Contente
A cereja doce Veda é uma variedade promissora de criação doméstica. É apreciado por sua versatilidade de frutas e alta resistência à geada.
História de criação
A variedade Veda foi obtida no Centro Federal de Pesquisa “VIK im. V.R. Williams ". Seus autores foram os criadores M.V. Kanshina, A.A. Astakhov, L.I. Zueva. Em 2007, o híbrido foi aceito para testes de variedade estaduais. Em 2009, as informações sobre a variedade estão presentes no Cadastro Estadual.
Descrição da cultura
A variedade Veda se distingue pelo amadurecimento tardio e uso universal da fruta.
Descrição da variedade cerejas Veda:
- árvore de tamanho médio de crescimento rápido;
- coroa extensa, densa e arredondada;
- ramos esqueléticos estão em ângulos retos;
- brotos retos de cor cinza-esverdeada;
- grandes folhas ovóides;
- a lâmina foliar é verde, lisa, com ponta pontiaguda.
A árvore produz grandes flores brancas, coletadas em inflorescências triplas. Os frutos são grandes, unidimensionais, pesando 5,1 g, em formato de coração. A cor é vermelho escuro, pontos subcutâneos quase imperceptíveis. A pele é macia, a polpa é vermelho-escura, suculenta. O suco é doce, vermelho escuro.
Propriedades de degustação são estimadas em 4,6 pontos. Os frutos contêm 18% de matéria seca; 11,5% de açúcar; 0,7% de ácidos. O osso está localizado livre e facilmente se separa da polpa.
A variedade Veda é recomendada para cultivo na região Central da Rússia (regiões de Bryansk, Vladimir, Kaluga, Ivanovsk, Moscou, Ryazan, Smolensk e Tula).
Foto de cereja Veda:
Características
Antes do plantio, são avaliadas as características da variedade cereja Veda: resistência à seca, geadas, doenças e pragas.
Resistência à seca, robustez do inverno
A variedade Veda não tolera secas prolongadas, principalmente durante o período de floração e maturação dos frutos. A rega é uma das etapas essenciais no cuidado de árvores.
A resistência ao gelo das cerejas Veda é avaliada em alto nível. A árvore tolera temperaturas de até -30 ° C no inverno.
Polinização, período de floração e tempos de amadurecimento
A variedade Veda é auto-infértil e os polinizadores precisam colher. Melhores polinizadores para cerejas Veda: Leningrado preto, Com ciumes, Tyutchevka, Ipul, Bryanochka ou outras variedades que florescem em uma data posterior.
A floração começa em maio. A safra é colhida no final de junho - início de julho.
Produtividade, frutificação
O rendimento médio, sujeito às regras de plantio e tratamento das cerejas Veda, é de 77 c / ha. Até 30 kg de frutas são colhidos de uma árvore. O pedúnculo é facilmente destacado do galho.
Os frutos amadurecem ao mesmo tempo. Para evitar que se desagregue, recomenda-se colhê-los imediatamente após a maturação.
Quantidade de frutas vermelhas
As cerejas doces são consumidas frescas, utilizadas para criar sobremesas de frutas e frutos silvestres, decorar confeitaria. As frutas são utilizadas em conservas caseiras para a confecção de compotas e compotas.
Resistência a doenças e pragas
A variedade Veda requer proteção contra doenças e pragas. Para pulverizar, eles compram preparações de proteção que são dissolvidas em água.
Vantagens e desvantagens
As principais vantagens do cultivo de cerejas Veda:
- frutas grandes;
- bom gosto;
- robustez de alto inverno.
Desvantagens da variedade Veda:
- requer o plantio de um polinizador;
- leva muito tempo para dar frutos.
Características de pouso
Para o plantio, escolha mudas saudáveis da variedade Veda. Os prazos de trabalho são definidos levando-se em consideração as características climáticas da região.
Tempo recomendado
Em regiões quentes, a cultura é plantada no outono, 3-4 semanas antes da onda de frio. Na faixa do meio, o plantio é realizado na primavera, após o derretimento da neve, mas antes do início do botão.
Escolhendo o lugar certo
Cherry prefere encostas iluminadas no lado sul do local. O nível do lençol freático é superior a 2 m. As áreas em planícies onde a umidade e o ar frio se acumulam não são adequadas para o plantio.
A cultura desenvolve-se bem em franco ou arenoso. O plantio em solo rico em areia, argila ou turfa não é recomendado.
Quais safras podem e não podem ser plantadas ao lado das cerejas
A cultura cresce melhor ao lado das cerejas e outras variedades de cerejas. A muda é removida da macieira, pereira e outras árvores altas por 4-5 m.
Não é recomendável plantar a árvore ao lado de avelãs, framboesas, groselhas, tomates, pimentões e batatas.
Seleção e preparação de material de plantio
Mudas da variedade Veda com um ou dois anos são adequadas para o plantio. O sistema radicular e a coroa são avaliados preliminarmente. Não deve haver vestígios de áreas danificadas, podres e secas na árvore.
As raízes da muda são mergulhadas em água por 2 horas e as folhas são arrancadas. Se as raízes forem secas, são mantidas em água por 10 horas.
Algoritmo de aterrissagem
A ordem de plantio de variedades de cerejas Veda:
- No local é cavado um buraco com tamanho de 1x1 me profundidade de 80 cm.
- A camada fértil do solo é misturada com 200 g de superfosfato, 50 g de sal de potássio e 0,5 kg de cinzas.
- Parte da mistura do solo é despejada no poço, o encolhimento do solo ocorrerá dentro de 2-3 semanas.
- O poço é preenchido com o substrato restante e uma árvore é plantada.
- As raízes da muda são cobertas com terra.
- O solo no círculo próximo ao tronco é abundantemente regado.
Acompanhamento da cultura
Cuidar das cerejas Veda se resume a regar, alimentar e podar. A safra precisa ser regada antes da floração, no meio do verão e no outono, em preparação para o inverno. Para cada árvore, 2 baldes de água são consumidos.
O subcórtex da cultura é realizado de acordo com o esquema:
- no início da primavera, 15 g de ureia, superfosfato e sal de potássio são introduzidos no solo;
- após a colheita, as árvores são borrifadas com uma solução de superfosfato e sulfato de potássio (10 g de cada substância por 10 litros de água).
A árvore é podada anualmente para formar a copa de maneira adequada. Os ramos esqueléticos e um condutor são encurtados, e o excesso, brotos secos e congelados são completamente eliminados. A poda é realizada no início da primavera ou no final do outono.
O abrigo é necessário apenas para plantações jovens. A árvore é coberta com fibras de agrofibra e ramos de abeto. Para evitar que roedores danifiquem o tronco no inverno, ele é enrolado em uma rede especial.
Doenças e pragas, métodos de controle e prevenção
As principais doenças da cultura são apresentadas na tabela:
Nome da doença | Sintomas | Medidas de controle | Prevenção |
Queimadura Monilial | Ovários, botões, ramos e folhas ficam marrons e ressecam. | Tratamento com preparações de HOM ou Horus. |
|
Coccomicose | Manchas marrom-escuras nas folhas e frutos. | Pulverizar com uma solução do fármaco Abiga-Peak. |
As pragas mais perigosas da cereja doce estão listadas na tabela:
Praga | Sinais de derrota | Medidas de controle | Prevenção |
Pulgão cereja | As larvas se alimentam da seiva da planta, como resultado, as folhas se enrolam e caem. | Pulverizar árvores com solução Iskra. |
|
Mosca cereja | As larvas se alimentam da polpa da fruta, que se torna inadequada para a colheita. | Usando armadilhas de fita adesiva. Tratamento da madeira com Arriva. |
Conclusão
O Cherry Veda é adequado para cultivo na faixa do meio. As frutas grandes são usadas frescas e para processamento.