Vidro listrado: foto e descrição do cogumelo

Nome:Vidro listrado
Nome latino:Cyathus striatus
Um tipo: Não comestível
Sinônimos:Ninho listrado
Características:

Forma: ninhos

Sistemática:
  • Departamento: Basidiomycota (Basidiomycetes)
  • Subdivisão: Agaricomicotina
  • Classe: Agaricomycetes (Agaricomycetes)
  • Subclasse: Agaricomycetidae
  • Ordem: Agaricales (Agaric ou Lamellar)
  • Família: Agaricaceae (Champignon)
  • Gênero: Cyathus (Kyatus)
  • Espécie: Cyathus striatus

O ninho ou cálice listrado é conhecido nos livros de referência micológica sob o nome latino Cyathus striatus. Cogumelo do gênero Kiatus da família Champignon.

Cogumelo com aparência exótica incomum

Onde o vidro listrado cresce

A espécie é bastante rara, mas despretensiosa para o substrato. A principal distribuição está na Sibéria Ocidental, menos frequentemente na parte europeia, cresce apenas na zona climática temperada. A principal frutificação ocorre no final de agosto, alguns exemplares são encontrados em outubro. O vidro listrado forma grupos numerosos e densos. Encontrado em todos os tipos de floresta, o micélio está localizado em madeira em decomposição, madeira morta, folhas de coníferas ou folhas em decomposição, em solo em decomposição ao longo das margens das estradas florestais.

Qual é a aparência de um vidro listrado?

Um cogumelo exterior bastante incomum sem uma perna. A forma muda ao longo da estação de cultivo:

  1. No início do crescimento, o corpo do fruto tem a forma de uma bola fechada com filamentos de feltro alongados de micélio na base. A superfície é amarelo escuro, estrutura densa, coberta por grandes cerdas castanhas.
  2. No próximo estágio de desenvolvimento, a parte superior fica branca, plana. À medida que a bola se expande, surge um filme denso, esbranquiçado, macio e durável.
  3. Aí o epifragma se deposita, quebra, deixando resíduos floculantes nas paredes onduladas, o corpo do fruto assume a forma de um cone invertido.
  4. Os cogumelos adultos são cobertos com uma parte interna estriada cinza-escura brilhante e uma cobertura felpuda ao longo da borda. A superfície externa escurece e torna-se marrom-amarronzada.
  5. No fundo da tigela, áreas de armazenamento oblongas para esporos são formadas, firmemente presas ao fundo por fios semelhantes a fios.
  6. Quando o fungo é coberto por um epifragma, os peridíolos são brancos e, à medida que amadurecem, tornam-se de cor de aço com um tom perolado. Em espécimes adultos, os estoques contendo esporos são pretos; passagens para a liberação de esporos são formados neles.
  7. Os últimos são em pó, creme claro ou branco.

A polpa do corpo de frutificação é fina, firme, de cor marrom, com uma estrutura de fibra fina resistente. O tamanho ideal que um vidro listrado adulto atinge é de 1,5 cm de altura e 1 cm de diâmetro.

A forma do corpo do fruto lembra o ninho de um pássaro.

É possível comer um copo listrado

A espécie é bastante pequena, com polpa fina e dura, aparentemente não desperta interesse gastronômico. O vidro não tem valor nutricional, sua composição não foi totalmente estudada.

Importante! Nos livros de referência, a espécie está listada no grupo dos cogumelos não comestíveis.

Conclusão

Um pequeno vidro listrado raro cresce apenas em climas temperados em todos os tipos de florestas, despretensioso para a composição do solo. Frutificação no outono, abundante - de agosto a outubro. A aparência exótica do corpo de frutificação com polpa fina e dura não representa valor nutritivo, o cogumelo não é comestível.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção