Contente
A ondulação da folha de pêssego é uma das doenças mais perigosas e prejudiciais. Medidas destinadas a salvar a árvore afetada devem ser tomadas com urgência, caso contrário você pode ficar sem uma colheita ou perder a maior parte dela. Todo jardineiro deve entender que o enrolamento das folhas não é apenas um defeito estético. Essa doença às vezes pode até levar à morte completa da árvore.
Qual é a doença das folhas crespas do pêssego
O provocador do desenvolvimento do enrugamento das folhas de pêssego é um cogumelo sem voz (Taphrinadeformans), cujos esporos penetram nas feridas e fendas da casca, sob as escamas das flores e dos botões caducifólios. A ativação da atividade vital dos esporos dos fungos leva à formação de um fungo. Os primeiros sinais da doença aparecem no início da primavera, durante a abertura dos botões. Geralmente se desenvolve em condições de alta umidade e baixas temperaturas ambientes. O período mais favorável para o desenvolvimento da doença é uma temperatura amena (6-8 ° C) e uma primavera prolongada.
O tratamento para uma doença como a ondulação das folhas de pêssego deve ser iniciado cedo, quando os primeiros sinais aparecem. Caso contrário, os botões das folhas serão infectados e a doença começará a se desenvolver ativamente. Primeiro, nas folhas jovens em flor, aparece uma espécie de bolhas verde-claras. Depois disso, as folhas de pêssego murcham, ficam vermelhas e ondulam. A folhagem afetada deforma e engrossa, torna-se quebradiça e eventualmente seca.
7 a 14 dias após o início da doença, os esporos marsupiais do fungo começam a se desenvolver em ambos os lados das folhas. Sua formação se manifesta na forma de um revestimento ceroso, cinza ou branco. O período de pulverização dos esporos do agente causador da ondulação das folhas do pêssego cai no último mês da primavera, na segunda ou terceira década. Nesse momento, ocorre a derrota dos brotos. Seu crescimento é inibido, eles começam a amarelar e, no final de julho, morrem completamente.
Qual é o perigo da doença
Às vezes, o enrugamento das folhas do pêssego se transforma em um estágio crônico, que se caracteriza por um atraso no crescimento das árvores na primavera e um aumento no período de sua suscetibilidade à infecção. A doença em estágio avançado leva à exposição completa dos troncos dos pêssegos, à derrota dos rebentos e do ovário. Os restantes frutos não se desenvolvem totalmente, endurecem, perdendo o sabor. As árvores afetadas ficam para trás em crescimento, sua robustez no inverno diminui. A falta de assistência oportuna na maioria das vezes leva à morte completa dos pêssegos, dentro de 2 a 3 anos após a infecção.
Métodos de lidar com cachos de pêssego
Quase todo jardineiro que plantou um pêssego em seu jardim enfrenta um problema como o enrolamento da folhagem por 2 a 3 anos. E imediatamente surgem questões sobre como tratar as doenças dos pêssegos e como se livrar dos cachos das folhas do pêssego.
É muito difícil lidar com o cacho de pêssego durante a progressão da doença. Na maioria das vezes, jardineiros experientes primeiro usam métodos mecânicos e, em seguida, começam os tratamentos químicos.
Se as folhas de um pêssego estiverem onduladas, você pode usar os seguintes métodos de controle:
- Remoção e destruição da folhagem infectada.
- Tratamento do jardim com produtos químicos (inseticidas e fungicidas).
- O uso de remédios populares.
- Medidas preventivas.
Remoção e destruição de folhagem danificada
Métodos mecânicos de controle incluem a remoção e destruição (queima) de folhas e brotos danificados. O corte das folhas de pêssego que estão girando pode ser feito em várias etapas:
- na primavera antes dos botões incharem ou no outono;
- durante a estação de crescimento, imediatamente após a floração;
- re-remoção dos brotos afetados até que os esporos patogênicos se dispersem.
A poda de folhas e brotos afetados é considerada a forma mais eficaz de combater o enrugamento. A melhor época para fazer isso é em maio, quando os sinais de folhas encaracoladas são mais visíveis. Ao mesmo tempo, durante este período, não haverá propagação ativa de esporos de fungos.
Como tratar um pêssego de folhas crespas
Muitos jardineiros estão interessados na questão de como um jardim pode ser tratado se as folhas estiverem enroladas em um pêssego. Os melhores resultados são obtidos tratando culturas hortícolas com produtos químicos. Na escolha do remédio, deve-se focar no período em que ocorreu a infecção, bem como quando foram detectados os primeiros sinais da doença.
- Pulverizar as árvores com uma solução de líquido bordalês a 3%. Realizado na fase dos botões da framboesa.
- Tratamento de pêssegos imediatamente após a floração com fungicidas em combinação com inseticidas. Se necessário, após 10-12 dias, o tratamento com fungicida pode ser repetido.
- Pulverizar as folhas durante a queda ativa das folhas com solução de sulfato de cobre a 1%. O líquido bordalês pode ser usado se o tratamento não for realizado no início da primavera.
Muitas vezes, a mistura de Bordeaux é usada para tratar o pêssego do cacho, que lida bem com a doença. Mas esse método tem uma desvantagem significativa - essa droga é muito fitotóxica. O uso do produto pode atrasar a frutificação. Como resultado, o rendimento pode diminuir.
Além disso, quando o pêssego é tratado com líquido bordalês, o teor de cobre na folhagem aumenta e, com o crescimento dos brotos, a quantidade de metal pesado aumenta ainda mais. Apesar das desvantagens, o medicamento é considerado bastante eficaz e seu uso é totalmente justificado nos casos em que o enrugamento de um pêssego foi observado por várias temporadas.
Se o grau de dano for alto o suficiente, recomenda-se o uso de medicamentos sistêmicos para tratamento, como:
- Horus;
- Delan;
- "Velocidade".
Eles podem ser usados tanto individualmente quanto em tratamentos complexos. O tratamento deve ser repetido periodicamente. Taxa de frequência - 1 vez em 10-14 dias. Segundo especialistas, a eficácia desses medicamentos é de 98%.
Também pode ser tratado com produtos biológicos, por exemplo:
- Fitosporin;
- Pentaphagus;
- Trichodermin;
- Planriz;
- Guapsin.
Eles não são tóxicos, portanto podem ser usados durante todo o período de cultivo, mas basicamente não serão capazes de se livrar completamente do fungo com a ajuda deles.
Esquemas de tratamento recomendados para ondulação:
№ | Antes do amanhecer | Imediatamente após o final do período de floração | 10-14 dias após a floração | Depois de cair as folhas |
1 | Com uma mistura de produtos biológicos: · "Planriz" (50g / 10 l de água); · "Pentafag" (100 g / 10 l de água); · "Trichodermin" (100 g / 10 l de água) | Com uma mistura de produtos biológicos: · "Planriz" (50 g / 10 l de água); · "Gaupsin" (100 g / 10 l de água); · "Trichodermin" (100 g / 10 l de água). | Sulfato de cobre (solução a 1%) | |
+ fungicida "Horus" (1/2 norma) | + fungicida "Skor" (½ norma) | |||
2 | Horus (2 g / 10 l de água) | "Velocidade" (2 g / 10 l de água)
| Leite de limão (solução a 2%) | |
3 | Sulfato de cobre (solução a 1%) | Oxicloreto de cobre (solução de 0,4%) | Bordeaux líquido (solução a 3%) | |
4 | Bordeaux líquido (solução a 1%) | Polychom | Ureia (solução de 6-7%) | |
Medidas populares para combater o cacho de pêssego
A argila é um remédio popular comprovado usado para combater o enrolamento das folhas de pêssego ao longo de muitos anos. Tradicionalmente, esse material natural é usado em combinação com a cal, que atua como adesivo. Além do efeito antifúngico, a argila atua como uma espécie de adsorvente. Ele também nutre a planta com uma variedade de nutrientes que ajudam a combater o enrolamento das folhas. Tal como:
- enxofre;
- silício;
- alumínio, etc.
O tratamento com argila e cal ajuda a melhorar as propriedades físico-químicas e biológicas do pêssego, tem efeito fitocida e fungicida. Uma solução é preparada nesta proporção - 4 partes de argila e 1 parte de cal. Pulverize as árvores imediatamente após o preparo, até que um sedimento se forme na mistura.
Além disso, os jardineiros usam infusão de tabaco para combater o enrugamento das folhas de pêssego. Para preparar uma solução medicinal, você precisa de 1 kg de matéria-prima, que deve ser dissolvido em 5 litros de água. A mistura é infundida por cerca de 3 dias, após o qual é diluída com água na proporção de 1: 2. Árvores infectadas com folhas encaracoladas são pulverizadas com a solução preparada. Após 7 dias, o procedimento é repetido.
Um conjunto de medidas preventivas
As medidas preventivas para combater o enrugamento das folhas de pêssego começam no outono. Quando a temperatura ambiente cai para 10-15 ° C. O complexo preventivo inclui os seguintes procedimentos:
- poda das árvores afetadas com seu posterior tratamento com sulfato de cobre ou solução de cal de enxofre;
- coleta de folhas após sua queda, seguida de compostagem ou queima, uma vez que esporos de patógenos permanecem sobre elas;
- tratamento do solo com preenchimento de folhas caídas, ao redor dos troncos das árvores afetadas, bem como nos corredores do jardim.
Na primeira década de março, as árvores devem ser pulverizadas com uma solução de sulfato de cobre (1%) ou líquido bordalês (3%). Recomenda-se repetir o tratamento após alguns dias. Para evitar o desenvolvimento de ondulações nos pêssegos, é necessário plantar árvores jovens no lado ensolarado do jardim, em áreas secas. Você também deve prestar atenção à variedade de pêssego, escolhendo variedades para cultivo que sejam mais resistentes ao encaracolamento.
As variedades mais suscetíveis ao desenvolvimento da doença são as variedades de pêssego, como Armgold, Cornet, Earley Cornet, Stark Delicious, Dixired e Collins. O resto da espécie é um tanto resistente ao aparecimento desta doença.
Conclusão
A ondulação das folhas de pêssego é uma doença que não pode ser ignorada. O tratamento deve ser iniciado assim que os primeiros sinais de infecção forem encontrados nas árvores. O tratamento de árvores frutíferas de doenças é um procedimento obrigatório na manutenção de um jardim. Seguindo essas recomendações simples, você pode facilmente se livrar de uma doença tão desagradável como as folhas encaracoladas e desfrutar de uma rica colheita de pêssegos.