Contente
Boletín notável pertence à família Oily. Portanto, o cogumelo é freqüentemente chamado de manteiga. Na literatura sobre micologia, eles são referidos como sinônimos: boletins extravagantes ou boletus spectabilis, magnífico fuscoboletinus ou fuscoboletinus spectabilis, suillus spectabilis.
A definição é baseada na aparência - um chapéu marrom brilhante.
Onde o boletim cresce?
Esta espécie de boleto tem uma ampla geografia de distribuição no Hemisfério Norte:
- Eurásia, especialmente florestas da Sibéria;
- EUA e sul do Canadá.
O fungo cresce sob coníferas e é encontrado em florestas mistas. Os sinais do aparecimento de boletins dignos de nota podem ser florestas úmidas perto de pântanos, a presença de pequenos, mas numerosos riachos e pequenos rios. Em áreas mais secas, a espécie é muito menos comum.
As colônias de boletins notáveis estão mais frequentemente localizadas em clareiras, bordas de florestas, ao longo de clareiras ou estradas florestais, onde há mais luz solar. Em áreas de floresta úmida, a espécie notável cresce em áreas sombreadas. Freqüentemente, os corpos de frutificação de tamanho médio são borboletas elegantes, completamente escondidas sob o lixo das coníferas. Os boletins frutificam de julho a setembro.
Qual é a aparência do boletim?
Na espécie, como em todas as borboletas, o gorro é largo, até 15 cm, escamoso, com pele que pode ser facilmente removida e uma pegajosidade característica perceptível. Nos cogumelos jovens, a tampa é esférica, torna-se cônica e finalmente se abre. A tonalidade da casca do lubrificador é especial - vermelho escuro brilhante, com uma leve tonalidade marrom. Pequenas zonas acinzentadas são visíveis ao longo de todo o topo do boletim.
A polpa amarela no corte torna-se amarelo-rosa, mas não imediatamente, mas depois de cerca de meia hora. Depois de algumas horas, a área exposta da carne fica marrom.
O fundo tubular da tampa é amarelo, mas nos cogumelos velhos torna-se castanho. Os poros são pequenos, até 1 mm de largura. A massa de esporos é de cor marrom-amarelada.
O boletim notável repousa sobre uma perna de 3-11 cm de altura, que geralmente não é mais grossa do que 2 cm. Por dentro é oco. Acima, a uma distância de 2-3 cm do fundo tubular da tampa, existe um anel, mucoso por dentro.
É possível comer boletins extraordinários
Os corpos de fruto de uma espécie notável são comidos após um curto tratamento térmico. Os cogumelos comestíveis condicionalmente são classificados na categoria 3 em termos de valor nutricional.
Espécies semelhantes
Boletin notável é semelhante a várias outras espécies:
- cogumelo de pimenta;
- spruce moss.
Mas coletá-los é seguro, porque todos esses duplos são comestíveis ou condicionalmente comestíveis.As falsas contrapartes de um lubrificador notável têm quase as mesmas características na aparência e, portanto, são diferenciadas apenas considerando a estrutura do corpo de frutificação - a camada inferior da tampa e a estrutura da perna:
- o cogumelo da pimenta não tem anel no caule;
- camada tubular inferior de uma tonalidade vermelha;
- a parte inferior da capa do musgo abetos, que geralmente cresce sob os abetos, é lamelar, em contraste com a tubular do boletino;
- a parte superior da tampa é coberta por uma espessa camada de muco, o que não é típico de um lubrificador notável.
Coleta e consumo
A boletina é coletada em locais ecologicamente limpos, longe de zonas industriais e rodovias movimentadas devido ao fato de que os corpos frutíferos acumulam toxinas e metais pesados. Os cogumelos saem dos últimos dias de junho até às primeiras geadas, aproximadamente até ao final de setembro ou início de outubro. A frutificação mais abundante é observada nos meses de julho e agosto. É então que é melhor coletar uma espécie notável, já que os corpos frutíferos ainda não tiveram tempo de infectar os vermes.
O corpo de frutificação do lubrificador não exala um odor forte; após o cozimento, o aroma desaparece. Boletino chique é adequado para pickles e marinadas, frituras e cozimento. Ao preparar cogumelos para tratamento térmico, eles seguem as regras:
- remova a pele oleosa;
- os corpos frutíferos são bem lavados em água fria, pois na água quente o boleto perde parcialmente o sabor e o cheiro;
- depois corte e enxágue novamente em água fria;
- são imediatamente jogados de volta em uma peneira, evitando que o boleto fique muito tempo na água, perdendo o sabor.
Conclusão
Boletín é notável - um notável habitante da floresta, mas seu sabor é medíocre. Os gêmeos do óleo brilhante são comestíveis, é seguro coletar esta espécie em florestas de coníferas, especialmente sob os lariços.