Os benefícios e malefícios dos pêssegos para o corpo humano

Os benefícios e danos à saúde dos pêssegos levantam muitas questões - uma fruta deliciosa nem sempre tem um efeito benéfico no corpo. Para entender o que determina a percepção dos pêssegos pelo organismo, é preciso estudar suas propriedades.

Um pêssego é uma fruta ou uma baga

Por definição, bagas são frutas com muitas sementes em seu interior, geralmente amadurecendo em arbustos baixos. Como os pêssegos crescem em árvores e por dentro têm um único osso grande, não podem ser atribuídos a bagas, são frutos.

Valor nutricional e composição do pêssego

O produto deve seus benefícios à sua rica composição. A fruta contém ácidos orgânicos e antioxidantes, cinzas e amido, açúcares naturais. Os minerais são apresentados em grandes quantidades:

  • potássio e fósforo;
  • ferro e manganês;
  • zinco e silício;
  • enxofre e cloro;
  • cálcio, iodo, níquel e flúor.

Os benefícios do consumo regular da fruta são expressos no fato de que mantém o equilíbrio dos oligoelementos no corpo no nível certo e permite que você não sinta falta de nutrientes.

Quais vitaminas são encontradas nos pêssegos

O produto é uma fonte rica em vitaminas. Acima de tudo, contém ácido ascórbico, mas, além disso, contém:

  • vitaminas E e H;
  • ácido nicotínico PP;
  • vitamina A;
  • um amplo grupo de vitaminas do subgrupo B - B2 e B5, B1 e B6, B9.

Quantas calorias tem um pêssego

O valor nutricional de um produto depende de sua variedade. Porém, em média, 100 g de polpa de fruta contêm 38 a 50 kcal. Via de regra, as variedades doces apresentam maior teor calórico.

Conteúdo BJU em pêssego

Do ponto de vista dos nutrientes, o produto é composto principalmente de carboidratos - existem cerca de 9 g deles na fruta. Apenas 0,9 g é a participação das proteínas e as gorduras ocupam apenas 0,1 g. A parte principal da composição é água - tanto quanto 86 g.

Por que o pêssego é útil para o corpo humano

As propriedades benéficas do pêssego são muito diversas. Se consumido regularmente, esta fruta terá os seguintes efeitos:

  • ajudará a remover areia e pedras dos rins devido às suas propriedades diuréticas, aliviará o inchaço e o excesso de fluidos;
  • irá fortalecer o sistema cardíaco, aumentar a elasticidade dos vasos sanguíneos, a fruta contém uma grande quantidade de potássio útil;
  • melhorará o funcionamento do sistema nervoso e do cérebro - é útil usar o produto em caso de atividade mental intensa;
  • protege a visão de possíveis enfermidades, a fruta é benéfica como na prevenção de cataratas e miopia;
  • ajudará a fortalecer o sistema imunológico e a curar resfriados, já que o produto contém vitamina C, possui pronunciadas propriedades antiinflamatórias;
  • irá estabelecer processos metabólicos no corpo e ajudar a resolver o problema da prisão de ventre - a fibra do produto limpa rapidamente as toxinas do corpo.

Os benefícios do produto incluem o seu efeito benéfico no humor, ajuda a lidar com a irritabilidade, fadiga crónica e ansiedade. E, claro, o produto é de grande benefício para a deficiência de vitaminas - sua composição pode ser considerada um verdadeiro coquetel de vitaminas.

Por que os pêssegos são úteis para os homens

As propriedades antiinflamatórias do produto são benéficas para o corpo masculino. Recomenda-se usá-lo para doenças da próstata, evita a inflamação e ajuda a lidar com a doença existente. O potássio na fruta tem um efeito benéfico no coração e nos vasos sanguíneos, este é um grande benefício para os homens, especialmente aqueles com tendência a ataques cardíacos precoces.

Além disso, o produto beneficia os níveis hormonais masculinos e tem um efeito positivo na potência - com o uso regular da fruta, a libido melhora.

Quando você pode dar um pêssego ao seu filho

As propriedades fortificantes da fruta são de grande benefício para as crianças, o pêssego protege a visão da criança, melhora o estado de sua imunidade e auxilia na digestão normal. Mas, pela primeira vez, o produto pode ser introduzido na dieta não antes dos 7 meses de vida do bebê - junto com os primeiros alimentos complementares e em quantidades muito pequenas.

Como a fruta costuma causar alergia, você deve primeiro oferecer ao seu filho algumas gotas de suco espremido na hora. Se não houver uma reação negativa, então é permitido oferecer ao bebê purê de pêssego de vez em quando, não mais do que 70 g por dia.

Atenção! Como o pêssego tem uma série de contra-indicações estritas, é necessário consultar um pediatra antes de tratar uma criança com um novo produto.

Por que os pêssegos são bons para o sistema cardiovascular?

Os benefícios do pêssego para o coração e os vasos sanguíneos são principalmente devido ao alto teor de potássio e magnésio. A fruta fortalece as paredes vasculares, evita o acúmulo de colesterol prejudicial e protege o corpo da aterosclerose. O uso da fruta é benéfico na prevenção de isquemia e arritmias, derrames e ataques cardíacos. O pêssego previne a formação de coágulos sanguíneos, por isso será especialmente benéfico na velhice.

Como comer um pêssego corretamente

O pêssego traz principalmente benefícios ao organismo e raramente causa danos, mas é preciso saber como usar essa fruta para várias doenças. Em algumas situações, frutas maduras devem ser abordadas com cautela e em número severamente limitado.

Como comer pêssegos para doenças gastrointestinais

A fruta traz benefícios especiais ao sistema digestivo, pois é capaz de limpá-la qualitativamente de toxinas e melhorar o metabolismo. No entanto, é com doenças do trato gastrointestinal que o pêssego pode danificar seriamente se usado descuidadamente.

Com gastrite

Os pêssegos para gastrite são praticamente contra-indicados frescos. A polpa madura contém muitos ácidos e açúcares, que irritam as membranas mucosas inflamadas. A fruta fresca provoca produção adicional de ácido clorídrico, o que só piora o estado.

No entanto, o pêssego pode ser consumido durante a remissão, especialmente na forma de compotas e purê de batata, bem como com cereais e queijo cottage. Você pode comer frutas frescas, mas somente após a refeição principal e com o estômago cheio.

Com pancreatite

A inflamação aguda do pâncreas torna-se a razão para remover completamente o pêssego da dieta até que a dor desapareça. Durante o período de evolução tranquila da doença, pode-se usar a fruta, mas em pequenas quantidades e principalmente na forma processada - como purê de batata ou compota com pedaços de polpa.

Com úlcera

Durante a exacerbação de uma úlcera, um pêssego fresco prejudica o corpo, pois os ácidos de sua composição complicam o curso da doença. Antes de entrar em estado de remissão, a fruta deverá ser completamente excluída da dieta.

Com um curso tranquilo da doença, você pode usar pêssegos, será benéfico. Mas é preciso comê-los um pouco e junto com outros alimentos. Não é recomendado tomá-los com o estômago vazio - isso irritará as membranas mucosas e pode causar uma exacerbação.

Quanto pêssego é digerido

Apesar do baixo teor calórico, o pêssego é digerido por muito tempo. Em média, o corpo o absorve em 40 minutos, portanto, antes de comer um pêssego à noite, você precisa calcular o tempo restante até a hora de dormir.

Pêssego enfraquece ou fortalece

Os benefícios do pêssego são muito procurados no caso de tendência à prisão de ventre, uma vez que tem um efeito laxante. A fruta ativa o peristaltismo, mas o faz muito suavemente. Portanto, em caso de problemas de curto prazo com fezes, vale a pena dar preferência a elas, e não a fármacos poderosos. O benefício será que a fruta ajudará a lidar com a constipação e você não terá que restaurar a microflora após comê-la.

É possível comer pêssegos à noite

Você pode comer pêssegos à noite, mas em quantidades razoáveis ​​e com cuidado. O valor nutricional da fruta é baixo, por exemplo, o teor calórico de um figo pêssego é de apenas 36 kcal por 100 G. Além disso, quase não há gorduras na composição, então a fruta não prejudica o corpo.

Mas comer um pêssego antes de deitar iniciará processos digestivos ativos no corpo e, de manhã, o efeito laxante do produto pode aparecer. Se esse efeito for indesejável, então comer um pêssego à noite vale a pena cedo e em pequenas quantidades.

É possível pêssegos com doença de cálculo biliar

Para problemas de bile, é recomendável consumir mais fibra, e as frutas são a melhor fonte de fibra alimentar. Portanto, um pêssego com doença de cálculo biliar será de grande benefício - melhorará a motilidade do trato digestivo, aumentará a secreção de bile e evitará sua estagnação.

Conselho! na presença de cálculos grandes na vesícula biliar, é aconselhável discutir o uso de frutas com um especialista. Eles podem provocar o movimento de pedras, o que vai causar muitas sensações desagradáveis, e não haverá nenhum benefício para o corpo.

É possível comer pêssegos com urolitíase

Para pedras nos rins, alimentos frescos também podem ser benéficos e prejudiciais. O seu valor reside no facto de, devido às suas propriedades diuréticas, ajudar a retirar a areia fina dos rins e prevenir o edema. No entanto, na presença de pedras crescidas, o efeito pode ser o oposto - as pedras entrarão em movimento doloroso.

É possível comer pêssegos com diabetes

O produto contém muita frutose, e o índice glicêmico do pêssego é de apenas 35 unidades, portanto o uso do produto não leva a um aumento acentuado do açúcar. Além disso, os pêssegos aceleram os processos metabólicos, o que é muito benéfico para o diabetes.

Mas, ao mesmo tempo, ainda não é recomendável abusar do produto - um dia deve ser limitado a, no máximo, algumas frutas. Não é recomendado escolher frutas maduras demais ou variedades muito doces - seus benefícios são questionáveis ​​e podem causar danos.

É possível comer pêssegos com pielonefrite

No caso de processos inflamatórios nos rins, os frutos de pêssego não são contra-indicados - suas propriedades são benéficas, pois os frutos contêm muita vitamina C. Recomenda-se preparar uma compota à base de frutas - 2 frutas picadas sem caroço devem ser jogadas com água , adicione 4 colheres pequenas de açúcar e cozinhe até os frutos ficarem macios.

Os benefícios da compota de pêssego são que ela terá um efeito diurético e antiinflamatório e ajudará a aliviar a condição.

Quantos pêssegos você pode comer por dia

Como acontece com qualquer produto, os pêssegos são benéficos quando consumidos com moderação.Para obter vitaminas e minerais suficientes, mas não prejudicar o corpo, basta comer 2 a 3 frutas frescas por dia. Se você tem tendência ao diabetes, a dose diária deve ser ligeiramente reduzida e as variedades mais doces de pêssegos devem ser evitadas.

É possível comer pêssegos e perder peso

Ao perder peso, os pêssegos são um produto ideal, pois têm poucas calorias mas são ricos em fibras. Graças a isso, as frutas não se depositam em quilos extras, mas ajudam a remover as toxinas do corpo de maneira rápida e eficiente.

Você pode comer a fruta como um lanche leve. Mas também são úteis com quase todos os mingaus, produtos lácteos fermentados, adequados para adicionar a saladas.

Dieta de pêssegos

Os pêssegos diet são usados ​​para uma perda rápida de peso - existe uma mono-dieta especial para essas frutas. Em 5 dias, você precisa comer 7 frutas médias por dia, beber pêssegos com bastante água e não usar nenhum outro alimento.

Há também uma versão mais branda da dieta, segundo ele, é possível adicionar kefir, saladas de vegetais e frango magro à dieta. No entanto, os pêssegos ainda devem ser o principal produto.

Importante! Você pode usar uma mono-dieta em qualquer forma por no máximo 5 dias consecutivos, caso contrário, não haverá nenhum benefício e o corpo será prejudicado.

Os benefícios e malefícios das sementes de pêssego

Não só a polpa da fruta tem grandes benefícios, mas também seus grandes ossos. Em condições industriais, o óleo valioso é obtido deles por prensagem a frio. É amplamente utilizado no campo cosmético - tanto em receitas de beleza doméstica quanto em produtos de marcas conhecidas.

Ao mesmo tempo, não é categoricamente recomendado comer caroços de pêssego. Eles contêm ácido cianídrico venenoso, que pode causar intoxicações graves.

Propriedades curativas das folhas de pêssego

Os benefícios da fruta são usados ​​na medicina caseira. As infusões e decocções medicinais com propriedades antiinflamatórias pronunciadas são preparadas à base de folhas de pêssego. Os benefícios das folhas de pêssego ajudam nas dores de cabeça e nas articulações, com tendência à formação de gases e na prisão de ventre. Infusões e decocções também são usadas externamente - esfregam feridas e curam queimaduras para acelerar a recuperação do tecido.

O uso do pêssego em cosmetologia

Os benefícios da polpa são utilizados para o cuidado da pele, ela suaviza e rejuvenesce a epiderme, aumenta a elasticidade do rosto e o torna mais liso. O produto triturado pode ser adicionado a muitas máscaras caseiras e é adequado para todos os tipos de cuidados com a pele. As frutas podem ser usadas não só em máscaras faciais, mas também em produtos para a pele de todo o corpo, como parte de esfoliantes, wraps e misturas hidratantes.

Máscara facial de pêssego

A máscara facial com queijo cottage e mel ajuda a limpar a acne e a suavizar a epiderme. Para preparar a máscara, você deve:

  • rale 1 fruta em um ralador fino;
  • misture o mingau com 20 g de queijo cottage baixo teor de gordura;
  • adicione uma pequena colher de mel aos ingredientes;
  • mexa e aplique na pele com movimentos leves.

Para um efeito total, recomenda-se que a máscara seja aplicada por 2-3 semanas consecutivas a cada poucos dias.

Para quais doenças você não pode comer pêssegos

As propriedades benéficas das frutas não negam o fato de elas apresentarem várias contra-indicações. É necessário recusá-los:

  • com exacerbação da gastrite com alta acidez - o pêssego aumenta a produção de ácido clorídrico e só pode agravar o quadro doloroso;
  • com doença renal grave - as propriedades diuréticas podem se tornar prejudiciais e criar um fardo desnecessário para os rins doentes;
  • com tromboflebite e aterosclerose - o produto aumenta o teor de hemoglobina no sangue, o que afeta a coagulação do sangue e pode levar a complicações;
  • com hemorróidas;
  • com tendência à diarreia - as propriedades laxantes podem ser prejudiciais.

Com cautela e em pequenas quantidades, o produto deve ser usado no diabetes mellitus.É necessário abandonar o uso de sementes para alimentação, elas não podem ser utilizadas no preparo de decocções, infusões e compotas, pois os ossos secretam ácido cianídrico.

Você pode ser alérgico a pêssegos?

Acredita-se que a reação alérgica seja causada principalmente por frutas cítricas. Porém, também existe uma intolerância individual aos pêssegos, ora se espalha para a polpa do fruto, ora se manifesta somente no contato com o pólen. Na maioria das vezes, uma reação negativa é causada pela casca de frutas frescas, é nela que se encontra a maior quantidade de substâncias potencialmente perigosas, ou antígenos.

Os sintomas da alergia ao pêssego são bastante comuns e incluem erupções cutâneas, náuseas e diarreia, vômitos, coceira e febre. Nos casos mais graves, com alergias, o edema de Quincke pode começar. Portanto, ao conhecer o produto pela primeira vez, é necessário experimentar a polpa em pequena dosagem - isso permitirá que você avalie a resposta do organismo.

Se ocorrer uma alergia alimentar, recomenda-se que o primeiro passo seja excluir o produto da dieta. Os sintomas que aparecem são eliminados com anti-histamínicos, em casos especialmente graves, você deve consultar um médico.

É possível ser envenenado por pêssegos

À primeira vista, os pêssegos parecem bastante seguros, muitas pessoas acreditam que mesmo frutas "estragadas" não trazem riscos e permanecem utilizáveis. Mas, sob certas condições, as frutas podem ser envenenadas.

  • Você deve evitar frutas não lavadas ou frutas compradas de mãos de fornecedores não verificados. Além do fato de que essas frutas geralmente são cultivadas com produtos químicos, elas também podem transportar bactérias causadoras de doenças, o que torna os benefícios da fruta extremamente duvidosos.
  • O uso de frutas verdes verdes muitas vezes leva ao envenenamento - o estômago dificilmente consegue lidar com a digestão e pode reagir com náuseas e diarreia.
  • Frutos estragados e maduros não podem trazer menos danos, sua polpa já está começando a se decompor e se torna um excelente criadouro para bactérias nocivas.
  • O perigo está nos caroços de pêssego, eles não devem ser comidos crus ou fritos. Os ossos contêm uma substância que, quando digerida, se transforma em ácido cianídrico e causa graves danos ao organismo.

Por fim, o envenenamento provoca uma alimentação excessiva simples - o aumento do teor de fibras e ácidos na polpa da fruta provoca distúrbios intestinais.

Conclusão

Os benefícios e danos à saúde dos pêssegos são determinados individualmente. Se não houver contra-indicações estritas e os próprios pêssegos forem de alta qualidade e maduros, então em pequenos volumes eles trarão muitos benefícios. Apenas frutas estragadas devem ser evitadas, também não é recomendado comer pêssegos em grandes quantidades.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção