Contente
Gooseberry Serenade é popular entre os jardineiros amadores. A ausência de espinhos nos brotos torna o cuidado do arbusto fácil e conveniente. A variedade tem muitos adeptos, mas também há adversários de cultivar um arbusto sem espinhos. Um conhecimento detalhado da groselha Serenade irá ajudá-lo a fazer sua escolha.
Descrição da Serenata de Gooseberry
Gooseberry Serenade foi criado pelo cruzamento das variedades Beshipny e Kaptivator no V.N. I. V. Michurin. Forma um arbusto vigoroso, ligeiramente espalhado, uma coroa de espessamento médio. Os rebentos são fortes, curvos, o formigamento é mal expresso. Os espinhos individuais concentram-se principalmente na parte inferior do arbusto. As folhas são claras, convexas, densas. A superfície da folha é lisa, sem nervuras grossas. Os bagos são médios, em forma de pêra, cor de ameixa, não pubescentes, com um pequeno número de sementes. A região de cultivo recomendada é a Região Central da Terra Negra.
Resistência à seca, resistência à geada
A groselha Serenada é classificada como resistente à seca. Os brotos lignificados podem tolerar facilmente geadas de até -40 ° C. Apresenta elevada resistência ao gelo até - 30 ° C dos botões dos frutos.
Frutificação, produtividade
Os bagos no arbusto são médios e grandes, com uma superfície lisa e uma leve floração cerosa. Existem poucas sementes nas bagas. A pele é densa, cor de ameixa com veias rosadas. O sabor é doce e azedo, sobremesa. O período de maturação é prolongado, os frutos maduros apresentam uma cor intensa. Amadurece no final de julho ou início de agosto. Rendimento médio por arbusto 3-5 kg. Produz bem sem companheiros polinizadores.
Os arbustos são adequados para o cultivo industrial. Bagas para uso universal, toleram o transporte normalmente.
A variedade não é propensa a derramamento. Em anos excessivamente secos e quentes, os arbustos precisam de sombreamento para evitar o cozimento de frutas cor de vinho.
Vantagens e desvantagens
A variedade de groselha Serenade é apreciada pelos agricultores por uma série de razões:
- alta robustez do inverno e resistência à seca;
- formação de rebentos fracos;
- boa transportabilidade de frutas;
- resistência ao oídio.
Como qualquer outro tipo de groselha, não tolera mudanças bruscas de temperatura durante o período de floração.
Características de reprodução
A propagação de sementes de groselha não é o método preferido devido à alta intensidade de trabalho. Esses arbustos começam a dar frutos no 4-5 anos de plantio.
Groselhas fracamente espetadas se reproduzem melhor de todas:
- dividir o arbusto-mãe ao meio;
- estratificação horizontal de arbustos de 3-4 anos;
- estratificação vertical por meio de rejuvenescimento intenso;
- enxertando com estacas meio lenhosas.
Para obter uma planta com alto grau de pureza varietal, recomenda-se comprar a primeira muda em viveiro especializado.
Plantar e sair
Mudas de groselha criam raízes com sucesso somente após o transplante durante o período de onda de frio e queda das folhas. Recomenda-se plantar uma estaca em um novo local após as folhas terem caído completamente do arbusto, a uma temperatura de ar de + 8-10 ° C. Para o plantio, escolha mudas fortes de 1-2 anos com uma raiz desenvolvida sistema e brotos na fase lenhosa.
As groselhas são exigentes em relação à luz solar. Nas zonas com escurecimento intenso, o rendimento do arbusto diminui, os bagos diminuem de tamanho, a casta degenera. A groselha não tolera o alagamento. Com uma alta ocorrência de água subterrânea, o sistema radicular começa a apodrecer e os brotos secam rapidamente. Pelo mesmo motivo, as groselhas não gostam de solos argilosos pesados.
Uma cova para o plantio de groselhas é preparada com 5 a 7 dias de antecedência, para que a terra tenha tempo de se acomodar. As dimensões da cova são 50x50x50 cm, sendo a camada fértil superior removida e enriquecida com uma composição nutritiva. A mistura inclui:
- 1 balde de composto;
- 50 g de sulfato de potássio;
- 50 g de superfosfato.
Se o solo do local for argiloso, acrescente 5 kg de areia.
O algoritmo de aterrissagem é simples:
- A camada fértil é colocada no fundo da cova de plantio, a metade é deixada para compactação.
- A muda é colocada em uma cova, o sistema radicular é endireitado.
- Um jovem arbusto é borrifado, o colo da raiz é enterrado 4-5 cm abaixo do nível do solo.
- A terra é compactada e abundantemente regada com água, coberta com palha, com uma camada de 3-5 cm.
- Os rebentos são podados, deixando um segmento de 50-60 cm de comprimento com 5-7 botões.
Os arbustos são plantados a uma distância de 0,5 m um do outro.
Regras de crescimento
As regras da cultura da groselha são simples e não causarão dificuldades para os jardineiros novatos.
O sistema radicular da groselha está localizado próximo à superfície do solo, a uma profundidade de no máximo 7 cm, e necessita extremamente de oxigênio. A cada primavera, o solo é solto e fertilizado com fertilizantes de nitrogênio-potássio ou infusão de esterco na proporção de 1 parte de esterco fresco para 8 partes de água. Após o cultivo, o solo ao redor do arbusto é coberto com palha nova.
A groselha é uma planta resistente à seca, mas precisa de rega adicional durante a floração e o amadurecimento dos frutos. A organização da irrigação por gotejamento é considerada preferível. Se isso não for possível, 20-25 litros de água quente são despejados sob um arbusto duas vezes por temporada. A groselha não tolera borrifação e enchimento direto do colo da raiz.
As primeiras estacas da groselha destinam-se a dar forma ao arbusto e a colocar ramos frutíferos. Para fazer isso, deixe 4-6 dos brotos mais fortes saindo da raiz, o resto é removido. A partir dos 3-4 anos, o principal objetivo da poda é o desbaste sanitário do mato. A formação é realizada no início da primavera ou no final do outono, durante os períodos de dormência. A poda rejuvenescedora intensiva é realizada na idade de 9 a 10 anos. No final do outono, sem exceção, todos os brotos lignificados antigos são removidos. Deixe novos botões vegetativos na raiz.
Para o inverno, recomenda-se cobrir a groselha para protegê-la de roedores (lebres, ratos) e evitar o congelamento. Eles fazem assim:
- A rega de carregamento abundante é realizada 2-3 dias antes do abrigo.
- Os galhos são amarrados com barbante e puxados juntos em um feixe.
- O arbusto é ligeiramente pressionado contra o solo com as duas mãos.
- Cubra os ramos com serapilheira e cubra com terra, com uma camada de 7 a 10 cm.
- Eles são cobertos com ramos de abeto, a neve é acumulada em nevascas.
Em meados de abril ou início de maio, os arbustos são abertos e abundante rega é realizada, eles são soltos, fertilizados e cobertos com cobertura morta.
Pragas e doenças
Gooseberry Serenade não é afetado pelo oídio. Às vezes, a variedade é afetada por outras doenças fúngicas: antracnose, ferrugem cálice e mosaico. Ao primeiro sinal, ramos doentes dos arbustos são removidos e queimados. A planta é tratada com nitrofeno, sulfato de cobre, líquido bordalês. A pulverização é realizada duas vezes, com intervalo de 10 dias.
A causa do aparecimento de doenças fúngicas nas plantações de bagas é o espessamento excessivo da copa e um grande número de ervas daninhas. Durante os períodos de calor úmido em tal ambiente, os esporos de fungos se multiplicam intensamente e destroem rapidamente as plantações perenes.O controle contínuo de ervas daninhas será uma boa medida preventiva de controle de doenças.
Os maiores problemas das groselhas são:
- borboleta mariposa - com o início da floração, põe os ovos nas folhas, posteriormente as lagartas comem os frutos.
- pulgão - no processo de vida, ela torce as folhas da groselha, afina os brotos, faz com que os frutos verdes caiam.
Os insetos são destruídos com os inseticidas Actellik e Fufanon. Como medida preventiva, no final da floração, os arbustos são borrifados com Bicol.
Conclusão
Uma descrição detalhada da groselha Serenade com uma foto e instruções de cuidados mostra todos os benefícios da variedade. Gooseberry Serenade não exige cuidados, tem forte imunidade ao oídio e dá uma boa colheita de saborosos frutos silvestres. A escolha da groselha Serenade é indicada para quem planta arbustos de bagas em grandes quantidades para consumo próprio e venda.