Cultivando dogwood em casa a partir de um osso

A ideia de cultivar um dogwood a partir de um osso geralmente vem à mente tanto para experimentadores quanto para pessoas que, por razões objetivas, não podem adquirir outro material de plantio. É mais conveniente cultivar uma árvore a partir de uma muda, mas hoje, mesmo em voos domésticos na Rússia, é proibido transportar plantas vivas sem os documentos apropriados. A fiscalização no embarque no avião está apertada há muito tempo e não será possível contrabandear uma muda, até porque são necessárias pelo menos duas plantas diferentes. Se não houver um viveiro de dogwood próximo, há apenas uma opção: sementes.

É possível crescer um dogwood de um osso

A maneira mais conveniente de cultivar dogwood é com mudas e estacas compradas em um viveiro de boa reputação. Esta é uma garantia de obtenção da variedade desejada e não uma reclassificação. E às vezes um arbusto selvagem. Mas às vezes o jardineiro pensa que uma muda de dogwood, que dará uma safra em alguns anos, é muito cara. Ou simplesmente não há como trazer uma planta completa. Então, há apenas uma saída: cultivar um dogwood a partir de sementes.

Por que o dogwood raramente é cultivado em jardins

A ideia de cultivar um arbusto a partir de sementes tem suas vantagens: os brotos estarão mais adaptados a um clima diferente daquele onde cresceu a árvore-mãe. Especialmente se os ossos fossem trazidos para a região norte após um feriado no sul. Mas ao cultivar um dogwood de um osso, há um ponto sério que geralmente é esquecido.

Se para cultivar dogwood em casa bastasse plantar sementes "de acordo com as instruções", esta planta estaria hoje em quase todas as hortas.

Importante! Para o desenvolvimento normal, o germe da semente do milho precisa de uma microflora específica no solo.

Na compra de mudas, o solo permanece nas raízes em que as árvores cresceram. Isso é suficiente para trazer a microflora necessária para o solo no novo local de plantio. Os ossos são estéreis nesse aspecto. Para seu cultivo bem-sucedido, pelo menos um punhado de terras florestais é necessário no local onde o dogwood selvagem cresce. Ou debaixo de um arbusto de dogwood de jardim, se esta planta está em algum lugar com amigos.

Mas não é só porque não há fotos de brotos de dogwood em toda a Internet. Demora muito para preparar e até germinar as sementes, mas não é difícil. Mas "reportagens em fotos e vídeos sobre o futuro destino da jovem planta" estão completamente ausentes. E agora, tirar uma foto e mandar para o Instagram é questão de um minuto.

O máximo que os experimentadores tinham estava na foto de mudas de dogwood em estágio inicial, quando a germinação até agora depende apenas dos nutrientes acumulados no núcleo.

Portanto, é possível cultivar dogwood em casa somente se o solo "nativo" for adicionado ao vaso no qual o dogwood germinará. Ou no solo preparado para o plantio, se os ossos forem plantados imediatamente no solo.

Se a microflora necessária no solo estiver disponível, então três desvantagens aparecem:

  • os ossos germinam por muito tempo;
  • a colheita após o surgimento dos rebentos terá que esperar 8 a 10 anos;
  • das sementes de um dogwood de jardim varietal "selvagem" crescerá.

Mas se o custo das mudas de dogwood parece muito alto e as sementes ainda são gratuitas, então você sempre pode experimentar. Se crescer, será bom, não crescerá - o jardineiro não perde nada.

Como cultivar dogwood

Se, no entanto, foi decidido cultivar um dogwood a partir de uma pedra, será necessário trabalhar na preparação do material da semente.E primeiro, decida que tipo de dogwood é melhor usado para o plantio. Na forma silvestre de bagas, o osso ocupa muito espaço e a quantidade de polpa é insignificante. As variedades de jardim têm frutos grandes com muita polpa e um caroço relativamente pequeno. Mas, em termos absolutos, as sementes do dogwood do jardim são maiores do que as selvagens.

O preparo das sementes leva muito tempo, se o jardineiro não seguir o caminho de "colar frutas verdes e terra, elas crescerão de repente". Portanto, você não precisa se preocupar em preparar o solo para o plantio por cerca de seis meses.

Em uma nota! A taxa de germinação de sementes de dogwood não excede 60%.

A diferença entre sementes de jardim e sementes silvestres

A idéia de cultivar dogwood a partir de sementes geralmente surge após a compra de frutas silvestres frescas. A secagem hoje ocorre de forma não natural e em altas temperaturas de forma acelerada. Nesse caso, os embriões morrem.

As diferenças entre frutos silvestres e de jardim são claramente visíveis. Mas existem essas diferenças entre os ossos:

  • as sementes das variedades de jardim são objetivamente maiores do que as de uma planta selvagem;
  • a ponta da semente do jardim tem um espinho afiado em forma de agulha, que está ausente nas sementes silvestres.

Para efeito de comparação, uma foto das sementes de um dogwood selvagem.

E uma foto de sementes de dogwood de jardim.

Preparação de material de plantio

O embrião na semente é formado muito antes do amadurecimento dos frutos. E isso se aplica a qualquer safra de frutas e bagas. Portanto, uma das maneiras mais simples de crescer um dogwood de uma pedra é enterrar bagas verdes no solo, marcar este local no jardim e regá-lo periodicamente. Se os frutos foram enterrados no verão, é possível que a casca tenha tempo de apodrecer, a estratificação ocorra naturalmente no inverno e os brotos apareçam na primavera. Ou eles vão brotar na próxima primavera. Se os brotos não aparecerem na primeira primavera, é preciso esperar um ano. Neste momento, você terá que remover com cuidado ervas daninhaspara não arrancar o osso plantado junto com a erva daninha.

Ao comprar um dogwood maduro, a preparação leva 1,5 anos e requer estratificação obrigatória das sementes.

Método de obtenção de material de plantio de frutos maduros:

  • os frutos são regados com água e deixados vários dias até que apareçam indícios de fermentação;
  • esgota-se a água, amassa-se a polpa e lava-se abundantemente com água até obter o caroço descascado;
  • ossos limpos são secos, polvilhados com serragem ou areia e colocados no refrigerador;
  • no final de fevereiro, as sementes são retiradas da geladeira e deixadas para aquecer por uma semana;
  • antes do plantio, a casca é cuidadosamente lixada ou lascada em uma pedra de amolar.

Se não for possível lixar a casca, prepare-se para o fato de que o broto só aparecerá depois de um ano. Por 12 meses, o solo terá que ser mantido úmido para que as bactérias possam destruir a casca.

Preparação do solo

Cornel é uma planta que cresce em solos relativamente escassos e altamente calcificados. Seu ambiente natural são montanhas de depósitos de calcário.

O solo para o plantio deve ser leve e permeável. Em condições naturais, trata-se de um lixo da floresta apodrecido que permite que a água passe bem.

Para crescer em casa, o solo é preparado a partir de três partes iguais de húmus, solo preto e areia. Em vez de húmus, é melhor usar solo frondoso. Todos os ingredientes são misturados e um pouco de giz é adicionado. Fertilizantes não são necessários.

O pote é escolhido não tão alto quanto largo. As árvores dogwood têm um sistema radicular superficial e bem desenvolvido. Uma camada de drenagem é colocada abaixo do pote para que a água não fique estagnada no recipiente durante o cultivo de dogwood.

Não funcionará cultivar um arbusto de dogwood em um vaso para que ele também dê frutos. Em casa, os rebentos só podem ser guardados até ao momento em que podem ser plantados na horta em local permanente. A área de alimentação de uma árvore cornalina em solo fértil é de 4,5x4,5 m. Em solo pobre - 49 m².

Plantar e cuidar de brotos

Os ossos preparados são colocados no solo a uma profundidade de 3 cm e bem regados. O pote é coberto com um filme para que o excesso de umidade não seja perdido e colocado em local aquecido. Os brotos podem levar alguns meses ou um ano para crescer.Após o surgimento das mudas, o filme é retirado. O pote foi colocado fora do alcance da luz solar direta.

Nenhum cuidado especial com as mudas é necessário. Você só precisa manter o solo ligeiramente úmido e, periodicamente, afrouxar a camada superficial.

Importante! Ao afrouxar, deve-se evitar danos às raízes.

Transplante de mudas de dogwood em terreno aberto: termos e regras

Uma cova com solo para transplante deve ser preparada cerca de seis meses antes do procedimento, para que o solo tenha tempo de se assentar. As dimensões do poço: diâmetro 0,8-1 m, profundidade 0,8 m. O poço é preenchido com uma mistura preparada para a muda de dogwood. Nas áreas ao norte de Voronezh, deve-se adicionar cal ao solo. Nas mais ao sul, são guiados pela acidez do solo e pelo teor de cálcio nele contido.

O plantio é realizado no final do outono, quando a muda entra em hibernação ou na primavera antes do despertar das plantas. Se uma muda anual que cresce de um osso é plantada no outono, ela é coberta com um material isolante. Uma planta jovem pode congelar se a temperatura estiver muito baixa.

Como o broto de dogwood está dormente no inverno, plantá-lo em terreno aberto pode ser adiado até a primavera. Nesse caso, a cava deve ser iniciada no outono. O vaso com a muda deve ser guardado em local fresco no inverno, imitando as condições naturais.

Dogwood acorda cedo, então a muda precisa ser plantada no final de março - início de abril. É melhor transplantar uma planta para um local permanente com sistema radicular fechado, ou seja, diretamente com um pedaço de terra do vaso. Após o plantio, a muda é coberta com papel-alumínio em caso de geada. A rega depende da zona climática e da previsão do tempo. Se o tempo frio não for esperado, você pode derramar um pouco a terra. Se for prometida geada, é melhor aguardar com rega para que as raízes não fiquem geladas.

No futuro, cuidar de uma muda de dogwood consiste em afrouxar a camada superior do solo, removendo ervas daninhas e podando oportunamente o excesso de brotos se for necessário formar uma copa.

Em uma nota! Para garantir que um dogwood varietal seja obtido, é melhor plantar uma árvore de dois anos.

Há uma grande probabilidade de que até mesmo uma forma selvagem de dogwood cresça a partir de uma variedade de sementes. Além disso, a colheita terá que esperar 10 anos. Mas é melhor plantar uma variedade de jardim apenas em um estoque selvagem. As variedades varietais enraízam-se muito melhor em seu "ancestral" selvagem do que em árvores de outras espécies. E a colheita, neste caso, pode ser obtida após 2-3 anos.

Conclusão

É teoricamente fácil cultivar um dogwood a partir de um osso, mas é um processo muito longo com grandes riscos. Jardineiros experientes que fizeram experiências com sementes afirmam que as variedades de jardim renascem na natureza com este método de cultivo. Para evitar tal situação, você terá que plantar uma árvore sem esperar pela primeira colheita. É muito mais eficaz comprar mudas de variedades imediatamente.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção