Contente
Atualmente, muitas variedades de macieiras caseiras foram cultivadas para todos os gostos e para qualquer região de crescimento. Mas a variedade Melba, que tem mais de cem anos, não se perdeu entre eles e ainda é popular. Ele preenche a lacuna entre as variedades de maçã no verão e no outono. As mudas de Melba são cultivadas em muitos viveiros, são bem compradas. Essa longevidade da variedade fala de seus méritos indiscutíveis.
História da criação
No distante século 19, quando ninguém nunca tinha ouvido falar da ciência da genética, os criadores criavam variedades com base em sua própria intuição e, na maioria das vezes, simplesmente semeavam e selecionavam as plantas mais bem-sucedidas para reprodução. Assim foi obtida a variedade Melba no estado canadense de Ottawa. Acabou sendo a melhor entre todas as mudas obtidas na semeadura de sementes de maçã da variedade Macintosh, cujas flores eram polinizadas livremente. Aparentemente, o autor da variedade era um grande fã do canto lírico - a variedade recebeu o nome da grande cantora australiana Nelly Melba. Aconteceu em 1898. Desde então, novas variedades foram criadas com base no Melba, mas seu progenitor é encontrado em quase todos os jardins.
Para entender por que é tão popular árvore de maçã Melba, cujas críticas quase sempre são positivas, vamos olhar sua foto e dar-lhe uma descrição completa.
Características da variedade
A altura da árvore, assim como sua durabilidade, depende do porta-enxerto para o qual é enxertada. Em um estoque de sementes - 4 m, em um semianão - 3 me em um anão - apenas 2 m. A macieira vive por 45, 20 e 15 anos, respectivamente. Nos primeiros anos de cultivo, a muda se parece mais com uma macieira colunar, com o tempo os galhos da árvore, a copa cresce, mas não em altura, mas em largura e torna-se arredondada.
A casca da macieira Melba é marrom-escura, às vezes com tonalidade alaranjada. Nas mudas jovens, a casca apresenta brilho característico e tonalidade cereja. Os ramos da árvore Melba são bastante flexíveis e, com o peso da colheita, podem dobrar-se até ao solo. Os rebentos jovens são púberes.
As lâminas das folhas são de cor verde claro, muitas vezes curvas na forma de um barco invertido, às vezes têm uma tonalidade amarelada, crenadas ao longo da borda. Nas árvores jovens, eles caem um pouco e caem.
A macieira Melba floresce nos estágios iniciais, com flores grandes com pétalas bem fechadas, de cor rosa claro. Os botões são branco-rosados com uma tonalidade roxa não muito perceptível.
A macieira Melba é de crescimento rápido, começa a produzir maçãs por 3-5 anos, dependendo do porta-enxerto, os anões começam a dar frutos primeiro. O rendimento aumenta gradativamente, chegando a um valor máximo de 80 kg.
Se as macieiras jovens dão uma boa colheita todos os anos, então com a idade há uma periodicidade na frutificação. Quanto mais velha a árvore, mais pronunciada ela é.
Infelizmente, a macieira Melba está sujeita a crostas, especialmente em anos chuvosos. A resistência à geada de uma árvore desta variedade é média, portanto Melba não é zoneada no Norte ou nos Urais. Esta variedade também não é adequada para cultivo no Extremo Oriente.
As maçãs da variedade Melba têm tamanho médio e nas macieiras jovens estão acima da média.Eles são bastante grandes - de 140 a 200 ge mais. Possuem forma de cone com base arredondada no pedúnculo.
As nervuras são quase invisíveis. A cor da pele muda à medida que amadurece: no início é verde claro, depois torna-se amarelada e fica coberta por uma flor cerosa. As maçãs Melba parecem muito elegantes graças ao blush listrado de vermelho vivo, geralmente no lado voltado para o sol, diluído com pontos subcutâneos brancos. O pedúnculo é fino, de comprimento médio, adere bem à maçã e raramente se rompe na colheita do fruto, o que aumenta a vida útil.
A polpa de maçã crocante de grãos finos é preenchida com suco. Tem uma cor branca como a neve, ligeiramente mais esverdeada na pele. O sabor é muito rico, com um teor equilibrado de ácidos e açúcares.
De o momento do amadurecimento da macieira Melba pode ser atribuída ao final do verão, mas o clima pode atrasar a colheita até o final de setembro. Se as frutas maduras forem colhidas, elas serão armazenadas na geladeira por cerca de um mês e, se isso for feito uma semana ou 10 dias antes da maturação total, o prazo de validade pode ser estendido até janeiro. Graças à sua densa casca, as maçãs podem ser transportadas por longas distâncias sem danificar a fruta.
Mesmo assim, é melhor comê-los frescos, pois essas frutas são muito úteis.
Composição química
O excelente sabor das maçãs deve-se ao baixo teor de ácido - 0,8%, e ao considerável teor de açúcar - 11%. As vitaminas são representadas por substâncias ativas P - 300 mg para cada 100 g de polpa e vitamina C - quase 14 mg por 100 g. Há muitas substâncias de pectina nessas maçãs - até 10% da massa total.
Com base na Melba, novas variedades foram cultivadas, praticamente não inferiores a ela em sabor, mas não apresentando suas deficiências:
- Escarlate primitivo;
- Acarinhado;
- Vermelho precoce;
- Prima é geneticamente resistente à crosta.
Também foram identificados clones, ou seja, aqueles que alteraram o genótipo da macieira. Isso geralmente acontece por vários motivos, que nem sempre são possíveis de adivinhar. Se durante a propagação vegetativa dessas árvores, as características principais são preservadas, elas podem ser chamadas de variedade. É assim que Melba's Daughter e Red Melba ou Melba ed.
Descrição da variedade de maçã Melba tinto
A copa da macieira vermelha Melba tem uma forma oval vertical. As maçãs são unidimensionais, redondas, ganhando peso até 200 G. A casca branco-esverdeada é totalmente coberta por um blush brilhante com pontos brancos pronunciados.
A polpa da maçã é bastante suculenta, esverdeada, o sabor é um pouco azedo que o da Melba, mas esta variedade é mais resistente ao gelo e menos afetada pela crosta.
Qualquer tipo de macieira deve ser plantada corretamente. A distância entre as árvores no momento do plantio depende do estoque: para anões pode ser 3x3 m, para semianões - 4,5x4,5 m, para macieiras com estoque de sementes - 6x6 m. Com essa distância, as árvores terão área de abastecimento suficiente, receberão a quantidade de luz solar prescrita.
Plantando uma macieira
As mudas de maçã da variedade Melba são fáceis de comprar, são vendidas em quase todos os viveiros e são fáceis de assinar em lojas online.
Datas de desembarque
Esta árvore pode ser plantada na primavera e no outono. O mais importante é que na hora do pouso esteja em repouso. No outono, as folhas da macieira não devem mais existir, e na primavera os botões ainda não estouraram. O plantio de outono é realizado um mês antes do início das verdadeiras geadas. Cada região terá seu tempo, já que o inverno chega em épocas diferentes. É necessário um mês para que a árvore jovem crie raízes e se prepare para as geadas de inverno.
Na primavera, as árvores jovens de Melba são plantadas antes do início do fluxo de seiva, de modo que, no momento em que os botões se abrem e o calor começa, as raízes já começaram a trabalhar, alimentando a parte aérea.
Preparação da cova de plantio e mudas
As mudas de maçã Melba são vendidas com sistema de raiz fechado - cultivadas em recipiente e com raízes abertas. Ambos têm seus prós e contras. No primeiro caso, não há como controlar o estado do sistema radicular, mas se a muda for cultivada inicialmente em recipiente, a taxa de sobrevivência será de 100%, e em qualquer época do ano, exceto inverno. No segundo caso, a condição das raízes é claramente visível, mas o armazenamento inadequado pode destruir a muda da macieira, e ela não criará raízes. Antes de plantar, eles inspecionam as raízes, cortam todas as danificadas e podres, certifique-se de polvilhar as feridas com carvão amassado.
Com as raízes secas, ajuda a reanimar a muda embebendo o sistema radicular por 24 horas em água com um estimulador de formação de raízes.
O plantio de macieiras na primavera e no outono é feito de maneiras diferentes, mas em qualquer época é feito um buraco com o tamanho de 0,80x0,80m, e pelo menos um mês antes do plantio, para que a terra assente bem. Um lugar para uma macieira precisa de um sol, ao abrigo dos ventos.
Um local na planície e onde o nível do lençol freático é alto não é adequado para o plantio da macieira Melba. Em tais lugares, é permitido plantar uma macieira em um porta-enxerto anão, mas não em uma cova, mas em um monte de massa. Uma macieira precisa de solos franco-argilosos ou franco-arenosos permeáveis à luz com um teor de húmus suficiente e uma reação neutra.
Plantando uma macieira
No outono, a cova de plantio é preenchida apenas com húmus misturado com a camada superior de solo removida da cova na proporção de 1: 1. É permitido adicionar ao solo uma lata de 0,5 litro de cinza de madeira. Os fertilizantes podem ser borrifados na superfície do solo após o plantio. Na primavera, com a água do degelo, vão até as raízes, e no outono não são necessários, para não provocar o crescimento prematuro de rebentos.
Um monte de terra é despejado no fundo da cova, onde é colocada a muda de macieira, depois de endireitar bem as raízes, despeje 10 litros de água, cubra com terra para que o colo da raiz fique nivelado com a borda da cova ou um pouco mais alto, não pode ser enterrado. Deixar raízes nuas também é inaceitável.
Ao plantar na primavera, os fertilizantes - 150 g de superfosfato e sal de potássio cada são incorporados na camada superficial do solo. No final do plantio, é feita uma lateral de terra ao redor do círculo do tronco e, tendo-se compactado previamente a terra, despejam-se outros 10 litros de água. Certifique-se de cobrir o círculo do tronco.
Em uma muda de macieira com um ano de idade, o caule central é cortado em 1/3; em uma de dois anos, os ramos laterais também são pinçados.
Uma árvore jovem precisa de proteção contra roedores no inverno com plantio no outono e rega em tempo hábil com uma frequência de uma vez por semana - na primavera.
Existem variedades de maçã que sempre estarão em demanda. Melba é um deles, deveria estar em todos os jardins.