Contente
Graças aos esforços dos criadores, o damasco deixa de ser uma cultura excepcionalmente termofílica, adequada para cultivo apenas nas regiões do sul da Rússia. Os híbridos modernos crescem e frutificam de forma estável nas regiões da zona média, na Sibéria e nos Urais. A descrição da variedade de damasco New Jersey, que combina despretensão, resistência e excelentes qualidades de frutas, deve despertar o interesse de jardineiros que vivem em diferentes zonas climáticas.
Descrição da variedade
Damasco "New Jersey" - o resultado da seleção americana, criado em 1971. O híbrido herdou as melhores qualidades varietais de seus pais: resistência a fatores climáticos desfavoráveis, maturação precoce, frutas grandes e perfumadas com sabor de sobremesa.
A variedade precoce "New Jersey" é uma árvore de 4 a 5 m de altura com copa esparsa. As placas das folhas são verdes brilhantes. O sistema radicular é forte, bem ramificado, não suscetível à podridão radicular. O damasco é despretensioso para o solo, pode crescer em solos pesados e úmidos e resiste à ocorrência próxima de água subterrânea. Na foto, uma árvore de damasco de Nova Jersey durante o período de frutificação.
Os frutos do híbrido são grandes, arredondados, pesando 60-70 g, amarelos, ligeiramente pubescentes, com um blush borrado no lado ensolarado. O caroço é facilmente separado da polpa, que tem uma suculência média na composição. O sabor da fruta é doce, aromático, com ligeiro azedume. As frutas toleram bem o transporte de longa distância. A variedade está sujeita à queda prematura de frutos. Um indicador do amadurecimento completo do damasco é a fácil separação da casca da polpa.
A árvore de New Jersey cultivada a partir de sementes produz frutos menores, mas é mais bem adaptada às condições climáticas de cultivo. Damascos enxertados em ameixas e ameixas cereja podem ser comprados em lojas especializadas e viveiros.
Características
O damasco tem frutos grandes (uma qualidade rara para uma variedade precoce), maior resistência a desastres naturais. Graças à combinação bem-sucedida de qualidades varietais, o híbrido de Nova Jersey é adequado para cultivo em várias regiões da Rússia, incluindo a faixa do meio.
Tolerância à seca, resistência do inverno
A variedade é caracterizada por maior resistência à seca em nível genético. A árvore "New Jersey" tem resistência suficiente à geada - a casca e os brotos podem resistir a geadas de até -30 ˚С. As plantações jovens tendem a secar durante o descongelamento prolongado.
Polinização, período de floração e tempos de amadurecimento
O damasco "New Jersey" é uma variedade autopolinizada, capaz de dar frutos mesmo com uma única plantação. Para aumentar o rendimento, recomenda-se plantar 2-3 árvores de variedades diferentes em um raio de 10-15 m.
O híbrido floresce no início de abril. Flores desabrochando e ovários jovens costumam sofrer de geadas recorrentes.O amadurecimento dos frutos ocorre em função das condições climáticas: no final de junho ou na primeira década de julho.
Produtividade, frutificação
New Jersey é uma variedade de crescimento rápido. Os primeiros damascos em uma árvore jovem aparecem no segundo ano. A frutificação estável e abundante começa na idade de 6-7 anos. Com muito cuidado, o damasco tem um alto rendimento - uma árvore pode produzir até 40-50 kg de frutas.
Alcance da fruta
O híbrido tem versatilidade. É ótimo para consumo fresco. A polpa densa permite que a variedade New Jersey seja usada para vários métodos de enlatamento: fazer compota e compota de frutas. O damasco é adequado para fazer geleia, marmelada e marshmallow.
Resistência a doenças e pragas
O híbrido de Nova Jersey tem alta imunidade a muitas doenças do damasco: mancha bacteriana, crosta, podridão radicular e patologias virais. Durante os períodos chuvosos, o damasco é frequentemente afetado pela moniliose, na qual há uma perda maciça de frutos e clotterosporia. O doce fruto da árvore atrai lagartas e gorgulhos. No clima quente, os pulgões aparecem nos brotos jovens.
Vantagens e desvantagens
O híbrido de Nova Jersey tem muitas características positivas:
- início precoce da frutificação, autopolinização;
- resistência à seca, altas e baixas temperaturas;
- excelente frutificação, alto rendimento;
- frutado grande, excelente aspecto e sabor a frutos com aroma característico;
- fácil separação do osso da polpa;
- sistema radicular desenvolvido;
- despretensão de cultivo em vários solos, resistência ao alagamento do solo;
- imunidade à podridão radicular;
- versatilidade de uso, boa transportabilidade de frutas.
As qualidades negativas do híbrido incluem uma alta suscetibilidade à moniliose, forçando os jardineiros a colher até que estejam totalmente maduros. Em regiões de clima temperado, em climas frios, com floração precoce, algumas flores morrem.
Características de pouso
O cultivo de uma árvore de damasco requer certas habilidades. A principal condição para uma excelente colheita é a escolha de uma boa muda e o correto plantio da safra.
Tempo recomendado
A variedade New Jersey é plantada nas regiões sul principalmente no outono. Na faixa do meio, o plantio é possível na primavera e no outono. Nos Urais e na Sibéria, as geadas de outono começam cedo, os damascos são plantados na primavera.
O plantio da primavera é realizado quando a temperatura média diária atinge +5 ˚С (em diferentes regiões, abril ou início de maio). No outono, o damasco é plantado um mês antes do início do clima frio estável, para que a árvore tenha tempo de criar raízes.
Escolhendo o lugar certo
O damasco é plantado em local onde há luz máxima. A árvore cresce bem perto de uma parede ou cerca que protege a safra dos ventos e correntes de ar de inverno. Encostas e colinas do sudoeste são adequadas para o plantio. Apesar da pouca exigência do híbrido de Nova Jersey com o solo, a planta se desenvolve bem em ar fértil e em solos permeáveis com baixa acidez.
Quais safras podem e não podem ser plantadas ao lado de um damasco
O sistema radicular do damasco libera substâncias tóxicas. A vizinhança com uma árvore afeta negativamente o crescimento de macieiras e pereiras, frutas de caroço, frutas e hortaliças. Recomenda-se plantar árvores de fruto a uma distância de pelo menos 4 m do alperce. No círculo próximo ao caule da planta, as prímulas bulbosas parecem boas: galanthus, açafrões, escilas.Os malmequeres, plantados no verão, protegem a árvore frutífera das pragas de insetos.
Seleção e preparação de material de plantio
Árvores de 2 a 3 anos com altura inferior a um metro e meio criam raízes bem em um novo lugar. As mudas são escolhidas com a copa correta, condutor central longo e um sistema radicular forte.
Antes do plantio, as raízes da muda são imersas em um purê de argila por 4-5 horas. Galhos e raízes danificados são cortados das árvores, as superfícies feridas são tratadas com piche.
Algoritmo de aterrissagem
A cova de plantio é preparada pelo menos um mês antes do plantio para que o solo fique bem compactado.
Instruções passo a passo:
- O solo fértil superior é removido e colocado de lado. Cave uma cova de plantio com 80 cm de largura e profundidade.
- Em solos argilosos, planícies e locais com água subterrânea, a drenagem é construída a partir de pedra britada ou argila expandida com 10-15 cm de espessura.
- Uma mistura de plantio é preparada, consistindo na camada superior de solo fértil, composto e areia em proporções iguais. Os fertilizantes minerais são adicionados ao substrato e bem misturados. Preencha a cova de plantio, mantenha um período de tempo para o desaparecimento dos vazios do solo.
- A muda é colocada no centro, o sistema radicular é distribuído uniformemente, uma estaca é enfiada e a planta é amarrada. Polvilhe o solo até que o colo da raiz esteja 5 cm acima do solo.
Acompanhamento da cultura
A poda sanitária do damasco é realizada na primavera, antes do início do escoamento da seiva. Nesta época, as árvores são alimentadas com uréia, no verão e no outono - com fertilizantes de fósforo e potássio. A rega é feita durante os períodos de seca, a última vez é umedecida no final de agosto. Após o final da queda das folhas, os resíduos da planta são removidos, o círculo do tronco é cavado. Mudas jovens são cobertas com ramos de abeto ou lutrasil para o inverno, e a parte inferior do tronco é montada.
Doenças e pragas
"New Jersey" tem baixa imunidade à moniliose - a patologia fúngica mais perigosa do damasco, que afeta a parte aérea da árvore e o sistema radicular. O desenvolvimento rápido da doença é possível - uma queimadura molinosa.
Sinais típicos:
- escurecimento e murcha da folhagem;
- rachadura da casca, fluxo de goma;
- enrugamento e derramamento de frutos.
Com o desenvolvimento do clasterosporium, aparecem manchas marrons com borda framboesa nas folhas de "New Jersey". As placas das folhas ficam perfuradas. A doença não leva à morte da árvore, mas enfraquece a planta e reduz o rendimento e a apresentação dos frutos.
As principais pragas da árvore:
- mariposa;
- pulgão preto;
- gorgulho da fruta Goose;
- fruta listrada mariposa.
Conclusão
A descrição da variedade de damasco de Nova Jersey indica que o híbrido tem muitas qualidades positivas e pequenas desvantagens. Uma variedade despretensiosa, resistente à seca e ao gelo, merece a atenção de jardineiros amadores experientes e iniciantes, devido ao seu alto rendimento, maturidade precoce e excelente qualidade dos frutos, a capacidade de crescer em diferentes solos.
Avaliações de variedades de damasco de Nova Jersey