Contente
- 1 O que é resina de cedro
- 2 Composição da oleorresina de resina de cedro
- 3 Variedades
- 4 Propriedades úteis da resina de cedro
- 5 Como a resina é obtida
- 6 Em que forma é usado
- 7 Tratamento de resina de cedro
- 8 Resina de cedro em cosmetologia
- 9 Como colocar resina de cedro dentro
- 10 Contra-indicações para resina de cedro
- 11 Termos e condições de armazenamento
- 12 Conclusão
- 13 Críticas sobre resina de cedro
A goma de cedro é um remédio natural único, usado para tratar muitas doenças. É interessante entender o que é a resina, que composição tem e quais os meios que existem em sua base.
O que é resina de cedro
A resina de cedro é uma resina pegajosa e odorífera que é liberada no tronco da árvore quando a casca é danificada. O principal objetivo da resina na natureza é proteger o cedro de insetos ou doenças fúngicas. Como, por meio de danos na casca, microorganismos nocivos podem penetrar diretamente na madeira da planta e prejudicar sua saúde, a resina obstrui as feridas da árvore.
A resina tem efeito desinfetante, regenerador e higienizador. Curiosamente, essas propriedades são valiosas não apenas para o cedro em si, mas também para a saúde humana. A resina de cedro é usada pela medicina oficial e tradicional, e a eficácia do remédio tem sido repetidamente confirmada pela prática.
Composição da oleorresina de resina de cedro
A resina de cedro tem uma composição rica e muito diversa, que contém:
- ácidos resínicos - palustrico, sápico, abiético, levopimárico e outros, cujo volume total é de cerca de 77%;
- ácidos graxos - láurico, oleico, esteárico e palmítico;
- monoterpenos - canfeno, limoneno, pineno, ocupando um total de cerca de 35% do volume;
- diterpenos e sesquiterpenos, cuja proporção é de cerca de 10%;
- ácido succínico;
- vitaminas D e C;
- ésteres de resina;
- borrachas;
- resanotanóis.
Em termos de composição, a resina de cedro não tem análogos - o mesmo remédio útil não pode ser obtido em condições de laboratório. Por isso, as matérias-primas naturais são de grande interesse para coleta.
Variedades
A resina de cedro pode ser dividida aproximadamente em 2 categorias.
- Resina bruta. Essa resina tem muitas propriedades úteis, mas não parece muito atraente, uma vez que contém pedaços de casca, agulhas e outros pequenos detritos florestais aderidos à resina na árvore. Normalmente, a resina é limpa antes de ser usada internamente, uma vez que nem todas as partículas estranhas nela contidas são seguras para o corpo.
- Purificado. Todo o excesso de lixo já foi removido dessa resina de cedro, a resina não tem apenas propriedades úteis, mas também uma consistência limpa e homogênea.
Propriedades úteis da resina de cedro
A resina de cedro de Altai tem muitas propriedades úteis, das quais 3 efeitos principais podem ser distinguidos.
- Desinfecção. A resina de cedro é um anti-séptico natural eficaz e capaz de eliminar quaisquer bactérias e microorganismos fúngicos, tanto da superfície da árvore como do corpo humano.A gengiva ajuda a combater a inflamação, interrompe processos infecciosos e elimina vírus.
- Protetora. Quando aplicada em tecidos danificados, a resina de cedro envolve a área afetada e não apenas a desinfeta, mas também impede a penetração de novas bactérias - forma-se um filme resinoso impenetrável na superfície da ferida.
- Aquecimento. Os terpenos na resina de cedro têm um efeito irritante nas terminações nervosas e promovem a aceleração local da circulação sanguínea. Assim, começa o trabalho ativo do sistema imunológico, o corpo entra em uma luta contra a infecção e, pouco tempo após a aplicação da resina, um efeito positivo é observado - a inflamação diminui, o inchaço e a dor passam.
O remédio natural pode ser usado por mulheres e homens. A resina de cedro não é menos útil para crianças, embora deva ser usada com maior cautela para bebês.
Como a resina é obtida
Existem 2 maneiras principais pelas quais a resina é obtida a partir dos cedros da Sibéria e de Altai - vazamento e coleta manual.
- A extração da resina com auxílio de batidas é realizada na estação quente, quando a resina viscosa se movimenta ativamente ao longo do tronco da árvore e tem consistência viscosa e semilíquida. O processo é parecido com este - uma pequena seção do tronco da árvore de cedro é limpa da casca, o recipiente é suspenso para coleta e, em seguida, cerca de 10 entalhes oblíquos são feitos em cada lado, e a resina fresca flui rapidamente para o recipiente.
- A colheita manual é feita com mais frequência no inverno. Em uma floresta ecologicamente limpa, é necessário encontrar cedros com troncos abundantemente alcatroados e uma faca afiada para simplesmente limpar a resina endurecida de sua superfície. Este método é mais trabalhoso, mas suas vantagens incluem o fato de que a árvore não precisa ser danificada durante o processo.
Em que forma é usado
A resina de cedro siberiano é usada de várias maneiras principais. Em combinação com outros componentes valiosos, o efeito curativo da matéria-prima e a digestibilidade são aumentados significativamente.
Goma de cedro com óleo de cedro
A goma de cedro em óleo de cedro é o remédio mais popular à base de resina. O remédio também é chamado de bálsamo de cedro ou terebintina, e você pode comprar o bálsamo na farmácia ou fazer em casa.
- O bálsamo de cedro é uma mistura de 2 componentes - resina e óleo natural de cedro.
- A concentração pode variar - para uso interno um bálsamo de 5% e 10% é adequado, externamente pode-se usar um produto com concentração de 15%, 20% ou até 50%. Esse indicador denota a proporção dos componentes do bálsamo, por exemplo, no agente de menor concentração, a resina ocupa apenas 5% do volume, e o restante é a participação do óleo.
Para preparar 10% de bálsamo em casa, você precisará de óleo de cedro e resina refinada. Cerca de 200 ml de óleo são colocados em banho-maria e levemente aquecidos, adicionando-se partículas de resina no processo - no total, 25 g de resina devem ser dissolvidos em óleo. A substância deve ser agitada constantemente para que sua consistência seja homogênea. Depois que a resina está completamente dissolvida na base, o bálsamo pode ser removido do calor e resfriado.
A resina de cedro sobre o óleo de cedro, de acordo com as avaliações, ajuda bem nos mais diversos males - com doenças da digestão e inflamações articulares, com lesões na pele e doenças dermatológicas. O bálsamo pode ser usado para cuidar dos cabelos e da pele do rosto, muitas vezes é adicionado à composição de máscaras de cura. No interior, o agente é usado em pequenas dosagens, geralmente pela manhã com o estômago vazio.
Resina de cedro com própolis
Outro remédio natural útil é a resina de cedro, enriquecida com própolis de abelha. A composição medicinal também pode ser adquirida na farmácia ou preparada por você mesmo misturando os componentes nas proporções certas.
Para preparar o produto, será necessário óleo de cedro prensado a frio de alta qualidade, resina e própolis diretamente, sendo que a presença de óleo deve ser de 60%, e de resina e própolis - 30% e 10%, respectivamente. Se você reduzir essas proporções, o efeito terapêutico do agente diminuirá visivelmente e, se aumentar, poderá causar danos às membranas mucosas e aos órgãos digestivos.
A resina de cedro com própolis tem pronunciadas propriedades desinfetantes e antivirais. O produto contém uma grande quantidade de ácidos graxos, além das vitaminas E, B e F, portanto, melhora a circulação sanguínea, previne a propagação de radicais livres e desencadeia processos de renovação no organismo. Você pode usar o remédio para resfriados e doenças inflamatórias, para distúrbios digestivos e com imunidade enfraquecida.
Goma de cedro com óleo de linhaça
A base do bálsamo de terebintina pode servir não apenas ao cedro, mas também ao óleo de linhaça, que tem poderosas propriedades medicinais. Esse produto é preparado da mesma forma que um bálsamo de cedro comum - as proporções permanecem as mesmas, apenas o componente básico muda. Por exemplo, para preparar 10% de bálsamo, é necessário colocar um litro de óleo de linhaça em banho-maria e misturar gradualmente 100 g de resina purificada.
Um produto à base de óleo de linhaça beneficia principalmente o trato gastrointestinal, o pâncreas e o fígado. Além disso, o bálsamo é usado para limpar o corpo de toxinas e sais de metais pesados. A composição medicinal tem efeito anti-séptico e anti-esclerótico, elimina a sensação de fadiga crónica e melhora a imunidade.
Resina de cedro com cinquefoil branco
A resina de cedro siberiano em combinação com cinquefoil branco medicinal tem um bom efeito no tratamento de doenças da tireóide. O remédio é composto por 3 componentes - óleo de cedro, que ocupa 60% do volume total, resina refinada, que responde por 30%, e Potentilla, que ocupa os 10% restantes.
Cinquefoil tem um efeito benéfico sobre o fundo hormonal do corpo humano, previne a ocorrência de nódulos e neoplasias malignas. A resina de cedro com cinquefoil é usada com aumento da glândula tireóide e com o aparecimento de alterações difusas, com violações do fundo hormonal. Outros componentes da composição do agente de cura saturam o corpo com vitaminas e ajudam a lidar com o processo inflamatório em desenvolvimento.
Mel com resina de cedro
A resina de cedro em combinação com o mel é benéfica, podendo ser usada tanto interna quanto externamente. O mel de abelha natural aumenta as propriedades antibacterianas e antivirais da resina, de modo que a droga demonstra maior eficácia em resfriados e doenças digestivas, bem como em lesões de pele.
É muito fácil preparar o remédio em casa. Caso seja necessária a obtenção de uma pomada para uso externo, a resina e o mel são misturados em proporções iguais, e posteriormente aquecidos em banho-maria até a homogeneidade total. Se o uso for planejado para uso interno, volte às proporções padrão, 1 parte de resina para 9 partes de mel de abelha.
Para gastrites, resfriados e processos inflamatórios no corpo, a resina com mel é recomendada para ser consumida uma colher de chá com o estômago vazio, regada com água morna. Em caso de irritação e danos à pele, aplica-se pomada caseira na área afetada e deixa-se por várias horas.
Tratamento de resina de cedro
A eficácia da resina de cedro no tratamento de algumas enfermidades é até reconhecida pela medicina oficial. Recomenda-se o uso de resina:
- com resfriados e doenças virais - com infecções virais respiratórias agudas, gripe, dor de garganta, tosse e coriza, a resina de cedro elimina rapidamente quaisquer microorganismos e, assim, ajuda a aliviar a condição;
- com fissuras no ânus, pólipos no reto e hemorroidas - a resina forma um filme protetor na superfície das microfissuras e úlceras abertas, previne o desenvolvimento de processos infecciosos e promove a cicatrização rápida;
- para doenças articulares - a resina de cedro tem propriedades de aquecimento e aumenta o fluxo sanguíneo na área da articulação doente, portanto, alivia espasmos e dores, melhora a nutrição da cartilagem e acelera a recuperação da artrite, osteocondrose e reumatismo;
- com otite média - um remédio natural não será capaz de eliminar todos os sintomas de uma doença negligenciada, porém, com a inflamação do ouvido externo, aliviará rapidamente o desconforto;
- em oncologia - os terpenos da resina pertencem à categoria de tóxicos fitoterápicos fracos e, quando usados de forma dirigida, têm efeito depressor sobre as células malignas;
- em caso de lesão cutânea - as propriedades cicatrizantes da resina são extremamente eficazes para feridas e queimaduras, úlceras e escaras, doenças inflamatórias da pele, pois a resina acalma a inflamação e restaura células epidérmicas com líquen, eczema e herpes;
- com gastrite - neste caso, a resina deve ser usada com muito cuidado, porém, em dosagens mínimas, ajudará a aliviar rapidamente a inflamação no estômago;
- com cataratas, inflamações oculares e visão diminuída - a resina de cedro para os olhos é benéfica apenas em uma concentração muito pequena, não superior a 2,5%, porém, com aplicação cuidadosa, as instilações ajudarão a eliminar o desconforto nos olhos, secura e sensação de queimação.
Recomenda-se levar seiva para dentro para processos inflamatórios da esfera ginecológica, para mastopatia e angina de peito, e para tuberculose.
A limpeza com resina de cedro siberiano tem muitas críticas positivas. O bálsamo de terpentina com uma concentração de não mais de 10% começa a ser tomado diariamente de manhã com o estômago vazio com apenas 1 gota e todos os dias a dosagem é aumentada em 1 gota até que uma única porção seja de 40 gotas. Depois disso, começa a contagem regressiva - eles usam bálsamo de cedro por mais 40 dias, mas dessa vez a dosagem é reduzida gradativamente.
A limpeza siberiana tem um efeito complexo no corpo, ajuda a eliminar os helmintos sem o uso de medicamentos, melhora a condição dos vasos sanguíneos, tem um efeito curativo no sistema cardíaco e regula a pressão arterial.
Resina de cedro em cosmetologia
As propriedades benéficas da resina de cedro na forma de bálsamos são ativamente utilizadas no campo cosmético. O remédio natural tem um forte efeito hidratante e nutritivo, acelera os processos de renovação e restaura o metabolismo sob a pele do rosto e couro cabeludo. Avaliações de resina de cedro para o rosto confirmam que o produto natural ajuda a combater inflamações na pele, acne e acne, restaura a elasticidade da pele e suaviza linhas de expressão. É possível tratar com bálsamo de cedro não só o rosto, mas também áreas problemáticas de todo o corpo - a resina, com o uso regular, será capaz de firmar a forma da figura e reduzir a celulite.
A resina de cedro também é muito útil para o cabelo, pois fortalece os folículos dos cachos, torna os fios mais grossos e sedosos. As propriedades emolientes da resina ajudam a aliviar o couro cabeludo seco e a caspa. Você pode usar o produto como parte de máscaras caseiras ou adicionar um pouco de bálsamo de cedro a um xampu comum - em ambos os casos, haverá benefícios perceptíveis com a resina.
Como colocar resina de cedro dentro
Basicamente, a medicina tradicional pratica 2 formas de uso interno da resina de cedro.
- Expurgo da Sibéria. Nesse caso, o medicamento começa com apenas 1 gota e a dosagem é aumentada diariamente, após 40 dias o volume da dose diária deve ser de 40 gotas.Em seguida, a dosagem também é reduzida gradativamente, por mais 40 dias, até que a dose diária novamente seja de apenas 1 gota.
- Recepção de acordo com o esquema universal. Você também pode usar resina de cedro para prevenção e tratamento, 1 colher de chá duas vezes por dia durante um mês. Essa terapia traz um resultado rápido e perceptível, mas antes de usar a resina é preciso ter certeza de que não há alergia ao remédio natural.
Em sua forma pura, a resina pode ser mais prejudicial se ingerida, pois não é digerida no estômago e tem efeito irritante nas mucosas. No caso de processos inflamatórios na cavidade oral, a seiva pode ser mastigada por 15-20 minutos, mas depois deve ser cuspida.
Contra-indicações para resina de cedro
As propriedades medicinais e contra-indicações da resina de cedro são inseparáveis umas das outras. Apesar de todos os benefícios de um produto natural, não é recomendável usá-lo:
- com doenças cardiovasculares graves;
- com gastrite, úlceras e pancreatite na fase aguda;
- com asma brônquica;
- com doença de cálculo biliar e hepatite;
- com má coagulação do sangue;
- com processos infecciosos e lesões oculares mecânicas.
Uma contra-indicação ao uso de resina é a alergia a um remédio natural. Além disso, é impossível oferecer resina de cedro a crianças com menos de 5 anos, pois prejudicará o sistema digestivo dos bebês.
Termos e condições de armazenamento
É necessário armazenar a resina de cedro coletada em um recipiente de vidro sob uma tampa bem aparafusada. Como a resina retém suas propriedades benéficas longe da luz solar e em baixas temperaturas, é melhor colocá-la na geladeira.
Quanto ao prazo de validade do medicamento, os bálsamos e pomadas à base de resina podem ser utilizados por 2 anos. Ao mesmo tempo, a resina pura ou resina de cedro não diluída pode ser armazenada indefinidamente.
Conclusão
A goma de cedro é um agente de cura natural com poderosas propriedades antiinflamatórias e cicatrizantes. Deve ser usado em dosagens muito pequenas, mas com o uso adequado, a resina pode melhorar significativamente a saúde.