Contente
A reprodução do damasco é uma das principais tarefas do jardineiro que deseja cultivar sua variedade favorita em sua área. Existem várias maneiras de obter mudas de árvores frutíferas jovens.
Métodos de propagação de damasco
A árvore é capaz de se multiplicar tanto por sementes quanto por um dos métodos vegetativos. Se o método for usado incorretamente, existe um alto risco de se obter uma cultura cujas características sejam significativamente diferentes das do pai.
É possível propagar damasco com mudas verdes
É possível cultivar um damasco usando mudas verdes para isso. Deve-se ter em mente que o resultado é influenciado não só pela qualidade do material colhido, mas também pela observância dos princípios de reprodução por este método.
Propagação por estacas lignificadas
Você pode propagar com segurança um damasco com mudas lignificadas. Em casa, os brotos são colhidos a qualquer momento, mas os exemplares de mudas mais bem-sucedidos são obtidos se todo o trabalho for realizado do outono à primavera.
O comprimento dos brotos para reprodução deve ser de 25-30 cm, e a espessura deve ser de 6-8 mm. O corte superior deve ser reto, feito diretamente sobre o rim. O inferior é chanfrado.
Após o preparo dos galhos, eles podem ser plantados imediatamente no solo, mas há um alto risco de morte por causa das geadas de inverno. Enraizar em casa é a melhor opção. Até a primavera, os brotos lenhosos devem ser armazenados na prateleira inferior da geladeira, previamente embrulhados em plástico, ou no porão.
Para propagar o damasco, as caixas devem ser preparadas na primavera. Devem ser preenchidos com solo: turfa e areia, misturados em igualdade de condições. Deve haver sujeira suficiente no recipiente para que o corte, colocado no recipiente em um ângulo de 45 °, fique quase totalmente submerso. 2-3 botões devem permanecer acima do solo.
Para propagar um damasco enraizando uma estaca lignificada, é necessário aprofundar o rebento plantado até a segunda gema. Assim que o sistema radicular estiver formado, a muda pode ser transferida para o campo aberto.
Crescendo de um osso
Mesmo depois de assistir ao vídeo e estudar as instruções detalhadas, nem todos preferem a propagação do damasco por estacas. A maneira mais fácil é plantar um osso.
Para propagar o damasco dessa forma, as sementes são preparadas, estratificadas e depois plantadas no solo.
Enxerto
Este método de reprodução de damascos é preferido por jardineiros que amam experimentos com variedades de cruzamento. O caldo pode ser não só damasco, mas também amêndoas, ameixas ou pêssegos. Não há garantia confiável de um resultado positivo.
Os cortes são feitos no outono, escolhendo espécimes anuais fortes. Na parte superior do broto, o corte deve ser oblíquo. Os brotos devem ser armazenados em um balde com água fria ou na geladeira.
A vacinação é realizada em maio, quando os rins começam a inchar. O rebento é preso ao rebento, no qual foi previamente feito um corte oblíquo. Quando conectado, os tiros devem corresponder uns aos outros.
O tempo médio de sobrevivência dessas mudas de damasco após a enxertia é de um mês. O procedimento de propagação da cultura era bem-sucedido se novas placas de folhas aparecessem no galho.
Rebentos de raiz
O método de reprodução raramente é usado: você precisa de um crescimento que cresceu a partir de sementes. Esse fenômeno pode ser observado se as raízes da árvore forem danificadas por roedores ou se a parte aérea do damasco tiver morrido.
Propagação de damasco por camadas de ar
O método de criação raramente é usado: no verão, você terá que selecionar um broto de um ano e fazer duas incisões circulares nele para remover a casca. A superfície limpa do broto deve ser tratada com estimulador de enraizamento e envolta em filme, deixando espaço para o solo.
Como propagar um damasco por estacas
As estacas são a forma mais comum de propagação dos damascos. Existem várias técnicas. A escolha do método é feita levando-se em consideração as preferências e capacidades pessoais.
Propagação de damasco por estacas usando o método Burrito
Se os cortes de damasco forem feitos na primavera, então os brotos maduros que estão totalmente maduros se seguirão.
Antes do procedimento, é necessário fazer o inventário: tesouras, jornais, estimulador de enraizamento, solução fungicida, sacos plásticos.
Instruções passo a passo:
- Corte ramos, cada um com até 20 cm de comprimento e até 5 mm de espessura. Cada broto deve ter pelo menos 3 botões. Os ramos devem estar saudáveis, sem danos visíveis.
- Retire os pecíolos e placas foliares dos brotos, trate os brancos com um estimulador de formação de raízes de acordo com as instruções e, a seguir, com uma solução de fungicida ou permanganato de potássio.
- Embrulhe 4-7 pedaços de brotos em um jornal embebido em água e, em seguida, enrole-o em um tubo. Coloque a peça de trabalho em um saco plástico.
- Transfira as embalagens para um local fresco e com temperatura entre + 14-18 ° С.
O calo deve aparecer em 2 a 4 semanas. Parecem acúmulos na superfície da filmagem.
Assim que aparecerem as raízes, as mudas de damasco devem ser transferidas para os vasos. O solo universal é despejado em um recipiente, uma árvore jovem é colocada lá e borrifada com terra. De cima, a muda tem de envolver-se em um filme. O cuidado consiste em regar, arejar
Para propagar um damasco, você precisa plantar mudas enraizadas em terreno aberto. O momento ideal para o procedimento é a primavera.
Algoritmo de aterrissagem:
- o local deve ser ensolarado, calmo;
- antes do plantio, os caules são cortados da planta, deixando 3-4 botões;
- fertilizantes orgânicos são adicionados ao buraco cavado, uma muda é colocada, borrifada com terra, regada;
- cubra o solo no buraco com serragem.
Como propagar damasco com mudas verdes
Inicialmente, você deve preparar um local no site.Cave um buraco com 50 cm de profundidade e 90 cm de largura. Despeje tijolos quebrados ou pedras trituradas em seu fundo. A espessura da camada deve ser de no mínimo 15 cm. Sobre o tijolo, espalhar areia de rio com 4 cm de espessura. Preencha os próximos 25 cm com pó de madeira, misturado em proporções iguais com areia e esterco. Adicione um balde de cinzas à mistura. A camada superior é areia.
Estágios de propagação do damasco por mudas verdes:
- Os rebentos relacionados com o crescimento do ano corrente estão sujeitos a cortes. A época ideal para o procedimento é junho. Você precisa colher galhos à noite ou em um dia com tempo nublado.
- Coloque os brotos cortados em uma solução do estimulante Kornevin ou Heteroauxin, imergindo a cortada em 1/3 do comprimento total. A duração do procedimento é de 16 horas. O recipiente com os brotos imersos na solução deve ser mantido em ambiente escuro com temperatura de pelo menos + 24 ° C.
- Depois de decorrido o tempo, enxágue as mudas e plante-as em um buraco preparado. O corte inferior do broto deve ser em uma camada de areia, não tocando a mistura de envasamento.
- Construa uma estufa: instale arcos e estique a cobertura de filme. Você pode removê-lo depois de enraizar as mudas.
O cuidado subsequente com uma muda jovem consiste em regá-la e alimentá-la. Como fertilizante, você pode usar uma infusão de esterco (1 parte de esterco para 6 partes de água).
No inverno, os brotos verdes devem ser cobertos com serragem e outros materiais disponíveis. Os damascos jovens podem ser transferidos para um local permanente somente após um ano.
Recomendações
Os rebentos selecionados para propagação devem estar intactos, com casca sã e sem sinais de doença. Todos os instrumentos devem ser tratados com uma solução desinfetante antes do uso. O local onde as peças de trabalho são armazenadas deve estar em uma temperatura ideal. O aparecimento de podridões, o escurecimento dos rebentos, a ausência de raízes ou danos nas mesmas são os motivos para a retirada do material de plantio.
Independentemente do método de propagação escolhido para o damasco, a árvore precisa de cuidados.
Princípios básicos:
- formação de copas (poda anual dos ramos laterais);
- cobertura (aplicar preparações orgânicas sob as raízes antes e depois da floração, alimentar com potássio e fósforo antes do inverno);
- regar pelo menos 4 vezes por ano: na primavera, durante o período de formação dos botões, durante o amadurecimento do fruto, antes da árvore entrar em hibernação.
Dependendo das características varietais, a árvore deve ser tratada preventivamente contra doenças e pragas.
Conclusão
A reprodução do damasco é um processo trabalhoso e demorado. A escolha do método depende da preferência pessoal. Antes de iniciar a propagação de um damasco, deve-se levar em consideração suas características varietais.