, para o goji, mesmo durante o plantio, é necessário fornecer um suporte estável a partir de vários postes ou malhas. É necessário amarrar todos os brotos principais ao suporte, apertando periodicamente suas pontas para ramificação.

Para obter o rendimento máximo, você deve proceder de forma diferente. Afinal, você precisa se lembrar que as mais produtivas são as sessões de goji da última temporada. Portanto, no outono, ao podar o goji, é possível remover com segurança os brotos germinados e aqueles com mais de três anos. Isso neutralizará a copa e, no ano seguinte, os arbustos florescerão mais abundantemente.

Preparando goji para o inverno

Nas regiões ao sul de Voronezh, as plantas de goji não precisam de nenhum abrigo para o inverno.

Noutras regiões, é necessário partir da resistência ao gelo de uma determinada variedade e escolher um ou outro tipo de abrigo para o inverno. A maneira mais fácil é simplesmente cobrir a zona da raiz com uma espessa camada de matéria orgânica.

Em regiões especialmente geladas, os ramos são adicionalmente cobertos com ramos de abeto ou material não tecido.

Características do cultivo de goji em diferentes regiões

Você pode cultivar goji berries em sua casa de campo em quase qualquer região da Rússia. A capacidade do goji de crescer e se sentir bem em diferentes condições é determinada não tanto pelas baixas temperaturas no inverno, mas pela umidade do solo e do ar. Uma vez que as plantas são mais sensíveis ao alagamento do que às geadas severas.

Nos arredores de Moscou

Como regra, nas condições da região de Moscou, plantar e cuidar de arbustos de goji berry não requer nenhuma dificuldade especial. Não há nem mesmo necessidade de preparar especialmente as plantas para o período de inverno. É aconselhável cobrir apenas as plantas com a quantidade máxima de neve. Além disso, você pode cobrir apenas os brotos recém-plantados cultivados a partir de sementes. Você pode usar qualquer cobertura morta ou turfa para isso.

Na Sibéria

As temperaturas de congelamento nesta região podem ser muito severas. Portanto, na Sibéria, é necessário proteger completamente os arbustos de goji berries das geadas de inverno, usando quaisquer materiais de cobertura.

Em locais particularmente úmidos, ainda é recomendável colocar as plantas de goji em recipientes e deixá-las para o inverno no porão ou na varanda. O principal é que eles tenham luz suficiente no inverno.

Nos Urais

Nos Urais, as geadas também podem ser muito fortes, mas sempre há muita neve. Portanto, se você cobrir as mudas jovens com ramos de abeto e jogar muita neve em cima, elas podem suportar o inverno com dignidade. O principal é garantir que, durante o período de derretimento de neve maciça, o goji não seja inundado.

Na região de Leningrado

A região de Leningrado é conhecida não tanto por seus invernos frios, mas por sua alta umidade e abundância de solos pantanosos. Portanto, ao cultivar goji berries, é imperativo cuidar de uma camada decente de drenagem durante o plantio, pois cuidar da planta não causará problemas especiais. É aconselhável plantar plantas apenas em altitudes mais elevadas. Com cobertura de inverno padrão, arbustos de goji bem plantados geralmente sobrevivem até mesmo em invernos rigorosos.

É possível cultivar goji berries a partir de sementes

As bagas de Goji podem ser facilmente cultivadas semeando sementes extraídas de bagas frescas ou mesmo secas. É importante apenas que os bagos sejam secos a uma temperatura não muito alta, não superior a + 50 ° C. Caso contrário, os tiros podem não ser esperados.

Em condições naturais, o wolfberry pode reproduzir-se facilmente por auto-semeadura.

Como cultivar goji berries em casa

Cada baga geralmente contém de 8 a 15 sementes. Mesmo que metade delas cresça, isso é mais do que suficiente para obter o número necessário de plantas para o seu site.

Quando plantar sementes de goji

Para plantar sementes de goji em casa, fevereiro ou março é o melhor. No verão, as plantas terão tempo de ficar mais fortes, podendo até ser plantadas em campo aberto.

As sementes não precisam de estratificação e se houver um desejo especial, pode-se semeá-las quase o ano todo. Por exemplo, no final do outono, após o amadurecimento das bagas.Somente neste caso é necessário fornecer iluminação artificial adicional para as mudas.

Preparação de recipientes e solo

As sementes de Goji são geralmente plantadas em caixas de tamanho adequado, dependendo de seu número. Se as plantas adultas de wolfberry são despretensiosas em relação ao solo, então as mudas na primeira fase de seu crescimento são muito delicadas. Para uma melhor germinação, é aconselhável que eles colham um solo solto, mas ao mesmo tempo consumidor de umidade. Uma mistura de 1 parte de solo de jardim e 2 partes de turfa é suficiente. Para facilitar, se desejar, você pode adicionar um pouco de areia à mistura de terra.

Como plantar sementes de goji

Antes de semear, é aconselhável mergulhar as sementes em uma solução de estimulantes de crescimento. Embora as sementes recém-colhidas já tenham uma taxa de germinação bastante alta, de até 90%.

  • Após a imersão, são ligeiramente secos e colocados sobre a superfície de um substrato de solo preparado, ligeiramente úmido.
  • De cima, as sementes são polvilhadas com uma pequena camada de terra, com não mais do que alguns mm de espessura.
  • A superfície do substrato é pulverizada novamente para criar a umidade necessária.
  • A caixa de sementes ou recipiente é então coberto com filme plástico para manter a atmosfera da estufa.
  • As futuras plantas de goji não precisam de luz antes da germinação, mas o calor é necessário.

A germinação pode levar de 2 a 4 semanas. Os rebentos parecem muito finos e tenros. Eles precisam imediatamente de uma boa iluminação, mas devem ser protegidos da luz solar direta por enquanto.

No período anterior à abertura de algumas folhas verdadeiras, o principal é certificar-se de que o solo na caixa esteja sempre ligeiramente úmido. Não pode secar, mas a umidade excessiva será desagradável para as mudas jovens.

Como cultivar goji em casa

Quando o goji jovem tem 3-4 folhas novas, as plantas devem ser plantadas em vasos separados.

O goji jovem não precisa de nenhuma alimentação adicional no primeiro ano. O principal é proporcionar-lhes luz suficiente, temperatura e humidade moderadas. Após o primeiro transplante, quando as plantas se recuperaram do estresse, você pode beliscar a parte superior do broto. Você também pode cultivar goji em casa. A planta não requer cuidados especiais. Só no inverno é melhor para ele determinar o lugar mais frio da casa. Mas, para frutificar, ele precisa encontrar o lugar mais ensolarado.

Transplante de arbusto em terreno aberto

Normalmente, os jovens goji maduros são plantados em um local permanente em terreno aberto no final da primavera ou início do verão, quando o perigo de um retorno das temperaturas abaixo de zero desaparecerá. Neste caso, atuam de acordo com a tecnologia descrita acima.

Doenças e pragas

Como as plantas começaram a crescer há relativamente pouco tempo na faixa do meio, as pragas ainda não tiveram tempo de prová-las. Como membro da família das beladonas, às vezes é atacada pelo besouro da batata do Colorado. Claro, pulgões ou algumas lagartas gostam de se banquetear com folhas jovens. Os produtos para controle de insetos são padrão - borrife a planta com um dos inseticidas de acordo com as instruções em anexo.

Das doenças, apenas o oídio foi notado em anos especialmente chuvosos, mas não pode causar danos graves às plantas.

Recolha e armazenamento de bagas de goji

Apesar dos espinhos presentes, colher goji berries é muito fácil. Basta espalhar qualquer material ou filme sob o arbusto e sacudi-lo pelos galhos. Os frutos maduros caem e são fáceis de colher. Após a colheita dos bagos, é preferível deixar secar em local aquecido, com luz mínima, mas a uma temperatura não superior a + 50 ° C. Em seguida, coloque-o para armazenamento em potes de vidro ou caixas de papelão. Armazene as bagas de goji em um local fresco e seco.

Conclusão

Plantar e cuidar de goji berries ao ar livre não deve ser difícil, mesmo para jardineiros novatos. Enquanto isso, esta planta é capaz de decorar o local e ajudar a estocar frutas saborosas e saudáveis ​​para o inverno.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção