Como plantar um pêssego

Plantar um pêssego na primavera é a melhor escolha para um clima de zona média. No outono, devido ao início precoce do tempo frio, existe o risco de a árvore jovem não ter tempo de criar raízes e sofrer no inverno. Para uma cultura sulista gentil, o jardineiro escolhe cuidadosamente um local e enriquece a terra com nutrientes.

Princípios de cultivo de pêssego

Plantar e cuidar de pêssegos na faixa do meio é bastante trabalhoso, porque as plantas de origem sulista requerem maior atenção. Mesmo variedades de direções resistentes ao inverno, criadas especificamente para o cultivo em condições mais severas, terão que ser cuidadosamente preparadas para o inverno. O frio é tolerado pelos pêssegos, no momento do plantio eles obedecem às normas e requisitos agrotécnicos de cuidados durante toda a estação quente. E também cobriram cuidadosamente o círculo do tronco no outono, para que as raízes não sofressem com o inverno.

Além disso, é dada atenção ao estado saudável das folhas e ramos durante a precipitação prolongada com temperaturas de verão bastante baixas. Nesse clima, aumenta o risco de enfraquecimento da planta e infecção por doenças fúngicas.

As árvores não exigem muito da composição do solo, mas sua estrutura é importante. Os pêssegos são plantados em solos leves, drenados e respiráveis. Disponha uma camada de drenagem suficiente, de até 15-20 cm.

Importante! Grande importância para o desenvolvimento e produtividade da cultura é dada à poda e modelagem competente e oportuna da copa do pêssego.

Que tipo de pêssego plantar

Agora, os pêssegos foram criados para o plantio nas zonas climáticas onde as geadas caem para -25-30 ° C. Realizações especiais de criadores nacionais, bem como bielorrussos, ucranianos, canadenses e americanos. Portanto, plantar pêssegos nos subúrbios deixou de ser um terreno fantástico. Árvores também foram cultivadas, as flores das quais duram menos o clima da primavera. Plantar um pêssego na faixa do meio dita a escolha de uma variedade de mudas que não só seja resistente à geada, mas também com um período de floração tardio, quando a ameaça de geadas recorrentes já passou. Os principais critérios para selecionar variedades para locais nas regiões onde invernos rigorosos, primavera caprichosa e início do outono são:

  • maturidade precoce;
  • robustez de inverno e a capacidade do pêssego de restaurar rapidamente a madeira após o congelamento;
  • floração tardia.

O plantio apenas de variedades no início e no meio da estação é explicado pelo fato de que os pêssegos tardios, com maturação em setembro-outubro, não terão tempo para coletar açúcares antes da geada. Os primeiros cultivares florescem em abril, início de maio, mas os botões não têm medo de geadas abaixo de -7 ° C. Os frutos são colhidos de meados de julho à segunda década de agosto. O grupo de maturação intermediária amadurece após 10-15 de agosto, a frutificação dura até o final do mês. Essas mudas de pêssego são adequadas para a região de Moscou, bem como para as regiões dos Urais e da Sibéria, com a condição de plantio em um local aconchegante, protegido contra correntes de ar e ensolarado.

As variedades de pêssego diferem em rendimento e resistência à geada:

  • Golden Moscow;
  • Fúria;
  • Geada;
  • Laureado;
  • Red Maid;
  • Redhaven;
  • Kiev cedo;
  • Arbusto de Voronezh.

Suchny, Novoselkovsky, Vavilovsky, Lesostepnoy early, Jelgavsky, Donskoy, Favorite Moretini, Collins, Harbinger, White Swan, Colunar Medovy, Steinberg e muitos outros também se provaram bem.

Conselho! Para o plantio, as mudas de pessegueiro são adquiridas no viveiro mais próximo, porque as árvores zoneadas criam raízes mais facilmente e se desenvolvem melhor.

Como plantar um pêssego corretamente

A produtividade, a resistência no inverno e a baixa suscetibilidade dos pêssegos a doenças dependem em grande parte da escolha do local de plantio e do preenchimento da cova com nutrientes.

Qual é a melhor época para plantar um pêssego

Na faixa do meio, os pêssegos são plantados de 10 a 20 de abril. Se a primavera for cedo, o plantio é feito no final de março. Uma muda forte crescerá imediatamente. As folhas não sofrerão com as geadas da primavera, o sistema radicular não secará com a condição de rega regular, criará raízes bem no início da estação quente.

Onde plantar um pêssego

Um local é cuidadosamente escolhido, levando-se em consideração as preferências de uma cultura que ama a luz e o calor:

  • uma área de plantio bem iluminada garantirá a suculência da fruta;
  • sob a proteção de um prédio no lado sul ou sudoeste, o pêssego receberá calor adicional das paredes aquecidas pelo sol;
  • uma barreira aos ventos frios salvará até certo ponto a muda do congelamento de flores e ovários, que não suportam temperaturas de - 3 ° С, embora os botões possam resistir até - 7 ° С;
  • evite locais sombreados onde a madeira dos rebentos não amadurece, para que haja uma fraca postura dos botões das flores ou mesmo a morte da árvore;
  • plantio malsucedido de pêssegos em terras baixas com solo pantanoso e ar frio estagnado.
Aviso! Recomenda-se plantar o pêssego na área contígua ao jardim do lado sul.

Preparação do solo e cova de plantio

No outono, no local do plantio da árvore, é necessário fazer um trabalho preparatório, cavar o local, adicionar composto, húmus, 60 g de superfosfato e 30 g de sulfato de potássio por metro quadrado. Quando o tempo permite na primavera, o mais cedo possível:

  • formar um poço de pouso com diâmetro de 0,7-0,8 me mesma profundidade;
  • uma camada de alta drenagem é colocada no fundo, de até 15-20 cm;
  • em seguida, a camada fértil superior do solo do jardim é misturada com a mesma quantidade de húmus ou composto, adicionando 200 g de cinza de madeira, 80-100 g de superfosfato e 50 g de fertilizante de potássio ou preparações complexas de acordo com as instruções.

Após a aquisição da muda, o plantio é realizado.

Seleção e preparação de mudas

Ao comprar um pêssego, examine suas raízes, elas devem ser:

  • elástico, sem secagem excessiva;
  • com processos fibrosos densos;
  • sem danos e acúmulo.

Os pêssegos geralmente morrem no verão após o plantio devido ao fato de que as raízes secaram durante o armazenamento. Eles compram aquelas árvores cujos botões também estão vivos, não secos, mas o tronco e os galhos estão intactos, sem rachaduras e arranhões. As mudas são transportadas envolvendo as raízes em papel ou pano úmido e, por cima, em polietileno para manter a umidade remanescente nas raízes. Se o tempo estiver abaixo de zero, os troncos também são cobertos com algo para não sofrerem com o fluxo de ar gelado.

Às vezes, mudas de pêssego de variedades precoces, como em outros períodos de maturação, são compradas no outono para serem guardadas sozinhas no porão. A temperatura ambiente não deve subir acima de + 5 ° С. As raízes são colocadas em uma caixa com serragem úmida para que o colo da raiz fique aberto. Antes do armazenamento, todas as folhas são cortadas na muda. No inverno, eles verificam sistematicamente o estado da árvore, certificando-se de que não haja alagamento.

Atenção! Para o plantio, prefere-se mudas anuais, que enraízam melhor.

Como plantar um pêssego

Todas as árvores frutíferas com caroço são plantadas da mesma maneira:

  • um monte é formado a partir da camada fértil colocada, sobre a qual as raízes da muda são espalhadas;
  • a planta é colocada de forma que o colo da raiz se eleve 5-7 cm acima do nível do solo;
  • um suporte é martelado na cova;
  • polvilhe as raízes do pêssego com o substrato fértil restante;
  • o solo é compactado e regado;
  • aplique cobertura morta por cima para reter a umidade.

O que fazer depois de pousar

Na primavera, após o plantio, as mudas de pêssego devem ser cobertas com cobertura morta para que o sol quente não seque o solo e as raízes:

  • húmus;
  • composto;
  • casca de trigo sarraceno;
  • agulhas;
  • agrofibra.

Após o plantio, o pêssego é podado:

  • o tiro central é encurtado;
  • 3-4 ramos fortes são deixados abaixo;
  • ramos laterais são cortados em 3 botões.
  • após 7 a 10 dias, a muda é tratada com fungicidas para doenças fúngicas.

Se houver precipitação suficiente no verão, as plantas são regadas 3-4 vezes por estação com bastante água, até 30-40 litros. No calor, as mudas de plantio da primavera são umedecidas em 15-25 litros a cada semana. A água é derramada não ao longo do círculo próximo ao tronco, mas em uma ranhura formada ao longo de seu perímetro com lados altos, até 12-15 cm de profundidade e 10 cm de largura. Atenção especial é dada ao tratamento de pêssegos com fungicidas se o verão for chuvoso e legal. A cultura sofre com esse tipo de clima. No primeiro ano após o plantio, os pêssegos não são alimentados, pois as árvores possuem nutrientes suficientes embutidos no substrato. Somente em setembro ou outubro, antes da irrigação com carregamento de água, quando o pêssego recebe até 40-50 litros de água, 2 colheres de sopa de superfosfato e fertilizante de potássio são colocadas no solo.

Depois de alimentar e dar água a uma árvore jovem antes do inverno, o círculo do tronco é coberto com uma camada alta de húmus ou composto. O sistema radicular da cultura é sensível a baixas temperaturas e pode congelar sem preparação. É aconselhável instalar uma proteção contra resíduos de plantas secas ou uma tenda feita de agrofibra ao redor do caule durante os primeiros 2-3 invernos após o plantio. As variedades resistentes ao inverno podem sofrer com as geadas da primavera, porque a cultura deixa o período de dormência mais cedo.

A madeira com boa recuperação após o congelamento dará uma safra apenas no ano seguinte, com a condição de cobertura de cobertura:

  • na primavera, adicione 3 colheres de sopa de nitrato de amônio ou 2 colheres de sopa de ureia;
  • no verão suportam com potássio;
  • no outono, fertilizar com preparações de fosfato.

Transplantando um pêssego para outro local

Observou-se que no sul as árvores enraizam-se com mais facilidade após o transbordo, o que é facilitado pelas condições climáticas favoráveis. É melhor replantar o pêssego no outono, quando ele entra no período de dormência. Uma árvore madura depois de 7 anos muito raramente cria raízes em um novo lugar. Plantas mais jovens são mais fáceis de transplantar, mas só o procedimento é feito em caso de emergência.

Eles tentam preservar o sistema radicular tanto quanto possível, cavando amplamente em um pedaço de terra previamente bem preenchido - até 1,2 m, a uma profundidade de 80-90 cm. É envolvido por um filme ou lona de todos os lados em ordem para retirá-lo do fosso e transferi-lo intacto. Os mesmos fertilizantes são colocados no fundo como no plantio, 2-3 baldes de solo nutritivo misturado com húmus. Despeje 30-40 litros de água e fixe cuidadosamente a árvore, soltando as raízes do material em mãos, que esticava o solo durante o transporte. Depois é regado e uma camada de húmus mulch é aplicada. Na primavera, a árvore é podada, levando em consideração o sistema radicular encurtado.

Nuances importantes a saber antes do embarque

Ao planejar o cultivo de pêssegos, eles estudam os detalhes de plantio, colocação e cuidados com as plantas.

A que distância plantar pêssegos

Recomenda-se observar o intervalo entre as árvores de até 4-5 m. O esquema de plantio do pessegueiro prevê que as formas dos frutos sejam separadas entre si por uma distância igual à soma da altura de sua copa. Então, as plantas usam livremente os nutrientes do solo. Métodos intensivos de cultivo envolvem plantio compactado seguido de nutrição ativa de árvores com preparações minerais.

O que pode ser plantado ao lado de um pêssego

Proporcionando o plantio e os cuidados corretos com o pêssego na primavera, evitam possíveis doenças não só pelo tratamento com fungicidas, mas também por um arranjo cuidadoso:

  • vizinhos do norte, oeste e leste a uma distância de até 6 m podem ser macieiras e pereiras neutras;
  • a muda não deve ser colocada ao lado de ameixa, damasco ou cereja, que muitas vezes estão sujeitas a doenças fúngicas;
  • árvores ornamentais altas oprimirão o pêssego e a sombra, e os brotos descontrolados;
  • não plante onde foram cultivados morangos, melões e beladonas, pois as plantas têm uma predisposição geral para verticilose;
  • Fechar plantações de alfafa e trevo oprimem árvores jovens.

Em que ano o pêssego dá frutos após o plantio

Uma muda bem posicionada, não afetada pela geada, floresce no terceiro ano de desenvolvimento. Após o plantio, o pêssego começa a dar frutos com mais abundância por 5-6 anos. As variedades precoces amadurecem 85-95 dias após a floração, enquanto as variedades intermediárias amadurecem em 3-4 meses.

Conclusão

Plantar um pêssego na primavera dá à planta a oportunidade de prosperar em condições favoráveis ​​de estação quente. Selecione cuidadosamente um local adequado e siga as recomendações para o cuidado da planta.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção