Como cuidar de um pêssego

Cuidar do pêssego não é uma tarefa fácil. A árvore é termofílica, portanto reage agudamente às mudanças de temperatura. Os pêssegos são cultivados em países subtropicais. Mas, graças ao surgimento de novas variedades resistentes à geada, o cultivo de frutas se tornou possível em nossas latitudes. Para que a frutificação seja regular e abundante, deve-se cuidar do pêssego o ano todo. Cumprindo as medidas agrotécnicas, as regras de cuidado vão permitir que você obtenha frutos maduros mesmo na Sibéria.

Como cuidar de um pêssego

Uma grande quantidade de trabalho de manutenção no processo de cultivo de pêssegos cai na primavera. Após o inverno, a árvore precisa se recuperar e entrar na estação de crescimento. As principais etapas do cuidado do pêssego.

  1. Poda Sanitária... O procedimento é realizado com a chegada de calor, quando a temperatura do ar não for inferior a + 5 ° C. Se o inverno foi gelado, você não deve se apressar. Os jardineiros aconselham adiar a poda até que o pêssego comece a crescer ativamente. Assim, será possível determinar com mais precisão o grau de congelamento da coroa. Se o pêssego estiver muito danificado, deve ser cortado em etapas. Remover todos os ramos congelados ao mesmo tempo reduzirá a imunidade. Corte galhos secos, quebrados e congelados. O procedimento de cuidado da primavera ajuda a formar a parte superior da muda, renovar a copa das árvores maduras. O procedimento contribui para a distribuição ideal dos nutrientes, melhorando a frutificação, mantendo o equilíbrio entre a copa e o sistema radicular.
  2. Enxerto... Em março ou início de abril, é realizada a enxertia de pêssego. Ameixa, damasco, ameixa cereja são considerados o melhor estoque. Não vacine após pulverizar as folhas com fungicidas ou inseticidas. O método de vacinação é escolhido pelo próprio jardineiro, dependendo da experiência.
  3. Tratamento contra doenças e pragas... Ao cultivar um pêssego, este ponto deve receber a devida atenção. Afinal, uma planta doente não será capaz de crescer totalmente e dar frutos. O tratamento preventivo para infecções e pragas pode ser combinado.

Tempo e método de proteção abrangente:

  • em março - caiação de troncos;
  • no momento em que os botões aparecem - borrifando os galhos;
  • brotamento - processamento da copa;
  • após a floração - pulverizando a folhagem.

Quantas vezes regar o pêssego

O excesso e a falta de líquido levam igualmente à morte do pêssego. Portanto, a rega da árvore frutífera é realizada em doses moderadas, mas regularmente. A falta de umidade durante o crescimento ativo levará ao desenvolvimento de placas foliares fracas e deformadas, retardará o processo de fotossíntese e nem todos os botões eclodirão após o inverno.

Importante! É imprescindível regar o pêssego na primavera, quando floresce, no verão, durante a formação dos ovários e dos frutos.

O número de procedimentos de água para a estação de cultivo: para variedades precoces 2-3, para variedades tardias - até 6 vezes. Use 3-5 baldes de água limpa por vez. A quantidade de dependendo da idade da colheita de frutas:

  • para um pêssego de um ou dois anos, o volume necessário de água é de 15 litros por 1 sq. m da área do círculo do tronco;
  • se a árvore tiver mais de dois anos - 20 litros por 1 sq. m da área do círculo do tronco.

A primeira vez após o inverno, o pessegueiro é umedecido no final de maio. Especialmente se o inverno não foi com neve, mas a primavera sem chuvas. As demais são realizadas duas vezes no verão, em julho e agosto. Durante o período de maturação, o pêssego não deve ser regado.Cerca de 3 semanas antes da colheita esperada, você deve parar de molhar a árvore. Caso contrário, as frutas perderão o conteúdo de açúcar e ficarão aguadas.

O procedimento em si é melhor realizado de manhã cedo ou à noite. É importante que a água chegue às raízes, a profundidade é de 60-70 cm. Em primeiro lugar, são feitos sulcos em torno do perímetro do círculo peri-tronco. A profundidade dessas valas é de 7 a 10 cm. Um sulco é suficiente para uma planta jovem. Para árvores mais velhas, 2-3 ranhuras são formadas. A distância entre eles é de 30-40 cm.

No outono, é realizada a rega com carregamento de água - esta é uma etapa importante no cuidado do pêssego. À medida que o procedimento aumenta a resistência ao gelo do pêssego. Por 1 sq. m da área do círculo do tronco exigirá 1 balde de água.

Afrouxamento do solo e controle de ervas daninhas

A preparação do local e o cuidado do pêssego começam com o nivelamento do solo, removendo grandes pedras e arbustos e cavando o solo. A terra é cultivada a 70-80 cm. Os solos férteis são cultivados a uma profundidade de 40-50 cm. Para fornecer ar ao solo, o solo é solto. Esta rotina de tratamento de pêssego permite que você:

  • reduzir o risco de doenças fúngicas em condições de alta umidade;
  • renovar a camada de resíduos de solo;
  • destruir as crostas do solo;
  • elimine as raízes das ervas daninhas.

Recomenda-se afrouxar o substrato após cada umedecimento. Das ferramentas para cuidar do pêssego, você vai precisar de enxada, enxada ou ancinho. O procedimento de afrouxamento reduz a evaporação da umidade do solo, aumenta a absorção de água.

Como alimentar um pessegueiro

O pêssego precisa de alimentação adicional a cada ano. A quantidade e a composição dos produtos químicos dependem da fertilidade do solo. Se a árvore for plantada em terras pobres, então, substâncias orgânicas e minerais devem ser introduzidas. Se o solo for fértil, apenas o último será o suficiente. Os fertilizantes orgânicos são adicionados ao substrato a cada 3 anos.

  1. Em março, antes que os botões cresçam, a fruticultura é tratada com solução de uréia a 7%. O composto mineral enche a planta de nitrogênio, estimula o crescimento da massa verde, destrói infecções fúngicas que hibernavam na casca. No entanto, se os botões florescerem, a solução nitrogenada irá queimá-los.
  2. Se a pulverização não foi feita em tempo hábil, o trabalho de cuidar do pêssego pode ser substituído por ração raiz. Uréia 50 g por 1 metro quadrado é adicionada ao solo recém-solto. m ou 70-80 g de nitrato de amônio. As substâncias estão espalhadas nas ranhuras do círculo periosteal. A cada 2-3 anos, aumente a dosagem em 20 g.
  3. No verão, o pêssego é alimentado borrifando a coroa. Para este procedimento, uma solução é adequada: 40 g de ureia, 50 g de nitrato de amônio, 60-80 g de sulfato de potássio, 60 g de sulfato de amônio, 50 g de cloreto de cálcio, 150 g de uma solução aquosa de superfosfato, 10 g de bórax, 15 g de manganês. Quando os frutos amadurecem nas árvores, os dois últimos componentes devem ser removidos.
  4. Para uma cor rica e maior teor de açúcar, os tratamentos foliares são conectados: 30 g de sal de potássio por balde de água.

Como alimentar um pêssego após a frutificação

No outono, o pêssego também precisa de cuidados, principalmente, da alimentação. Os fertilizantes são aplicados no sulco próximo ao caule. Recomenda-se escolher produtos minerais complexos e substâncias orgânicas. Dosagem para pessegueiro envelhecido:

  • 1-2 anos - você precisa de 10 kg de composto ou esterco, 80 g de superfosfato, 30 g de sal de potássio;
  • 3-6 anos - 15 kg de estrume, 60 g de nitrato de amônio, 100 g de superfosfato, 50 g de sal de potássio são necessários;
  • 6-8 anos - você precisa de 30 kg de estrume, 130 g de nitrato de amônio, 100 g de sal de potássio;
  • as árvores adultas precisarão de 30 kg de estrume, 120 g de nitrato de amônio, 100 g de sal de potássio.
Importante! Jardineiros experientes aconselham a alimentação foliar com uma solução contendo nitrogênio como um cuidado.

Preparando pêssegos para o inverno

Os jardineiros cuidam cuidadosamente do pessegueiro durante a temporada. No entanto, para manter a saúde da cultura, os cuidados do outono são igualmente importantes.

Escavação e cobertura morta do círculo periósteo.Para que o pêssego aguente facilmente o período de invernada, é necessário, além dos cuidados planejados, o cultivo da terra. O afrouxamento profundo do solo eliminará os insetos nocivos nele. A escavação deve estar a pelo menos 10 cm da superfície e a uma distância de meio metro do tronco. Sob essas condições, o sistema raiz permanecerá intacto.

Depois de cavar, eles passam para o próximo procedimento de cuidado - cobertura do círculo periosteal. O principal objetivo deste tipo de atendimento:

  • retenção de umidade no solo;
  • alimento adicional para a árvore;
  • inibir o crescimento de ervas daninhas;
  • dando uma aparência decorativa ao círculo do tronco.

Usado como cobertura morta: casca de pinheiro triturada, serragem, turfa, feno, palha. A espessura da camada é de 5 a 10 cm. Para evitar o apodrecimento dos componentes naturais, é necessária a circulação de ar. Isso é conseguido mantendo a distância entre o tronco e a cobertura morta.

Abrigos da árvore para o inverno. Os pêssegos têm muito medo do frio. Uma mudança repentina na temperatura pode destruir a planta. Para que uma árvore sobreviva ao inverno sem perdas, é necessário abrigo. Depois de voar ao redor da folhagem, quando a temperatura externa ainda não caiu abaixo de 0 ° C, as mudas são dobradas ao solo. Eles são pregados, mas você precisa ter cuidado com os rebentos frágeis. É melhor cortar ramos velhos, tratar os locais com relva. Cubra o pêssego coberto com um material hermético.

A copa de uma árvore adulta, que não pode mais ser dobrada, está envolta em material. O principal é que o tecido não é denso, caso contrário o evento de cuidado não dará resultados positivos. Na ausência de ar, o pêssego seca.

Proteção contra roedores. Além do frio, os pêssegos são salvos dos roedores no inverno. O primeiro método: o caule e os ramos de baixo crescimento são envolvidos em vários materiais. Uma malha, ramos de abeto e material de cobertura são adequados. O segundo método de tratamento do pêssego envolve o uso de produtos químicos. A mistura repelente é composta por óleo de peixe e naftaleno na proporção de 8: 1, respectivamente.

Pulverização de outono. Um dos componentes do cuidado do pêssego após a frutificação é a proteção contra inimigos, doenças e parasitas. É no outono que os esporos dos fungos são ativados. O processamento ajudará a matar as infecções para que não se espalhem pela árvore na primavera.

Características do cultivo de pêssegos em diferentes regiões:

Cultivar um pêssego em uma casa de verão nos subúrbios não surpreende ninguém. No entanto, isso não é feito por entusiastas, mas por jardineiros com muitos anos de experiência. Já que o processo de crescer e cuidar de uma árvore frutífera envolve uma série de sutilezas.

Nos arredores de Moscou

O clima na região de Moscou é temperado continental, com invernos relativamente quentes, verões úmidos e geadas na primavera. Para essas condições climáticas, é importante escolher a variedade certa de pêssego. Os melhores representantes do pêssego para cultivo nesta região são caracterizados por:

  • frutificação precoce ou intermediária;
  • resistência a condições de baixa temperatura no inverno;
  • a capacidade de tolerar o retorno das geadas da primavera.

Via de regra, as mudas para a região de Moscou são vendidas em viveiros locais. Sujeito às tecnologias de cultivo e cuidado, o pêssego vai amadurecer sem problemas na região de Moscou em campo aberto. Recomenda-se a aplicação de tais medidas agrotécnicas e métodos de tratamento de um pêssego.

  1. No outono, antes do inverno, corte o condutor da árvore, deixando apenas 4 brotos encurtados inferiores.
  2. Cobertura morta obrigatória do círculo do tronco para o inverno.
  3. Fornece um abrigo seguro para o pêssego na forma de abeto, serapilheira, folhagem.
  4. Organize regas regulares durante os verões secos. Regue as mudas jovens com mais frequência do que uma árvore adulta.
  5. A taxa padrão de fluido para uma árvore é de 50 litros.
  6. Como cobertura, utilizam-se preparações contendo nitrogênio, que estimulam o rápido aparecimento de massa verde.
  7. Os fertilizantes de potássio e fósforo são aplicados no verão e no outono.

As características climáticas da região de Moscou sugerem: cuidado e preparação dos pêssegos para o inverno, abrigo adequado para o plantio.As árvores precisam ser isoladas após a alimentação, dobrando-as até o solo.

Na Rússia Central

Os pêssegos não são exigentes quanto à composição do solo. Mas, ao mesmo tempo, uma boa aeração e baixa acidez do solo são importantes. Ao cultivar um pêssego na Rússia Central, você precisa escolher lugares ensolarados e protegidos do vento. A melhor opção é o terreno localizado na parte sul do edifício.

Recomenda-se o plantio de mudas e cuidados no início da primavera, antes que os botões inchem. Eles devem ter tempo para se aclimatar em um novo lugar, criar raízes e começar a crescer após as geadas da primavera.

Um critério importante para a segurança de uma árvore na Rússia Central é o abrigo correto para o inverno. Os botões das frutas toleram geadas até -27 ° C. Se os indicadores de temperatura caírem abaixo, não faz sentido esperar a floração na primavera. A árvore resiste a temperaturas de até -35 ° C.

Para não prejudicar a saúde do pêssego, deve-se procurar um esconderijo confiável. O material utilizado é tampo seco, palha, capim seco. Cubra com material de cobertura ou polietileno de cima. A terceira camada é de neve com 20-25 cm de espessura.Se não houver, você pode usar sacos de serragem.

Na Rússia Central, um pessegueiro é cultivado em estufas com uvas. Ou eles fazem casas especiais de madeira compensada.

Na Sibéria

Cuidar de um pêssego antes e depois da colheita significa: regar regularmente, mas não mais do que 1 vez em 7 dias, cobrir o círculo próximo ao caule com areia ou húmus com uma camada de 5-8 cm, removendo ervas daninhas. Durante os primeiros 3 anos após o plantio, não é aconselhável alimentar a árvore frutífera. É necessário excluir os fertilizantes de nitrogênio, que reduzem a resistência à geada da cultura.

O inverno envolve esconder o pêssego. Uma moldura de madeira caseira coberta com papel alumínio é perfeita. Até que esteja frio lá fora, as pontas permanecem abertas. Em temperaturas abaixo de -7 ° C, o abrigo é coberto por cima com material de cobertura, as extremidades são seladas. Se a neve caiu, ela é jogada na moldura. É necessário garantir que a neve permanece no telhado, se necessário, é coberto com galhos ou tábuas.

O telhado sobre o pêssego não é desmontado até o fim da geada da primavera. Abra as partes laterais para ventilação. A pulverização de outono com uma solução de líquido Bordeaux ajuda o pêssego a resistir bem ao inverno na Sibéria. Os ramos esqueléticos da árvore são caiados de branco.

Depois de remover a moldura, corte os brotos quebrados, congelados e secos. Retire os brotos que engrossam a copa ou dão um pequeno aumento. Graças ao abrigo, o processo de crescimento do pêssego é retardado, e ele floresce depois de 20 de maio. Em seguida, as geadas de retorno para inflorescências não são mais assustadoras. Assim, o cuidado e o cultivo do pêssego na Sibéria tornam-se possíveis, levando em consideração a escolha de uma variedade resistente à geada.

Conclusão

O cuidado do pêssego é dividido em várias etapas básicas, cuja implementação leva ao rendimento desejado. Cultivar uma árvore é como uma verdadeira arte. O jardineiro aprende com os erros dos outros e com seus próprios erros. Melhorando constantemente no processo de cultivo de pêssegos. Cuidar de uma árvore frutífera está se tornando uma ocupação interessante, que é buscada por entusiastas não só no sul, mas também no norte do país.

 

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção