Barberry: plantando e cuidando de um arbusto ornamental

O arbusto de bérberis, independentemente da variedade, parece decorativo em qualquer época do ano. É por isso que é valorizado pelos paisagistas. Mas mesmo os jardineiros novatos darão conta da tarefa, já que plantar e cuidar de um arbusto de bérberis não é difícil. O principal é escolher uma variedade de acordo com as condições climáticas da região.

Com que rapidez o bérberis cresce

Barberry cultivado para paisagismo cresce lentamente durante os primeiros 2 anos após o plantio. Os arbustos adultos crescem anualmente, dependendo da variedade, de 30 a 60 cm, portanto, uma das medidas no cuidado do plantio é a poda regular.

Comente! É importante entender que o desenvolvimento e o crescimento bem-sucedidos de arbustos só são possíveis se o lugar certo e o solo adequado forem selecionados para o plantio.

De que solo gosta a bérberis?

Barberry é uma planta que necessita de solo com acidez neutra. Se este indicador não corresponder, adiciona-se ao solo cal, farinha de dolomita ou cinza de madeira.

A água subterrânea não deve ser superior a 1,5 m, uma vez que o arbusto não tolera a estagnação. Pelo mesmo motivo, não é recomendável plantar plantas em terras baixas.

Datas de desembarque

As datas de plantio dependem do estado do sistema radicular:

  1. Se as mudas foram cultivadas em um recipiente, podem ser colocadas no jardim a qualquer momento: na primavera, verão, outono. Você só precisa tirar as plantas para tirar a muda sem danificar o torrão de terra. Um dia fresco é escolhido para o plantio de uma muda. Nos primeiros dias, o arbusto fica protegido do sol.
  2. Se o sistema radicular da muda estiver aberto, então o plantio de bérberis no solo pode ser planejado para a primavera, até que os botões tenham florescido. Nesse momento, a terra já tem tempo de se aquecer. No outono, os arbustos são plantados após a queda das folhas.

Datas de desembarque recomendadas:

  • primavera - de 20 de março a 15 de abril;
  • outono - de 15 de setembro a 15 de outubro.

Ao escolher o momento do plantio, você precisa se concentrar nas características climáticas da região.

Como plantar bérberis

Plantar arbustos, por exemplo, bérberis amarelo, no campo e mais cuidados são processos simples, já que bérberis é despretensioso. Você só precisa encontrar o lugar certo, preparar o solo, comprar ou plantar mudas saudáveis ​​por conta própria.

Para tornar as plantas decorativas, você precisa deixar pelo menos 1,5 m entre elas. Se você criar uma sebe, as mudas são colocadas a uma distância de 40-50 cm.

Onde plantar bérberis no país

É escolhido um local ensolarado para o arbusto para que a bérberis fique iluminada quase o dia todo. O fato é que uma planta plantada na sombra perde seu efeito decorativo, a folhagem brilhante desbota, torna-se pouco atraente. Além disso, o crescimento e o desenvolvimento abrandam, a floração será fraca e instável.

Preparação do local de pouso

Um local permanente é preparado 2-3 semanas antes de plantar os arbustos. Eles cavam o solo, escolhem ervas daninhas e raízes. Se a terra estiver esgotada, adicione húmus, composto, cinzas de madeira. Você pode misturar o solo com fertilizantes minerais complexos.

Preparação de mudas

As mudas podem ser cultivadas independentemente, pois a bérberis se propaga por sementes, camadas, estacas e brotos de raiz.Se tiver de comprar, é melhor recorrer aos serviços de vendedores de confiança ou contactar um viveiro, onde a variedade varietal lhe permitirá escolher a planta certa.

Os ramos da muda devem estar intactos, sem sinais da presença de insetos e doenças. O sistema nutricional de uma muda de alta qualidade se diferencia pela presença de um grande número de raízes adventícias. O corte do caule deve ser esverdeado ou esbranquiçado.

Aviso! As plantas com raízes secas não são adequadas para o plantio.

No dia anterior ao plantio, as mudas com sistema radicular aberto são embebidas em água. Você pode adicionar permanganato de potássio ou qualquer preparação de enraizamento. Se a muda estiver em um recipiente, retire-a e faça vários cortes verticais no torrão de terra para estimular a formação de raízes laterais.

Regras de plantio de bérberis

E agora sobre como são feitos o plantio de bérberis e os cuidados posteriores em campo aberto.

Etapas do trabalho:

  1. Cave um buraco de 40x40x40 cm .Se o solo for pobre, o assento é um pouco maior para adicionar húmus e composto.
  2. Encha o fundo do poço com uma camada de drenagem de seixos, argila expandida ou tijolo quebrado e, em seguida, despeje uma camada de areia.
  3. Misture o solo retirado da fossa com húmus ou composto e encha a fossa quase até ao topo.
  4. Despeje água para que o solo fique bem molhado. Este trabalho é realizado pelo menos 7 a 10 dias antes do plantio.
  5. É feito um aprofundamento no solo e nele é colocada uma muda, depois de endireitada as raízes.
  6. Polvilhe o sistema radicular do arbusto ao nível do colo da raiz com terra, compactando ligeiramente.
  7. Regue e cubra o círculo do tronco generosamente com turfa ou composto. Isso facilitará muito mais cuidados.
  8. Corte alguns dos rebentos, deixando apenas 4-5 botões no fundo.

Como plantar bérberis

Como a bérberis é um arbusto ornamental que encanta os olhos em qualquer época do ano, mesmo no inverno, quero muitas plantas no jardim. Se diferentes variedades de bérberis crescem no local ou com amigos, você pode propagá-las:

  • sementes;
  • estacas;
  • camadas;
  • dividindo o mato;
  • brotos de raiz.

O trabalho de criação não é nada difícil, disponível para jardineiros novatos. Você só precisa levar em consideração que cada um dos métodos pode ter desvantagens:

  1. As estacas criam raízes por muito tempo.
  2. As sementes de bérberis são difíceis de germinar, mesmo a partir de material de plantio fresco, obtêm-se 20-40% das mudas. Nesse caso, o futuro arbusto pode perder qualidades varietais.
  3. Ao receber o corte, você pode prejudicar o sistema radicular.
  4. Nem todas as variedades de barberries dão crescimento.

Se desejar, você pode experimentar para escolher o método que funciona para a variedade. Por exemplo, para plantar uma cerca viva de bérberis de folhas vermelhas e cuidar mais dela.

Como cuidar do bérberis

Cuidar da bérberis no jardim não leva muito tempo, tudo se resume a atividades tradicionais:

  • regar e alimentar;
  • soltar o solo e cobertura morta;
  • poda;
  • proteção contra doenças e pragas;
  • preparando o arbusto para o inverno.

Fazendo as medidas agrotécnicas necessárias, você consegue um arbusto lindo e despretensioso que vai decorar o jardim.

Modo de rega

De acordo com a descrição, os arbustos maduros não requerem irrigação constante, uma vez que não toleram o alagamento do solo. Se chover durante a estação de cultivo, irrigação adicional não é necessária. Quanto ao arbusto jovem, é necessário regá-lo regularmente até criar raízes.

Atenção! Cerca de um mês após o plantio, a frequência de rega é reduzida, é adicionada água debaixo dos arbustos em caso de seca.

Afrouxamento e cobertura morta

Ao cultivar bérberis e cuidar dela, deve-se lembrar que a água deve penetrar a uma profundidade de 40 cm. Para que a umidade não evapore rapidamente, a zona da raiz do arbusto é borrifada com cobertura morta:

  • turfa;
  • húmus;
  • composto;
  • serragem.

A camada deve ter pelo menos 8 cm.

Antes da cobertura morta, o solo é bem solto para que o oxigênio possa fluir para as raízes. A operação é repetida após a rega. As ervas daninhas devem ser removidas, pois não apenas extraem nutrientes, mas também podem causar doenças e infestações de pragas.

Como alimentar bérberis

Se durante o plantio de bérberis, por exemplo, Thunberg, uma quantidade suficiente de nutrientes foi introduzida, no verão e no outono o arbusto não precisa ser alimentado por 2 anos.

No futuro, a planta precisa de nutrição, pois cresce fortemente. Os fertilizantes minerais e orgânicos são usados ​​como cobertura.

Como regra, o alimento é introduzido na zona da raiz do arbusto na primavera, antes do início da floração. Se a planta for cultivada como uma sebe, então o fertilizante sob a bérberis é aplicado 2 vezes por ano.

Poda

O arbusto é bom para poda. Graças a este procedimento, a coroa da planta é formada, qualquer forma pode ser criada. O esquema de corte de cabelo é mostrado na foto.

Nos primeiros 3 anos no início da primavera, enquanto os botões não começaram a crescer, você precisa cortar todos os brotos em um toco para obter um arbusto exuberante. Este corte de cabelo é especialmente necessário para sebes.

Além da poda formativa, as plantas precisam de uma tosquia sanitária quando danificadas, são retirados os ramos secos e os rebentos que ficam fora do quadro geral. Esse corte de cabelo pode ser feito a qualquer momento.

A poda rejuvenescedora é realizada em arbustos velhos que estão começando a se degenerar. Na primavera, você precisa cortar os caules sem deixar o cânhamo. Os rebentos novos aparecerão no outono.

Conselho! Se houver espinhos nos arbustos de uva-bérberis, use luvas justas para não machucar as mãos.

Se preparando para o inverno

Na hora de escolher mudas para plantar na horta, é preciso levar em consideração as características climáticas da região. Algumas variedades não têm resistência suficiente à geada. Esses arbustos exigirão cuidados adicionais no outono associados ao abrigo da bérberis para o inverno.

Proteção contra doenças e pragas

Os arbustos raramente ficam doentes e são afetados por insetos. Mas nem sempre é possível garantir o plantio contra oídio, pulgões e mariposas. Serão necessárias medidas preventivas.

Doenças e pragas

Sinais de aparência

Pulgão

O aparecimento de pulgões pode ser identificado por folhas enrugadas e enrugadas.

Mariposa

O inseto se instala em arbustos frutíferos e danifica as bagas

Oídio

Uma flor esbranquiçada aparece nas folhas e nos rebentos.

Para combater doenças e pragas, você precisa usar produtos especiais que são vendidos nas lojas, por exemplo:

  • Aktara;
  • "Karatê";
  • "Karbofos".

O trabalho deve ser realizado imediatamente, sem esperar a propagação da doença e a reprodução em massa de pragas. Caso contrário, você pode perder os arbustos de bérberis que crescem nas proximidades.

Características do plantio e cuidados com a bérberis nos Urais

Os Urais são uma região com condições climáticas adversas. No inverno, há geadas abaixo de -25 graus, e muitas variedades de bérberis congelam nessas temperaturas. As plantas requerem um bom abrigo de ramos de abeto, serragem ou húmus.

É necessário cobrir o arbusto com material não tecido para o inverno, quando as geadas se tornam resistentes. Não é recomendado o uso de filme de polietileno para proteger bérberis do gelo, pois a condensação se acumula sob ele no inverno. E pode levar ao amortecimento e congelamento das plantas.

Você não deve planejar plantar bérberis nos Urais no outono, já que um arbusto frágil com um sistema radicular fraco não é capaz de sobreviver nessas condições e nenhum cuidado o salvará.

Características do plantio e cuidados com a bérberis na Sibéria

Os jardineiros siberianos que decidem decorar a dacha com arbustos ornamentais devem saber que precisam escolher variedades que possam sobreviver a baixas temperaturas, ou seja, resistentes à geada.

Para esta região, as seguintes variedades de barberries são recomendadas:

  • Canadense,
  • Amur,
  • comum,
  • verrucoso.

Os arbustos precisam de abrigo para o inverno dentro de 3 anos após o plantio. No futuro, será o suficiente para cobrir bem o sistema radicular. Se uma bérberis Thunberg foi plantada no local, a planta deve ser protegida da geada e do vento durante toda a sua vida. Jardineiros experientes recomendam escolher variedades de bérberis anãs, pois são fáceis de cobrir.

Jardineiros iniciantes estão interessados ​​em saber quando será possível plantar arbustos de bérberis no local para os residentes da Sibéria. O plantio de mudas, como nos Urais, deve ser planejado para a primavera. Durante o verão, as plantas enraizarão bem e serão capazes de sobreviver ao inverno rigoroso.

O que plantar próximo a bérberis

A decoratividade da bérberis dificilmente pode ser superestimada.Você não pode passar pelos arbustos em qualquer época do ano. Na primavera, folhas multicoloridas aparecem nas plantas, depois os arbustos são cobertos por cachos de flores amarelas ou rosa. No outono, a cor das folhas fica ainda mais viva, e no inverno é possível admirar os frutos vermelhos que se destacam no fundo da neve.

Você pode plantar mudas sozinho ou ao lado de diferentes flores, árvores e arbustos. As plantas com folhas coloridas ficam lindas no fundo de coníferas perenes.

Os arbustos são plantados ao longo de cercas, gramados ou canteiros de flores de vários níveis. Variedades anãs de cultura são indispensáveis ​​para criar escorregadores alpinos e jardins japoneses rochosos.

Importante! Barberry é uma planta amigável por natureza, ela se dá bem com quase todas as plantações de jardim e horticultura.

Embora existam plantas frutíferas, ao lado das quais não é aconselhável colocar plantações de bérberis decorativos. São peras, macieiras e ameixas. Qual é a razão:

  1. Inicialmente, o sistema radicular dessas árvores é poderoso e ocupa muito espaço. Isso significa que os arbustos não receberão a quantidade necessária de nutrientes.
  2. Em segundo lugar, a copa das macieiras, peras e ameixas é larga, cobrirá o sol sobre a bérberis. E a descrição diz que o efeito decorativo do arbusto se perde na sombra.

Conclusão

Plantar e cuidar de um arbusto de bérberis não causará muitos problemas, mesmo para jardineiros novatos. Você precisa trabalhar um pouco, mas o resultado vai deliciar por muitos anos. Um arbusto despretensioso e luminoso será uma verdadeira decoração do local em relvados, ao longo de vedações, em composições com diferentes árvores e arbustos.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção