Contente
O Pêssego Damasco é uma forma de cultivo híbrida, caracterizada por maior resistência às condições climáticas adversas, frutos grandes e excelente sabor. Em termos de características, esta espécie é em muitos aspectos semelhante à variedade Breda, que ganhou grande popularidade nos países europeus. O híbrido dissipou completamente a opinião de que os damascos só podem ser cultivados nas regiões do sul. Com seu surgimento, isso se tornou possível nas regiões centrais.
História de criação
Esta espécie foi obtida no início deste século pelo cruzamento de um pêssego com um damasco. Ele conseguiu absorver as melhores qualidades dessas duas culturas. Não se sabe ao certo quem é o originador do damasco Pêssego, e quem teve a ideia de sua criação, não há informações oficiais. Além disso, esta espécie ainda não foi incluída no Cadastro Estadual, uma vez que não há resultados nos testes realizados que confirmem suas características.
Apesar disso, o damasco Pêssego ganhou grande popularidade entre iniciantes e jardineiros experientes, já que se provou bem quando cultivado nas regiões sul e centro do país.
Descrição da variedade de damasco Pêssego
Na aparência, o híbrido é mais parecido com um damasco. A altura da árvore chega a 3 m, o que facilita muito a coleta de frutos. Coroa de damasco Pêssego, formato semicircular regular, espalhado, densidade média. O diâmetro dos ramos frutíferos laterais é de 3-15 cm, dependendo da idade da árvore. A superfície dos rebentos e o tronco principal são castanho-acastanhados. A casca é áspera.
A coroa está se espalhando. Os brotos do damasco do pêssego são finos, portanto, a fragilidade é inerente a eles sob carga elevada. Para evitar a quebra dos ramos durante a maturação, é necessário substituir os apoios por baixo dos ramos para que reduzam a carga. As folhas do híbrido são iguais às do damasco. Eles têm formato e tamanho padrão. A tonalidade das placas é verde brilhante.
Os frutos do híbrido são redondos, um tanto alongados com uma "costura" pronunciada, que pode ser acidentada. A pele é firme, mas não palpável quando comida. Ela não é brilhante, aveludada. Não há nenhum blush claro na superfície, a cor passa suavemente do amarelo para o laranja.
Os frutos são cobertos por uma leve penugem, como um pêssego. O caroço é pequeno por dentro, quando o fruto está totalmente maduro, separa-se e fica seco. A polpa é adocicada com ligeira acidez, com ligeiro aroma a ananás.
Características
Apricot Peach difere marcadamente de outros tipos de cultura. Portanto, ao escolher este híbrido, você deve estudar suas principais características, bem como se familiarizar com suas vantagens e desvantagens.
Resistência à seca, robustez do inverno
O Pêssego Damasco tolera facilmente a falta de umidade no solo, mas com a seca prolongada, os frutos podem desmoronar. O híbrido é capaz de suportar uma queda de temperatura de curto prazo no inverno de -15-18 graus, sem consequências negativas para a madeira e raízes. Dadas essas características, é possível cultivar damasco Pêssego nas regiões sul e centro do país.
Polinização, período de floração e tempos de amadurecimento
Este tipo de damasco é autopolinizador, portanto, não necessita de polinização cruzada. Plantar apenas uma árvore é o suficiente para uma boa colheita. Isso torna o crescimento muito mais fácil.
Produtividade, frutificação
O pêssego damasco pertence à categoria das espécies tardias. A floração da árvore ocorre na segunda quinzena de maio, portanto não sofre com possíveis geadas de retorno. Nesse sentido, as flores do híbrido não congelam, o que explica seu alto rendimento estável.
Se as condições favoráveis forem criadas, até 140 kg de frutos podem ser obtidos de 1 alperceiro adulto. Este indicador depende diretamente da aplicação oportuna de fertilizantes no círculo radicular da árvore.
O Pêssego Damasco é caracterizado por um período de maturação prolongado. A coleta dos primeiros frutos do híbrido pode ser realizada a partir do dia 25 de julho. O período de frutificação vai até meados de agosto.
Alcance da fruta
Os damascos da variedade Pêssego apresentam um agradável sabor adocicado, portanto, são ideais para consumo in natura. Mas devido à consistência ligeiramente seca da polpa, os frutos podem ser aproveitados para processamento.
Frutos de pêssego damasco podem ser consumidos para cozinhar:
- compotas;
- geléia;
- geléia;
- damascos secos.
Na coleta de frutas em estágio de maturação técnica, é permitido seu transporte sem perda das qualidades comerciais. Mas, ao mesmo tempo, é importante manter a temperatura entre + 8 + 12 graus. Neste caso, os damascos Pêssego podem ser armazenados por 10-15 dias.
Resistência a doenças e pragas
O pêssego damasco é resistente a doenças e pragas comuns. Mas se as condições de cultivo não forem iguais, a imunidade da árvore diminui. Além disso, a fertilização oportuna, levando em consideração o período de desenvolvimento e frutificação, tem um papel importante.
Vantagens e desvantagens
Apricot Peach tem uma série de vantagens sobre outros tipos. Mas o híbrido também tem certas desvantagens, então você deve se familiarizar com elas com antecedência. Essas informações ajudarão a identificar seus pontos fracos e a compreender o grau de sua criticidade.
Vantagens principais:
- tamanho grande da fruta;
- excelente apresentação;
- não precisa de polinizadores;
- sabor equilibrado;
- versatilidade de aplicação de frutas;
- disponibilidade de colheita;
- Aroma agradável a frutos maduros.
Desvantagens do Pêssego Damasco:
- amadurecimento desigual de frutas;
- a necessidade de poda anual;
- frutas maduras podem desmoronar;
- em alta umidade, a polpa torna-se aquosa.
Plantar e cuidar do pêssego damasco
Para que a árvore se desenvolva plenamente e posteriormente dê uma boa colheita, é necessário plantá-la corretamente. Portanto, você deve se familiarizar com os recursos deste procedimento para evitar erros graves.
Tempo recomendado
Plantar pêssego damasco deve ser na primavera. Isso permite que a muda cresça mais forte antes do início do inverno. É preciso começar o plantio assim que o solo se aquecer até a profundidade de 50 cm. Normalmente nas regiões sul isso acontece na primeira década de abril, e nas centrais - no final deste mês.
Escolhendo o lugar certo
Para o Pêssego Damasco, escolha uma área aberta e ensolarada, mas protegida de fortes rajadas de vento. Você pode plantar uma árvore no lado sul ou leste de edifícios e cercas, o que irá protegê-la de condições climáticas adversas, mas ao mesmo tempo sua sombra não cairá sobre ela.O nível do lençol freático no local deve ser de pelo menos 2 m.
Que safras podem e não podem ser plantadas ao lado de um damasco
O pêssego damasco é uma das culturas que prefere crescer longe de outras árvores. Ele pode se dar bem apenas com dogwood.
Não é recomendado plantar este híbrido próximo a tais culturas:
- macieiras;
- peras;
- ameixas;
- pêssego;
- cerejas;
- Rowan;
- cereja;
- todos os tipos de nozes;
- framboesas;
- groselhas.
Todas essas plantações têm doenças e pragas comuns, de modo que a proximidade afeta negativamente seu desenvolvimento.
Seleção e preparação de material de plantio
Para o plantio, deve-se escolher mudas de 2 anos com altura mínima de 120 cm e não superior a 180 cm, a casca deve estar livre de danos e sinais de mofo, doenças fúngicas.
O pêssego muda de alperce deve ter um sistema radicular bem desenvolvido, consistindo de 2-3 processos principais com pelo menos 1 cm de diâmetro e muitos pequenos processos laterais. Essa planta é capaz de se adaptar rapidamente a um novo lugar e crescer.
Algoritmo de aterrissagem
Plantar pêssego damasco requer o cumprimento de algumas recomendações. O crescimento posterior da árvore depende de quão corretamente é realizado.
Recomenda-se preparar um orifício de aterrissagem de 60 x 60 cm 2 semanas antes do procedimento e colocar uma camada de tijolo quebrado em seu fundo. Preencha o restante do espaço em 2/3 do volume com uma mistura de solo de turfa, turfa, terra folhosa, húmus e areia na proporção de 2: 1: 1: 1: 1.
Algoritmo de ações:
- Faça uma pequena elevação no centro do poço de pouso.
- Coloque uma muda de damasco sobre ela, espalhe as raízes.
- Instale um suporte de madeira com altura de pelo menos 1,0 m ao lado.
- Polvilhe-os com terra, preencha todos os vazios.
- Compacte o solo na base, pise levemente.
- Amarre a muda ao suporte com uma sobreposição.
- Água abundantemente a uma taxa de 10 litros por planta.
Acompanhamento da cultura
Para que uma árvore se desenvolva plenamente e dê uma boa colheita de forma consistente, é necessário proporcionar-lhe condições favoráveis.
Regar O damasco do pêssego quando cultivado em climas temperados raramente é necessário, apenas na ausência de chuvas sazonais. E no sul, umedeça regularmente uma vez por semana com a imersão obrigatória do solo no círculo radicular a uma profundidade de 50 cm.
Além disso, no início da primavera e no final do outono, a irrigação com carregamento de água deve ser realizada, despejando 100-150 litros de água sob a árvore, dependendo da idade.
Você precisa alimentar o pêssego com damasco a partir dos 5 anos de idade. Para fazer isso, no início da primavera, o húmus deve ser colocado na base da árvore até a largura da copa, com posterior incrustação no solo. Durante a floração e a formação do ovário, é necessário fazer uma pequena vala a uma distância de 0,5-1,5 m do tronco de forma circular. Coloque superfosfato (50-200 g) e sulfeto de potássio (30-100 g) nele. Então o fosso deve ser nivelado.
Cuidar do damasco do pêssego também envolve afrouxar regularmente o solo e remover as ervas daninhas do círculo da raiz.
Esquema de corte:
- Primeiro ano... Encurte o tronco principal a uma altura que fique 30 cm acima dos ramos laterais Deixe 3-5 rebentos mais baixos, corte os outros.
- Segundo ano... As pontas dos ramos da primeira ordem devem ser cortadas em 7-10 cm, e neles devem ser selecionados 3 brotos do segundo, o restante deve ser removido.
- Terceiro ano... É necessário cortar os brotos de primeira e segunda ordem em 7-10 cm, deixar 3 ramos da terceira. Nesse caso, a altura do tronco principal deve ser 30-50 cm maior que os processos laterais.
No futuro, apenas a higienização da copa dos brotos danificados e espessantes é realizada, mantendo o formato determinado.
Doenças e pragas
Pêssego Damasco, pode sofrer doenças e pragas se as condições de cultivo não atenderem aos seus requisitos.Nesse caso, a estabilidade do híbrido é reduzida.
Possíveis problemas:
- Moniliose... Quando danificada, a casca do tronco principal se racha, a queda prematura das folhas se instala, as flores murcham, o ovário cai.
- Varíola anelar... Nos frutos aparecem manchas convexas castanhas, os ramos secam. A doença é praticamente incurável.
- Cogumelo valsa... Uma úlcera alaranjada aparece no tronco do damasco, de onde escorre a resina da árvore.
- Aphid. Um pequeno inseto que se alimenta de folhas novas e brotos de árvores. Quando danificada, forma colônias inteiras, que se concentram no topo dos galhos e no dorso das folhas.
- Rolo de folhas... O perigo é representado pelas larvas glutonas dessa praga. Eles se alimentam de botões, botões de frutas, folhas. Com a distribuição de massa, o rendimento diminui para 70%.
Para proteção contra doenças fúngicas, é necessário processar a árvore com a mistura de bordeaux, e usar Actellic de pragas.
Conclusão
O Pêssego Damasco é um híbrido frutífero que, obedecido às regras do cuidado, é capaz de apresentar alta produtividade. Pode ser cultivado em lotes pessoais e em escala industrial. Sua alta popularidade se deve ao excelente sabor, grande tamanho e transportabilidade, o que é importante para as frutas.