Contente
A poda da ameixa no outono é um dos procedimentos indispensáveis para o cuidado dessa árvore frutífera. É preciso saber por que é necessário e com que regras realizá-lo para contribuir para o desenvolvimento saudável da ameixa.
Finalidades da poda de outono
Você pode cortar ameixas quase o ano todo - exceto durante as geadas do inverno. No entanto, qualquer poda sazonal tem seus próprios objetivos específicos. Por exemplo, na primavera, os ramos e rebentos da ameixa são podados principalmente para remover as partes malformadas. No verão, é mais conveniente formar um belo contorno da copa de uma árvore.
Já a poda de outono tem como objetivo principal o cuidado sanitário da planta. Depois que as folhas da ameixa caem, fica especialmente claro ver galhos secos e danificados, que não serão mais benéficos no próximo ano.
Além disso, a poda no outono protege a ameixa de danos. Se muita neve cair sobre os galhos que crescem densamente no inverno, eles podem quebrar e, conseqüentemente, na primavera, você terá que lidar com o tratamento da árvore. Após a poda correta, a ameixa tolera quedas de neve com calma e continua a crescer com segurança e saúde na primavera.
Quando podar ameixas: outono ou primavera
O outono não é apenas uma época aceitável para podar ameixas. O trabalho de outono tem suas vantagens, pelo que muitos jardineiros adiam deliberadamente o processo até setembro. Nomeadamente:
- O outono é a melhor época para higienizar. Todos os ramos secos ou danificados por fungos são claramente visíveis, são fáceis de remover.
- Após a poda de outono, a ameixa entra em dormência de inverno e os processos de vegetação nela param. Portanto, a poda não retarda o desenvolvimento da árvore. Até a primavera, os locais cortados têm tempo de crescer demais e a árvore continua a crescer sem obstáculos.
- No outono, é muito mais fácil coletar todos os galhos aparados e folhas caídas e queimá-los para que uma possível infecção não se espalhe definitivamente.
Podando ameixas no outono: esquema e regras
O esquema para podar uma ameixeira no outono é assim:
- A árvore é cuidadosamente examinada em busca de galhos fracos e secos afetados por infecções.
- Depois disso, é realizada a poda de todas as áreas afetadas.
- Os brotos de ameixa de crescimento rápido são cortados um pouco mais da metade - cerca de 2/3.
- A altura da jovem ameixa é reduzida em cerca de um terço, se esta poda for a primeira da árvore frutífera.
- A coroa é desbastada, dando-lhe a forma geométrica correta.
Após o término da obra, todos os ramos aparados e folhagens são recolhidos e queimados para evitar o apodrecimento e a propagação de possíveis infecções.
Ao formar a coroa de uma ameixa de jardim, recomenda-se escolher o formato da tigela - ou seja, deixar vários ramos principais do esqueleto estendendo-se do tronco principal em um ângulo de cerca de 120 graus. Deve haver uma distância decente entre esses ramos - pelo menos meio metro.
Quando uma ameixa pode ser podada
Apesar de o calendário outono durar três meses, a poda das ameixas no outono deve ser realizada em setembro. É preciso esperar até que as folhas caiam para que os galhos da árvore fiquem expostos.
Porém, é impossível e demorado demais com o procedimento - a poda é realizada antes da chegada do frio e da geada.Se a poda for tarde demais, os cortes na ameixa não terão tempo de cicatrizar e a geada prejudicará a saúde da árvore.
Poda de ameixas no outono para iniciantes
Como regra, a poda de outono é realizada simultaneamente de várias formas ao mesmo tempo:
- Poda Sanitária - visa remover ramos doentes e infectados.
- Poda formativa - para dar a forma desejada à coroa.
- Poda restauradora - no processo, os ramos que secaram ou quebraram durante o período primavera-verão são eliminados.
Existem várias maneiras de cortar adequadamente a ameixa no outono.
- Se você quiser reduzir o número de brotos e deixar apenas os mais promissores, pode-se usar a poda lateral. É necessário selecionar o ramo de frutificação mais forte e cortar a ameixa 2 a 3 mm acima do local onde o broto está preso ao tronco.
- Se precisar encurtar um pouco os brotos, sem cortá-los completamente, usa-se a "poda para o rim". É necessário selecionar um botão de alta qualidade no lugar certo do broto e, em seguida, remover tudo que está acima com uma poda em um ângulo de corte de 45 graus. Nesse caso, a borda superior do corte deve estar alinhada com a ponta superior do rim selecionado.
- Se um galho doente ou seco precisar ser removido completamente, um "corte circular" é usado. Isso significa que a linha de corte do galho não fica rente ao tronco, mas ao nível de uma pequena protuberância anular onde o galho está preso ao tronco.
Só é necessário aparar a ameixa com as ferramentas corretas. Você precisará se armar com um podador e um cortador, uma faca de jardim, uma serra de jardim e, de preferência, dois - mais e menos. Para facilitar o acesso aos galhos altos, uma escada é útil.
Após o aparamento, os cortes devem ser tratados com verniz de jardim ou com uma solução comum de sulfato de cobre.
É possível aparar a coroa de uma ameixa
Jardineiros novatos muitas vezes têm medo de aparar a copa por medo de danificar a árvore inteira. No entanto, na verdade, você pode cortar a ameixa do topo da cabeça - mesmo que seja necessário. Caso contrário, a árvore pode crescer com muita força e muito mais esforço terá de ser feito para podá-la. Além disso, os topos que não estão envolvidos na frutificação interferem no desenvolvimento da planta com forte crescimento e afetam negativamente o rendimento.
A ameixa é cortada no inverno
A ameixa é geralmente podada no outono, primavera ou verão - durante as estações quentes do ano. No entanto, às vezes a poda de inverno também é praticada, o que apresenta as seguintes vantagens:
- Não há botões na ameixa durante este período, os processos vegetativos não prosseguem, respectivamente, a árvore não sofre estresse com a poda.
- Rebentos congelados são serrados com mais facilidade, durante o processo de poda raramente ocorrem os chamados “arranhões” - aparas de madeira imprecisas perto do corte.
Mas é claro que você só pode cortar a ameixa no inverno se certas condições forem atendidas. Para realizar o trabalho, é melhor escolher meados de fevereiro, enquanto é necessário um degelo com uma temperatura não mais baixa, mas melhor acima de + 10 graus. Por isso, poda de inverno adequado apenas para áreas do sul com invernos amenos e quentes.
Top dress de ameixas no outono
Após a poda no outono, a ameixa deve ser alimentada. O fertilizante aplicado ajudará a árvore a se recuperar mais rapidamente dos danos e a entrar na estação de crescimento no estado mais saudável.
No outono, costuma-se alimentar as ameixas com três tipos de fertilizantes, a saber:
- Freixo de madeira - na proporção de 200 - 300 g de fertilizante para uma árvore. A cinza satura o sistema radicular com minerais úteis e reduz o nível de acidez do solo.
- Potássio - na quantidade de 100 g de composição seca por 10 litros de água. O fertilizante é aplicado não apenas sob o tronco, mas os galhos e a copa também são borrifados com ele. O potássio no outono remove o máximo de líquido dos brotos e do caule da ameixa, evitando assim o congelamento no inverno.
- Fósforo - no valor de 50 g por 1 sq. m ao redor do tronco.O fertilizante fortalece as raízes e ajuda a ameixa a absorver melhor os compostos de proteínas e açúcar.
Mas não é recomendado alimentar a ameixa com fertilizantes orgânicos como esterco, composto e fezes de pássaros no outono após a poda. A matéria orgânica libera nitrogênio, o que provoca o crescimento dos brotos - é melhor usar esses fertilizantes na primavera.
Podando e cuidando das ameixas no outono, os fertilizantes ajudam a manter a planta o mais saudável possível e garantem o bom desenvolvimento da ameixa na primavera.
Como preparar uma ameixa para o inverno
A poda e a alimentação não são as únicas atividades que incluem o preparo de ameixas de alta qualidade para o inverno.
- Rega. Antes do início do inverno, é necessário colocar umidade suficiente sob o tronco da ameixa, o que ajudará a planta a sobreviver ao inverno. A quantidade de água é determinada em função do solo. Se o lençol freático estiver próximo à superfície, então é necessário saturar o solo ao redor do tronco com água com um metro de profundidade, se o solo estiver seco o suficiente, então com dois metros de profundidade. A rega pré-inverno é realizada antes da chegada da geada, mas depois da queda das folhas, e desde que tenha chovido pouco no outono.
- O cuidado da ameixa no outono inclui cobertura morta... Depois de regar e fertilizar, o solo ao redor do tronco da ameixa é coberto com cobertura morta - isto é, polvilhado com uma camada de cobertura morta, coberto com saco em várias camadas e, em seguida, pingado com uma pequena quantidade de terra. A cobertura morta isola as raízes, retém a umidade nelas durante o inverno e evita que o sistema radicular congele.
- Para proteger o tronco da ameixa de doenças, infecções e pragas, cal uma solução especial à base de cal, verbasco e argila. Você também pode adicionar sulfato de cobre à solução. Primeiro, o tronco da ameixa é cuidadosamente tratado com um raspador ou pincel, removendo áreas de casca velha e crescimentos, e então a cal é aplicada em uma camada uniforme.
- Para evitar o congelamento, o tronco da ameixa e o solo ao redor do tronco para o inverno isolar... Por exemplo, você pode cobrir o tronco com ramos de abeto e envolvê-lo com uma camada de material isolante de calor. Depois que a neve cair, você precisa pisar bem ao redor da árvore - a camada de neve pisoteada protegerá as raízes da geada e dos roedores.
Conclusão
A poda de ameixas no outono é uma das opções mais populares de tratamento de árvores. Se você realizar esse procedimento no momento certo e de acordo com todas as regras, será muito mais útil para uma árvore do que a poda na primavera ou no verão.