Mandarim: como e por quantos anos ele cresce, como floresce, é uma fruta ou vegetal, árvore ou arbusto

As tangerinas são árvores perenes de baixo crescimento que crescem nos países mediterrâneos, sudeste da Ásia, Argentina e Brasil. Na Rússia, eles são encontrados apenas no Território de Krasnodar e no Cáucaso do Norte. Eles podem ser cultivados não apenas em campo aberto, mas também em casa.

De onde vieram as tangerinas?

A terra natal das tangerineiras é considerada as províncias do sul da China e Cochin, ou seja, parte sudeste da Indochina (sul do Vietnã). Eles cresceram lá por dezenas de séculos e chegaram à Europa apenas no início do século XIX.

Árvores de tangerina selvagem não são mais encontradas. Apenas variedades cultivadas são conhecidas. Existem mais de 200 espécies, variedades e híbridos da planta. Eles diferem em diferentes parâmetros: no sabor, aparência e forma da fruta.

Como é uma árvore de tangerina

A mandarim é uma árvore perene pertencente ao gênero Citrus (família Rutaceae). Em latim, seu nome soa assim: Citrus reticulata. A árvore em que crescem as tangerinas tem o mesmo nome que seus frutos.

A cultura é uma árvore baixa que atinge uma altura de apenas 4–5 m. As camadas jovens são de cor verde escura, com o tempo são cobertas com casca. As folhas são pequenas, ovais ou ovóides. As flores são brancas, com pétalas alongadas (cinco em cada inflorescência). A tangerina parece muito bonita, principalmente durante o período de frutificação, que dura de 7 a 9 meses. A colheita termina no início de dezembro.

Uma árvore adulta produz 5-7 mil frutos por temporada

Mandarim: Esta é uma fruta, baga ou vegetal

Junto com a questão de quais tangerinas crescem, não está totalmente claro a qual categoria elas pertencem. De acordo com a classificação científica, a cultura pertence a uma categoria como a laranja ou hesperídio. Este é um tipo de baga - uma fruta suculenta com várias sementes. A peculiaridade da laranja é que sua polpa é dividida em vários sacos do mesmo tamanho (10-12 lóbulos em cada). As sementes são formadas em apenas alguns. Existem também variedades nas quais eles não existem. Assim, a tangerina é exatamente a baga. Embora do ponto de vista econômico e doméstico, é uma fruta (doce, suculenta). Portanto, é chamado de fulano.

O tamanho da fruta é pequeno (em comparação com outras frutas cítricas). Atingem 4–6 cm de diâmetro, com peso médio de 60–80 g, embora também existam variedades maiores (dependendo da variedade). A cor é laranja, amarelo, esverdeado e até vermelho-alaranjado. O sabor é agradável, doce, muitas vezes azedo. O aroma das raspas é pronunciado, cítrico.

Mandarim: é uma árvore ou arbusto

Do ponto de vista botânico, a tangerina é exatamente uma árvore. Atinge uma altura de 4-5 metros, após os quais cresce apenas devido aos ramos laterais. Como a árvore clássica, a tangerina tem tronco principal, galhos esqueléticos e brotos de terceira, quarta e subseqüentes ordens. Para efeito de comparação: os arbustos podem ter vários troncos e sua altura raramente ultrapassa os três metros.

Em que país crescem as tangerinas

Na natureza, a árvore de tangerina cresce em climas tropicais e subtropicais. São a Índia, os países da Indochina, sul da China. Coreia do Sul e Japão. A segunda região de cultivo é o Mediterrâneo, incluindo Itália (especialmente Sicília), França, Grécia, Espanha, Argélia, Marrocos, Egito.

Além disso, árvores de tangerina são cultivadas nos países da costa do Mar Negro e do Cáucaso - Turquia, Azerbaijão, Geórgia, Abkhazia. Na América, essas plantas também são encontradas com bastante frequência, por exemplo, na Flórida (EUA), Argentina e Brasil.

Na Rússia, as tangerinas termofílicas costumam ser cultivadas em estufas.

Onde as tangerinas crescem na Rússia

Na Rússia, as tangerinas crescem apenas no território da costa do Mar Negro - este é o sul do Território de Krasnodar e as regiões do Norte do Cáucaso. As plantações aqui são pequenas, então os principais volumes são fornecidos da Turquia, China, Abkhazia, Marrocos e outros países.

Como e em que crescem as tangerinas

Os frutos das tangerinas crescem em talos - pecíolos no rebento. Eles aparecem em grupos de 5-6, na mesma quantidade em que as flores foram formadas.

Como as tangerinas crescem na natureza

Em condições naturais de cultivo (terreno aberto), essas plantas preferem solos leves, férteis e bem hidratados. O local deve ser aberto e ensolarado, sem umidade estagnada. Todas as variedades são termofílicas e não toleram geadas de curto prazo. Em países de clima quente (Egito, Marrocos, Tunísia) eles podem dar frutos o ano todo.

Como o mandarim cresce em casa

Em casa, a planta é cultivada em estufas aquecidas ou em uma sala (em um grande recipiente, balde). Para o plantio, são escolhidas sementes de híbridos, que se diferenciam pela boa germinação e crescem muito mais rápido. É muito simples distingui-las das variedades varietais: as variedades não têm sementes no fruto, mas os híbridos sempre as têm.

As sementes são selecionadas de um tipo normal (não muito fino) e você precisa de pelo menos 5 peças. Em março, eles são plantados em um vaso com solo gramado, húmus e areia (2: 1: 1). Não é preciso tomar turfa, pois ela acidifica o solo, e a tangerina adora uma reação neutra (pH 6,5 a 7,0).

Inicialmente, copos comuns de 200 ml com orifícios para remoção de umidade podem ser usados ​​como recipientes. As sementes são plantadas a uma profundidade de 4 cm e regadas com água. Se tiver tempo, você pode primeiro colocá-los em um pano úmido e colocá-los em um lugar quente.

Em casa, é perfeitamente possível fazer uma colheita de tangerinas.

As mudas são cultivadas à temperatura ambiente (20-25 graus). Nessas condições, os primeiros brotos aparecem no período de 15 a 30 dias. Assim que aparecem quatro folhas, elas são transplantadas para um vaso.

Atenção! A capacidade de plantio precisa ser alterada a cada ano - o diâmetro do novo vaso deve ser 5 cm maior.

Não vale a pena aprofundar o colo da raiz - deve permanecer na superfície. As plantas velhas não precisam ser transplantadas.

Uma cultura pode não florescer sozinha. Para estimular esse processo, eles agem da seguinte forma:

  1. A base do tronco é firmemente enrolada com arame e a estrutura é deixada por seis meses. Em seguida, a ferida é tratada com verniz de jardim. O método funciona apenas depois que a planta tem ramos de pelo menos a quarta ordem e ela mesma passou por pelo menos um inverno.
  2. Além disso, as mudas podem ser enxertadas fazendo um corte em forma de T no tronco a uma altura de 7 cm (comprimento 2,5 cm, largura do lintel superior 1 cm). A casca é dobrada para trás e o rebento é inserido. Em seguida, cubra com um saco, regado, crie condições de estufa. A vacina deve criar raízes em um mês, se isso não acontecer, você terá que fazer outro enxerto.
Importante! As árvores de tangerina devem ser formadas regularmente, beliscando os galhos da quarta e quinta ordem.

Todas as pontas das placas das folhas são removidas após 4-5 folhas. Os rebentos que crescem dentro da copa também são removidos. A etapa mais importante da formação são os primeiros quatro anos de vida.

Quanto tempo uma tangerina cresce?

Esta planta vive por muito tempo - em países quentes, a idade atinge 65-70 anos.Além disso, no período de frutificação máxima, a árvore entra em 30 anos. Embora em casa, em condições de estufa, a duração é muito mais curta, mas o indicador ainda é bastante grande - de 10 a 20 anos. Mesmo crescendo em uma sala, você pode colher seus próprios frutos.

Quando e como a tangerina floresce

A floração de uma árvore de tangerina começa, dependendo da variedade, de 3-5 anos. As flores aparecem em maio, cobrem toda a coroa. As inflorescências são brancas puras. As pétalas são oblongas, agrupadas em pares ou 4-6 pétalas. O aroma é delicado, floral, não como o cheiro de frutas cítricas. Tons delicados de jasmim são perceptíveis nele.

As tangerinas (na foto) florescem lindamente, quase todas as flores formam ovários. Portanto, o rendimento das plantas maduras é muito alto.

O principal período de floração da tangerina é em maio.

Fatos interessantes sobre tangerinas

Os mandarins são conhecidos há muitos séculos, mas apareceram na Europa há apenas 200 anos. Apesar disso, alguns fatos interessantes são conhecidos sobre eles - aqui estão alguns deles:

  1. A palavra "tangerina" já foi usada para se referir a altos funcionários chineses (suas roupas eram laranja brilhante). Traduzido do português, significa "ministro".
  2. Na URSS, as primeiras árvores de tangerina foram cultivadas na Abkházia.
  3. O Território Krasnodar e o Cáucaso são as regiões mais setentrionais do mundo onde são cultivadas tangerineiras.
  4. A tradição de comprar tangerinas para o ano novo existe não só na Rússia, mas também na China. É costume aqui dar frutas para sua família e amigos. Acredita-se que eles trazem riqueza, prosperidade e felicidade.
  5. Em termos de volume de vendas (entre frutas cítricas), as tangerinas ficam atrás apenas das laranjas.
  6. O suco de tangerina não é armazenado por muito tempo e, ao ser fervido, perde suas propriedades benéficas. Portanto, é quase impossível encontrar essa bebida à venda.
  7. Diferentes variedades de tangerinas são cruzadas com limão, toranja, laranja e kumquat. Portanto, há frutas ácidas e muito doces.
  8. Um dos patos da floresta é chamado de pato-mandarim porque suas penas são de um laranja brilhante. Apenas os homens podem se orgulhar de uma cor incomum. As fêmeas são discretas, têm uma plumagem acinzentada.

Conclusão

Tangerinas são algumas das frutas cítricas mais famosas, juntamente com laranjas e limões. As plantas vivem por muito tempo - até 70 anos. Eles florescem abundantemente e dão uma grande produção anual de até 500-600 kg por árvore.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção