Pêra santa maria

Maçãs e peras são tradicionalmente as frutas mais comuns na Rússia. Embora em termos de resistência de inverno, as pereiras estão apenas em quarto lugar. Além das macieiras, as ameixas e as cerejas estão à frente. É verdade que até cem anos atrás as peras na Rússia eram chamadas de gigantes de 10-20 metros com uma coroa enorme, mas com frutas duras e não muito saborosas. Atualmente, com o advento de um grande número de variedades saborosas e frutíferas com frutas bastante grandes, parece que uma nova cultura sulista chegou aos jardins russos. E embora em termos de resistência de inverno ainda não conseguissem superar as ameixas e cerejas, a maioria das variedades modernas de pêra pode resistir a geadas de até -26 ° -28 ° C.

Além disso, muitas variedades modernas são distinguidas por datas anteriores para a entrada das árvores na frutificação. Anteriormente, as peras começaram a dar frutos não antes de 5-6 anos após o plantio. Agora, muitas variedades de peras começam a dar frutos no terceiro ou quarto ano.

Entre as peras modernas, destacam-se as variedades de origem estrangeira. A pêra Santa Maria é um exemplo típico desta variedade. Claro, eles não estão bem adaptados às condições climáticas e meteorológicas da maioria das regiões da Rússia. Mas para os residentes das regiões localizadas ao sul de Voronezh, podemos recomendar com segurança esta pêra para o plantio.

Descrição da variedade

Esta variedade está repleta de muitos mistérios, que nem sempre são possíveis de resolver devido à sua origem estrangeira. Primeiro, a variedade Santa Maria foi cultivada na Itália pelo criador A. Moretinni através do cruzamento de duas variedades: a famosa variedade antiga Williams (ou então Duchess summer) e Koschia. Naturalmente, esta variedade ainda não conseguiu entrar no Registro Estadual de Conquistas.

Mas no banco de dados do Instituto de Pesquisa para Melhoramento de Frutas Frutíferas da Rússia, existe uma variedade de pêra chamada Bere early Moretinni, cuja descrição também confirma que foi obtida por A. Moretinni pelo cruzamento das variedades Williams e Koschia. Esta variedade de pêra é do início do verão, ou seja, amadurece no final de julho - início de agosto. E de acordo com a descrição da pêra Santa Maria, é uma casta típica de outono com datas de maturação em setembro. É verdade que algumas fontes estrangeiras indicam que nos países do sul da Europa e na Turquia os frutos dessa variedade amadurecem no final de julho. Aparentemente, o tempo de amadurecimento da pêra italiana Santa Maria sofreu mudanças sérias, tendo caído nas condições climáticas bastante adversas da Rússia.

Aparentemente, essas duas variedades são irmãs com características muito semelhantes. Porém, na seleção de peras, constata-se, por exemplo, que as variedades Chudesnitsa, Fairy e Nika foram obtidas dos mesmos pais.

As pereiras Santa Maria podem ser classificadas como médias, mas devido à sua boa compatibilidade com o marmeleiro, esta variedade é frequentemente enxertada sobre um caldo de marmelo. Como resultado, a altura das árvores frutíferas diminui, e as datas da primeira frutificação, ao contrário, estão se aproximando. Assim, os primeiros frutos das árvores dessa variedade podem ser obtidos já no terceiro ano após o plantio.

Atenção! Além disso, a enxertia em marmelo pode melhorar as características de sabor dos frutos da pêra.

As árvores desta variedade são caracterizadas por uma copa compacta e esférica.

A variedade é parcialmente autofértil. É capaz de frutificar normalmente, sem a ajuda adicional de árvores polinizadoras. No entanto, para obter rendimentos estáveis ​​e elevados, as seguintes variedades de pêra podem ser recomendadas como polinizadores:

  • Abate Fetel;
  • William;
  • Coscia.
Conselho! Se você não conseguir encontrar essas variedades, não desanime, quase qualquer variedade de pêra que floresça mais ou menos na mesma época que Santa Maria será um bom polinizador adicional para ela.

A variedade Santa Maria tem um alto rendimento, de uma árvore adulta pode-se tirar facilmente de 50 a 120 kg de deliciosas peras.

Além disso, a descrição da casta afirma que a pera Santa Maria é resistente a muitas condições desfavoráveis ​​de crescimento, sarna e apresenta uma elevada robustez invernal. Mas como praticamente não há comentários sobre esta variedade, por ter aparecido recentemente à venda na Rússia, não é possível confirmar ou negar essa informação. Sabe-se apenas a partir dos dados da Associação dos Produtores de Frutas, Bagas e Material de Plantio (APPPM) da Rússia que a variedade Santa Maria é considerada instável em relação à crestamento bacteriano das frutas, ou então à bacteriose. Aparentemente, e em termos de resistência ao inverno, pode ser recomendado para cultivo apenas em regiões mais ou menos ao sul da Rússia.

Características da fruta

Não é em vão que as frutas da pêra Santa Maria são vendidas nos supermercados e lojas de varejo mais sofisticados da Rússia. Eles realmente têm características incomparáveis ​​de aparência e sabor:

  • O formato da fruta é clássico em forma de pêra, muito regular. Além disso, todos os frutos da árvore diferem em uniformidade de forma e tamanho.
  • O tamanho das peras é bastante decente, o peso médio de uma fruta é cerca de 180 gramas, mas também existem aquelas que pesam até 230 gramas.
  • A pele é fina, lisa, macia, de cor verde-amarelada com pequenas lenticelas.
  • A polpa é amarelo-esbranquiçada, muito macia e suculenta, oleosa, sem granulosidade, realmente "derrete na boca".
  • O sabor das peras é excelente. Distinguem-se por um verdadeiro sabor de sobremesa com um ligeiro azedume harmonioso.
  • A aparência dos frutos também é muito atraente - quando totalmente maduros, eles adquirem uma bela tonalidade limão brilhante. E nos lugares onde os raios do sol incidem diretamente, eles deixam um blush rosa bem borrado nas peras.
  • A preservação dos frutos é média. De acordo com algumas fontes, as peras Santa Maria podem ser armazenadas por até duas semanas e, de acordo com outras fontes, por até dois meses.
  • A transportabilidade de peras desta variedade é bastante aceitável.
  • A utilização da fruta Santa Maria é verdadeiramente versátil.

A composição das peras inclui fitoncidas e as substâncias de pectina mais valiosas. As frutas são muito saborosas e saudáveis ​​e frescas, podendo ser utilizadas para fazer vários preparos para o inverno - compotas, marmeladas, marshmallows, frutas cristalizadas, compotas. Na culinária, o sabor único dessas peras é harmoniosamente combinado com queijo, brócolis e muitas ervas. Bekmes, um mel curativo único de pêra, pode ser preparado a partir dos frutos, bem como usado para fazer vários tipos de cidra, kvass, compotas e essências.

Recursos crescentes

Na compra de mudas de pera, principalmente aquelas com sistema radicular aberto, dê preferência àquelas que possuam grande número de pequenas raízes de sucção. É melhor que a superfície das raízes seja protegida com uma pasta especial de argila, que não permite que as raízes sequem por até 7 dias. Nas regiões do sul, o ideal é plantar a pera Santa Maria no outono. Se você mora no norte, então é melhor planejar o plantio de uma muda na primavera, para que ela tenha tempo de se aclimatar bem em um novo local durante a estação quente.

Ao plantar uma muda de pêra, certifique-se de que o colo da raiz esteja ao nível do solo, em nenhum caso não o afaste. As peras não toleram umidade forte na área do colo da raiz. Por outro lado, para que uma muda se enraíze bem, ela precisa da manutenção da umidade constante, não só da superfície, mas também na profundidade de todas as pontas de suas raízes. Para fazer isso, um pequeno sulco é cavado ao redor do tronco em um círculo, saindo do tronco cerca de 70-80 cm, e durante o primeiro mês após o plantio, cerca de um balde de água é vertido várias vezes por semana para cada muda.

Importante! Se o tempo estiver quente e seco, a taxa de rega aumenta para dois baldes por árvore cerca de três vezes por semana.

Além disso, certifique-se de que não ervas daninhas, para a qual a superfície da terra deve ser regularmente solta ou coberta com uma camada de matéria orgânica de 7 a 10 cm de espessura.

A cobertura, especialmente a fertilização mineral, não deve ser aplicada antes dos dois anos de idade da muda de pêra. As árvores são alimentadas pulverizando os galhos ou regando no mesmo sulco em torno do perímetro da copa da muda.

Críticas de jardineiros

Como a variedade de pera Santa Maria apareceu recentemente em nosso país, os jardineiros russos ainda não tiveram tempo de conhecê-la de perto. Além disso, é frequentemente confundida com a variedade de pêra bielorrussa “Prosto Maria”, que é um pouco semelhante à Santa Maria em muitas características, mas difere em maior resistência à geada e períodos de maturação posteriores.

Lyudmila, 32 anos, citadina
Conheci as peras Santa Maria na seção de hortaliças do supermercado. Eu realmente gostei deles na aparência, e quando os provei, descobri que eram apenas um conto de fadas. Descobri que já na Rússia você pode encontrar mudas dessa variedade italiana. Agora, vou encontrá-los e com certeza plantarei essa variedade no meu site no ano que vem.
Tatyana, 42 anos, região de Rostov
No ano passado, acabamos de comprar uma dacha, e ainda não há uma única árvore frutífera nela. Até agora, no verão passado, plantei duas mudas jovens de pera das variedades "Santa Maria" e "Abade Fetel". Eu os escolhi de acordo com as descrições na Internet e as recomendações dos vendedores, agora espero comer minhas próprias peras em alguns anos. Nesse ínterim, não posso dizer nada, exceto que eles sobreviveram ao inverno normalmente e cresceram com segurança.

Conclusão

Obviamente, os frutos da pera Santa Maria são tão atraentes na aparência e no sabor que é difícil resistir à tentação de plantar e cultivar esta variedade na sua área. Mas deve recordar-se da origem meridional desta variedade e relacionar as condições climáticas e meteorológicas da sua zona e a capacidade de Santa Maria para suportar o rigoroso inverno.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção