Contente
É muito fácil propagar bérberis por meio de estacas no outono. Tendo apenas 1 arbusto, depois de alguns anos você consegue muito material de plantio que vai manter todas as qualidades maternas.
Como bérberis reproduz
O arbusto de bérberis distingue-se pela sua decoração e deliciosos frutos silvestres. É plantada como uma sebe e para atrair as abelhas ao local. O desejo dos jardineiros de reproduzirem bérberis de forma independente é perfeitamente compreensível, especialmente porque não é nada difícil.
Os arbustos de bérberis silvestres reproduzem-se bem por semeadura própria e, depois de alguns anos, enchem completamente o local. Para formas cultivadas, existem várias maneiras principais:
- obtenção de crescimento radicular;
- curvas;
- enxerto.
Além disso, o arbusto ornamental se propaga por semente, mas este é o método mais difícil que requer conhecimentos e habilidades.
Como propagar bérberis por estacas
Os cortes de bérberis podem ser feitos no verão, no outono ou na primavera. No entanto, os brotos verdes cortam no início da temporada enraízando melhor do que outros. A taxa de sobrevivência do material de plantio é de quase 100%.
As estacas lignificadas são cortadas no início da primavera, antes dos botões incharem ou após a queda das folhas. Não é tão fácil enraizá-los, a taxa de sobrevivência é de 85-90%. No entanto, as vantagens de tais mudas são óbvias - os rebentos crescem rapidamente; no futuro, florescem abundantemente e frutificam.
Além disso, este método de reprodução permite obter um material de plantio que retém totalmente todas as características varietais da planta-mãe. Para formas híbridas de arbustos, este é o melhor ajuste.
Como propagar mudas de bérberis no verão
O material de plantio para propagação é cortado de arbustos completamente saudáveis que crescem e se desenvolvem bem. Esta é a única forma de obter mudas de alta qualidade que darão um crescimento anual notável e frutos saborosos.
A reprodução da bérberis é possível por meio de estacas dos brotos do ano em curso, que são cortadas no início do verão. O ramo está pronto para enxertia se a casca for verde claro.
Instruções de plantio:
- O material de plantio é colhido no meio do broto. Um bom pedúnculo não tem mais de 10 cm de comprimento e 2-3 internódios.
- O corte inferior é feito diretamente sob o rim, e a borda superior é cortada 2 cm acima.
- As folhas superiores são encurtadas para não evaporar a umidade e as inferiores são removidas completamente.
- Para a reprodução, os brotos preparados são plantados em estufa ou em caixas para o enraizamento. A borda inferior é polvilhada com pó Kornevin ou outro estimulante de crescimento.
- Os rebentos são aprofundados por 2 botões. O pouso é feito obliquamente, em um ângulo de 45 °.
O enraizamento leva de 1 a 1,5 meses. Todo esse tempo, as plantações devem ser devidamente cuidadas: manter a umidade do solo, a temperatura e criar uma iluminação difusa.
Quando novas folhas aparecem nos brotos, pode-se avaliar o sucesso da reprodução. Os cuidados adicionais com as plantas jovens incluem rega regular, sacha e alimentação. No outono, mudas maduras crescem dos brotos, que estão prontas para serem transplantadas para o jardim na próxima primavera.Os arbustos jovens hibernam com boa cobertura, uma vez que o seu sistema radicular ainda não está suficientemente desenvolvido.
Propagação de bérberis por estacas no outono
Jardineiros experientes praticam a propagação de bérberis em casa com estacas lignificadas. Eles são cortados no outono e armazenados até a primavera no porão, onde a temperatura não desce abaixo de + 5 ° C. Para que o material de plantio não se degrade, é envolto em um pano úmido, se necessário, umedecido adicionalmente. As estacas são cortadas dos rebentos que sobraram após a poda do arbusto. Escolha ramos saudáveis que não sejam afetados por doenças e pragas, cujo diâmetro não seja superior a 1 cm.
Na primavera, o material de plantio é retirado, examinado, os brotos secos são descartados, plantados em canteiro preparado ou em copos. O solo precisará ser solto, consumidor de umidade e nutritivo. Solo de armazenamento para mudas ou solo de jardim, que é enriquecido com húmus, turfa e solto com areia, são adequados.
Instruções para criação em vidros:
- Prepare os recipientes com antecedência: lave, desinfete, seque.
- Faça orifícios de drenagem no fundo, encha um terço do recipiente com argila expandida ou outro material.
- Despeje a terra em copos de modo que permaneça 1,5-2 cm até o topo.
- Para aprofundar as mudas em 2 botões no solo, aperte-os e regue.
Cubra os recipientes com um saco para criar um efeito de estufa, mas abra todos os dias para ventilação. Se isso não for feito, as mudas apodrecerão. Após 1,5 meses, as folhas novas aparecerão dos botões, retire a embalagem completamente. Além disso, mudas de bérberis são plantadas no canteiro de uma escola, onde crescerão.
Depois de estacas e enraizamento bem-sucedido, as mudas de bérberis são transferidas para um local permanente no outono para o segundo ano de cultivo. Para o inverno, os arbustos jovens devem ser cobertos.
Propagação de bérberis por estacas na primavera
Se não houver lugar para guardar os brotos até a primavera, então, para reprodução, eles são cortados no início da primavera, até que os botões inchem. Eles se enraízam pior. Antes do plantio, as mudas de bérberis devem ser mantidas em água com um estimulador de crescimento por 6-8 horas.
O material de plantio está enraizado no canteiro do jardim. São plantadas obliquamente, deixando-se entre os rebentos 15-20 cm, o solo é regado abundantemente, coberto com palha e coberto com uma película para o local de plantio. As raízes são formadas em 1-1,5 meses. De vez em quando, a estufa é ventilada. Quando aparecem folhas novas, o filme é retirado, as mudas são bem cuidadas. Durante o período de crescimento ativo, eles são alimentados com fertilizantes nitrogenados ou matéria orgânica. Um ano depois, eles são transferidos para um lugar permanente.
Como propagar sementes de bérberis
Para reproduzir bérberis a fim de trazer uma nova variedade, você pode usar sementes. Este é um processo longo, o seu sucesso depende do cumprimento de todas as regras e experiência do jardineiro.
O material de plantio para propagação é obtido a partir de frutos maduros, bem lavados e secos. Antes do plantio, as sementes são armazenadas em sacos de papel perfurado em temperatura ambiente. Sua vida útil é curta, então é melhor plantar no mesmo ano. Você precisa começar a semear quando a temperatura externa cair abaixo de -2 ° C.
Plante sementes de bérberis diretamente em terreno aberto. É melhor fazer isso no outono do mesmo ano, para que eles passem por uma estratificação natural.
Recomendações de plantio:
- Uma área brilhante é alocada para o plantio, onde no início da primavera o solo vai aquecer bem.
- As ranhuras são rasas, não mais do que 1-3 cm. Para evitar que as sementes se espalhem, os buracos são cobertos com areia grossa.
- A semeadura é feita esparsamente, polvilhada por cima com solo fértil e serapilheira.
- No início da primavera, o abrigo é removido, a cama é coberta com um filme para que apareçam filmagens amigáveis.
A taxa de germinação das sementes de bérberis é de cerca de 50%, então você precisa semear mais. Os brotos parecem compactos, desenvolvem-se lentamente. Na fase de 2 folhas verdadeiras, o leito é diluído, deixando apenas plantas fortes. A distância entre eles é deixada pelo menos 5 cm. As mudas são transplantadas para um local permanente após 2 anos de cultivo.
Os arbustos de bérberis selvagens se reproduzem por auto-semeadura. As mudas aparecem no início da primavera, no outono podem ser desenterradas e transplantadas para um novo local. Essas plantas dão frutos com pequenas bagas, gosto doce e azedo. No entanto, eles não precisam de cuidados especiais, por isso os iniciantes em jardinagem preferem este método de reprodução.
Como propagar bérberis por camadas
Se houver uma bérberis decorativa no local, ela pode ser facilmente propagada em camadas. O procedimento é iniciado na primavera, a fim de obter mudas maduras até o outono:
- Para o desvio, são escolhidos brotos anuais que se dobram bem.
- Os sulcos são feitos ao redor do arbusto-mãe, os galhos são cuidadosamente colocados neles, fixados e cobertos com terra. A ponta do broto permanece na superfície.
- O solo ao redor da bérberis é mantido constantemente úmido para que a formação de raízes seja bem-sucedida.
Neste outono ou na próxima primavera, as mudas jovens são desenterradas e transferidas para o jardim. Nesse ponto, eles devem ter um bom sistema de raiz. As plantas são colocadas em um local bem iluminado. Nos primeiros anos, as mudas são isoladas para o inverno.
Como propagar brotos de raiz de bérberis
A maneira mais fácil de propagar bérberis é transplantar brotos de raiz. Na primavera ou no início do verão, o crescimento verde aparece ao redor do arbusto, que é cuidadosamente desenterrado e plantado. As plantas se enraízam bem, com o outono são formadas mudas maduras a partir delas, que em poucos anos agradarão com uma colheita madura.
A reprodução da bérberis por meio de brotos permite obter material de plantio exatamente com as mesmas características da mata-mãe. No entanto, nem todas as variedades produzem muitos brotos, e a maioria das variedades híbridas nem brotam.
As nuances da reprodução da bérberis Thunberg
Barberry Thunberg é a mais bela planta ornamental com folhas de cor incomum. Arbustos com folhas amarelas douradas, laranja ou roxas adornam o local desde o início da primavera até o final do outono. A altura da planta pode ser de 20 cm a 1,5 M. Barberry dá frutos com bagas ácidas comestíveis.
A reprodução da bérberis Thunberg não é muito diferente de outras variedades; no verão, é fácil plantar um arbusto com estacas. Para isso, use as partes verdes dos brotos, que são plantados em casa de vegetação. Após o enraizamento, o filme é removido. As mudas são totalmente cuidadas e, após um ano, são plantadas em local permanente.
Para garantir a transferência de todas as características varietais da planta-mãe para o arbusto jovem, recorrem à propagação da bérberis por enxertia. É feito no início da primavera. Um talo é enxertado em uma bérberis silvestre, que tem boa resistência de inverno.
Instruções:
- Uma estaca semilignificada com um pedaço de casca é considerada um rebento.
- Uma incisão em forma de T é feita no porta-enxerto diretamente ao redor da gema.
- A casca é gentilmente afastada e o rebento é inserido ali.
- O local da vacinação é bem fixado com uma película especial e coberto com verniz de jardim.
Depois de alguns meses, o sucesso da vacinação pode ser avaliado. As folhas novas devem aparecer nas estacas de bérberis. Se não for o caso, verifique o local da vacinação.
Existe outra forma de reprodução da bérberis Thunberg - enxerto de olho. Da planta que você gosta, o botão é cortado junto com um pedaço de casca. Além disso, é enxertado da mesma maneira que um talo. A única diferença é que as mudas vão se desenvolver lentamente.
Como propagar bérberis dividindo um arbusto
A reprodução da bérberis dividindo um arbusto não é um procedimento fácil. A planta não tolera o transplante para um novo local, fica doente há muito tempo e pode morrer. A reprodução começa no início da primavera ou outono, mas apenas como último recurso.Por exemplo, se os arbustos adultos ainda tiverem que ser desenterrados e plantados, uma vez que foram plantados originalmente no local errado.
Instruções para transplante:
- Corte os rebentos de bérberis a uma altura de 25-30 cm.
- Desenterre os arbustos completamente e divida-os em divisões com uma ferramenta afiada.
- Coloque o delenki nos buracos preparados.
- Corte os brotos a uma altura de 15-20 cm.
Após o plantio, as mudas precisam ser bem cuidadas. O solo é mantido úmido para que os arbustos criem raízes rapidamente.
Conclusão
É perfeitamente possível propagar bérberis por estacas no outono, mas é preciso levar em conta todas as nuances e sutilezas do processo. Para que os rebentos enraízem, floresçam e frutifiquem abundantemente no futuro, é importante cuidar adequadamente das plantas em cada estágio de crescimento.