Contente
A pêra é uma fruta do sul, cujo sabor é conhecido desde a infância. Graças ao trabalho dos criadores, agora as frutas podem ser encontradas em cidades com clima quente e instável. Pear Zaveya é uma nova variedade despretensiosa que ganhou grande popularidade entre os jardineiros. Pontos fortes e fracos, características de cultivo, uma descrição da pera Zavey permitirá entender por que a variedade é procurada entre os residentes de verão.
Descrição da variedade de pêra Zaveya
Pear Zaveya foi criado por cientistas bielorrussos em 2016, através do cruzamento das variedades Bere Seraya, Dulia Ostzeya e Butter Rose. Zaveya pertence ao inverno, variedades de alto rendimento, resistindo a temperaturas de até - 30 ° C sem abrigo.
A planta é de médio porte, cresce até 4 m de altura. Pear Zaveya forma uma fina coroa piramidal formada por brotos castanho-claros. Os ramos curvos têm folhas brilhantes de esmeralda escura, de tamanho pequeno. Na primavera, durante o período de floração, a copa é coberta por numerosas flores brancas como a neve. Para uma frutificação abundante, a pera Zaveya precisa de variedades de polinizadores que floresçam ao mesmo tempo.
Características de frutas de pêra
Os frutos delicadamente verdes de uma pêra Zaveya truncada, pesando 180 g, têm uma polpa suculenta e aromática. A pele é fina, mas densa, por isso o papo fica armazenado por muito tempo e tolera transporte por longos períodos. A fruta retém seu frescor e sabor se armazenada adequadamente por 6 meses.
Prós e contras da variedade Zaveya
Pear Zaveya, como qualquer planta, tem qualidades positivas e negativas. As vantagens dos jardineiros incluem:
- rendimento alto e estável;
- boa aparência e bom gosto;
- armazenamento de longo prazo;
- resistência à geada;
- a capacidade de crescer em regiões com clima instável.
Desvantagens da pêra Zaveya:
- em caso de não observância das regras de atendimento, o acréscimo rápido de doenças;
- cresce mal em solo argiloso e pesado.
Condições ótimas de cultivo
Para um bom desenvolvimento e frutificação generosa, você precisa saber onde a pereira gosta de crescer. Pear Zaveya prefere crescer em solo levemente ácido, fértil e leve com um lençol freático de pelo menos 2 m.
Um local iluminado e protegido de correntes de ar é adequado para o plantio de uma muda. Como a árvore é de porte médio e não gosta de sombreamento, o local de plantio deve ter área suficiente.
Plantando e cuidando da pera Zaveya
O local de plantio de peras é preparado no outono. Para isso, o solo é desenterrado, fertilizantes orgânicos e minerais são aplicados:
- quando cultivado em argila ao cavar por 1 sq. m adicionar 60 g de superfosfato, 6 kg de composto podre ou esterco, 15 g de potássio;
- húmus e argila são adicionados ao solo arenoso.
Antes de plantar, você deve escolher a muda certa. É comprado de fornecedores confiáveis, em horticultura ou viveiros. Uma planta jovem e saudável deve ter raízes bem desenvolvidas e um tronco saudável sem danos mecânicos e sinais de doença.
A muda de pera Zaveya é melhor comprada aos 1-2 anos. Uma planta jovem deve ter ramos laterais de 12 a 30 cm de comprimento e deve ser elástica, sem protuberâncias e sinais de doença. É melhor comprar mudas com sistema radicular fechado, mas se as raízes estiverem abertas, elas são envolvidas em um pano úmido durante o transporte.
Antes do plantio, o sistema radicular da pêra é cortado em 10 cm e mantido por cerca de 6 horas em água morna.
Regras de pouso
A pera Zaveya é plantada na primavera após o aquecimento do solo e no outono, 3 semanas antes do início da geada. O plantio na primavera não dá 100% de sobrevivência, pois quando chega o tempo quente, a muda passa a gastar energia na brotação, em detrimento do crescimento do sistema radicular.
Um mês antes do plantio, um poço de pouso é preparado. Deve ter 1 m de diâmetro e 0,5 m de profundidade. O solo escavado é misturado com fertilizantes minerais, matéria orgânica e colocado com um monte no buraco. A terra é derramada e deixada até que a umidade seja completamente absorvida e os fertilizantes sejam dissolvidos. As plantas são plantadas a uma distância de 5 m umas das outras.
Na muda, o sistema radicular é endireitado e colocado em um monte. O buraco é preenchido gradualmente com terra, compactando cada camada para que uma almofada de ar não se forme. Em uma muda bem plantada, o colo da raiz deve ficar 5 cm acima do solo, já que a planta jovem fica firmemente presa ao solo apenas no segundo ano após o plantio, ela precisa de apoio.
Depois de plantar a pêra, a terra é derramada e coberta com cobertura morta. A cobertura morta retém a umidade, alivia o afrouxamento e as ervas daninhas e também desempenha o papel de fertilizante orgânico adicional.
Pear Zaveya é uma variedade despretensiosa. Para um crescimento e desenvolvimento adequados, ela precisa garantir rega regular, alimentação e poda em tempo hábil.
Regar e alimentar
Uma pereira adulta forma um poderoso sistema de raízes, então a rega é realizada quando a camada superior do solo seca. Uma árvore jovem é regada semanalmente com 20 litros para cada espécime. A regra principal da rega é dar bastante água à árvore durante o período de frutificação e após a queda das folhas, quando a planta se prepara para o inverno. A rega é feita em valas especialmente cavadas à volta do tronco com uma profundidade de 2 cm. Após a irrigação, a vala é coberta com solo nutritivo e com cobertura morta.
Se uma pêra jovem for plantada em solo nutritivo, ela não será alimentada no primeiro ano. Além disso, a alimentação é realizada várias vezes por temporada:
- na primavera - fertilizantes nitrogenados ou matéria orgânica;
- durante a floração e frutificação, fertilizar com nitroammofos;
- após a colheita - fertilizantes fósforo-potássio.
Além disso, no início da primavera, antes da abertura dos botões, é realizada a alimentação foliar. A árvore é borrifada com uma solução: 0,5 kg de uréia é diluído em 10 litros de água morna.
Os fertilizantes minerais complexos são aplicados anualmente e a matéria orgânica não deve ser aplicada mais do que 1 vez em 3 anos.
Poda
Para obter uma colheita estável, é necessária a realização de podas anuais formativas, sanitárias e anti-envelhecimento.
A coroa da pera Zaveya é formada há 6 anos.
- 1º ano - retire os ramos mais baixos, a altura do tronco deve ser de 40-50 cm do solo. A uma altura de 90 cm da sede, restam 3 ramos de cada lado. Eles devem ter o mesmo comprimento, os extras são removidos. O guia é reduzido em 1/3 do comprimento.
- 2º ano - remova os crescimentos que surgiram entre os ramos do esqueleto. Os rebentos que cresceram após a camada inferior são encurtados.
- 3 º ano - formar 2 camadas. Para fazer isso, na primavera, antes de os botões incharem no ramo superior do caule da camada inferior, todos os crescimentos são removidos sob o anel até uma altura de 45 cm. Os ramos da segunda camada devem estar localizados entre os intervalos do camada inferior a uma altura de 25 cm, para que não se sombreiem. Os brotos principais são encurtados em 1/3 do comprimento e a guia é encurtada em 20 cm.
- 4º ano - a guia é encurtada para um rebento lateral para impedir o crescimento em altura. A poda das árvores é realizada a 50 cm de altura do ramo tronco da 2ª camada. Todos os ramos são cortados em 1/3 do comprimento e os incrementos entre as camadas são removidos sob o anel.
- 5º ano - a altura da pera Zaveya atinge 3,5-4 m.Para que a árvore pare de crescer, a guia é cortada sobre o ramo superior do esqueleto. Na copa formada, os ramos caulinares de 2ª ordem devem estar localizados a 90 cm do condutor e a 0,5 m um do outro.
A poda sanitária das peras da variedade Zaveya é realizada no início da primavera, antes do fluxo da seiva, e no outono, após a queda das folhas. Para fazer isso, remova galhos secos e danificados, bem como em crescimento e em ângulo agudo com o tronco. A poda é feita estritamente sob o anel, pois o toco restante pode contribuir para a propagação da podridão.
A poda rejuvenescedora é realizada se a árvore parou de dar frutos grandes. Para isso, no outono, um mês antes do início da geada, os ramos são cortados com 40 cm de comprimento. A poda permite que os botões dormentes despertem e formem novos ramos. Também é necessário encurtar o condutor para um ramo lateral. Este procedimento permitirá que a árvore redistribua os nutrientes, renove a copa e retome a frutificação e a qualidade da produção.
Cal
A caiação protegerá a casca do sol de inverno e primavera. Para fazer isso, use cal diluída em água morna até o estado de kefir espesso. Para proteger a planta, o tronco e as pálpebras da camada inferior são tratados.
Preparando-se para o inverno
Pela descrição, pode-se ver que a pera Zaveya é uma variedade resistente à geada, portanto, uma planta adulta não precisa de abrigo. Para preparar a árvore para o inverno, ela é derramada abundantemente, fertilizada com fertilizantes de fósforo-potássio e o solo ao longo do perímetro do círculo do tronco é coberto com palha, cones de coníferas, folhas caídas ou serragem.
Uma planta jovem, independentemente da resistência ao frio, deve ser protegida da geada. Para isso, o tronco da árvore é amarrado com galhos de abetos coníferos.
Polinização
Pear Zaveya é uma variedade auto-infértil, por isso precisa de polinizadores para uma colheita abundante. Essas variedades incluem: Bessemyanka e Lyubimitsa Yakovleva.
A frutificação da variedade ocorre 4 anos após o plantio. A pêra Zavey tem uma característica: ela própria controla a quantidade ideal de frutas. Com a falta de nutrientes, começa a eliminar o excesso de safras. Os frutos que ficam na árvore são grandes, suculentos e com poucas falhas.
Produção
Pear Zaveya é uma variedade de alto rendimento. Com os devidos cuidados, os primeiros frutos são colhidos no outono, 4 anos após o plantio. A produtividade depende das condições climáticas e dos cuidados com a colheita. Em média, até 50 kg de frutos podem ser retirados de uma árvore adulta. Para que os frutos fiquem o mais tempo possível, eles são removidos do galho em uma forma verde.
Doenças e pragas
Pear Zaveya tem imunidade a muitas doenças, mas se for deixada prematuramente, podem aparecer crostas e moniliose.
Sarna - uma doença fúngica que afeta folhas e frutos. No prato de folhas surgem manchas esmeraldas que, sem tratamento, transferem-se suavemente para o fruto. A árvore pode ser salva por pulverização com fungicidas (Horus, Tridex, Merpan) ou remédios populares (mostarda seca, permanganato de potássio ou solução salina).
Moniliose - deterioração da fruta. Quando infectado, 50% da colheita morre. O primeiro sintoma da doença é o aparecimento de manchas marrons nos frutos pouco desenvolvidos. Em climas secos e frios, a pêra começa a mumificar e ficar preta. Sem tratamento, a doença pode ir para frutos grandes e maduros e se manifestar durante o armazenamento e durante o transporte de longo prazo.
Para não enfrentar problemas, é necessário seguir as regras de atendimento e medidas preventivas:
- Regar, alimentar e podar regularmente.
- Limpeza de folhas caídas e frutos podres.
- Removendo ervas daninhas, afrouxando o círculo do tronco.
- Primavera e outono branqueamento do tronco.
Críticas sobre pêra Zaveya
Conclusão
Se você estudar a descrição da pêra Zavey, o cultivo não será problemático, mas emocionante. Visto que a variedade é despretensiosa, resistente a geadas severas e apresenta frutos grandes e doces que podem ser usados frescos e em conserva.