Contente
Barberry é uma planta medicinal bem conhecida que tem sido usada com sucesso na medicina popular desde tempos imemoriais. Em que mês colher as bagas de bérberis, a forma correta de colher e armazenar, onde usar e como prepará-la está descrito no material a seguir.
Quando a bérberis é colhida na Rússia central
Todas as partes do arbusto têm propriedades curativas, mas na maioria das vezes seus frutos são colhidos. As bagas contêm elementos úteis como:
- ácido do vinho;
- ácido de limão;
- Ácido de maçã;
- vitaminas C, A, K, E;
- antocianinas;
- pectinas.
A maior concentração destas substâncias é observada durante o período de plena maturação dos frutos, nomeadamente em meados ou no final do outono. Este tempo é ideal para colher frutos de bérberis. Na Rússia central, a bérberis pode ser colhida imediatamente após a primeira geada, baixando a temperatura para valores negativos ajuda a reduzir o amargor e a acidez característica da polpa.
Os bagos maduros são de cor vermelho vivo ou carmesim, de forma oval, com no máximo 1 cm de comprimento e no seu interior existem várias sementes, com cerca de 5 mm de tamanho.
Não é recomendável atrasar o tempo de colheita da bérberis. Os frutos maduros perdem a elasticidade, tornam-se moles e aquosos, o que dificulta o seu transporte, armazenamento e complica a colheita. É mais fácil coletar com bom tempo sem precipitação.
Regras de coleta de bérberis
Barberry é um arbusto altamente ramificado e espinhoso, esta característica torna a colheita de frutos muito difícil. Para não se machucar com espinhos pontiagudos, você deve colher as frutas em roupas de mangas compridas e luvas.
Em alguns países, como o Irã, onde o cultivo de bérberis é um dos ramos prósperos da agricultura, as bagas são freqüentemente colhidas de ramos recém-cortados. Esse método permite rejuvenescer o arbusto e usar a casca e as folhas como matéria-prima medicinal.
Após a colheita, a bérberis deve ser separada, lavada em água fria corrente, colocando uma camada fina em uma peneira. Não é necessário mexer as bagas com as mãos ou com uma colher, pois isso pode danificar a pele fina.
Você pode coletar bérberis não apenas em seu terreno pessoal, mas também na floresta. A planta é resistente à geada e pode facilmente suportar o severo clima russo. Na maioria das vezes, o barberry é encontrado na estepe florestal da região do Cáucaso do Norte, bem como no Território de Primorsky. Só é possível colher frutos em arbustos silvestres longe de rodovias, grandes empreendimentos industriais e outros objetos de difícil situação ecológica.
Aplicação de frutas
O campo de aplicação das bagas de bérberis é mais do que amplo. A planta é usada na medicina, cosmetologia e culinária. Graças às enzimas que compõem as bagas, o suco de bérberis é usado há muito tempo para tingir tecidos e peles.
Para fins medicinais, as bagas deste arbusto são colhidas e usadas para:
- aumente seu apetite;
- melhorar a função cardíaca;
- fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos;
- normalizar hormônios;
- estabilizar a glândula tireóide;
- aliviar o estado febril.
Barberry tem efeito hemostático, é usado como coadjuvante no tratamento de doenças do fígado e da região urogenital. Como prevenção de doenças cardiovasculares e para fortalecer o sistema imunológico, muitos especialistas aconselham o consumo regular de chá de bérberis. A receita é bastante simples:
- Ch. L. frutos secos de bérberis são derramados com st. água fervente.
- O chá é infundido por 10 minutos.
- Adicione açúcar granulado ou mel a gosto.
- Beba morno 30 minutos depois de comer.
As bagas de barberry são colhidas em escala industrial e para cosmetologia. Os produtos à base dele são especialmente úteis para o envelhecimento e desbotamento da pele, pois têm um bom efeito tensor e melhoram a elasticidade. Mas não é necessário usar cremes e máscaras comprados, eles podem ser preparados em casa. Por exemplo, de acordo com esta receita:
- 3-4 colheres de sopa. eu. O mingau de aveia é cozido no vapor em leite quente e a mistura é deixada esfriar.
- 200 g de bagas de bérberis secas são moídas e combinadas com mingau de aveia.
- Adicione um ovo de galinha e 1 colher de chá à mistura. mel.
- A máscara é aplicada sobre a pele limpa e após 20 minutos lavada com água morna.
São inúmeras as receitas de frutas frescas colhidas antes do cozimento. Bagas são boas em molhos saborosos para pratos de carne e peixe, elas são usadas para preparar:
- geléias;
- xaropes;
- geléia;
- marmelada;
- geléia.
Bem como licores e outras bebidas alcoólicas.
Em sua forma pura, a bérberis raramente é consumida por causa do sabor azedo e azedo das frutas vermelhas. Mas como tempero, é insubstituível. Na culinária asiática, as bagas de barberry são colhidas, secas, moídas em pó e adicionadas a pratos como hasib, digamos, várias sopas e caldos. Nenhuma receita de pilaf de verdade está completa sem este ingrediente.
As bagas são frequentemente colhidas para a preparação de pratos doces: compotas, pastilhas, frutas cristalizadas. A marmelada de bérberis tem um sabor requintado interessante, que pode ser usado como um prato independente e adicionado a produtos de panificação:
- 800 g de maçãs maduras lavadas são cortadas em pequenos pedaços e combinadas com 200 g de bagas de bérberis.
- A mistura é vertida em 100 ml de água, levada à fervura em fogo baixo e cozida durante 15 minutos.
- Em seguida, bata no liquidificador até obter um mingau homogêneo, acrescente 400 g de açúcar granulado e cozinhe por mais 40 minutos.
- A mistura é resfriada, depois aquecida novamente e fervida até que a geleia adquira a espessura desejada.
- A massa é despejada em formas, deixada esfriar e colocada na geladeira.
Essa doçura será apreciada principalmente pelas crianças. O conteúdo calórico do produto é de 162 kcal por 100 g.
Como qualquer outro produto, o barberry tem várias contra-indicações. O uso de medicamentos a longo prazo pode causar prisão de ventre. Não é recomendado para tromboflebite, aumento da acidez gástrica, em um estado pré-infarto.
Termos e condições de armazenamento
Para manter a bérberis fresca, basta colocar os frutos em um recipiente de vidro, polvilhar com açúcar granulado e refrigerar. Dessa forma, a cultura não perderá suas propriedades úteis e estará apta para o consumo até o inverno.
A maneira mais comum de colher bérberis é secando. Para fazer isso, use os seguintes métodos.
Secagem ao ar livre:
- Frutos maduros, mas não muito maduros, são colhidos, cuidadosamente separados e lavados.
- As bagas lavadas são espalhadas uniformemente em guardanapos limpos ou toalhas de algodão para permitir que o excesso de umidade seja absorvido.
- Assim secos, os frutos são distribuídos em assadeiras ou tabuleiros e cobertos com gaze ou uma rede fina para evitar o acesso de insetos e pássaros.
- Os recipientes com frutas silvestres são colocados em uma sala quente e bem ventilada, mas não ao sol, pois sob a influência da luz solar, as vitaminas e muitos outros compostos úteis são destruídos no produto.
- Para uma secagem uniforme, os frutos são regularmente misturados.
- A prontidão da bérberis é determinada pela ausência de uma camada pegajosa na casca das bagas.
Secagem no forno:
- Os bagos, secos à umidade, são dispostos em 1 camada sobre uma assadeira e levados ao forno pré-aquecido a 40-50 ° C.
- Quando o suco deixa de sobressair, a temperatura é elevada para 60 ° C e mantida no forno até o cozimento total, via de regra, não mais que 2,5 horas.
Em uma secadora de frutas. O método é quase idêntico ao anterior:
- Os bagos são mantidos a 50 ° C durante 3 horas, após o que a temperatura é aumentada em 10 ° C e levada ao seu estado total.
- Os frutos bem secos não emitem sumo e têm um brilho característico.
Os frutos colhidos são colocados em potes de vidro ou plástico e bem fechados com uma tampa.Uma bérberis bem seca pode ser armazenada por até 3 anos. Em recipientes respiráveis, por exemplo, em caixas de papel ou sacos, não se deteriora ainda mais.
Conclusão
Sabendo em que mês deve colher os frutos da bérberis, aplicando as regras de colheita, colheita e condições de armazenamento, pode proporcionar a si e a toda a família um produto útil com vários anos de antecedência. As inegáveis propriedades medicinais e as requintadas qualidades culinárias do bérberis tornaram-no um hóspede bem-vindo em qualquer cozinha.