Ameixa amarela autofértil

A ameixa amarela auto-fértil é um tipo de ameixa de jardim com frutos amarelos. Existem muitas variedades desta ameixa que podem ser cultivadas em hortas caseiras. Seu cultivo praticamente não difere da tecnologia agrícola das variedades comuns de ameixa - vermelha ou azul. Você pode ler sobre as características da ameixa amarela, suas variedades, método de cultivo e cuidados neste artigo.

Qual é a diferença entre ameixa amarela

A ameixa amarela é considerada uma forma híbrida derivada da ameixa cereja cultivada e ameixa silvestre. O resultado é uma planta com boa resistência às más condições de cultivo. De acordo com a descrição das variedades de ameixa, os frutos amarelos autoférteis nestas variedades destacam-se pelo excelente sabor adocicado e versatilidade de utilização: podem ser consumidos in natura, bem como a partir deles preparados para preparações caseiras - compotas, compotas, compotas .

Importante! A vantagem da ameixa amarela é sua autofertilidade, o que significa que plantando até mesmo uma árvore no jardim, você pode ter certeza de obter uma colheita estável todos os anos.

Variedades de ameixa amarela auto-fértil

Isso não quer dizer que existam muitas variedades de ameixa amarela autopolinizada, mas basta escolher aquela de que você gosta se quiser plantá-la em sua casa de verão ou no canteiro. Por exemplo, você pode escolher essas variedades.

Em memória de Timiryazev

A variedade foi criada na segunda metade do século 20 com Victoria e Skorospelka Krasnaya. É um dos mais populares. Os frutos são ovóides, de cor amarela, com o lado vermelho. A polpa das ameixas é de suculência média, mas de sabor azedo e firme.

Esta variedade de ameixas amarelas pertence às tardias, de modo que os frutos amadurecem somente no final do verão ou no início do outono.

Vantagens: bom sabor dos frutos, resistência a doenças perigosas: clotterosporia e podridão dos frutos. Desvantagens: baixa resistência à geada e resistência à seca, rendimento relativamente baixo, suscetibilidade ao ataque de carrapatos.

Amarelo auto-fértil

Descrição de uma ameixa amarela autofértil com foto: seus frutos são amarelos, de tamanho médio, de formato redondo, com casca densa e polpa medianamente densa. O sabor das ameixas maduras é adocicado, com acidez. O rendimento desta variedade é bom. Frutos amarelos autoférteis podem ser colhidos no início de agosto. As vantagens desta variedade: transportabilidade, resistência ao frio e à seca, boa resistência a doenças e pragas. Das desvantagens, pode-se destacar o tamanho da árvore, a baixa capacidade de recuperação de danos.

Manhã

A variedade é de maturação precoce, obtida a partir do cruzamento das variedades Renclode Ullensa e Skorospelka Krasnaya. Seus frutos são ovais, de cor amarelo-esverdeada, com um tom rosado. Há uma leve camada de cera na pele, a polpa é muito suculenta, agridoce, amarela, perfumada. Os frutos são transportáveis, podem ser consumidos in natura e transformados em suco de ameixa, conservas, compotas, etc.

Em memória da mãe

Uma variedade precoce, os frutos da ameixa amadurecem no final do segundo - início do terceiro mês do verão. As ameixas são redondas, com casca verde-amarelada. A polpa é muito macia, doce e azeda, sempre suculenta e também amarela. A variedade é altamente resistente ao apodrecimento dos frutos e outras doenças - a doença do clasterosporium.

Altaico

A casta distingue-se pela resistência ao frio e excelente produtividade, bem como pela maturação precoce, atractividade dos frutos e sabor harmonioso. As ameixas são pequenas, a pele e a polpa são amareladas, existe um rubor na superfície da pele.

Renclaude Green

Também uma variedade precoce de ameixa amarela, começa a dar frutos a partir dos 3-4 anos de idade. Os frutos são amarelo-esverdeados, com polpa doce, estrutura densa. Adequado não só para consumo fresco, mas também para cozinhar conservas, compotas e conservas semelhantes.

Kolkhoz renklode

Seus frutos são de tamanho médio, a casca é amarelo-esverdeada, a polpa é da mesma cor. O sabor é doce e azedo. A ameixa é suculenta. Árvores Kolkhoz Renklode são distinguidas por frutificação regular.

Mel amarelo

A variedade é precoce, tem outro nome - Belaya Medovaya. Difere na despretensão às características climáticas da área e do solo, resistência a doenças, facilidade de plantio e manutenção. Os frutos são ovais, a casca é de um amarelo rico com uma flor cerosa, a polpa é amarelo-esverdeada, suculenta, separando-se facilmente do caroço. O sabor é doce, mas não açucarado, com um sabor e cheiro pronunciados de mel. Ameixas maduras, mas não muito maduras, toleram bem o transporte e o armazenamento.

Late Golden grande

O fruto desta casta apresenta uma cor amarelo claro, no lado solarengo com um blush rosado, sabor adocicado e excelente aroma. Uma característica da variedade é que o fruto pode amadurecer um pouco depois de ser retirado da árvore e pode ser armazenado por 1,5 meses.

Cedo

Esta variedade é obtida a partir do cruzamento das ameixas Ussuri e American. Difere em resistência ao frio, imunidade a doenças e pragas. Os frutos são pequenos, de cor âmbar e com sabor a sobremesa, amadurecem no início de agosto. A polpa é firme, mas macia, não fibrosa.

Smolinka

Os frutos têm forma de ovo, bastante grandes, com sabor adocicado. Amadurecem na segunda quinzena de agosto. Vantagens da variedade: frutificação precoce, rendimento, resistência às oscilações de temperatura.

Mirabel

Esta variedade de ameixa amarela auto-fértil feita em casa tem um sabor muito doce. Os frutos são pequenos, estreitados nas bordas, semelhantes em forma e cor à ameixa cereja.

Características de plantar e cuidar de uma ameixa amarela auto-fértil

Muitos jardineiros são atraídos pelas características notáveis ​​da ameixa amarela auto-fértil: alto rendimento, facilidade de cuidar das plantas e excelente sabor. Mas para obter o resultado máximo, é necessário escolher uma variedade que corresponda à região e dar à muda os cuidados necessários.

Como plantar uma ameixa auto-fértil

A ameixa amarela pode crescer em quase qualquer solo, mas solo fértil e solto ainda é o preferido. O melhor de tudo é uma reação neutra, ligeiramente ácida é aceitável. Se a reação do solo for ácida, deve ser calcificado.

As ameixas não gostam de umidade excessiva, então você precisa escolher um local onde a água subterrânea não chegue muito perto da superfície do solo. Você precisa colocar a muda em uma área ensolarada, mas não à sombra de prédios ou outras árvores altas. A distância entre duas ameixas jovens não deve ser inferior a 3 m. O diâmetro da cova de plantio é de cerca de 0,7 m, a profundidade é de pelo menos 0,6 m.

Processo de plantio:

  1. A drenagem é derramada no fundo do poço.
  2. Em seguida, até a metade da terra fértil com húmus.
  3. Eles plantam uma árvore, regam.
  4. Polvilhe com terra e aperte um pouco.
  5. O círculo do tronco é coberto com cobertura morta de grama seca.

O plantio é realizado na primavera, antes da abertura dos botões e no outono, após a queda das folhas, mas antes da geada. Para o inverno, uma planta recém-plantada deve ser coberta com material vegetal, independentemente de ser resistente à geada ou não.

Cuidando de uma ameixa amarela auto-fértil

No primeiro ano, não há necessidade de fertilizar as mudas, bastam os fertilizantes que foram introduzidos nas covas de plantio. Só a partir do terceiro ano a fertilização é feita com fertilizantes minerais: nitrogênio - na primavera e após a floração, potássio-fósforo - no outono, durante a escavação.Além dos fertilizantes minerais, você também pode usar matéria orgânica tradicionalmente usada para alimentar as plantas de jardim: esterco, cinza peneirada, húmus.

É imperativo regar as árvores jovens antes de enraizá-las, para que o solo fique constantemente úmido; depois, em clima seco, uma vez a cada 2-3 semanas, mas em abundância, despejando pelo menos 50 litros de água sob cada raiz. As ameixas adultas de 4-5 anos não precisam ser regadas, exceto em calor extremo.

Nos primeiros anos de vida, as ameixas amarelas apresentam um crescimento forte e por vezes irregular dos ramos, pelo que devem ser cortadas: retire os ramos mais espessos, na Primavera - as partes congeladas dos rebentos encurtam demasiado.

Preparando ameixa amarela auto-fértil para o inverno

Muitas ameixas amarelas auto-férteis adultas toleram bem o frio do inverno, então você não precisa cobri-las para o inverno. Mas as mudas do ano em curso precisam ser cobertas: cave o solo ao redor do tronco, simultaneamente corte todos os brotos das raízes. Cubra a superfície do solo com uma espessa camada de folhagem, feno, palha, ramos de abeto. Amarre os galhos e cubra com serapilheira. Na primavera, com o início do calor, retire o material de cobertura, deixe folhagem ou feno: eles servirão como fertilizante orgânico natural.

Conclusão

A ameixa amarela auto-fértil atrairá os jardineiros amadores por sua cor incomum de frutas e excelente sabor. A sua agrotécnica e cuidados não diferem dos recomendados para as ameixas de outras flores, pelo que absolutamente qualquer pessoa pode dar conta do seu cultivo.

Testemunhos

Abaixo estão as análises da ameixa amarela auto-fértil de alguns jardineiros amadores.

Medvedeva Valentina Petrovna, 54 anos, Rostov
Minha família inteira adora ameixas amarelas. No meu jardim existem 2 árvores de diferentes variedades e diferentes épocas de frutificação, para que no verão e no outono tenhamos sempre fruta fresca em stock. Eles têm um sabor doce, suculento, cheiram a sol e mel. Comemos essas ameixas assim, e também fechamos as preparações caseiras delas - geleia dourada, compotas perfumadas, geleias grossas. No inverno, eles lembram o verão. Recomendo a todos que comprem pelo menos uma ameixa amarela para o jardim.
Alieva Marina Vitalievna, 31 anos, Belgorod
Além da ameixa azul, uma amarela também cresce no meu site. A variedade é precoce, começa a dar frutos no final de julho. Os frutos são de tamanho médio, mas não pequenos, muito doces e aromáticos. Na hora da frutificação em massa, preparo compotas e geleias com elas, que acabam sendo doces e sem adição de açúcar.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção