Contente
O damasco Tsarsky é um dos resultados de hibridização mais bem-sucedidos desta cultura frutífera. O trabalho de criação geralmente dura décadas e, em casos raros, seus resultados satisfazem plenamente os desejos dos autores. Com esta variedade, tal problema não surgiu, as principais tarefas - obter uma variedade saborosa, de maturação precoce e resistente ao gelo foram concluídas com sucesso.
História de criação
A variedade Tsarsky foi cultivada em 1986 pelo famoso criador L.A. Kramarenko em colaboração com o chefe do departamento do Jardim Botânico Principal da Academia Russa de Ciências A.K. Skvortsov. Há mais de 50 anos, dois botânicos famosos criam diversas variedades de damascos, adaptadas às condições da região Central, e é a esse trabalho de seleção que os jardineiros devem o surgimento dos damascos czaristas na região de Moscou.
O principal jardim botânico é o local onde a variedade foi cultivada.
A nova variedade foi obtida por polinização livre de mudas, realizada ao longo de várias gerações. O trabalho final no híbrido foi concluído em 15 anos e, em 2004, a variedade de damasco Tsarsky foi inscrita no Registro Estadual da Região Central. De acordo com as críticas de muitos residentes de verão da região de Moscou, o Tsarsky é a melhor variedade de damasco.
Descrição da cultura
As árvores de damasco Tsarsky não crescem mais do que 3,5-4 metros de altura. As taxas de crescimento na região de Moscou não são altas. A planta dá poucos rebentos. O grau de sua ramificação é considerado médio, entretanto, os primeiros 4-5 anos de vida de uma árvore podem ser elevados devido à grande quantidade de fertilizantes nitrogenados usados durante o plantio.
A partir dos cinco anos de idade, a taxa de crescimento dos brotos se normaliza, e a copa da árvore adquire formato oval, achatado no sentido horizontal. A densidade da copa é baixa, então o tempo entre a poda das árvores maduras pode ser reduzido pela metade em comparação com o padrão.
Os frutos do híbrido são relativamente pequenos. Seu tamanho é de cerca de 3,5 cm de diâmetro e seu peso varia de 20 a 22 G. O formato do fruto é redondo ou oval (ligeiramente alongado). A casca do fruto é moderadamente grossa, com pubescência bem visível. Sua cor é amarela; O blush vermelho pode ocupar até 30% da área da fruta. Abaixo está uma foto do damasco Tsarsky.
Os frutos têm uma polpa densa de laranja. A separação da pele da polpa é fácil, sem quebras nesta última. O caroço do damasco é pequeno, sua participação na massa da fruta é de cerca de 10%. Assim como a pele, ele se separa bem da polpa.
A polpa de damasco da variedade Tsarsky contém muitas substâncias que têm um efeito positivo no corpo humano. Isso inclui vitaminas, ácidos orgânicos e oligoelementos. Em particular, das plantas do nosso clima, esta variedade de damasco tem a concentração máxima de potássio.
100 g de polpa contém:
- açúcares - 7,9 g;
- ácidos tituláveis - 1,6 g;
- potássio - 0,315 g;
- outras substâncias secas - 16,1 g.
Características
O conjunto de características da variedade Tsarsky pode ser considerado bem-sucedido. A cultura combina rendimentos aceitáveis, tempos de amadurecimento curtos e boa robustez no inverno.
Resistência à seca, robustez do inverno
A resistência da planta à seca é bastante elevada.Teoricamente, a variedade Tsarsky pode passar sem irrigação e terá umidade suficiente obtida da precipitação natural. No caso de uma ausência prolongada de precipitação, o híbrido é capaz de esperar até 2,5 meses de seca sem problemas especiais.
A planta tem alta robustez no inverno. A casca da variedade Tsarsky tolera bem a alternância de degelos e geadas, praticamente sem rachaduras. A resistência ao gelo do damasco Tsarsky também é excelente. A planta pode resistir a geadas de até -40 ° C.
Polinização, período de floração e tempos de amadurecimento
A questão de saber se o damasco Tsarsky é autofértil ou não não deve preocupar o residente de verão. Kramarenko e Skvortsov, realizando melhoramento genético para a região Central, procuraram obter variedades exclusivamente autoférteis que não requerem polinizadores de outra espécie. E a variedade Tsarsky não foi exceção: é autofértil, isto é, polinizada com o pólen de sua própria variedade.
O período de floração da planta ocorre no início de abril. Como este é um período de floração muito precoce, os insetos não podem ser usados como polinizadores do damasco Tsarsky. A polinização ocorre com a ajuda do vento. Como o damasco Tsarsky é uma planta monóica, uma árvore é suficiente para sua polinização (a chamada autopolinização). O tamanho das flores desta variedade é de 4 cm. São flores bastante grandes, por assim dizer, as maiores da Rússia.
Por melhores que sejam as características do damasco Tsarsky, uma característica das plantas desta variedade é a vulnerabilidade das flores à geada no início e no meio da primavera. Como a floração ocorre precocemente, uma grande porcentagem dos ovários pode morrer. Para evitar isso, é recomendável cobrir a árvore durante a floração com uma película ou mesmo apenas um tecido denso dobrado ao meio. Essa proteção não interfere na polinização, mas ajuda a preservar a maioria dos ovários.
O amadurecimento dos frutos ocorre no início de agosto. Com menos dias de sol ou verões mais frios, este período pode mudar em 1-2 semanas.
Produtividade, frutificação
Na descrição do damasco Tsarsky, que é dada em livros de referência botânica, um rendimento médio de 25-40 kg por árvore é indicado. As realidades podem ser mais modestas. Em algumas áreas, durante o cultivo em massa de damascos desta variedade, houve uma queda significativa no rendimento para 7,5 kg por árvore. É verdade que se tratava de condições de cultivo muito desfavoráveis e do primeiro ou segundo anos de frutificação.
Alcance o rendimento indicado no "passaporte" em média por 5-6 anos de vida vegetal ou 2-3 anos de frutificação. De acordo com análises da variedade de damasco Tsarsky, o rendimento de uma planta adulta de uma estação para outra permanece praticamente inalterado e pode ser aumentado ou diminuído devido a uma formação mais racional da copa da árvore.
Alcance da fruta
A polpa da fruta, apesar da densidade, é bastante suculenta e macia. É muito saboroso e aromático. O sabor da polpa é doce e azedo. O aroma é forte e agradável. Na escala de degustação, o sabor desta variedade é classificado como 4,5 em 5 possíveis.
Os frutos são de uso universal. São utilizados tanto frescos, recém-colhidos da planta, quanto em diversos alimentos enlatados: compotas, sucos e geléias. Além disso, as frutas podem ser usadas para congelamento.
Manter a qualidade e a transportabilidade da variedade Tsarskiy é bom. Quando guardada na geladeira, a fruta mantém o sabor por duas semanas.
Resistência a doenças e pragas
A variedade é resistente a doenças e pragas. Mesmo na ausência de quaisquer medidas preventivas, a eliminação de doenças fúngicas ocorre apenas em anos muito chuvosos ou na ausência de cuidados com as plantas.
Vantagens e desvantagens
Vantagens do Royal Apricot:
- excelente sabor de frutas;
- os frutos são bem conservados por muito tempo e têm aplicação universal;
- boa resistência a doenças e pragas;
- alta resistência à geada e robustez no inverno;
- variedade autofértil e autopolinizada (apenas uma árvore é suficiente para o crescimento e frutificação).
Desvantagens da variedade:
- tamanho de fruta relativamente pequeno;
- baixa produtividade nos primeiros anos de frutificação;
- a frutificação depende muito do grau de preservação da flor durante as geadas do final da primavera.
Características de pouso
Como tal, as características de plantio desta variedade estão ausentes. Você deve aderir às técnicas usuais para o plantio desta cultura na faixa do meio.
Tempo recomendado
A plantação do damasco Tsarsky na região de Moscou é realizada na primavera (primeira década de abril) ou no outono (o mais tardar na segunda década de outubro).
Escolhendo o lugar certo
A planta precisa de uma área plana e ensolarada, protegida do vento. Nas terras baixas (perigo de ar frio) e nas encostas do sudoeste (altas taxas de crescimento interferem na frutificação normal), é melhor não plantar damascos. O solo deve ser fértil e solto. A água subterrânea não é superior a 1 m.
Que safras podem e não podem ser plantadas ao lado de um damasco
O damasco não se dá bem com a maioria das safras da Região Central. Normalmente, ele tolera a vizinhança apenas com dogwood e alguns vegetais de altura média. A vizinhança do damasco com as seguintes safras é categoricamente inaceitável: cerejas, nozes, groselhas, framboesas, quase todas Nightshade e Pink.
Algoritmo de aterrissagem
A distância entre as árvores durante o plantio deve ser de pelo menos 4 m (tanto em uma linha como entre linhas). O plantio é feito em covas de 50-70 cm de profundidade, onde é instalada uma estaca para amarrar uma muda jovem. 10 kg de húmus e 1 kg de superfosfato são colocados no fundo do poço. A muda é instalada em uma cova, borrifada com terra, amarrada a uma estaca e despejada com 20 litros de água. O local de inoculação está localizado 10-15 cm acima do nível do solo.
Acompanhamento da cultura
O cultivo do damasco Tsarsky é bastante normal. Rega regular (a cada 2-4 semanas, 20-30 litros debaixo de uma árvore), seguida de afrouxamento do solo. Top dress duas vezes por temporada. Na primavera, 1 sq. m é inserido:
- 4 kg de húmus;
- fertilizantes de nitrogênio 6 g;
- fosfórico 5 g;
- potássio 8 g.
No outono - 10 kg de húmus sob uma árvore.
A preparação para o inverno consiste em podar a árvore e caiar o tronco. Este último também ajudará a proteger a árvore de roedores. No caso de invernos frios, recomenda-se a cobertura com película fina. O solo num raio de 1 m do tronco é coberto com folhas, palha, turfa ou húmus; espessura da cobertura morta - 20 cm.
A variedade precisa de poda regular, mas rara. A regra básica é simples: não permita espessamento excessivo da copa e não permita que os brotos superiores superem os inferiores em crescimento.
Doenças e pragas, métodos de controle e prevenção
Doença | Métodos de controle | Profilaxia |
Moniliose | Após a floração - uma solução de preparação Horus (3 g por 10 l de água). Na formação de frutas - Bordéus líquido 3%. Antes da colheita - uma solução da preparação Switch (5 g por 10 l de água). | Pulverizar antes da floração com mistura de bordeaux a 3%. |
Doença de Clasterosporium | Destruição das partes afetadas da planta. Preparações: Horus (3 g por 10 litros de água) ou Bordeaux líquido 4%; você pode sulfato de cobre 1%. | Pulverizar com as mesmas preparações a cada 2 semanas. |
Murcha vertical | Bordéus líquido 3%. | Evite o alagamento do solo. |
Praga | Métodos de controle | Profilaxia |
Pulgão | Acaricidas, por exemplo Fitoverm. Tratamento das áreas afetadas com solução de sabão a 1%. | Destruição de folhas caídas e ervas daninhas ao redor da árvore. Lutando contra as formigas. Caiar o tronco. |
Mariposa | Clorofos 0,2% | Limpando a casca de casulos e lagartas. Aplicação de cintas com cola. Armadilhas para borboletas com xarope doce e fermento. |
Sawfly | Inseticidas do tipo contato intestinal, por exemplo, Decis. | Afrouxamento regular do solo. Destruição do crescimento afetado. Aplicação de cintas com cola. |
Conclusão
O damasco Tsarskiy é uma das variedades mais bem adaptadas para o cultivo na região Central. A safra tem um rendimento médio estável de safra para safra.A copa baixa e média facilita o manejo da árvore e a colheita dos frutos.
Testemunhos
Abaixo estão as avaliações do damasco Tsarskoe na região de Moscou.