Contente
No decorrer do trabalho de criação para criar safras adequadas para o cultivo nas regiões centrais da Rússia, foi criado o damasco Dessertny. Acabou por ser uma variedade resistente ao inverno, de meia estação, com características de bom gosto. Sujeita a todas as condições da tecnologia agrícola, a safra dá altos rendimentos nas parcelas pessoais da Rússia central.
História de criação
O autor e originador da variedade é o criador cientista A. N. Venyaminov. Um extenso trabalho de seleção foi realizado em colaboração com L. A. Dolmatova. A variedade Dessertny foi obtida com base no Instituto Agrícola de Voronezh.
A nova safra foi criada no processo de polinização cruzada de variedades da seleção Michurinsky Camarada e Melhor Michurinsky. Uma mistura do pólen dessas plantas foi usada para processar o damasco Louise da Europa Ocidental. O resultado é uma variedade resistente ao inverno, com alto rendimento e características de bom gosto. Na foto você pode ver que o Damasco Sobremesa tem frutas grandes e arredondadas.
A variedade não foi incluída no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Federação Russa. A sobremesa de damasco é recomendada para ser cultivada nas regiões da Terra Negra Central e no sul.
Na virada dos anos 70-80, o agrônomo A. M. Golubev, com base na variedade Dessertny, criou sua própria variedade de damascos. Ele manteve o sabor do original. Essa variedade, para evitar confusão, foi batizada de Sobremesa Golubeva.
Descrição da variedade de damasco Sobremesa
A cultura é caracterizada pelo forte crescimento de rebentos. A coroa é densa, volumosa, arredondada. Uma planta adulta cresce até 5 m.
A casca do tronco e os rebentos velhos são castanhos e os ramos jovens são castanho-avermelhados. Em árvores mais velhas, a superfície do tronco está rachada. A casca e os botões toleram facilmente as geadas de inverno e primavera.
As folhas são ovóides com bordas recortadas. O comprimento da folha varia de 5 a 9 cm. Os pecíolos são curtos - até 3 cm.
Os frutos são drupas arredondadas, ligeiramente achatadas nas faces, têm peso médio de 30 g, a cor da superfície do fruto é amarelo claro, a cor da polpa é avermelhada.
A sobremesa de damasco frutifica 4 anos após o plantio. Nas árvores jovens existem poucas drupas, mas são grandes, podendo atingir o peso de 50 g.A pele do damasco é fina, densamente coberta de penugem, a polpa é densa e suculenta. Sabor doce a sobremesa, com ligeiro azedume, aroma forte e característico.
A pedra não ultrapassa 10% do volume total da fruta. Na fase de maturação do consumidor, ela se separa bem da celulose. O amadurecimento dos frutos ocorre no final de julho.
As raízes da árvore penetram no solo a 60-100 cm de profundidade e alguns rebentos podem atingir os 8 m, daí a boa resistência à seca do Damasco Sobremesa.
Em termos de qualidade dos frutos, a variedade do norte Dessertny é uma das melhores, em termos de sabor não é inferior aos populares híbridos do sul.
Características
A variedade é ideal para cultivo na região central.As condições climáticas correspondem às suas características.
Resistência à seca, robustez do inverno
A sobremesa de damasco tolera facilmente uma curta seca. Durante o verão quente, ele precisa de rega.
A variedade Dessertny distingue-se pela robustez de inverno, a casca e os botões da planta toleram facilmente uma queda de temperatura para marcas negativas.
Sobremesa de Damasco Polinizadores
Esta é uma cultura autofértil, não precisa de polinizadores. Mas para aumentar a produtividade, uma variedade de meia estação resistente ao inverno é plantada nas proximidades, cujas datas de floração e frutificação coincidem com o damasco da sobremesa. Essas culturas incluem variedades: "Aquário", "Condessa", "Monastyrsky", "Lel", "Favorita", "Detsky".
Período de floração
Dependendo da região de cultivo, o damasco sobremesa floresce no final de março ou início de abril, antes de as folhas se abrirem. No sul, a cultura libera botões mais cedo, na faixa do meio - depois, na segunda quinzena de abril. Para a floração do damasco, é necessária uma temperatura de pelo menos + 10 ᵒС.
A duração do processo de brotação é de 10 dias. A polinização nesta época ocorre em climas ventosos.
Tâmaras de amadurecimento da sobremesa de damasco
Os primeiros frutos do Damasco Sobremesa são colhidos no final de julho. Na região de Moscou, drupas da árvore do sul podem ser comidas no início de agosto. O período de maturação é estendido, a colheita é feita em um mês.
Produtividade, frutificação
O damasco sobremesa é classificado como uma variedade frutífera. Até 3 baldes de frutas são colhidos de uma árvore para todo o período de frutificação, ou seja, cerca de 45 kg de colheita.
Alcance da fruta
O damasco sobremesa é consumido fresco e processado. É adequado para fazer compotas, conservas, suflês. O sabor dos frutos maduros é bom em compotas e sucos de fruta. Os damascos sobremesas também são indicados para preparações de inverno, para a preparação de frutos secos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade é resistente a muitas pragas e doenças de jardim. Para prevenir infecções fúngicas, a árvore é tratada com fungicidas no início da primavera. A poda e colheita oportuna de resíduos de plantas é uma boa prevenção de rolos de folhas, pulgões e traça da ameixa.
Vantagens e desvantagens
Praticamente não há desvantagens da variedade. A única desvantagem é a má frutificação do Damasco Sobremesa em regiões com um clima muito quente.
Vantagens da variedade:
- fertilidade própria;
- resistência à seca, geada, doenças;
- alta produtividade;
- bom gosto da fruta.
O damasco sobremesa tem boas características comerciais: não se deteriora durante o transporte, pode ser armazenado em câmara fria por até 14 dias.
Características de pouso
Para o plantio da Sobremesa de Damasco, as mudas são adquiridas com pelo menos 2 anos. Você também pode cultivar uma cultura a partir de uma semente, mas com esse método, o sabor da fruta é significativamente reduzido.
Tempo recomendado
A muda é enraizada em campo aberto no início de abril. Caso o ar não tenha esquentado acima de zero, o pouso pode ser adiado para a segunda quinzena do mês.
Escolhendo o lugar certo
Para uma árvore jovem da variedade Dessertny, um local bem iluminado no lado sul do local é escolhido. A muda deve ser protegida do vento, a árvore não deve ser colocada em local baixo onde se acumule umidade.
O solo está solto, a planta não criará raízes em terra compacta e densa. Argila, argila arenosa e solo de jardim com húmus são adequados para o plantio.
Que safras podem e não podem ser plantadas ao lado de um damasco
A sobremesa de damasco é plantada ao lado de outros representantes da espécie. Uma planta dá um alto rendimento se o período de floração e frutificação de outras variedades de damasco coincide com o seu próprio.
Não é recomendado plantar macieiras, ameixas, peras ao lado de damascos - essas culturas têm pragas comuns e elementos consumidos do solo.Além disso, não é recomendável plantar damasco Sobremesa ao lado de uma noz, sob sua densa copa a cultura do jardim não dá frutos.
Seleção e preparação de material de plantio
É melhor comprar material de plantio no viveiro. Mudas com mais de 2 anos, cultivadas em condições climáticas semelhantes às do local de plantio, enraízam-se bem. A árvore deve ser forte, com tronco regular e rizoma bem desenvolvido.
Mudas com sistema de raiz fechada são plantadas em recipientes. Árvores com rizoma aberto são embebidas por 10 horas em um estimulador de formação de raízes.
Algoritmo de aterrissagem
É melhor preparar as covas de plantio no outono. A massa de terra extraída durante a escavação é misturada com húmus em partes iguais. Se não foi possível preparar o terreno no outono, o plantio é feito em abril.
Sequenciamento:
- Cave um buraco 2 vezes o volume das raízes.
- Coloque uma camada de drenagem de pedra triturada na parte inferior.
- Despeje um monte de solo solto sobre a drenagem.
- Coloque a muda verticalmente, nivele as raízes na superfície do monte.
- Cubra o rizoma com terra misturada com húmus de forma que o colo da raiz fique 5 cm acima da superfície do solo.
Acompanhamento da cultura
Após o plantio, a árvore é regada com 2 baldes d'água. Em seguida, a superfície do solo é coberta com serragem ou aparas de madeira. A muda enraizada é podada, criando uma forma de coroa esparsa em camadas.
A partir do segundo ano após o plantio, os fertilizantes de nitrogênio são aplicados sob a raiz. O procedimento é realizado no início da primavera.
Doenças e pragas
Apesar de o damasco Sobremesa ser resistente a doenças, em casos raros é vencido pela citosporose. Aos primeiros sinais da doença, os ramos danificados são cortados e queimados. O processamento da madeira é feito com líquido bordalês.
Durante o período de maturação, a mariposa pode ser vista na árvore. O inseto danifica o amadurecimento dos damascos, reduzindo a produtividade das lavouras. Pulverizar com inseticidas ajudará a se livrar da praga.
Conclusão
O damasco para sobremesa é uma cultura do sul adaptada às condições climáticas da Rússia central. A variedade tem alto rendimento e características de bom gosto. O cuidado da cultura é bastante simples: regar 2 a 3 vezes por estação, podar na primavera e no outono e pulverizar preventivamente são as principais condições para o cultivo de uma árvore frutífera.