Contente
Ameixa "Eurasia 21" refere-se a variedades híbridas interespecíficas de maturação precoce. Possui muitas características distintivas, por exemplo, boa resistência ao gelo e excelente sabor. Devido a isso, é popular entre os jardineiros.
História de criação da variedade
A ameixa doméstica "Eurasia 21" apareceu após a hibridização da variedade "Lacrescent", que foi criada pelo Professor Olderman da América. Para a formação da planta foram utilizados os genótipos da ameixa oriental, americana e chinesa, bem como as variedades "Simona", ameixa cereja e ameixa caseira. Os experimentos foram realizados na Universidade Agrária Estadual de Voronezh, os cientistas Venyaminov e Turovtsev. Em 1986, a variedade que cultivaram foi incluída no Registro Estadual.
Descrição da variedade de ameixa Eurasia 21
A variedade de ameixa "Eurasia 21" apresenta características próprias, nomeadamente frutos, formato das árvores e regiões de cultivo.
Portanto, a altura da ameixeira da Eurásia chega a 5-6 m de altura. A copa é pequena e pouco densa, a casca é castanha acinzentada. As folhas verdes são alongadas, grandes, com ponta pontiaguda e dentículos pequenos.
As ameixas desta variedade têm formato arredondado, pesando 35 g, parecem recobertas de cera e apresentam cor azul-bordô. A polpa da fruta Eurasia 21 é amarelo brilhante com um sabor doce e azedo. É suculento, carnudo e aromático. A pele é fina, o caroço é médio e difícil de separar da polpa.
Segundo pesquisas, a polpa desta variedade contém:
- 7% de ácidos;
- 7% de açúcar;
- 6% de ingredientes secos.
A ameixa "Eurasia" é adequada para o noroeste da Carélia, a região de Moscou e a região de Leningrado.
Características de variedade
A popularidade da ameixa Eurasia 21 está crescendo devido às suas propriedades.
Resistência à seca, resistência à geada
A variedade não é resistente à seca. As árvores precisam ser regadas em tempo hábil, caso contrário, as folhas ficarão amarelas e os frutos começarão a desmoronar.
A resistência ao gelo, pelo contrário, é elevada, sendo esta característica da variedade de ameixa Eurasia uma das suas vantagens mais importantes. A planta pode facilmente suportar temperaturas tão baixas quanto -20 ° C. Outras variedades perdem suas propriedades já em -10.
Polinizadores de ameixa da Eurásia
A ameixa pertence a variedades autoférteis, portanto, há necessidade de polinização cruzada. O melhor polinizador para ameixas da Eurásia é a variedade Pamyat Timiryazeva, Mayak, Renklod Kolkhozny. Outros polinizadores da Eurasia 21 ameixa - Golden Fleece e Beleza volga.
Se desejar, você pode usar misturas especiais de vários tipos de pólen.
Produtividade e frutificação
A primeira colheita de ameixa Eurasia 21 pode ser colhida 4 anos após o plantio. Normalmente, os frutos amadurecem no início de agosto. Seu número depende da idade da árvore. Cerca de 20 kg de ameixas podem ser colhidos de uma planta jovem. A partir dos oito anos, cerca de 50 kg. O valor recorde foi de 100 kg.
É melhor armazenar grandes colheitas em caixas ou cestos.Nesse caso, a temperatura do ar não deve ser superior a 1 ° C e a umidade, até 80%.
Escopo de frutas vermelhas
As ameixas Eurasia 21 podem ser consumidas frescas. Eles também são adequados para preparar vários pratos. Pode ser geléia, geléia, purê de batata, suco. Às vezes, as frutas são congeladas para o inverno, mas neste caso perdem o sabor e azedam.
Resistência a doenças e pragas
Eurasia 21 tem um nível médio de resistência a várias doenças e pragas, por isso requer alimentação.
Vantagens e desvantagens da variedade
A variedade tem vantagens.
- Fertilidade e produtividade. Com condições climáticas favoráveis e cuidados adequados, 50 kg ou mais de frutas podem ser colhidos.
- Resistência ao gelo da ameixa da Eurásia.
- Resistência da variedade a algumas doenças e insetos.
- Excelente sabor e tamanho de ameixa.
- Os frutos podem ser armazenados por muito tempo, sem perder suas propriedades.
- Vencimento antecipado.
Eurasia 21 também tem uma série de desvantagens:
- árvore muito alta.
- a necessidade de plantar plantas polinizadoras no local.
- os ramos crescem rapidamente, o que requer podas frequentes.
- infelizmente, a ameixa Eurasia 21 é propensa a clasterosporiose, podridão de frutas, traças e pulgões.
- a carne solta não é adequada para alguns pratos.
Apesar das desvantagens, essa variedade de ameixa é popular entre os jardineiros.
Plantando e cuidando da ameixa da Eurásia
O plantio correto de mudas e subsequente cuidado com o cultivo de árvores é a chave para sua saúde e obtenção de uma colheita abundante.
Tempo recomendado
A melhor época para plantar ameixas Eurasia 21 é no início da primavera. Na maioria das vezes é plantado em abril, quando a probabilidade de geada é reduzida a zero. Durante o verão, as mudas desenvolverão um forte sistema radicular e terão tempo para se adaptar às novas condições.
Para os jardineiros das regiões do sul, é melhor plantar uma árvore no outono.
Escolhendo o lugar certo
Recomenda-se escolher a parte sul ou sudeste do jardim. Deve haver muita luz e sol no local, a opção ideal é uma pequena elevação. Se possível, do norte, a árvore deve ser protegida do vento com uma cerca.
Quais safras podem ou não podem ser plantadas nas proximidades
Não cresça próximo a uma ameixeira:
- Noz;
- avelã;
- abeto;
- bétula;
- álamo;
- pera.
O bairro com uma macieira, groselha preta e várias flores, por exemplo, tulipas e narcisos, é considerado favorável. O tomilho pode ser plantado próximo a Eurasia 21.
Ela cresce rapidamente, cobrindo a terra com um "tapete". Além disso, em ervas daninhas nenhuma chance permanece.
Seleção e preparação de material de plantio
É melhor comprar mudas de ameixa da Eurásia em viveiros especializados ou de jardineiros confiáveis. É desejável que tenham certificado de pertencimento à variedade e informações sobre a idade.
As mudas devem ser enxertadas. O local do enxerto é fácil de determinar, geralmente logo acima do colar da raiz. Aí o tronco é engrossado e ligeiramente curvado.
É necessário escolher mudas de até 2 anos, com altura não superior a 1,5 m, tronco com cerca de 1,3 cm de espessura e 3-4 galhos. Devem ter várias raízes (4-5 unid.) Cada uma com até 30 cm de comprimento É importante que nem a árvore nem as raízes tenham danos ou crescimentos.
Mudas de três anos não devem ser colhidas, pois é mais difícil para elas criarem raízes em novas condições.
As ameixas da Eurásia compradas no final do outono devem ser escondidas em uma vala rasa e previamente cavada. Cubra o sistema radicular e o tronco (aproximadamente um terço) com terra. Coloque os ramos de abeto por cima, o que protegerá as mudas dos roedores.
Algoritmo de aterrissagem
O plantio de ameixas "Eurasia 21" ocorre em várias etapas.
- No outono, cave um buraco com 90 cm de profundidade e 80 cm de diâmetro.
- Fertilize o solo com uma mistura de vários tipos de produtos. Estes são húmus, superfosfato, sulfato de potássio e cal.
- Com o início da primavera, fertilize o solo novamente. Desta vez, você precisará de 2 baldes de composto, 30 g de carbamida e 250 g de cinzas.
- Afrouxe o solo. Faça um pequeno monte no fundo do buraco.
- Cave uma estaca de madeira e uma muda.
- Encha a terra, húmus ou turfa de modo que o colo da raiz fique 3-5 cm acima do solo.
- Fixe o dreno com segurança ao suporte.
- Despeje 20-30 litros de água limpa.
- Meça uma distância de 60-70 cm do solo e corte tudo acima deste nível.
A última etapa do plantio da "Eurásia" é a cobertura morta. O solo ao redor da muda deve ser coberto com turfa ou húmus.
Cuidados de acompanhamento de ameixa
A fertilidade e a produtividade de uma árvore dessa variedade dependem diretamente de cuidados adequados. Inclui várias atividades:
- poda oportuna;
- rega;
- curativo superior;
- preparação para o inverno;
- proteção contra roedores.
A luta contra várias doenças e pragas não é menos importante.
A descrição da ameixa da Eurásia fala sobre o intenso crescimento de seus ramos. É por isso que, de vez em quando, a copa precisa ser podada.
Existem vários tipos disso.
- A primeira vez de corte de galhos deve ser em setembro. O caule principal da ameixa deve ser encurtado em 2/3 e os rebentos laterais em 1/3. Isso ajudará a formar uma bela coroa no futuro.
- A poda de verão envolve o encurtamento dos brotos em 20 cm.
- No outono e no inverno, é necessário retirar os ramos velhos, bem como os danificados por insetos e doenças.
A falta de umidade afeta negativamente a saúde da variedade de ameixa Eurasia 21, portanto, atenção especial deve ser dada à rega da árvore. Mas não se empolgue muito, pois o excesso de umidade leva ao amarelecimento das folhas e à morte dos brotos.
A frequência da rega e a quantidade de água dependem diretamente da idade da planta e da precipitação:
- os jovens precisam de 40 litros de água 1 vez em 10 dias;
- adultos 60 litros 1 vez em 14 dias.
O solo úmido ao redor do tronco deve ser solto a cada vez.
A cobertura deve ser realizada a partir de 3 anos após o plantio da muda. Até aquele momento, ele tem fertilizante suficiente colocado na cova.
A "Eurásia" é alimentada 4 vezes por ano:
- antes que a ameixa floresça, você precisa fertilizar o solo com 1 colher de sopa. eu. nitrato de amônio;
- durante a floração, você precisará de 10 litros de água, 2 colheres de sopa. eu. sulfato de potássio, 2 colheres de sopa. eu. ureia;
- ao amarrar frutas para alimentação, é preciso levar 10 litros de água e 3 colheres de sopa. eu. nitroammophoska;
- após a colheita, 3 colheres de sopa são aplicadas ao solo. eu. superfosfato.
Todos os fertilizantes são projetados para 1 m2.
Devido à boa resistência à geada da ameixa Eurasia 21, ela não requer preparações especiais para o frio. Mas algumas ações ainda valem a pena:
- remova a casca morta e o musgo;
- aplique uma mistura de água, sulfato de cobre, cal e cola de madeira nas secções limpas do tronco;
- embrulhe o barril com papel ou estopa.
A ameixa Eurasia 21 será protegida de roedores por ramos de abeto, uma rede de polímero e um pano umedecido com terebintina ou óleo de menta.
Doenças e pragas, medidas de controle e prevenção
As árvores da variedade Eurásia freqüentemente sofrem de clasterosporiose e moniliose.
- No primeiro caso, o tratamento consiste em tratar a ameixa com uma solução de oxicloreto de cobre (30 g por balde de água). Para cada planta, são consumidos 2 litros. O processamento é feito imediatamente após a floração. Para a profilaxia, é necessário retirar as folhas caídas, podar a árvore a tempo e não se esquecer da destruição das ervas daninhas.
- Em caso de moniliose, a planta deve ser pulverizada com uma solução de cal (2 kg por balde de água). Isso é feito em março e outubro. Após a colheita, os ramos e o tronco devem ser tratados com uma solução de sulfato de cobre (10 g por balde de água). Para a profilaxia no outono, você precisa remover as ameixas mumificadas dos galhos.
Das pragas, as mais perigosas desta variedade são a mosca-serra, pulgões e mariposas.
Praga | Tratamento | Medidas preventivas |
Plum Sawfly | Antes e depois da floração, processe a ameixa com Karbofos | No outono, cave o solo ao redor da árvore, destruindo assim as larvas preparadas para o inverno |
Pulgão | No momento em que os botões são formados, é necessário tratar a árvore com Benzofosfato (60 g por balde de água) ou Karbofos (conforme instruções) | Remova as folhas caídas a tempo
|
Mariposa | Após o período de floração, borrife a ameixa com Kimis, Karbofos ou Fufanon | Colha e afrouxe o solo na hora certa |
A variedade de ameixa "Eurásia" tem muitas qualidades e propriedades úteis. Isso não é apenas alta produtividade e fertilidade, mas também resistência a baixas temperaturas. A isso você pode adicionar um sabor excelente e armazenamento de frutas a longo prazo.