Groselha doce frutífera: vermelha, preta, branca

Groselhas - vermelhas, pretas e brancas - podem ser encontradas em todos os lotes domésticos em toda a Rússia. Acredita-se que seus frutos, que detêm o recorde de teor de vitaminas e nutrientes, tenham uma acidez característica. Mas não é assim: a groselha preta supergrande, criada por seleção, está ganhando cada vez mais popularidade entre os jardineiros hoje, graças ao seu belo, rico e agradável sabor, frutas com alto teor de açúcar.

Quais variedades de groselha são maiores e mais doces

As características gerais de uma groselha ideal simplesmente não existem. Portanto, certas variedades da maior groselha preta doce, cultivadas com sucesso na região de Moscou, são completamente inadequadas para os invernos rigorosos da Sibéria, ou as bagas não têm doçura suficiente e alto sabor característico de frutas de tamanho médio. É aconselhável cultivar várias variedades super produtivas de groselha preta em seu canteiro. É bom que o período de amadurecimento seja diferente para eles e o propósito seja universal. Arbustos de groselhas doces supergrandes e brancas, que podem ser comidas frescas e processadas, serão úteis na horta.

Variedades de groselhas doces e grandes, groselhas pretas

A groselha preta doce não necessita de descrição e é tradicionalmente a mais popular entre outras variedades de frutos silvestres. Novos espécimes obtidos por seleção têm características como média ou alta resistência à geada, resistência à seca; resistência a doenças e pragas; excelente rendimento; versatilidade de usar bagas superdoces e saborosas - para consumo e processamento frescos. A maioria desses híbridos possui tamanhos grandes e até super grandes.

Cada tipo é caracterizado por certas propriedades, ao comparar quais, você pode fazer uma escolha. O que você precisa considerar:

  • qualidades de sabor;
  • resistência à geada e seca;
  • período de frutificação;
  • resistência a pragas e doenças.
Importante! É melhor para os jardineiros novatos escolherem 2-3 groselhas despretensiosas para ganhar experiência no cultivo desta cultura.

Bagheera

Uma variedade de groselha preta grande resistente à seca e à geada, destinada ao cultivo em todas as regiões da Rússia, incluindo a Sibéria, o Cáucaso do Norte e os Urais. A cultura distingue-se pelo elevado teor de açúcares nos bagos (11,8%), com peso até 2 g, que mantêm um excelente aspecto durante muito tempo, toleram facilmente o transporte e têm boa qualidade de conservação. Os arbustos são grandes, de disseminação média, até 1,8 m de altura, podendo apresentar espessamento. A frutificação começa em meados de julho, o rendimento é de 3,5 - 4 kg.

Vigoroso

A cultura é de maturação tardia, muito resistente à geada, capaz de suportar geadas de até 30 graus negativos, o que é uma opção ideal para o Distrito Siberiano Oriental. Bagas supergrandes atingem um peso de 7 - 8 g, contêm uma grande quantidade de açúcar. Incrivelmente doces, amadurecem em meados de julho e ficam nos arbustos até a primeira geada. O rendimento é, em média, 4 kg por arbusto. É uma das variedades supergrandes de groselha preta doce.

Nina

É caracterizada por frutos silvestres muito doces, saborosos e supergrandes com um teor de açúcar de 11% e uma grande quantidade de ácido ascórbico. Arbustos espessos e baixos toleram perfeitamente as geadas mais severas, distinguem-se pela excelente resistência ao oídio e frutificação abundante. Nina amadurece no início de junho e permite obter até 5 kg de cada arbusto de bagas grandes e superdoces pesando 2 - 4 g. A pele fina e delicada não permite que sejam armazenadas por muito tempo, por isso os frutos têm um maior grau de danos durante o transporte.

Um excelente aluno

A variedade mais doce de groselha preta é a detentora do recorde de teor de açúcar (11,2%), pesando 0,8 - 1,6 g. Arbustos grandes e poderosos começam a dar frutos abundantes no início de julho com pequenas bagas superdoces de cor negra como carvão . O excelente aluno pertence a híbridos resistentes ao inverno médio com boa resistência às geadas de retorno da primavera. A cultura apresenta baixa resistência a doenças. Seu rendimento é de até 4,5 kg.

Névoa verde

O Green Haze de alto rendimento possui grande quantidade de açúcar nos frutos redondos, médios e grandes - 10,2%, apresentam excelente qualidade de conservação. Esta variedade distingue-se pela boa robustez invernal, suporta facilmente geadas prolongadas e severas. Os arbustos de tamanho médio e extensos começam a dar frutos em meados de julho e podem chegar a 5 kg. O sabor é agradável, doce com um ligeiro azedume.

Variedades doces de groselhas grandes

A groselha doce com frutos silvestres supergrandes, segundo os jardineiros, tem um sabor elevado, que se revela plenamente durante o processamento culinário. Os novos exemplares reprodutores apresentam alta robustez no inverno e resistência à seca, são despretensiosos, proporcionam abundantes colheitas de frutos doces e supergrandes para este tipo de fruta. A cultura é cultivada em toda a Rússia. Outra característica é a boa resistência a pragas e doenças, o que diferencia a variedade vermelha da mais delicada e caprichosa, a branca.

Ilyinka

Frutos supergrandes com excelente sabor adocicado atingem o peso de 1,8 g, cobrindo abundantemente um arbusto de espalhamento médio. Ilyinka é justamente considerada a maior variedade de groselha de todas as super variedades conhecidas pelos jardineiros e apresentadas na revisão. O sabor da fruta é doce e azedo, muito agradável. A frutificação da cultura começa em meados do verão. Está perfeitamente adaptado às mais severas condições climáticas, não está sujeito a doenças e pragas.

Alfa

Rendimentos estáveis ​​e muito elevados são obtidos por groselhas Alfa com frutos super grandes e doces que atingem um peso de 1,5 g. Sua cor é o vermelho claro, muito brilhante e atraente. Alpha tolera as geadas mais severas, é resistente ao oídio e é autofértil. Os frutos são consumidos in natura e para processamento. Alpha pertence às variedades de groselha doce destinadas ao cultivo na Sibéria.

Baraba

Arbusto compacto e baixo que começa a frutificar em meados de julho com frutos vermelhos ricos, pesando até 1,5 g, de sabor adocicado, com acidez característica. Apesar das condições climáticas, o arbusto produz rendimentos consistentemente super elevados. Ele difere na resistência à geada e à seca, mas pode ser exposto à antracnose. Baraba é muito valorizada pelos jardineiros por suas características únicas.

Roland

Este arbusto de distribuição média distingue-se pela boa tolerância à geada, excelente rendimento - até 7 kg. Bagas grandes, intensamente escarlates, que, quando totalmente maduras, tornam-se super saborosas e doces, atingem o peso de até 1,5 g. Roland é resistente a doenças fúngicas, totalmente despretensioso.

Doce cedo

Doce precoce refere-se a arbustos de maturação precoce, também dá uma colheita amigável de frutos silvestres superdoces e bastante grandes.Os arbustos puros, compactos, de tamanho médio, produzem frutos vermelho-escuros que pesam até 0,9 g e têm uma polpa muito agradável. Têm uma tonalidade incrivelmente atraente e são uma verdadeira decoração do jardim. A groselha é tolerante à geada e à seca, com as mesmas características da groselha preta inicial grande e superdoce.

Cherry Viksne

Cereja Viksne não pertence a variedades de groselhas supergrandes, o peso dos frutos de tamanho médio é de 0,9 g. No entanto, são bastante doces, têm um sabor agradável e refrescante com alta concentração de vitamina C. Os bagos de cor vermelho escuro e cereja distinguem-se por uma longa vida útil e boa transportabilidade. A groselha vermelha é cultivada na parte europeia da Rússia e é usada principalmente para fins comerciais. Cherry Viksne tem uma resistência média à geada, à seca e à antracnose.

Variedades de groselha branca com frutos grandes

Hoje, variedades superprodutivas e doces de groselha branca estão se tornando cada vez mais populares entre os jardineiros, que, ao contrário do vermelho e do preto, são mais exigentes nas condições de cultivo. Mas a variedade mais do que compensa suas necessidades com frutas deliciosas, delicadas e doces que podem ser armazenadas por muito tempo sem perder suas qualidades. Não é de admirar que a cultura do branco seja chamada de baga do dente doce. Na maioria das vezes, pode ser encontrado nos jardins da Rússia central, no Extremo Oriente. No entanto, com o advento de novas variedades com alta resistência à geada, a variedade branca expandiu sua área de cultivo e agora agrada aos jardineiros siberianos com uma colheita doce.

Branco de Versalhes

Os arbustos pequenos e compactos da groselha branca de Versalhes são avaliados pelo seu bom rendimento, que é de 3 a 4 kg, e pelo alto sabor dos frutos creme claros, pesando 1,5 g. Eles são supergrandes, aparecendo no final de julho, não sujeitos a pulverulência mofo. A principal característica do híbrido é sua longa vida útil, com a capacidade de fornecer rendimentos consistentemente elevados por mais de 20 anos. Os frutos são muito agradáveis ​​ao paladar, doces, com uma acidez característica e refrescante.

uvas brancas

As uvas brancas são um híbrido médio-tardio que tolera bem a geada e a seca e não é afetado pelas geadas recorrentes da primavera. A produtividade dos arbustos de espalhamento está dentro da média. Embora as uvas brancas não estejam entre as maiores (pesando até 1 g), elas se distinguem por uma sobremesa, muito agradável sabor doce das variedades. Os frutos do culto são brancos, levemente amarelos, transparentes e redondos. A planta tem uma baixa auto-fertilidade, o que a distingue significativamente das variedades de groselha preta de frutos super grandes.

Ural branco

Autopolinização, maturação precoce, com rendimento médio de groselhas. Distingue-se pela excelente robustez no inverno e resistência à seca. Ela não tem medo de infecções fúngicas - oídio e antracnose. Os arbustos são de espalhamento médio, baixo, no início de julho estão cobertos por bagas esféricas brancas de tonalidade translúcida de tamanho médio. São muito doces, saborosos, aromáticos e muito adequados para consumo in natura.

Bayan

A groselha superprodutiva, de maturação tardia, surpreende com arbustos grandes e poderosos, ramos inteiramente cobertos de bagas brancas. Sobremesa com sabor a baga, doce, de alta qualidade, com leve acidez expressa sutilmente. Peso - até 1 g, o rendimento por arbusto é de até 10 kg com bom cuidado. Bayana muito resistente ao inverno suporta com sucesso até os invernos mais rigorosos. O oídio não o afeta. A cultura distingue-se pelas excelentes propriedades gelificantes, o que permite ser amplamente utilizada para a preparação de delícias culinárias doces - compotas, geleias, confitures.

Blanca

O arbusto semi-extenso começa a frutificar ativamente na segunda quinzena de julho, surpreendendo com bagos supergrandes de até 1,5 g, com polpa densa e pronunciado sabor a sobremesa.A fruta doce e suculenta é amplamente utilizada na preparação de compotas e vinhos. A planta é despretensiosa para as condições de cultivo e é capaz de frutificar ativamente em todas as condições climáticas. As bagas lembram groselhas na aparência.

Existem também outras variedades de groselhas supergrandes e mais doces - pretas, brancas, vermelhas, que se distinguem por sua despretensão e alto sabor. São plantas de seleção nacional e estrangeira, destinadas ao cultivo em diferentes zonas climáticas.

Mais informações sobre groselhas pretas com frutas grandes e doces podem ser encontradas no vídeo:

Conclusão

As groselhas supergrandes, assim como as vermelhas e brancas, são justamente as safras de frutas silvestres mais difundidas e procuradas. Afinal, adultos e crianças gostam de frutas vitamínicas, extremamente úteis para o corpo humano. Além disso, são muito decorativos durante a frutificação e pintam o jardim com cores vivas e ricas.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção