Contente
A cereja de pássaro é uma planta selvagem onipresente na América do Norte e na Europa Ocidental. Na Rússia, ela cresce em áreas de floresta e parques em quase todas as zonas climáticas. Atualmente, várias subespécies decorativas foram criadas, as quais encontraram aplicação no design paisagístico.
História de criação da variedade
A cereja do pássaro (carpal), nome latino - Padusavium, Prunuspadus, cresce em sua distribuição natural em quase todo o território da Eurásia. Na Rússia, essa cultura é freqüentemente encontrada na forma de mudas silvestres. A cereja de pássaro é facilmente cruzada com outras espécies. Como resultado, variedades decorativas são obtidas.
Cientistas desenvolvem variedades ornamentais na URSS desde 1972. Eles foram obtidos através do cruzamento da cereja do pássaro selvagem com outras espécies que crescem na natureza. Hoje em dia, mais de 20 variedades decorativas foram obtidas. 9 novas espécies foram criadas no Instituto de Pesquisa de Horticultura de Lisavenko na Sibéria: alegria de Olga, Ronda precoce, brilho preto e outros. Os autores das variedades foram os botânicos M.N.Salamatov e V.S.Simagin. Uma variedade de cereja de pássaro, vaterri - Sakhalin preta, foi incluída no Registro do Estado em 1995.
Descrição da variedade
A cereja de pássaro é uma árvore alta (arbusto). Sua altura chega a 10-15 m. O diâmetro da copa da cereja de pássaro pode ser de 10 m ou mais. A cultura cresce na zona da floresta e estepe florestal com um clima temperado.
As folhas da cereja de pássaro são simples, estreitas, oblongas, serrilhadas, densas e lisas. Seu comprimento não excede 10 cm, raramente - 15 cm, largura - 1,5-2 cm.Eles estão ligados a pecíolos densos largos de 1,5 cm de comprimento.
As flores são pequenas, reunidas em numerosas inflorescências até 18 cm de comprimento e as pétalas são arredondadas de cor branca ou rosa. Durante o período de floração, a cereja do pássaro comum exala um aroma forte.
Os frutos são pretos, pequenos, globulares, lisos, brilhantes. Seu diâmetro não excede 10 mm. O sabor é doce, ácido, adstringente. A pedra é pequena, oblonga. A polpa verde, oxidando, torna-se preta.
Na Rússia, a cultura é recomendada para ser cultivada na parte europeia do país, na Sibéria, no Extremo Oriente.
Variedades de cereja de pássaro
Entre a variedade de variedades de cereja de pássaro, existem várias variedades, as mais populares, decorativas e resistentes à geada:
- Beleza siberiana - variedade ornamental de folhas vermelhas, obtida a partir do cruzamento da cereja do pássaro comum com a Virginsky (Schubert). É um arbusto alto e ereto, com até 5 m de comprimento e copa larga, densa, em forma de pirâmide. No início da primavera, a folhagem é verde, em meados de junho a superfície da folha torna-se roxa, a parte inferior é roxa escura. As folhas não caem até o final do outono. Os frutos da árvore desta variedade são bordô, grandes o suficiente, com alto sabor.
- Grau de Plena era conhecido na Rússia mesmo antes do século XIX. Pertence à família comum da cereja de pássaro. Difere em belas flores grandes de veludo, uma reminiscência de rosas. Seu período de floração é mais longo do que o de outras espécies, mas as inflorescências não são tão exuberantes.
- Variedade negra Sakhalin obtido da polinização de prunuspadus cereja-do-pássaro com representantes silvestres da espécie. É um arbusto (árvore) alto que chega a atingir 7 m de altura. É uma cultura com folhagem densa, aveludada, grande e verde escuro. As flores são pequenas, brancas, reunidas em um pincel de 30-35 peças. Os frutos são suculentos, azedos, agridoces.
Características da cereja de pássaro comum
Esta é uma das primeiras safras que agrada com sua floração na primavera. Esta árvore não tem medo das geadas noturnas de maio e das mudanças bruscas de temperatura.
A foto mostra como a cerejeira comum floresce magnificamente no início da primavera nas regiões do sul do país.
Resistência à seca, resistência à geada
A cereja de pássaro não é exigente com a umidade do solo, tolera facilmente secas periódicas e enchentes na primavera. As mudas do primeiro ano precisam de rega. As plantas adultas são regadas apenas se o verão for muito seco.
A robustez invernal da cereja de pássaro é alta, tolera facilmente as mudanças de temperatura. Por isso, é recomendado para cultivo na Sibéria e no Extremo Oriente. Suporta com calma geadas de até - 30 ᵒС.
Produtividade e frutificação
A cereja de pássaro (carpo, pássaro), subfamília Spirey, começa a dar frutos no meio do verão - em julho. As primeiras bagas aparecem 5 anos após o plantio. Os frutos distinguem-se pelo sabor agridoce, ao mesmo tempo ácido. Seu tamanho não ultrapassa 0,5 mm, a superfície é lisa, brilhante, a pele é negra. Para uma frutificação abundante, é necessária uma boa iluminação do local. Dependendo do tamanho da árvore, de 20 a 30 kg de frutas podem ser colhidos durante o verão.
A cereja de pássaro comum cresce bem em áreas ensolaradas e bem iluminadas, não tem medo da luz solar direta e não é propensa a assar e derramar frutas ao sol.
Alcance da fruta
As frutas podem ser comidas cruas ou você pode fazer geleias, conservas, compotas e geléia com elas. Para o preparo de bebidas alcoólicas, são utilizados os frutos e flores da planta. O suco de cereja de pássaro é usado como corante alimentar para bebidas e confeitaria. Na Sibéria, bagas de cereja de pássaro secas são moídas e usadas como aditivo para a farinha. O pão com adição de frutos secos tem sabor a amêndoa.
Os frutos da acerola são bastante frágeis e suculentos, não sendo possível transportá-los. Você pode armazenar frutas apenas na forma seca ou cristalizada.
Resistência a pragas e doenças
A acerola é uma planta resistente a pragas e doenças, mas necessita de tratamento preventivo 2 vezes ao ano. À sombra, em áreas com solos alagados, podem ocorrer infecções fúngicas.
Em condições de cultivo desfavoráveis, a cultura pode infectar doenças:
- oídio;
- ponto vermelho;
- cercosporose;
- citosporose;
- ferrugem;
- podridão da madeira.
Quando afetadas por fungos, as folhas amareladas com manchas são removidas, a copa é borrifada com fungicidas.
As folhas da cerejeira podem ser comidas por lagartas, besouros, mariposas da cerejeira e mosca-das-serras. As pragas são combatidas pulverizando três vezes a árvore com karbofos.
Vantagens e desvantagens da variedade
Com todas as vantagens da acerola, a ave comum praticamente não tem inconvenientes. Se você fornecer à planta acesso à luz e ao sol, não haverá problemas em cultivá-la.
As virtudes da cultura:
- altas qualidades decorativas;
- aroma agradável de flores;
- despretensão;
- resistência à geada e à seca;
- bom gosto de fruta.
Entre as desvantagens, pode-se destacar a instabilidade às doenças fúngicas. A cereja de pássaro pode adoecer se você plantar uma árvore à sombra e não realizar a poda regular.
Plantando e cuidando da cereja de pássaro comum
A cultura cresce bem em solos úmidos com uma ocorrência próxima de água subterrânea, enquanto a planta deve fornecer uma boa drenagem. A árvore cresce bem em solos arenosos, argilosos e alcalinos. A cereja de pássaro é comum em quase todas as zonas climáticas da Rússia.
A maioria das variedades de cereja de pássaro são polinizadores cruzados, portanto, é recomendável plantar várias plantas próximas umas das outras a uma distância de 5-6 m uma da outra. O plantio é feito no início da primavera, até a eclosão dos botões, ou no outono, após a queda das folhas.
Um local para plantar é escolhido bem iluminado pelo sol, mas uma planta jovem pode crescer em sombra parcial.
Antes do plantio, fertilizantes orgânicos devem ser aplicados no solo: húmus, composto, estrume (pelo menos 10 kg por 1 cova de plantio). Uma cova para plantio é cavada com 40 cm de profundidade e 50 cm de diâmetro.
A muda pode ser adquirida no viveiro. Deve ser uma árvore curta, com pelo menos 1,5 m de comprimento e um sistema radicular bem desenvolvido. A casca deve ser plana e lisa, sem danos.
A muda é colocada na cova preparada, as raízes são esticadas e cobertas com terra, pisoteada. Após o enraizamento, a árvore é regada abundantemente, o círculo do tronco é coberto com serragem ou turfa.
Cuidados de acompanhamento
Após o plantio, o solo sob a muda é regularmente umedecido por um mês. É ruim se a água estiver perto do tronco, a terra deve estar uniformemente e moderadamente úmida. Após um mês, recomenda-se que a cereja de pássaro seja regada apenas na seca. Após a rega, o solo deve ser coberto com cobertura morta.
Várias vezes por ano é necessário afrouxar e cavar o solo sob a árvore. É importante aplicar fertilizantes orgânicos e minerais sob a raiz da planta 2 vezes ao ano, antes da floração e após a queda das folhas.
A poda é um procedimento obrigatório para o cuidado da cerejeira comum. A poda é realizada no outono e no início da primavera. Remova brotos velhos, secos e danificados. Além da poda higiênica, também é realizada a modelagem. A coroa da cereja do pássaro comum tem a forma de uma pirâmide ou de uma bola.
No final do outono, o tronco da árvore deve ser protegido de roedores. É embrulhado em papel de alcatrão, celofane, qualquer outro material de cobertura, amarrado com uma corda. A cereja de pássaro não precisa de proteção contra geadas, não deve ser abrigada para o inverno. Se a temperatura estiver abaixo de -20 ° C, você pode jogar mais neve ao redor do tronco e do rizoma.
Doenças e pragas
A cereja de pássaro é suscetível a doenças fúngicas de culturas hortícolas se crescer à sombra. Para a prevenção de cercosporose, citosporose, ferrugem, é necessário realizar podas regulares da copa, para evitar estagnação de água no círculo próximo ao caule. Se as folhas da cereja de pássaro são afetadas por manchas, oídio, elas são borrifadas com oxicloreto de cobre ou líquido bordalês (1%). As folhas afetadas são removidas e queimadas.
Na coroa da cereja de pássaro, mariposas, bichos-da-seda, pulgões, gorgulhos podem começar. Para fins preventivos, a pulverização com inseticidas é realizada no início da primavera, no verão antes do aparecimento dos ovários, no outono após a colheita dos frutos.
Conclusão
A cereja de pássaro é uma planta selvagem que se tornou comum em jardins domésticos, becos e áreas de parques. Seu aroma inebriante enche o ar quente da primavera com doçura durante o período de floração. A cultura não tem apenas funções decorativas. Seus frutos são usados há muito tempo na culinária e na medicina popular.