Como cobrir uma macieira para o inverno na Sibéria

Treinamento macieiras para o inverno - um negócio responsável, do qual depende não só a colheita do próximo ano, mas também a viabilidade das próprias árvores. É especialmente importante saber como preparar as macieiras para o inverno na Sibéria.

As características climáticas da Sibéria são caracterizadas por fortes geadas - a temperatura cai para -40 graus, mesmo em dias calmos. Se as macieiras não estiverem bem cobertas pelo inverno, existe um grande perigo de morte.

Trabalhos de outono

Após a colheita, as atividades começam no jardim para preparar as macieiras para o inverno. Os mais urgentes são a escavação de círculos próximos ao tronco, bem como a aplicação de fertilizantes. Se, ao soltar o solo sob as árvores, o sistema radicular for acidentalmente danificado, ele terá tempo de se recuperar.

O revestimento de cobertura o ajudará a completar a estação de cultivo mais rapidamente e a interromper o crescimento de novos brotos. Se as folhas verdes ainda estão crescendo na macieira, a estação de crescimento ainda está em andamento. Nesse caso, a árvore pode sofrer baixas temperaturas no inverno.

A cobertura é feita com fosfatos ou compostos de potássio. Após a fertilização, a folhagem começa a amarelar e cair. Durante este período, os fertilizantes de nitrogênio não são aplicados, pois podem reduzir a resistência à geada das macieiras.

Poda para o inverno

Antes mesmo de geadas persistentes, a macieira deve ser podada. Ele fornece as seguintes ações:

  • remoção de ramos velhos, doentes ou danificados;
  • ramos jovens são cortados em 2/3 do comprimento;
  • a altura da macieira cortada não deve ser superior a 3,5 m;
  • os brotos que se cruzam são removidos, o que engrossa a coroa e interfere uns com os outros;
  • os rebentos jovens que surgem debaixo da raiz devem ser eliminados;
  • você também precisa cortar galhos apontando para dentro ou para baixo.
Importante! Os pontos de corte devem ser lubrificados com verniz de jardim ou tinta a óleo deve ser aplicada neles.

A água promove o crescimento intensivo da macieira, portanto, a rega deve ser regular durante o verão. No final do verão, regue e alimente a macieira em abundância com fertilizantes complexos. Em seguida, pare de regar para desacelerar o crescimento das raízes.

Colheita de folhagem

Já em novembro, quando toda a folhagem já caiu, é necessário isolar as raízes. Mas todo o terreno ao redor das árvores é limpo de antemão. Coleta de folhagem, detritos, poda de galhos. Tudo isso está queimado.

Muitos jardineiros novatos muitas vezes cometem o erro de deixar folhas caídas e galhos sob as árvores para aquecer as raízes. Mas isso está errado. Sob a folhagem que se encontra no solo, as larvas se acumulam, o que mais tarde prejudica as árvores. Frutos caídos que começam a apodrecer também devem ser removidos.

Larvas de insetos e pragas também se instalam nas rachaduras da casca da árvore. Você pode se livrar deles limpando a casca com uma escova. Primeiro, você deve espalhar um cobertor velho ou filme plástico sob a árvore. O lixo que cai da casca também é queimado. E os arranhões no tronco são cobertos com verniz de jardim.

Processamento de macieira

O trabalho de outono na preparação de macieiras para o inverno não se limita à coleta de folhas. É necessário realizar as seguintes atividades:

  • o tronco da árvore deve ser coberto com uma solução de cal - protege a macieira de insetos, queimaduras solares e geadas;
  • se você adicionar substâncias com cheiro forte como alcatrão à argamassa, elas espantarão os roedores;
  • os pássaros ajudarão a lidar com os besouros da casca - para eles, você pode preparar comedouros para o inverno e pendurá-los nas árvores;
  • a copa deve ser tratada com uma solução de cobre ou sulfato de ferro - isso salvará a macieira no inverno de líquenes e outras doenças.
Importante! As árvores devem ser tratadas em climas secos e quentes para que as pragas não tenham tempo de se esconder.

Aquecendo uma macieira para o inverno

Assim que cair a primeira neve, é necessário cobrir as raízes das árvores preparadas para a cobertura e o tronco a uma altura de até 1 metro. O baú também é isolado com meios improvisados, que podem ser usados ​​como papel, papelão, serapilheira.

Se ainda não houver neve, mas as temperaturas forem baixas o suficiente, você pode isolar as macieiras para o inverno com ramos de abeto, sobre os quais é usado papel ou tecido. O isolamento é fixado à árvore com uma corda ou barbante. Esse abrigo ajudará a espantar os roedores, bem como a proteger as árvores de ventos fortes. As lebres não danificam a casca embrulhando sacos de açúcar no fundo do tronco.

O vídeo apresenta o processo abrigos para macieiras para o inverno:

As árvores maduras que atingiram a idade de sete anos estão mais adaptadas ao frio do inverno e não precisam de abrigo cuidadoso. No entanto, seu sistema radicular deve ser isolado. Após os eventos obrigatórios de outono, você deve cobrir o tronco próximo ao tronco da macieira para o inverno com uma camada de cobertura morta de 3 centímetros ou apenas solo de jardim.

Aquecimento de mudas para o inverno

As mudas são isoladas da mesma forma que as árvores adultas, mas o principal é fazê-lo na hora certa. Caso contrário, no inverno, a casca vai rachar com a geada, as raízes apodrecerão e a muda morrerá. Portanto, atenção especial deve ser dada às raízes:

  • o estrume é espalhado em círculo;
  • uma densa camada de serragem é colocada em cima dela;
  • o colar da raiz é cuidadosamente envolvido com isolamento - a agrofibra tem excelentes qualidades;
  • para o isolamento do cano, é usado papel de embrulho branco - a cor branca reflete os raios ultravioleta e protege o cano das queimaduras solares.
Importante! Ao isolar uma macieira para o inverno, não é recomendado o uso de material de cobertura ou filme - eles podem causar a formação de fungos em caso de degelo.

É imperativo amarrar as mudas às estacas, pois costuma haver ventos fortes na Sibéria. Jardineiros experientes cercam a muda com uma pequena sebe de estacas para impedir a entrada de rajadas de vento. Depois de cobrir o tronco da muda, o colo da raiz é isolado com esterco, e um montículo de terra de até 30 cm de altura é despejado por cima. Apodrecendo, o esterco fornecerá minerais às raízes, criando condições favoráveis ​​para o posterior desenvolvimento da árvore. Uma espessa camada de neve é ​​espalhada no topo do monte de terra. Tal abrigo permitirá que uma muda jovem suporte geadas severas e cresça rapidamente na primavera.

Macieiras colunares

Ganhou grande popularidade macieiras colunares... Eles também são criados com sucesso na Sibéria. Seu tronco não tem ramos laterais e não forma uma copa exuberante. A altura das macieiras não ultrapassa 2,5 metros. Eles são especialmente benéficos para pequenos jardins, pois não ocupam muito espaço. Uma característica dessas árvores incomuns é a chamada gema apical, a partir da qual o broto principal cresce. Se congelar, a forma da árvore será alterada, portanto, as macieiras colunares precisam ser completamente cobertas para o inverno. Existem diferentes maneiras de cobrir uma macieira colunar para o inverno.

A primeira maneira

Anteriormente, o tronco das árvores colunares era caiado de cal, o que é possível com a adição de sulfato de cobre. O abrigo é feito após o estabelecimento de baixas temperaturas estáveis ​​de cerca de 10 graus abaixo de zero, quando o fluxo de seiva para:

  • uma pirâmide de madeira de pranchas é construída ao redor do tronco;
  • húmus é derramado dentro dela;
  • o exterior é envolto em um material de cobertura;
  • fixe-o com fita ou clipes de papel.

Segunda via

Muitos jardineiros siberianos plantam uma macieira colunar em um balde. No inverno, eles são transferidos para uma casa de campo ou para um porão. Uma das opções é abrigar a macieira para o inverno em uma horta de pepino. Mas, em qualquer caso, as árvores precisam ser isoladas:

  • os troncos são caiados com solução de cal com sulfato de cobre;
  • o tronco e os galhos da macieira são enrolados em meias velhas ou sacos para o inverno;
  • rega abundante é realizada;
  • os recipientes com árvores são colocados horizontalmente em uma estrutura feita de tábuas;
  • de cima são cobertos com material preparado.

O abrigo de macieiras para o inverno deve ser feito por etapas, à medida que as geadas se intensificam:

  • primeiro, a macieira é coberta com uma película;
  • o material de cobertura é colocado em cima dele;
  • então a folhagem é derramada;
  • como um isolamento eficaz, uma espessa camada de neve é ​​removida a partir de cima.

Na primavera, o abrigo é removido da árvore em etapas:

  • no final de fevereiro, sem esperar o derretimento, uma camada de neve deve ser removida;
  • quando passa o frio principal, por volta de março, pode-se tirar a folhagem, às vezes arejando a macieira;
  • apenas as camadas de material de cobertura permanecerão, que são removidas posteriormente.

Conclusão

Se uma macieira for preparada de acordo com todas as regras para o inverno na Sibéria, ela suportará facilmente o inverno e agradará com uma boa colheita no verão.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção