Barberry Thunberg Coronita

Barberry Coronita é um toque espetacular de um jardim ensolarado. O arbusto vai estar em destaque durante toda a estação quente, graças à primorosa decoração das folhas. Plantar e cuidar estão ao alcance até de jardineiros novatos.

Descrição de bérberis Thunberg Coronita

Este belo arbusto atarracado cresce na faixa de 50 cm a 1,5 m. Em média, os ramos caídos e graciosamente curvados da bérberis Thunberg Coronita formam uma coroa arredondada com 1 m de altura e 1,2-1,4 m de diâmetro. O sistema radicular é raso da superfície ... Os rebentos de crescimento denso são espinhosos, equipados com espinhos avermelhados simples de 0,5-2 cm de comprimento, quase imperceptíveis contra o fundo da folhagem. As folhas ovóides ovais com bordas regulares são pequenas, alongadas até 2,5-3 cm, com apenas 1 cm de largura. característica decorativa - tons de vermelho acastanhado da lâmina da folha com uma borda verde-amarela estreita. A fronteira se destaca brilhantemente na primavera e no início do verão.

Os rebentos jovens da bérberis Thunberg Coronita são de um vermelho vivo com as mesmas folhas. Em seguida, a casca escurece para uma tonalidade marrom. Botões avermelhados até 5 mm de tamanho. Brotos de bérberis jovens crescem verticalmente, com a idade tornam-se pitorescamente curvos. Pequenas flores da bérberis Thunberg Koronita florescem em maio. São recolhidos em pincéis pequenos ou avulsos. Corollas são laranja claro. Bloom por quase 2 semanas, às vezes até a primeira década de junho. Em outubro, os frutos vermelhos oblongos amadurecem, adicionando cores brilhantes ao arbusto de outono da Borgonha, e ainda permanecem no inverno. As bagas não são comestíveis.

Atenção! Barberry Thunberg Koronita está situado em um lugar ensolarado, se você quiser desfrutar do jogo incomum de cores no jardim.

Plantada à sombra, esta variedade perde a cor original das folhas.

Barberry Koronita em design de jardins

A bérberis da variedade Koronita destaca-se como um ponto brilhante entre a vegetação do jardim. Os designers usam o arbusto em várias composições e variações:

  • foco em um grupo específico de arbustos de jardim;
  • contraste para um grupo de coníferas;
  • tênia no gramado;
  • um componente de um jardim rochoso;
  • um elemento natural da paisagem em estilo oriental, já que a planta é habitante indígena das encostas meridionais das montanhas da China e do Japão;
  • o principal componente de um meio-fio ou cerca viva.

O arbusto espinhoso se transformará em uma barreira impenetrável em 6-7 anos. Para tanto, as plantas da cultivar Coronita são colocadas próximas umas das outras. Outra característica da bérberis é a plasticidade durante a formação. Aplicando uma poda habilidosa, os mestres da arte topiária criam composições interessantes. Foto de bérberis Thunberg Koronita mostra o brilho da planta sozinha em jardins de pedras, em bordaduras ou jardins ornamentais.

Plantando e cuidando da bérberis Koronita

Um arbusto despretensioso é cultivado sem muitos problemas.

Preparação da parcela de mudas e plantio

Barberry Koronita é bastante despretensioso para os tipos de solo. Desenvolve-se muito bem em franco e franco-arenoso solto, onde o índice de acidez é de 5-7,5 unidades. É importante que o local seja drenado. Barberry não é adequado para locais pantanosos ou áreas com água estagnada após o derretimento da neve ou da chuva. Prospera em terras férteis, mas pode prosperar em áreas áridas e pobres. O único requisito indiscutível é a exposição ao sol. A sombra parcial clara é permitida por várias horas, mas as folhas perderão um pouco a saturação com o vermelho.

De acordo com a descrição, a barberry Koronita Thunberg tem raízes superficiais. Recomenda-se a compra de mudas em lojas especializadas ou viveiros cultivados em contêineres. Durante o desenvolvimento, os arbustos já se aclimataram e irão criar raízes mais facilmente em uma área específica que está localizada na mesma área. Antes do plantio, o recipiente com a muda é colocado em um grande recipiente com água. O solo está saturado de umidade e a planta pode ser facilmente removida do vaso sem ferir todas as raízes pequenas.

Conselho! Barberry é plantado no outono ou no início da primavera. Mudas em recipientes são movidas durante a estação quente.

Regras de pouso

Plantando a bérberis Coronita em grupos, eles recuam 1,6-2,2 m entre os arbustos. Para uma sebe, os furos são colocados densamente, com um intervalo de 50-60 cm. Os furos são cavados com 40-50 cm de profundidade e com o mesmo diâmetro. É aplicada uma camada de drenagem e, em seguida, um substrato, onde areia e húmus são misturados em uma parte com duas partes de gramado.

Algoritmo de aterrissagem:

  • a muda da variedade Coronita é retirada cuidadosamente do vaso, com cuidado para não danificar as raízes;
  • colocar em um monte de substrato em uma cova de modo que o colo da raiz fique 4-5 cm sob o solo;
  • as raízes são polvilhadas com substrato, compactando-se ao redor do caule;
  • água e cobertura morta;
  • cortar brotos até 3 botões saindo.

Ao longo do mês, a jovem bérberis Coronita é regada após 7 a 10 dias.

Regar e alimentar

O cuidado, como plantar a bérberis Thunberg Koronit, é simples. A partir do momento do movimento, o círculo do tronco é mantido limpo, removendo ervas daninhas e regularmente afrouxe o solo. Se chover, eles ficam sem regar. No verão quente, umedeça a área com água morna 3-4 vezes por mês. Fertilize na primavera com húmus, composto ou preparações prontas para arbustos. No outono, as bérberis Coronita são cobertas com turfa, húmus e composto.

Poda

O arbusto limpo e compacto da bérberis Thunberg Koronita praticamente não precisa de poda formativa, pois cresce de tamanho médio. Para decoratividade, uma certa silhueta selecionada do arbusto é criada. O período ideal para a poda é o início da primavera, quando o fluxo de seiva ainda não começou. As cercas são formadas não só na primavera, mas também no verão, em junho e agosto, para que a parede da planta fique bem cuidada. Os arbustos velhos são fortemente podados, removendo todos os brotos. Novos ramos crescem rapidamente no início do verão. A poda sanitária para remover topos congelados é realizada em meados da primavera, quando os botões se abrem e as áreas afetadas nos ramos são visíveis.

Preparando-se para o inverno

Barberry Thunberg Koronita é resistente ao inverno, resiste a - 28-30 ° C. Às vezes, mesmo nessas temperaturas, se o arbusto estiver sob o fluxo do vento norte, os topos dos brotos anuais são danificados. Eles são cortados na primavera, o arbusto está bem restaurado devido aos botões dormentes na parte inferior da planta. No outono, os arbustos de bérberis Koronita são cobertos com cobertura morta ou batidos com solo comum a uma altura de 10-12 cm do colo da raiz. Na primavera, o solo é removido. No inverno, a neve é ​​jogada na planta para isolamento.

Reprodução

Existem maneiras suficientes de aumentar o número de arbustos de bérberis Koronita em seu site. A planta reproduz:

  • dividindo o mato;
  • camadas;
  • vegetação rasteira;
  • estacas;
  • sementes.

Novos rebentos crescem a partir do sistema radicular da bérberis Thunberg Koronit todos os anos. No início da primavera, assim que o solo descongela, ou em setembro, a mata-mãe é desenterrada. Com uma pá afiada, eles dividem a planta com um movimento brusco para que haja raízes suficientes e 4-7 brotos nas divisões. Partes do arbusto são plantadas rapidamente para que as raízes não sequem.

Para mudas de bérberis Koronita na primavera:

  • cave nos galhos mais baixos, deixando os topos acima da superfície da terra;
  • os brotos são fixados com grampos de jardim;
  • regado regularmente;
  • após 16-25 dias aparecem os primeiros rebentos, à volta deles o solo está ligeiramente solto, regado uma vez por semana;
  • transplantado para um novo lugar no outono ou na primavera.

Os brotos são separados das raízes da mãe e transplantados imediatamente se o sistema radicular for suficientemente ramificado.

Corte 2 tipos de brotos de bérberis Thunberg Koronit:

  • as que já estão meio lignificadas - os ramos são cortados em fragmentos de 15 cm de comprimento;
  • brotos verdes, que são cortados de baixo em um ângulo de 45 °.

As estacas são tratadas com estimulantes de enraizamento Heteroauxin, Kornevin, Zircon e plantadas num substrato de areia por cima e turfa não ácida por baixo. Cubra com uma cúpula de plástico e mantenha a umidade elevada. As mudas criam raízes em um mês, plantadas no solo no outono ou na primavera.

Sementes de bérberis Thunberg Koronit não germinam bem, apenas 16-45%. Eles são estratificados por 3 meses na geladeira, semeados em um recipiente ou semeados diretamente no solo no outono. Mudas jovens são movidas após 2-3 anos.

Doenças e pragas

Barberry Thunberg Coronita é uma planta bastante resistente a doenças e pragas. Mas, em uma situação de disseminação em massa de patógenos de infecções fúngicas como oídio, secagem de brotos, ferrugem, manchas foliares e arbustos também sofrerão. Oídio, flor esbranquiçada nas folhas, se livrar do uso de enxofre coloidal. Manchas laranja brilhantes indicam infestação de ferrugem. A infecção é combatida com tratamento com fluido de Bordeaux.

Após o aparecimento de manchas marrons ou amareladas nas folhas da bérberis Koronit, que levam à sua queda, é aconselhável pulverizar a planta com preparações à base de cobre.

Importante! Contra doenças fúngicas, incluindo fusarium e traqueomicose, vários fungicidas também são usados, tratando a bérberis Coronita primeiro após a formação das folhas e, em seguida, repetindo a pulverização duas vezes a cada 20-22 dias.

Plantas de bérberis sofrem de infestações de pulgões, moscas-serras e mariposas. Observando as pragas que se alimentam de folhas, aplique Fitoverm ou outros inseticidas contra elas. As colônias de afídeos podem ser combatidas com uma solução de sabão em pó e caldo de tabaco.

Conclusão

Barberry Koronita é fácil de cultivar, o cuidado do arbusto não é trabalhoso. Uma planta que ama a luz e é resistente à seca criará um toque atraente e brilhante no jardim e enfatizará favoravelmente o pitoresco das composições.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção