Ziziphus (unabi) na Rússia central: plantio e cuidado, cultivo

A experiência do cultivo de ziziphus na região de Moscou é muito importante para os jardineiros que preferem plantar plantas exóticas e úteis em sua região. Para entender de que tipo de planta estamos falando, você deve listar todos os nomes. Ziziphus é conhecido como unabi, jujuba, chulon, ylandjida, tâmara chinesa, jojoba.

Pelo menos um deles é conhecido por todos os amantes das frutíferas da região subtropical. Ziziphus pertence à família Krushinovy. Os frutos são considerados o valor da planta, embora o unabi também seja muito decorativo. Para regiões de tamanho médio, é típico o cultivo de espécies pitorescas de ziziphus de baixo crescimento, cuja altura não excede 2-3 m.

Plantando e cuidando de unabi nas regiões

Anteriormente, acreditava-se que a tâmara chinesa não era capaz de sobreviver no centro da Rússia e, mais ainda, de dar frutos. Atualmente, cultivam-se variedades resistentes ao inverno, que os jardineiros cultivam em áreas de clima continental.

Antes de plantar tâmaras chinesas em sua região, o jardineiro precisa saber informações sobre a cultura. Porque não só as condições climáticas da região deverão ser levadas em consideração, mas também a época de cultivo da variedade. As espécies de Ziziphus são subdivididas em grupos de acordo com os períodos de amadurecimento:

  1. Maduro precoce... Essas variedades de ziziphus amadurecem no outono - final de setembro ou início de outubro.
  2. Meia temporada... Esses unabis são caracterizados por um amadurecimento posterior - a segunda quinzena de outubro.
  3. Maturação tardia... Os frutos do Ziziphus estão prontos para serem degustados desde o final de outubro até as primeiras neves de dezembro.

A partir disso, as variedades tardias e às vezes intermediárias de ziziphus não devem ser plantadas na região de Moscou e na faixa do meio. Nesse caso, a planta não terá tempo de dar frutos nutritivos devido ao rápido início do frio.

O algoritmo de plantio de arbustos não difere muito entre as regiões. A única diferença são os itens de cuidados com a data, que dependem das condições meteorológicas.

O clima temperado continental dita suas próprias condições para o cultivo de tâmaras. Para as regiões da faixa do meio e da região de Moscou, variedades arbustivas de ziziphus ou enxertadas em hastes altas são adequadas. O período de amadurecimento do unabi leva de 2 a 4 semanas, com polinização cruzada, a floração é longa - até 2 meses.

Seleção de variedade

Embora existam mais de 400 variedades conhecidas de unabi, nem todas são adequadas para jardineiros em áreas mais frias. As variedades ideais de ziziphus para a zona intermediária e a região de Moscou são as primeiras espécies resistentes à geada. Eles conseguem dar frutos antes do início da geada. Entre os mais famosos estão Vakhsh, Candy, Mori dzher, Khurman, Sinit, Chinese 60, Lang, Ta-Yan-Zao. Os frutos grandes mais resistentes à geada são Burnim, Ulduz, Sochi 1, Ordubadi, Zogal, Chinese-93. Esses tipos de tâmaras chinesas podem suportar temperaturas de até -29 ° C.

Se você plantar frutos médios ou pequenos, eles terminarão a estação de crescimento ainda mais cedo. Os ziziphus de frutos pequenos são os mais produtivos e resistentes. É melhor cultivar uma tâmara de uma pedra você mesmo.

Importante! As frutas Unabi cultivadas nas regiões norte têm uma concentração mais alta de vitamina C.

Datas de desembarque (na região de Moscou e na faixa do meio)

A dependência do unabi em relação ao calor é bem conhecida. Afinal, a pátria da data chinesa são os subtropicais. Portanto, o plantio de ziziphus na primavera é recomendado para jardineiros da região de Moscou e regiões centrais da Rússia.Se a planta for plantada no outono, o rápido início do frio não permite que ela crie raízes garantidas. Na melhor das hipóteses, a muda de ziziphus congelará; na pior, não sobreviverá ao inverno rigoroso.

A Unabi inicia o plantio em março, data mais precisa determinada pelas condições climáticas do ano corrente.

Seleção do local e preparação do solo

Ao escolher um local, as preferências do arbusto são levadas em consideração. À sombra, os ziziphus quase não crescem, pelo que não será possível esperar a vindima. Mesmo com flores, o fruto não endurece. A cultura adora uma boa iluminação. Portanto, a parte mais ensolarada do local é escolhida para os ziziphus.

Outro requisito é a ausência de correntes de ar e ventos frios. As encostas sudoeste e sul são consideradas locais adequados. Você pode colocar unabi perto de edifícios em terreno plano. O principal é não plantar tâmaras chinesas nas planícies.

As raízes da planta são poderosas, então você deve escolher um local onde não haja ocorrência próxima de água subterrânea.

Para que a frutificação e o crescimento do arbusto sejam bons, é necessário dotá-lo de solo de boa qualidade. Ziziphus prefere solo argiloso e moderadamente úmido. Deve ser fértil, mas uma superabundância de nutrientes não é aceitável. A cultura reagirá com forte crescimento de folhas, mas não dará frutos. Se você plantar uma tâmara em solo seco e pobre, a colheita será igualmente escassa. Em solos ácidos, adiciona-se cal (300 g / m2) e areia (10 kg / m2) aos solos argilosos.

A preparação da cova para os ziziphus é feita com antecedência. Você precisa cavar um cubo com lados de 1 m. Em seguida, adicione estrume (3-4 baldes) e componentes minerais complexos (200 g).

Os poços estão localizados a uma distância de 3-4 m um do outro. Uma única plantação de ziziphus é aconselhável apenas para fins decorativos. A planta é autofértil, a polinização cruzada é necessária para a frutificação. Portanto, para se conseguir a colheita das tâmaras, diversas variedades de unabi terão que ser plantadas.

Regras de pouso

Uma descrição passo a passo do processo é assim:

  1. Uma camada de drenagem de 5-10 cm é colocada de pedra triturada, argila expandida ou tijolo quebrado.
  2. A cova ziziphus é preenchida com solo fértil em 2/3 de seu volume.
  3. Forme um monte.
  4. Uma muda de zizyphus é instalada nele, as raízes são esticadas. Se a muda for comprada da ZKS, eles a transferem junto com um pedaço de terra.
  5. Polvilhe com terra, sacudindo o unabi e compactando a terra. Isso deve ser feito para que vazios não se formem entre as raízes.
  6. O local de inoculação do unabi é elevado 5 cm acima da superfície do solo.
  7. Uma ranhura de irrigação é formada.
  8. Despeje 20 litros de água em uma tâmara chinesa.
  9. O círculo do tronco da árvore ziziphus é coberto com uma camada de palha ou feno de 10 cm de espessura.
Importante! Uma muda de ziziphus não é encurtada após o plantio.

No primeiro ano, a planta forma um sistema radicular e a parte vegetativa cresce fracamente. Mais sobre o plantio de tâmaras chinesas:

Características do cultivo de ziziphus na região de Moscou

O pouso é o foco principal do embarque. Se você plantar unabi em um local ventoso na região de Moscou, o arbusto sofrerá a quebra dos brotos e uma queda adicional na temperatura causada pelo vento.

No outono, é recomendável semear sideradas e, em seguida, colocar as mudas de tâmaras em um padrão xadrez para melhorar a iluminação da copa.

Diversas variedades devem ser plantadas para garantir a polinização cruzada de Ziziphus. Por exemplo, por meio de uma árvore.

A rega é necessária para os jovens unabis. No primeiro ano, as mudas de tâmaras precisam de 20 litros de água de 5 a 7 vezes durante a temporada. As tâmaras adultas são boas em obter água das raízes e não precisam de irrigação frequente. Pelo contrário, quando chove forte, o sistema radicular dos ziziphus é coberto com filme plástico. Caso contrário, o encharcamento pode causar rachaduras na fruta. Mas se não chover por muito tempo, você precisará regar as tâmaras de 4 a 5 vezes por temporada. Na época do amadurecimento das tâmaras, a rega é interrompida.

O afrouxamento e a cobertura morta são feitos após a rega.

Nos primeiros 3 anos, o ziziphus tem nutrientes suficientes introduzidos durante o plantio. Quando o arbusto tem 4-5 anos, você precisa aplicar 18 g de nitrogênio anualmente na primavera, 10 g de potássio e 12 g de fósforo no outono.Então, a partir do 6º ano, dobre a dose de elementos. A pulverização foliar da coroa unabi com Vympel (20 ml / 10 l) é realizada 2-3 vezes por temporada com uma frequência de 3-4 semanas. Isso melhora o sabor da data.

A poda é necessária para variedades de unabi com ramificações fracas para dar volume à copa. Ramificação forte e fina, especialmente na parte interna da coroa, para melhorar a iluminação. A poda de Unabi é feita em maio para ver novos brotos e qualquer dano. Unabis adulto podem ser aparados em março.

Regras para o cultivo de ziziphus na Rússia central

Plantar e cuidar de unabi na faixa do meio não difere muito da região de Moscou. As datas toleram o clima da zona intermediária bem o suficiente se todas as atividades forem realizadas corretamente:

  1. A rega é necessária unabi 3-4 vezes durante a temporada antes da formação dos ovários. Então a planta não precisa de excesso de umidade. A frequência de rega é aumentada para mudas jovens em até 5-6 vezes. Depois de absorver a umidade, o solo deve ser solto e coberto com cobertura morta. Não é recomendado desenterrar a zona unabi próxima ao tronco.
  2. Basta aplicar o curativo de cobertura 2 vezes por temporada. Você pode usar compostos orgânicos e minerais. Na primavera, o unabi precisa de componentes de nitrogênio, no outono, fósforo e potássio. Isso permitirá que a planta tenha um bom inverno.
  3. A formação da coroa é realizada sem um rebento central. É cortado para 80 cm no primeiro ano de vida dos ziziphus. Os ramos da segunda ordem são formados a partir do terceiro ano, são encurtados por 2-3 botões. 2 a 4 dos ramos mais desenvolvidos são deixados, o resto é cortado. Além desse esquema, a coroa unabi é necessariamente desbastada e os brotos secos ou quebrados são removidos.

Todas as atividades são ajustadas dependendo do clima.

Preparando cultura para o inverno

A planta do sul deve ser preparada para a estação fria. Para isso, mudas jovens da primavera são colocadas em uma pequena estufa sem telhado, puxando uma película transparente sobre os suportes. No outono, a planta é cravada até 1/3 da altura, os ramos superiores são envoltos em material de cobertura. As tâmaras chinesas adultas são protegidas apenas em áreas onde as quedas de temperatura chegam a -35 ° C. Para isso, as raízes do unabi são batidas e a planta é envolvida em um material não tecido. As habilidades regenerativas de Ziziphus são bastante altas. O arbusto se recupera rapidamente, mesmo quando os brotos congelam.

Conclusão

Os jardineiros publicam a experiência do cultivo de ziziphus na região de Moscou em fóruns ou artigos. Esta informação é muito útil para ler antes de plantar uma tâmara chinesa. Nesse caso, a planta criará raízes bem e frutificará por muitos anos.

Comentários (1)
  1. Bom Dia!
    Ao enxertar, o ziziphus começa a dar frutos 3-4 anos após o procedimento.
    Quando plantadas com sementes, a frutificação não ocorre antes dos 3-4 anos de idade. Na maioria das vezes no terceiro ano após o plantio. Mas é importante notar que durante a propagação das sementes, as características varietais da planta original não são preservadas.

    19/02/2020 às 10h02
    Alena Valerievna
  2. Nem uma única palavra sobre a idade em que a frutificação começa quando propagada por estacas e sementes!

    17/02/2020 às 08:02
    Alik
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção